Sobretudo de Proust

Sobretudo de Proust Lorenza Foschini

Resenhas - Sobretudo de Proust

Valéria Cristina 30/10/2023

Interessante
Este livro traz uma história interessante acerca da busca constante de um apaixonado por livros raros pelas manuscritos, cartas e objetos pessoais de Proust. A busca culmina com o encontro do sobretudo que o escritor usou durante a vida e que lhe caracterizou em muitos momentos.

Durante a leitura, conhecemos aspectos muito interessantes da vida do autor do monumental Em Busca do Tempo Perdido.

Lorenza Foschini é jornalista da RAI, para a qual dirigiu as principais edições do Tg2. Autora de transmissões de sucesso, realizou numerosos documentários e programas culturais. Entre seus livros, conta-se Ritorno a Guermantes (1988) e Misteri di fine millennio (1997), além de uma tradução de inéditos proustianos.

Ladyce 10/09/2022

Não foram só perdas, tive ganhos durante a pandemia.  Um deles foi ler cinco volumes seguidos de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust, não acabei, mas progredi bastante. Até então, havia lido duas vezes o primeiro volume dos sete: "No caminho de Swan".  Primeiro, há muito tempo, quando estudava para o doutoramento em história da arte.  Centralizando meus estudos na arte moderna, entre 1863 e 1945, Proust era leitura obrigatória, pelo menos o primeiro volume, para melhor entender a sociedade da virada do século.  Muito mais tarde, reli o mesmo volume na preparação de um curso sobre Proust e a cultura da virada do século, tendo como eixo essa obra.  Foi um sucesso. Mesmo assim, a continuação do curso, cobrindo outros volumes nunca passou de projeto. Os anos seguiram.  A pandemia chegou.  No primeiro ano, tive tempo e paz para me dedicar de novo à leitura de Proust e voltar a me apaixonar pela escrita, assim como milhares e milhares de pessoas o fizeram através do século XX.

Não vou aqui tratar dos encantos da narrativa proustiana, todos já sabem. Prosa minuciosa,  que merece ser lida com cuidado, pausadamente, saboreada.  Sentimos a necessidade de absorver cada vinheta e memorizá-las como se pudessem agora fazer parte das nossas próprias memórias. Mas há mais.  Proust fascina também por aspectos misteriosos de sua existência, doente, escrevendo na cama; sofrendo dores e observando o mundo à sua volta.  Uma vida enigmática.  Não é de surpreender, portanto, que haja leitores atraídos pela intimidade de  sua vida; pessoas arrebatadas que gostariam de absorver cada detalhe sobre o intrigante escritor.  Esse é o fenômeno retratado em "Sobretudo de Proust", ocorrência que toma conta do conhecido industrial e perfumista francês Jacques Guérin,  que move montanhas para conseguir documentos, textos, mobiliário, tudo que se imagine sobre Marcel Proust. Que fique claro, no entanto, Guérin foi capaz de agregar uma respeitadíssima coleção de livros raros e manuscritos de outros escritores como Lautréamont [Isidore Lucien Ducasse] um dos queridinhos dos surrealistas.  Ele foi também figura importante junto aos movimentos artísticos, literários e musicais da primeiras décadas do século XX.

"Sobretudo de Proust: história de uma obsessão literária", de Lorenza Foschini, tradução de Mário Fondelli, mostra a procura, a caça, podemos dizer, do que restou do espólio de Proust.  Jacques Guérin consegue contato com herdeiros de escritor francês, que para sua surpresa, estão paulatinamente se desfazendo, queimando, os manuscritos que receberam com a morte de Proust.  É a cunhada de Proust, Marthe Dubois-Amiot, o personagem mais estarrecedor desta aventura.  Mas a tenacidade de Guérin na procura e retenção dessa papelada dá certo.  Hoje os manuscritos de Marcel Proust sob sua tutela são conhecidos como Cahiers Guérin.

O livro que nos conta essa história é delicioso.  Pequenino, com aproximadamente cem e poucas páginas, é um deleite para quem gosta de mistérios, de livros, manuscritos e papelada em geral.  É também um retrato acurado do colecionador sério, do sentimento que envolve aqueles que se entregam a uma paixão, a um amor, que procuram e retêm objetos de valor, que muitas vezes só eles, colecionadores veem sua importância no momento, esforço pelos qual gerações futuras agradecem. Este não é o primeiro livro da autora sobre Proust.  Talvez sua admiração pelo escritor tenha embalado a narrativa delicada e sedutora que encontramos no volume. Recomendo a leitura, sem restrições.
Silvana (@delivroemlivro) 10/09/2022minha estante
Terminei o "Em busca do tempo perdido" recentemente, fiquei interessada, obrigada!

Ladyce 12/09/2022minha estante
Você vai gostar

Sílvia 31/12/2021

Uma obsessão literária
Livro incrível sobre a obsessão de uma pessoa sobre livros e especialmente do Proust. Sensacional para quem gosta de literatura e seus adendos.

Luiz Felipe 22/06/2021

"Ao meu irmãozinho, em memória do tempo perdido (...)"
O livro trata, no geral, do tema bibliofilia ou fascínio, nesse caso de Jacques Guérin pelo autor Marcel Proust. É uma história real contada de um modo muito prazeroso de ser lido, especialmente se você conhece a obra Em Busca do Tempo Perdido, do Proust. Guérin vai ter contato direto com familiares do Proust, e desse contato vai ter acesso e se tornar o detentor de objetos e manuscritos do autor. No entanto, para além disso, o que a autora nos apresenta aqui é um panorama geral de algumas figuras da família do Marcel, e também alguns amigos, a forma como conviviam e enxergavam sua genialidade, sua doença e sua orientação sexual. Igualmente, a Lorenza Foschini, a partir disso, constrói uma correlação entre os achados do Jacques Guérin e alguns trechos específicos contidos nos sete volumes da obra-prima proustiana, evidenciando ainda mais o caráter autobiográfico da busca. Destaco especialmente a construção que ela fez em relação ao tema móveis/quarto, com o início do "No caminho de Swann", achei perfeito, pois realmente a abertura da obra de Proust é centrada no ato de dormir/acordar e reconhecer os objetos e móveis do quarto. É um bom livro pra quem tem curiosidade sobre a vida desse gênio da escrita, em especial sobre a visão da família sobre ele.

Matheus Nunes 04/05/2020

"Monsieur, meu cunhado era um ser bizarro."
De todos os livros que eu já li sobre Marcel Proust, este até agora, é o único que faz uma menção honrosa e justa ao primeiro e mais importante biografo do autor, George Painter. E isso com certeza é um mérito a honestidade intelectual da jornalista Lorenza Foschini.

A jornalista conseguiu dosar bem entre uma biografia rápida do Robert Proust, do fã Jacques Guérin, (até então o dono de um acervo Proustiano invejável), e de uma figura que muita das vezes passa de modo despercebido quando se trata da vida da família Proust em sua derrocada, e dos bens deixados por Marcel Proust após a sua morte, essa figura é Marthe Dubois-Amiot, cunhada do famoso escritor e responsável por uma perda inestimável para os estudos Proustianos com a queima de cartas e manuscritos deixados pelo autor.

Numa mescla biográfica de figuras tão importantes para o universo Proustiano, este livro se revela como um fiel testamento de como hoje se encontram em museus espalhados pela Europa, manuscritos, cartas, fotos e vários documentos acerca do escritor da Busca do Tempo Perdido, é sem duvidas um trabalho honesto e importantíssimo para os amantes de 'A La Recherche' e do universo bibliográfico também.
Ladyce 10/09/2022minha estante
Excelente resenha

vanessamf 15/05/2016

Resenha
Se não fosse a obsessão do francês Jacques Guérin, nem os objetos de Proust, nem os de vários outros autores, teriam sido conservados a ponto de serem hoje apreciados por todos. É esta trajetória em busca, por assim dizer, “do tempo perdido”, que a italiana Lorenza Foschini narra neste pequeno livrinho.

Veja mais no blog - https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/05/10/tecnico-sobretudo-de-proust/

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/05/10/tecnico-sobretudo-de-proust/

Wenceslau_Teixeira 27/04/2012

O tema do livro é interessante principalmente para quem gosta de Marcel Proust ou da bibliofilia. O livro tem momentos bons e outros muito ruins. As vezes me pareceu que a tradução também não foi criteriosa, mas para confirmar só lendo o original. O livro é curto mas ficou um gosto de queria mais.