Memórias da Segunda Guerra Mundial

Memórias da Segunda Guerra Mundial Winston Churchill

Resenhas - Memórias da Segunda Guerra Mundial - Volume único.

AnaCris 31/12/2020

Um épico escrito por um estadista
Obra imprescindível para compreender a Segunda Guerra Mundial. Ainda que com inevitável viés, traz a narrativa do único líder europeu que percebeu com antecedência o perigo que Hitler representava, e liderou a resistência da nação insular que se manteve de pé enquanto o continente europeu ruía sob a bota nazista. A inteligência aguda e sagacidade de Churchill, aliadas ao pensamento estratégico, respondem pela capacidade de antecipar planos dos inimigos e julgar com precisão o caráter de aliados e oponentes narrada no livro, em lances por vezes dramáticos. Trata-se de obra-prima erudita e instrutiva, e de leitura muito prazerosa.

Allysson Falcon 20/05/2015

Clássico e obrigatório...
Tido como um dos maiores líderes britânicos de todos os tempos Winston Churchill foi com certeza a primeira e mais desafiadora voz levantada contra Hitler e seu Terceiro Reich. Opositor ferrenho da política de apaziguamento de Neville Chamberlain, nos anos que antecederam a guerra, o político, jornalista, historiador e escritor Churchill colecionou inimigos por causa disso, sendo acusado de fomentador da guerra.

Depois do fracasso da conferência de paz em Munique em 1938 e com a posterior invasão alemã da Polônia e o início da guerra, Churchill se tornou Primeiro-Ministro em 10 de maio de 1940. Seu relato épico desses tempos foi publicado originalmente em 6 imensos volumes. Pela obra Churchill recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1953. O meu exemplar é a edição condensada (em volume único de 1.200 páginas) lançada no Brasil pela editora Nova Fronteira em 1995.

Como prega o velho adágio de quem "vence a guerra escreve a História" o livro de Churchill tem alguns deslizes, ou omissões, como, por exemplo, a defesa do muito criticado ataque aéreo Aliado a Dresden, em 13 e 14 de fevereiro de 1945. Por outro lado o autor alertava que os países do Leste Europeu praticamente trocaram a tirania nazista de Hitler pelo jugo soviético de Stalin.
Entretanto, sob todos os pontos de vista o livro é clássico e obrigatório a qualquer estudioso, ou curioso, da Segunda Guerra Mundial.

Mussi 13/12/2014

Terminei a leitura de memórias da segunda guerra mundial de Winston Churchill, obra que concedeu ao autor o prêmio nobel de literatura.Churchill foi primeiro ministro inglês durante a segunda guerra tendo 65 anos de idade e voltaria a ser primeiro ministro em 1951 com 77 anos de idade.Marcante o fato de que teve em sua vida um fracasso monumental na primeira guerra mundial, quando foi responsabilizado pelo desastre na campanha de Galipoli, quando aproximadamente 60 mil combatentes morreram sob suas ordens.
Mesmo assim, continuou sua vida política e transformou-se num dos maiores estadistas que o mundo já teve.A obra por ele escrita é fantástica e vale a pena ser lida.