Transtorno moral

Transtorno moral Margaret Atwood

Resenhas - Transtorno moral

@thereader2408 18/05/2022

A história de uma vida em contos
Margaret Atwood é uma escritora canadense com longa e estável carreira, considerada uma das maiores lendas da literatura ainda viva com uma vasta produção literária, ela já escreveu ficção, poesia, ensaios, dentre outros. Atwood ficou amplamente conhecida em 2017 graças ao sucesso da adaptação de "O conto da aia" e "Alias Grace", ambos já lidos e resenhados aqui.

A narrativa de Atwood arrebatou o público e com seu livro Moral Disorder ou Transtorno Mental, não foi diferente. Apesar do subtítulo “e outras histórias” nos enganar, já que eu pensei que seria um livro de contos, as "outras histórias" não são exatamente contos avulsos. Na verdade Atwood vai contar a história de Nell em 11 passagens de sua vida em ordem cronológica desde sua infância até a velhice.A proposta é muito interessante, não lembro de ter lido nada parecido.

Devo avisar que as primeiras histórias não engajam e o livro demorou para funcionar para mim, mas quando engrenou deu certo. Afinal, é da narrativa de Atwood que estamos falando, e a minha experiência com ela tem sido assim. "O conto da Aia" foi bem lento para mim, assim como "Semente de bruxa", a exceção foi para "Vulgo Grace" o maior livro que já li da autora, mas que li bem rápido até para minha surpresa. Atualmente estou lendo "A odisséia de Penélope" e está fluindo bem.

Com relação a transtorno moral, não há grandes reviravoltas, são apenas os melhores, piores ou por algum motivo os momentos mais marcantes dos 60 anos da vida de Nell em pequenas histórias. Nell é professora de literatura, editora e ex-hippie, ela tem uma irmã esquizofrênica, um marido instável e filhos bem-educados.

Uma coisa interessante do livro é a voz narrativa, ela muda algumas vezes, em alguns contos Nell narra a própria histórias e sabemos seus sentimentos pelos pais, irmã, conhecidos e o marido Tig. A construção da trajetória de Nell por Atwood funciona como pequenas metáforas que perpassam os transtornos pessoais, transformações e formação dos ideais de independência da protagonista. É bem possível que esse livro tenha um "quê" autobiográfico o que torna o livro ainda mais intrigante.

@thereader2408

Bela 11/08/2020

A escrita da autora é o que torna o livro realmente único, mas a história em si é bem comum e sem muitas reviravoltas, especialmente nos primeiros capítulos.
Quem vem esperando algo como as famosas distopias da autora pode se frustrar.
Ah, e não são contos! São histórias sobre a mesma personagem em ordem não cronológica (fui enganada pela wikipedia).

Thassia.Camille 31/05/2020

É complicada a minha opinião sobre este livro, eu me arrastei pelo começo e quando finalmente o livro me cativou ele acabou.