Dançando Pelada

Dançando Pelada Louise Rennison

Resenhas - Dançando Pelada

Vivian24 25/12/2022

De todos da série que li até agora, esse incrivelmente foi o que mais gostei, não exatamente pela Geórgia, porque ela tá bem chatinha nesse livro, mas porque no geral os acontecimentos foram melhores. Enfim, pelos meus cálculos ainda falta um, dos que foram publicados aqui no Brasil, pra ler.

Marcos Antonio 16/03/2018

Dançando
O nome do livro foi passeado no último paragrafo do livro, livro engraçado que mostra a mentalidade das meninas, coma as amigas das escola e com suas revoltas em casas.

@apilhadathay 29/01/2012

Hmmm... O que dizer...
O que vocês estão para ver em instantes é inédito no Canto e Conto e na minha vida. Nunca aconteceu e espero que jamais aconteça novamente.

Atenção, pode haver spoilers!

Como sabem, estou participando do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE do blog Silêncio, que eu tô lendo, e resolvi resenhar os livros referentes a Janeiro e Fevereiro em um mês só. A regra de Fevereiro é resenhar um livro que tenha "UM PERSONAGEM COM INICIAL DO NOME IGUAL À SUA". Escolhi os livros de Louise Rennison (que, curiosamente, também é europeia), por causa do nome de TOM, namorado de Jas, e porque eu precisava terminar a série. Esta será uma resenha dupla!

Este é o quarto volume da série Confissões de Georgia Nicolson, que adorei quando começou, exceto pelo lapso do segundo livro. Georgia se prepara para duas grandes viagens: uma, a Paris, com a turma da escola e o gato Henri; outra, para os EUA, em turnê com os Cadáveres de Dylan, a banda de seu namorado, Robbie. O drama de GG agora é convencer os pais a ir a, pelo menos, uma dessas viagens sem que ninguém morra ou saia gravemente ferido. O que dizer de uma série que começou maravilhosa e foi caindo aos poucos no meu conceito? Basicamente, o que acabei de dizer.

"Se eu soubesse que iam me mandar tanto calar a boca, não teria perdido meu tempo aprendendo a falar. Deveria ter virado mímica."
(P. 11)

Li algumas resenhas negativas, antes de chegar aos livros, e disse "Não acredito nisso", a série é boa, até agora. Mas a gente acaba engolindo o que disse, às vezes. Quando analiso livros em série, o que adoro fazer, gosto de ver a evolução dos personagens, o quanto aprenderam com erros e amadureceram com cada lição que a vida lhes deu. Ou seja, curto acompanhar o seu desenvolvimento humano. Não foi o caso desta série, pelo menos até agora.

No quarto volume, chamado "Dançando Pelada - Outras Confissões de Georgia Nicolson", o enredo praticamente não existe, então a série vai apenas correndo com a coleção de bobagens relatadas por Georgia em seu diário - coisas que ela sinceramente acha hiper importantes e dignas de nota.

Os personagens chegaram ao ápice da classificação "Sem Noção", a ponto de se tornarem não apenas irritantes, mas decepcionantes. Os pais de Georgia não poderiam ser mais diferentes do filme (que foi baseado nos dois primeiros livros da série): aqui, são ninfomaníacos, loucos de pedra, grosseiros. Georgia não deixa por menos: ela parece amadurecer ao contrário e, se minhas contas não erram, ela já tem entre 15 e 16 anos! Todos temos nossa fase de aprendizado, em que dizemos muita besteira e fazemos coisas ainda piores, mas ela ultrapassa todos os limites.

Relutei a admitir, mas o enredo foi enfraquecendo livro a livro, exceto pelo 1º e pelo 3º, de que honestamente gostei. A autora, no geral, parece ter dificuldade em apresentar eventos relevantes para formar uma história que antecede o clímax - o que francamente, poderia ter chegado bem antes, no caso dos dois livros.

A vantagem dos 2 volumes é que ambas as tramas têm pouca profundidade e você pode avançar voando na leitura. Não há momentos para pausa e reflexão, apenas poucas risadas aqui e ali, com os absurdos da protagonista, mas nada fantástico. Em contrapartida, a tradução de Amanda Orlando ficou sensacional, e a revisão é perfeita. Os livros seguem o mesmo padrão dos anteriores, em formato de diário, e ambas as capas têm um design regular. Eu particularmente gostei mais da capa do 4º livro. A história é que não me cativou por completo.

Eu me equivocara, a princípio, quando anunciei que a série era composta de cinco livros. São 10. Particularmente, não vejo como eu continuaria a ler a série, porque o desejo de continuar não foi despertado. Especialmente porque Georgia não anda... Encaminhada para o final que eu desejaria, vamos colocar dessa forma. Quem sabe, se os demais livros forem lançados no Brasil e caírem nas minhas mãos, eu leia. A recomendação de hoje fica em aberto, a cargo do público.

Camila 29/11/2009

Dançando Pelada
Ainda não sei porque continuo lendo essa série. Acho que é só para ficar torcendo para a Georgia se dar mal. Ela é egoísta, safada e com certeza um péssimo exemplo de adolescente. Acho que a autora pecou na criação da personagem.
none 09/07/2011minha estante
Eu adoro a série por que ela me diverte. Acho que se a Georgia fosse diferente, não ia ser a mesma coisa. O que torna a série divertida, acaba sendo os absurdos que saem da cabeça da G. As vezes é tão trágico que chega a ser cômico.