Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Taline.Oliveira 31/05/2024

Eu descobri, eu descobri a literatura russa, estou extasiada, Dostoievski tenho vc como figura paterna.

Vales92 31/05/2024

Como explicar ?
Acabei de ler esse livro num momento super delicado da minha fútil inútil vida romântica afetiva.
Simplesmente o final do livro é algo que tu fica confuso, mas sabe que pode acontecer.
O capítulo dele contando a história dele, me fez entender até mesmo o que eu tô sentindo, e fico grata pelo esclarecimento!

wendymarques 31/05/2024

Dotoievski como sempre inquestionável!!!

Que livro bom, ele te entrega tudo, romance, amor, paixão, drama familiar, sofrimento, emoção, melancolia e um belo de um plot que deixa o livro muito longe do que você pode imaginar durante a leitura.

Eu só não dei nota máxima porque achei que alguns parágrafos eram longos demais, é o estilo de escrita do autor, eu é que acho um pouco cansativo mas esse livro ainda é o menos cansativo dos livros dele. Ele é um livro curto e rápido mas ainda assim não tem uma fluidez por ser antigo e Russo, mas é uma bela porta de entrada pra esse tipo de literatura.

Paula1908 31/05/2024

Dostoievski sempre oferecendo o bom melodramático
Ficar meses sem conseguir concluir nenhuma leitura e voltar com Dostoievski foi como sair de um ambiente quente e respirar profundamente um ar gelado. Sendo assim, foi daquelas sensações maravilhosas da vida.

Noites Brancas me fez pensar que nunca foi tão triste conhecer um sonhador. O sonhador real, que passa sua vida dentro da própria cabeça. Seu cotidiano sendo o imaginário, amizades inexistente, amores não vividos e acontecimentos inventados.

"Tenho vivido absolutamente sem a mais pequena história. Tenho vivido, assim como se costuma dizer, metido no meu buraco, isto é, só, absolutamente só, perfeitamente só.. Compreende o que isso significa: só?"

Aya 30/05/2024

Noites brancas
Um livrinho bem curto e interessante, also bem realista kkkk uma leitura mais fácil pra quem quer iniciar na literatura russa

Laudiceia.Penafort 30/05/2024

Gente, que dó do moço... Uma história curta, mas com um significado profundo. A personagem principal é um homem solitário que anda pelas noites brancas (um fenômeno lindo!) de Petersburgo refletindo na vida, até que encontra uma jovem chorando por um amor que não voltou. Após conhecerem suas histórias, ele acaba se apaixonando por ela (e, ao que parece, ela também por ele), contudo, algo inesperado acontece.

blckviih 30/05/2024

?Meu Deus! Um minuto inteiro de plenitude! Será pouco para toda uma vida humana?

só me vem aquele áudio à mente: ?eu descobri que a mulher é coisa mais amarga que a morte?

terminei esse livro com os olhos com lágrimas prontas para cair e raiva da Nastienka, mas no fim não foi culpa de ninguém, às vezes fazemos coisas contra nossa própria vontade por causa de um sentimento confuso?

Giovana.Parreira0 30/05/2024

Angustiante
Esse livro é sensacional, mesmo sendo melodramático é uma obra de arte, terminei o livro com lágrimas nos olhos e me perguntando como um livro tão curto pode te fazer pensar sobre solidão, amor, pensar sobre a vida

Julia.Bellose 30/05/2024

Curtinho em tamanho, grande em conteúdo..
Escrito por Dostoievsky em 1848, acompanhamos um personagem que se define como um ?tipo?: um sonhador insaciável que idealiza sua vida infeliz, sendo a mais irreal possível.
Nosso protagonista (que, por sinal, não tem nome) se sente solitário e vazio todos os dias, e é nos seus próprios pensamentos que encontra companhia. Fantasia pessoas desconhecidas e personifica até casas na tentativa vaga de preencher seu vazio interior.
Tudo isso começa a mudar depois de conhecer Nástienka, uma jovem de 17 anos que se sente tão solitária quanto ele? é só fazer as contas: dois mais dois é quatro, dois emocionados e depressivos = enredo literário perfeito.
Como um bom sonhador, o personagem se apaixona perdidamente por Násti (que intimidade chamar ela assim) da mesma forma irreal e idealizada que se apaixonaria por uma personagem literária do romantismo, e passa a se encontrar com ela durante os quatro dias das noites brancas, fenômeno típico do verão da Rússia.

Foi um choque o final da leitura pra mim, e mais chocante ainda foi não ter visto o tempo passar. Essa leitura me prendeu do início até o final. Vou guardar com muito carinho no coração e vai ser sempre o primeiro livro que vou mencionar quando o assunto for literatura russa???
Arrasou, Dostô!

Maria 30/05/2024

??Noites Brancas?? não é aquela obra que vai te instigar a ler e devorar cada página por conta do enredo, e sim por conta da forma delicada, poética e melancólica que Dostoiévski descreve cada frase, sendo a principal característica dos protagonistas.

Gabriela.Alvim 30/05/2024

1° dele
Nunca tinha lido Dostoievski e achei a tradução com um tom de livros brasileiros escritos na 1900 e bolinha. Precisei me acostumar com sua forma de escrever nas primeiras páginas, porém depois foi im engate que só.
É uma escrita bem poética e voltado num subjetivo e romance antigo, então pense se faz seu estilo- eu pessoalmente amei e principalmente as reflexões que entrega hora ou outra.

manullita 30/05/2024

Noites Brancas
Minha nossa! Essa Natienska é uma palhaça KKKKKK
O livro é bem interessante, fiquei imersa no drama dos personagens. Foi difícil de engatar na leitura, o sonhador não falava nada com nada, mas depois que peguei a lógica das doideiras que ele falava entendi. Não sei se tinha algo a mais por trás do que aconteceu no livro, mas eu só entendi o que aconteceu mesmo.