A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

Daniel 23/08/2020

A leitura é rápida e fácil, eu gostei bastante. O livro proporciona uma reflexão interresante sobre o uso do dinheiro na nossa sociedade.

Mih 22/02/2009

Esse livro é hilário! Mostra como o dinheiro mexe com a cabeça das pessoas!Dei muitas risadas,melhor, gargalhadas, com esse livro!

Gabriel alves 10/07/2010minha estante
eu tbm ri muito com esse livro li pela primeira vez na 4 serie achei no sebo nao pensei duas vezes e comprei li de novo mais velho e gostei mais ainda..

Luiz__Guilherme 02/09/2010

Leitura feita a prestação
Certo dia, no começo do século, quando eu ainda estava no ensino médio, um dos professores faltou – algo bem corriqueiro na escola pública, infelizmente. Pra matar o tempo, já que nenhum professor poderia adiantar a aula, a coordenadora levou à classe uma pilha de livros para preenchermos o “tempo livre”. Eis que caiu na minha mão a novela “A Árvore que dava dinheiro”, do escritor paranaense Domingos Pellegrini. A história me envolveu de imediato e no melhor da refeição literária o sinal tocou. Tivemos que devolver os livros e não pude terminar a leitura porque a biblioteca do colégio não permitia o empréstimo para alunos – um crime contra o desenvolvimento do estudante. Só pude terminar a leitura anos depois quando meu irmão trouxe um exemplar da escola municipal em que ele estudava – que a professora dele emprestou, não da biblioteca da escola, vale destacar. Valeu a pena ter começado a leitura de novo e dessa vez ter concluído.
Domingos Pellegrini conta uma história fantástica que se passa na cidade interiorana de Felicidade. Na praça central nasce uma árvore que não dá flores nem frutos, mas dinheiro, o sonho de consumo de muita gente. Essa inesperada aparição faz a alegria dos moradores, que catam todo o dinheiro que necessitam e querem, até resolverem todos os seus problemas. Mas ao invés de ficar tudo em paz depois, as coisas se complicam. O dinheiro acaba despertando a cobiça, a ganância, a inveja e o individualismo nos habitantes da antes pacata Felicidade.
Apesar de ter sido escrito em 1981, o livro é muito atual e gostoso de ser lido. E por trás de uma história engraçada e envolvente, “A árvore que dava dinheiro” acaba tratando de temas que costumam nos entediar, como economia, inflação etc. Embora o narrador em nenhum momento se precoupe em nos explicar conceitos de Economia, só em nos convidar a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro, um tema bem perninente, principalmente após a crise financeira mundial que abalou o mundo no final de 2008 e parte de 2009.

Sofia 31/05/2022

confesso que achei bem entediante, poderia trazer algo a mais mas gostei das lições que esse livro trás pra vida!
Caso você queira algo emocionante recomendo que procure outro - não estou criticando o autor nem nada do tipo! -

Isadora Silva 31/01/2023

Me surpreendeu
A árvore que dava dinheiro é uma novela de Domingos Pellegrini e esse autor costuma escrever histórias muito boas que mesmo direcionadas ao público juvenil acabam encantando adultos.

Nessa história nós vamos parar na cidade de Felicidade, um lugarzinho esquecido no mundo. Após a morte de uma pessoa importante na cidade as coisas mudam. Em seu leito de morte ele dá três sementes aos moradores e pede para que plantem na praça da cidade, assim eles o fazem e temos depois são surpreendidos por uma espécie de árvore diferente, dos seus galhos nascem dinheiro vivo. A partir daí a cidade entra em polvorosa, menos o açougueiro que acha a situação toda muito estranha. Como pode dinheiro dar em árvore? Dinheiro dura pra sempre? O que fazer com tanto dinheiro?

O livro tem um enredo rápido e bem escrito. A história discute pontos importantes de madeira leve e contagiante. Me surpreendeu e eu recomendo muito a leitura.

Fernando 22/09/2014

A vida íntima de Laura e outros contos
A Árvore Que Dava Dinheiro
Muito Este livro legal porque fala um dia um homem que andava torto ele moreu ele ateis ele moure ele paltou uma árvore e aquela cidade era muito pobre e deputado ganho ele cada poste colocou luz e um dia de um ventania muito forte e começou avo ar dinheiro.

Nicoly.Lorencini 17/05/2022

um livro descontraído que aborda assuntos tão importantes...
A leitura é leve e ao mesmo tempo reflexiva. Se eu tivesse visto esse livro em alguma livraria eu com certeza não daria muito para ele, mas valeu muito a leitura

Luan Gaspar 27/02/2011

Interessante
Uma árvore que dá dinheiro ... não parece perfeito ? a princípio sim, mas no desenrolar do livro percebemos o quão perigodo pode ser a ganância pelo poder . Um livro muito interssante para as crianças, bom para primeira leitura, engraçado e didático ensina como o dinheiro pode ser prejudicial se mal administrado e também que a felicidade não se encontra nele, e sim na harmonia entre todos... recomendo !!!

Fernanda 31/05/2022

"Dinheiro na mão é vendaval"
A obra "A árvore que dava dinheiro" traz reflexões sobre o quanto o dinheiro muda vidas, muda pessoas, o quanto o dinheiro constrói e destrói. Será que dinheiro traz felicidade? O livro nos faz pensar sobre isso. Vale muito a leitura!

euu..heloo 11/09/2022

Tava chato, porém me interessou muito depois ?
A mensagem do livro pra mim é "O fruto da simplicidade é doce,mais o da ganância é amargo,pois as vezes pela ganância deixamos de viver e relembrar os bons momentos!
Um livro que comecei a ler por conta de uma prova!!Isso mesmo uma prova, amanhã tem uma desse lindo ?
Teve 3 fases, a cidade sem graça,empacada, do dinheiro e dos turistas! E a que me mais me interessou foi a do dinheiro,no final o dinheiro era falso e era só pisar no final da cidadezinha de felicidade que ele evaporava!
Tudo que é bom dura pouco,mais esses dinheiro achei que durou foi muito hein,pq foi cada árvore plantada que Jesus!As pessoas fizeram seus negócios, compravam tudo que viam pela frente,menos a felicidade!
Teve tbm grandes inflações ???
E o porquinho tadinho! Não merecia! Só queria saciar sua fome!

jerusafarmaceutica 28/11/2011

A árvore que dava dinheiro é uma história interresante, que mostra passo a passo até onde vai a ganância humana, vale a pena ver como a história de uma cidade mudou completamente ao nascer em sua praça uma extranha árvore que dava dinheiro. os habitantes dessa cidade experimentaram momentos de glória e momentos de miséria até no fim aprender a velha lição que o dinheiro é a raiz de todo mal, somente o açougueiro conservou a humildade, e não correu desesperadamente atrás da tão sonhada fortuna.
o fruto da simplicidade é doce, mas o da ganância é amargo.
as vezes perdemos os melhores momentos de nossas vidas simplesmente por corremos atras do sonho americano, e esquecemos que mais importante que casa, carro, e dinheiro no bolso é o amor e atenção de quem nos rodeia.
reavalie seus conceitos, sua familia tem recebido de você o carinho e atenção que eles merecem?

Quédima 10/05/2022

Lembrança de Infância
Li esse livro, como sugestão de leitura na escola, em 1992 aproximadamente. Na antiga 5a série.
Há alguns meses comecei a ter o interesse de lê-lo novamente. Já que não me lembrava de quase nada.
A impressão foi de que eu nunca o tinha lido. É uma leitura rápida e fácil, com muitos detalhes ao narrar os acontecimentos cotidianos. Mas achei que faltou a "cereja" no bolo, aquela "moral da história" que a gente sempre espera no final desse tipo de leitura.
Mas tendo ou não um final como "eu" esperava, ficou pra mim a seguinte frase: "Dê valor nas coisas simples da vida, porque são as que realmente importam e são coisas que o dinheiro jamais poderá comprar".

Gustavo 04/04/2012

muito bom
Uma história muito interessante de como o dinheiro manipula as pessoas.

suellem 10/12/2015

A árvore que dava dinheiro
o livro conta a história de uma cidade chamada Felicidade. Onde depois da morte de um velho dono da metade da cidade árvores de dinheiros começam a nascer e ai seus moradores antes pobres começam a cada vez mais desdenhar do vizinho e querer sempre mais dinheiro. Até que chega um ponto onde nem comida tem nas casas somente dinheiro. O que esses moradores não sabiam é que essa árvore ainda traria muita desgraça a cidade e que o egoísmo e a ganância fariam da cidade antes amiga e feliz um lugar de total rivalidade até mesmo entre as crianças.

Mesmo com a escrita leve voltada principalmente para o público infantil o autor passa uma mensagem muito importante sobre dinheiro, ganância e as coisas que queremos para a nossa vida.
Naldinh o/ 10/12/2015minha estante
Otima escolha para leitura.

Maria.Auxiliadora 07/06/2019minha estante
eu adorei esse livro

Mavii0 13/08/2021

Surpresa!!!
Vou começar a falar sobre esse livro, que me deixou muito surpresa, só li ``A árvore árvore que dava dinheiro pq o professor passou como livro para ler neste trimestre; eu acreditei que a leitura séria arrastada como a do ultimo livro que ele passou, só que eu me surpreenti a leitura e super fluida, a historia prende você.
Esse livro vez que eu reverse meus objetivos, que andava muito envolta do dinheiro.
um livro maravilhoso!!!
e com uma pela moral.