A Morte de Ivan Ilitch (eBook)

A Morte de Ivan Ilitch (eBook) Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

madzz 12/06/2024

Ok
Terminei, mas não sei o que falar. a experiência de ler é boa, é bem mórbido - óbvio, o título deixa isso claro - acho que se eu tivesse lido em outro momento faria mais sentido, mas hoje foi só uma tentativa chata de sair da zona de conforto.

Ugraita 12/06/2024

Em "A morte de Ivan Ilitch" Tolstói mais uma vez descreve com precisão as experiências humanas na terra. Nessa novela de capítulos curtos, exploramos as dúvidas e os medos de um moribundo em seus últimos dias.
Senti certa dificuldade para engatar a leitura, tudo começa com o personagem principal já falecido, mas depois Tolstói nos leva em uma viagem pela vida de Ivan Ilitch seus pais, emprego, família, até a sua fatídica doença.

Viquetoria 11/06/2024

Pensando nela...a morte
Muito interessante que a morte não foi o fato em si, e sim todo o processo pelo qual Ivan passou. Não sabemos se há um pós-morte, mas imagino ser um retrato fiel dos sentimentos de alguém que tem a consciência de estar morrendo, desde a esperança até o desprezo pela falsidade (de si e dos outros).
Obra angustiante e profunda, curta e impactante.

Madu Olifotet 10/06/2024

Em "A Morte de Ivan Ilitch", Tolstói narra a profunda crise existencial de um homem que, ao defrontar-se com a iminência da morte, reconhece a superficialidade de sua existência pautada pela busca incessante de status e conformidade social. Este momento de epifania, onde Ivan Ilitch almeja uma realidade autêntica e plena, dialoga intimamente com o conceito de eterno retorno de Nietzsche. O eterno retorno nos desafia a viver de tal maneira que cada instante possa ser repetido infinitamente com prazer e significado. A reflexão de Ivan sobre os anos que desejaria reviver, idealmente bons e agradáveis, expõe a vacuidade de suas escolhas passadas e a ilusão de satisfação que ele perseguia. Ambos os conceitos convergem na crítica à inautenticidade e na promoção de uma trajetória conduzida com intensidade, coragem e satisfação genuína. A crise de Ivan Ilitch, assim como a proposta do eterno retorno, nos impele a avaliar a autenticidade de nossa caminhada e a buscar um sentido mais profundo e verdadeiro em nossas decisões cotidianas.

Urzêdo 10/06/2024

Um livro que fala sobre a vida?
Acho q esse livro é a mais pura explicação do porque a literatura é tão essencial. De uma maneira poética, Tolstoi aprofunda sobre os questionamentos sobre a existência e o sentido da morte. Acho que todos já nos perguntamos: será que estou vivendo da maneira certa? E para todos que tem essa sensação latente dentro de si, essa é uma leitura essencial.
Ivan nos ensina, através de sua morte, que a coisa mais importante e mais relevante para nós são as relações verdadeiras que cultivamos, e ele, ao contrário, busca sempre o dinheiro e a fama. Assim, esse livro é necessário para qualquer ser humano e, lógico, qualquer bom leitor?

luisa 09/06/2024

Tolstoi paga minha terapiaaaaa
Fiz essa releitura de um dos meus livros favoritos pq sofrer uma vez já não era o bastante, e como sempre foi perfeito, infelizmente não consigo colocar em palavras tudo que eu sinto com esse livro, mas enfim, com certeza vou ler de novo daqui um tempinho ?

Danilo Vicente 09/06/2024

O fim para o arrogante Ivan Ilitch
A busca pela vaidade vazia, pela aprovação de outros, que nunca estiveram interessados em pessoas, mas em imagens. É o resumo da vida do arrogante Ivan Ilitch, que, já se sabe de cara, irá morrer precocemente. Obra aclamada do russo Liev Tolstói. Dessas leituras fáceis, de um dia. Não achei a melhor novela de todos os tempos, como muitos críticos creditam, mas é muito boa.

Raven3 09/06/2024

Livro rápido e fácil
Dizem que Literatura Russa é difícil, mas até agora, com os que tive contato, posso dizer que foram leituras relativamente fáceis.
Gostei muito desse livro, é curto e impactante. Se você for com vontade de sentir algo, com certeza vai sentir.
Recomendo!!

keijiluv 09/06/2024

Valioso
O livro é sem dúvidas muito bom, as reflexões trazidas pelo mesmo são de grande valia, visto que no mundo em que vivemos é extremamente fácil nos iludirmos com as trivialidades da vida e a superficialidade das relações humanas modernas.
Ivan Ilitch sofreu de uma síncope, somente perto da hora da partida pôde ver que a vida que levara não tinha tanta importância, ao menos em seus últimos dias, tudo precisou ser deixado para trás, enquanto nada pôde carregar, percebeu que o essencial é invisível aos olhos, levamos conosco somente as coisas que fizemos para quem estimamos, isso sobrevive, atravessa tempo, espaço e vaga pela eternidade.

Thiago548 07/06/2024

Como viver uma vida de merda (tutorial)
Ótimo livro pra fazer você refletir sobre que vida vc ta levando, que tipo de pessoa esta por perto entre outras coisas... pq na hora que a morte chegar n adianta ter saudade doque a gente ainda n viveu como... como falou uma vez um pensador contemporâneo lkkkkkkk

Math 07/06/2024

Um bom livro
Tem aquela pegada filosófica que prende o leitor. Te faz rever algumas ideias antes que seja tarde de mais.