A Morte de Ivan Ilitch

A Morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Laisy.BArbara 20/05/2024

Caraca, foi muito diferente do que imaginava
Eu gostei muito de como a morte foi tratada, como foi real?

hwurricane 20/05/2024

Simplesmente não reaja
Eu adorei ler esse conto, foi o meu primeiro contato com o tolstói. Adorei a escrita e a história num geral, o final principalmente(literalmente o final, a última linha do livro)! Simplesmente genial.

Mas ele é a definição de um livro 4 estrelas!

Sanper 20/05/2024

Saindo de um Velório.
Que texto imersivo foi este? Ótima leitura. E a experiência fica mais completa por eu estar utilizando o Audible da Amazon.
No começo senti-me deslocado por conta do áudio que certas palavras tinham trocas sutis de palavras, mesmo assim, com pouco esforço segui o ritmo que deve ter quando se faz uso do audiolivro.
Torci para que Ivan se curasse, assim como ele desejou com toda força sua saúde restaurada.
Tudo mais é um livro curto que terei que refletir por semanas. Assim a história irá ser prolongada em minhas ponderações diárias e facilmente passará para os meus pensamentos do próximo mês. ??????

Luiza 20/05/2024

Um livro belíssimo com diversas passagens intrigantes sobre a morte e, sobretudo, a vida. me fez refletir bastante

Thayna.Angrewski 20/05/2024

Decente, leve e agradável
O livro retrata a vida de um homem que passou anos querendo mostrar aos outros que a existência dele na sociedade era "decente, leve e agradável". O que nos leva a um caminho muito reflexivo porque é no leito de sua morte que ele percebe o quão errado ele viveu.

No momento final, Ivan Ilitch tem uma epifania, compreendendo que a verdadeira felicidade e significado da vida não podem ser encontrados nas conquistas materiais ou no prestígio social. Ele se arrepende de não ter vivido uma vida autêntica, baseada no amor, na compaixão e na busca de um propósito mais elevado. E claro, nos faz pensar muito sobre como estamos levando nossa vida aqui na terra.

Ana Caroline 20/05/2024

É um livro reflexivo. Eu esperava um pouco mais, mas o que recebi foi satisfatório. O caminho para o final inevitável foi bastante intenso e solitário para Ivan, e no meu ponto de vista isso foi mais triste do que a morte em si.

leonardson 20/05/2024

O ivan ilitch um rancoroso que deve tomar muito chifre, a praskovya uma chata, e o Tolstoi um grande escritor

Caroline 19/05/2024

Vida até a morte
Eu n sei o que esperava para ser sincera mas fui agraciada com essa escrita.
Pensar que a novela fala muito mais dos feitos em vida do que a morte em si. Mostrar as escolhas de Ivan e a consequência dessas escolhas.
Ivan que queria o melhor para si mas que no meio do caminho mudou seus conceitos e aceitou qualquer coisa por estar acomodado e talvez só focar em estar entre a burguesia.
Eis que o resultado foi este, não aceitando a morte e cansado das pessoas que o rodeiam neste ponto de sua vida/morte, achando que fez escolhas certas e que este não poderia ser o seu destino, afinal fez tudo certo.

iorimarch 19/05/2024

Classicão, mas a escrita do Tolstoi não me pegou muito nesse?
tema sensível para alguns, não é o meu caso, talvez isso tenha interferido em minha experiência de leitura.
apesar de tal falta de impacto, fato é que a escrita se mostra, fielmente, voluntária numa ideia de exprimir uma quase pura demonstração da realidade, da qual todos nós estamos a beirar, dia após dia, sem escapatória, nessa caminhada rumo ao ?saco negro?.

Leeh.Silva 19/05/2024

Refletir como escolhemos viver
é uma ótima leitura e é essencial para qualquer pessoa que deseja refletir sobre a vida, a morte e o que realmente importa.

hhiinana 19/05/2024

Iniciar Tolstói por este livro foi muito bom.
o livro se trata da vida mais crua a partir das aparências até tua morte, sobre como tuas escolhas pode tornar tua morte ainda mais agonizante em teu espírito, sobre como as pessoas ao seu redor pode te fazer ver a ti mesmo e muitas vezes pode ser ainda mais desagradável.
você o devora assim como sente a doença de Ivan Ilithc devora-lo ao decorrer do livro.

Beatriz 19/05/2024

Uma obra para revisitar
Não sei por em palavras os sentimentos que tive ao ler esse livro, só sei que algo definitivamente mudou em minha vida.

Pensar na morte é inevitável durante a leitura, mas ao pensar na vida me vi em Ivan Ilitch e senti algo revolvendo-se dentro de mim, vi nesse momento a minha própria mediocridade.

Infelizmente sinto que não aproveitei o livro como deveria. A rotina apertada, estágio, trabalho e TCC, fizeram com que a leitura não andasse, não por não estar interessada, mas porque eu não tinha tempo para pegar o livro e me sentar para uma leitura tranquila, cada vez que o fazia algo me tirava da posição de leitora e me colava em outra posição. Bom, por esse motivo voltarei a lê-lo em outro momento e, algo me diz, que não o revisitarei apenas uma vez durante a minha vida.

Icaro Sena 18/05/2024

Livro curto mas profundo. Tratar de um dilema psicológico que todos já pensaram ou ainda irão pensar. Nos faz ter pena e repensar toda nossa vida.

gvnx.ass 18/05/2024

O inaceitável sendo aceito
Acho que nunca li algo tão específico sobre a morte. Acredito que todo mundo que já passou por uma situação de quase morte ou ao menos parou pra pensar sobre isso deveria ler. Os detalhes e a perspectiva do protagonista descrevem tudo muito perfeitamente, como se o autor escreve pós-morte. Uma ótima leitura!