Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Natalia 09/06/2024

Sofrencia
Eu acho que nunca vi um homem sofrer tanto por uma mulher e quando você pensa que vai dar tudo certo, é justamente o contrário. Eu tô com tanta pena desse cara.
Gostei do livro, ele é curtinho, acabei em algumas horas. Não tem grandes acontecimentos mas você fica querendo saber o final. Não é difícil de ler também, apesar de fazer uso de algumas palavras que nós não temos costume. Indico.

Renan.Bagatini 09/06/2024

Alguém fez o dostoievski sofrer...
O amor idealizado que o autor retrata nesse livro é efêmero, intenso e que deixa uma ferida aberta no final... mas vale a pena ser vivido.
novamente um livro que se passa nas ruas de são petersburgo, certamente um dos amores do dostoievski.

Sabrina758 09/06/2024

Noites brancas traz consigo uma paixão avassaladora e a solidão. Um jovem solitário e sonhador conhece uma moça solitária, não tanto sonhadora mas muito apaixonada (por outro). Dostoiévski nos apresenta a solidão de um jovem e o quão avassaladora a paixão pode ser para um sonhador que nunca se relacionou. Nunca nos esquecemos da nossa primeira paixão, imagina a intensidade do amor de um homem sonhador ? Por outro lado, essa paixão não é tão bem correspondida como imaginaríamos. Talvez a vida seria menos sozinha se ele não tivesse conhecido o amor. O problema nunca foi ter sonhado com o amor, sua solidão e vazio se resume na confiança e expectativa que colocou em sua amada. Ao final seu vazio já não é mais como no início em que só havia solidão, mas sim um vazio de desilusão. Sabe quando temos o melhor sonho, e embora esse sonho se pareça real, ao acordar nos deparamos com a triste realidade? Talvez seja esse sentimento que o rapaz sentiu, mas muito mais que isso, a todo momento ele sonhou acordado, mas nao conseguia abrir seus olhos pois estava cego de paixão, ao abrir se deparou com a tristeza e vazia solidão, mas agora com a desilusão de um amor.
Canoff 09/06/2024minha estante
Está na minha lista há anos. Sei que qualquer coisa que o Dostoievski escreveu vale cada segundo de atenção, mas ando postergando por não achar que é o momento certo.

Sabrina758 09/06/2024minha estante
Canoff, também demorei pra ler. Talvez valha a pena, não é uma leitura fluída e em alguns momentos em que o personagem principal relativa seus sonhos talvez eu tenha me perdido, mas, ao final pude compreender como a vida pode ser mais solitária quando se perde um amor, não que o amor seja a razão para tudo, mas parte da vida se torna menos vazia quando o encontramos.

Sabrina758 09/06/2024minha estante
O livro não se trata de amor em si, mas sim da solidão.

Canoff 09/06/2024minha estante
Ah, eu tenho certeza que vale a leitura. Já li alguns escritos do Dostoievski e só tive boas experiências.

deza 08/06/2024

Foi a minha primeira vez lendo Dostoiévski e eu estava tão curiosa para saber como seria a escrita, fiquei curiosa pela história do livro e amei muito! Amei os detalhes, a apresentação dos personagens e como tudo se desenvolveu. Tive uma ótima experiência lendo o livro e acredito que futuramente posso ler de novo, talvez até em outra edição. Que livro bom!

yaya 08/06/2024

"Sou oprimido por pensamentos tão estranhos, por sensações tão obscuras, questões ainda tão incertas para mim se acumulam em minha cabeça ? mas de certa forma não tenho nem força, nem vontade de resolvê-las. Não cabe a mim resolver tudo isso!"

nmr_cc 08/06/2024

Me encanto casa vez mais pelos russos
A forma que esse cara escreve é sensacional!!
Ele prende o leitor e claramente é um poeta. Você se sente parte da história em poucas linhas. Posso dizer que senti os sentimentos do personagem principal, me identifiquei mesmo nunca tendo passado por isso.

Tábata 08/06/2024

Essa foi minha primeira vez lendo Dostoiévski e gostei. O autor é bastante detalhista e traz um romance idealizado pelo protagonista, que, por sinal, aparenta ser uma pessoa difícil de lidar. Existe uma reviravolta no final e, apesar da narrativa ser diferente das que eu costumo ler, me prendeu. Pretendo ler outros livros do autor, já que, pelas minhas pesquisas, esse livro destoa um pouco do restante, é mais leve, já que foi escrito antes do Dostoiévski ser preso e exilado.

Juliana 08/06/2024

Meu primeiro contato com Dostoiévski
? E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? Aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? Onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu??

Eu simplesmente tô apaixonada nesse livro e nessa escrita!! Amei de verdade.

Raissa.Queiroga 07/06/2024

Esperança e frustração
"Noites Brancas" é uma novela encantadora e melancólica de Fiódor Dostoiévski que nos leva pelas ruas de São Petersburgo através dos olhos de um jovem sonhador.

A história se passa ao longo de quatro noites mágicas e uma manhã, onde o protagonista, um solitário incurável, encontra uma jovem chamada Nástienka. Juntos, eles compartilham suas histórias e anseios, criando uma conexão profunda e sincera.

A narrativa é repleta de introspecção e emoção, capturando a beleza e a tristeza das esperanças humanas. É uma leitura rápida, mas que deixa uma marca duradoura, perfeita para quem gosta de reflexões sobre a vida e o amor.

Se você curte histórias que exploram os sentimentos mais íntimos e as complexidades das relações humanas, "Noites Brancas" é uma escolha certeira.

Romulo.Bochimpani 07/06/2024

Livro de algumas horas...
Este foi o meu primeiro contato com a literatura russa. A escolha foi perfeita, considerando a baixa complexidade dos diálogos e acontecimentos.
Tive a oportunidade de lê-lo do início ao fim sem interrupções, o que possibilitou um entendimento profundo dos sentimentos do sonhador e de Nástienka.
A forma como a cidade de São Petersburgo é descrita despertou em mim um grande interesse, a ponto de pesquisar mais sobre o local.

Se o meu coração tivesse que descrever o desfecho da história, eu diria que foi péssimo.
Mas, ao avaliar a arte por trás da obra, posso afirmar que é simplesmente perfeito!
Agora, você vai ter que ler também para entender como essa obra pode ser odiável e amável ao mesmo tempo.

Ingryd47 07/06/2024

Anestesiada
Meu primeiro contato com a literatura russa e me surpreendi, a leitura fluiu muito bem pra mim e a história em si me destroçou. Vi muita gente falando sobre a menina ter sido uma grande babaca e, de fato, ela foi. Porém, honestamente, não consegui crucificá-la, eu senti e entendi absolutamente TUDO que ela fez; o discurso dela falando que não pode amar o homem que ela ama porque ele não era pra ela, já o sonhador estava ali e até chora com ela, é simplesmente impactante. Nesse trecho, ela começa a entrar em um misto de sentimentos, em um dilema de ?Por que ele não é você? E por que você não é ele? E eu consegui entender TUDO. Isso fez tanto sentido pra mim, e eu acho que só quem já passou por isso vai entender. O peso de amar a pessoa errada e o desejo de amar a certa, mas não conseguir. Fiquei paralisada com a forma que ela conseguiu transmitir o desespero no diálogo e eu me identifiquei com cada palavra. É muito triste, principalmente pro sonhador, que é tão solitário a ponto da primeira pessoa que ele conhece despejar todos os seus sonhos. Mas é uma obra que você acaba entendendo muito mais seus sentimentos do que os do personagens. Me encantei!