Contos de Amor, de Loucura e de Morte

Contos de Amor, de Loucura e de Morte Horacio Quiroga

Resenhas - Contos de Amor, de Loucura e de Morte

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Mestre.
Horacio Quiroga é mestre. E, como tal, desempenha um papel digno dos herdeiros de Poe. Nesta obra, o medo e o amor andam lado a lado. Dor e prazer são parceiros inseparáveis. A história do amor queimado pela morfina; do gordo morto pela gula (formiguinhas quase invisíveis, mas com veneno letal), das plumas e seus bichos sanguessugas... Leia. Apenas leia.

Sidneia.Ruthes 02/06/2022

Contos
Os contos do livro fazem jus ao nome são sobre loucura, amor e morte bem curtos e bons de ler. Uma leitura bem agradável recomendo o último conto foi o que mais gostei por ser uma história de amor diferentes da que são li até hoje.

Lydia.Fernnanda 25/02/2020

Contos de morte
São 18 contos, 4 de amor e na minha visão todos os outros são de morte e alguns com um toque de loucura rs..
Os que mais gostei foram: O solitário / A galinha degolada / O travesseiro de plumas / O mel silvestre
Realmente os mais "famosos" do livro foram os que mais me agradaram, acho que foram histórias pesadas ou impactantes, que me prenderam

Não são preferidos mas gostei da história ou escrita:
Os barcos suicidas
A deriva
Nosso primeiro cigarro
A meningite e a sua sombra
Inferno artificial
Cão raivoso

Recomendo a leitura!

Clara 14/01/2024

Diferente
Leitura bem diferenciada. Não costumo ler contos, mas foi uma experiência interessante. Meus favoritos foram ?o solitário? e ?a meningite e sua sombra?. Tem um tom de suspense e uns plots massa

Gleide 85 25/05/2020

Contos maravilhosos numa linguagem ágil e poética, com pitadas de ironia. Os melhores contos foram "os barcos suicidas", "a galinha degolada" e "o mel silvestre"

Rafaela.Maria 01/04/2020

Leve
Apesar do conteúdo dos contos serem pesados, permeando entre amor, dor e morte, Quiroga consegue tornar a leitura leve. Os contos são rápidos, ricos e gostosos de ler, mesmo que deixem algumas faíscas nos nossos pensamentos e uma indignação pelo fim que a história tomou.

Luiza.Thereza 14/10/2015

Contos de Amor, de Loucura e de Morte
O livro é composto por 15 contos. O que posso falar sobre eles:

.Amor, loucura e morte são ótimas palavras para definir os contos. Tipo, DO NADA alguém surta e mata alguém ou se mata. Credo. Em alguns contos, a morte é só uma sugestão, algo que ficou no ar, sem confirmação.

.São, de longe, os mais bizarros e sinistros que já li.

.Confesso: sou medrosa. Não tive coragem nem para terminar de ver “A órfã” e não sei como consegui a proeza de assistir ao filme “O exorcismo de Emily Rose” inteiro e sem gritar. O que isso tem a ver com o livro? Bem, eu passei a noite inteira acordada com medo dos garotos de “A galinha degolada”... Acho que fazia muito tempo que eu não rezava antes de dormir.

.Fiquei bastante surpresa com os contos em que os personagens são animais. O que mais tem é com o Fox-terrier, mas volte e meia aparecem uns cavalos por ai. Rsrsrs

. Miséria e seca também são ótimas palavras para descrever certos contos.

No geral, os contos são de leitura fácil, cada um possui, em média, 5 páginas. Gostei bastante do “A meningite e sua sombra”, Acho que foi o mais normalzinho de todos os contos e mesmo assim, bem diferente dos que estou acostumada a ler.
Ana 02/01/2018minha estante
Pode crer, gostei da tua resenha, bem autêntica e divertida rs.
Realmente, acho que há quase uma unanimidade em afirmar que A galinha degolada
foi de longe o melhor do livro.

Bruno Oliveira 18/05/2024

O CINZA NOS FAZ ASSIM TÃO QUENTE?
Contos de amor, de loucura e de morte, do uruguaio Horacio Quiroga é um passaporte, só de ida, a mundos sombrios, húmidos e frios, onde nem cachaça e nem chimarrão esquentam o leitor que se propõe a se perder por lá. O livro tem quinze contos e todos carregam uma carga triste, às vezes pesada, às vezes aparentemente mais leve, que pode nocautear o leitor mais atento — é tudo meio cinza, sabe? Nublado... Tudo a ver com o ambiente inóspito onde o autor se refugiou: Misiones, na Argentina. As personagens também carregam esse mesmo tom; a maioria que acompanhamos está só tentando sobreviver e, claro, nem todas têm essa sorte... Ao menos, o texto de Quiroga vaza um certo humor em certas partes que o denunciam como um bom latino-americano que és.

Evy 30/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Contos / Mês: Novembro (Livro 5)
Não conhecia nada do autor e depois de voltar dos longos mergulhos na alma com Clarice Lispector, Quiroga foi um jorro de realidade. Enquanto Clarice explora psicologicamente sensações e personagens, Quiroga retrata de forma natural e incisiva os acontecimentos, alguns normais ao nosso dia a dia e outros nem tanto. Mas a comparação foi apenas para dar início a resenha e ter um balanço do que li este mês para o Desafio Literário, pois não há, de forma alguma como comparar os distintos talentos desses dois autores.

Há um pouco de tudo nos contos desta obra: amor, crueldade, insanidade, exploração, desgraça, doenças e morte. A lista ainda poderia continuar, mas o que realmente vale a pena destacar é a força da narrativa de Quiroga. Em todos os seus contos é possível notar aquele golpe decisivo que deixa o leitor atordoado ao final da leitura, além de, desde as primeiras frases, colocar o leitor dentro da cena vivendo cada momento da curta história. Admiro bastante autores que conseguem fazer isso com o uso das palavras.

Tenho que confessar que apesar disso, achei alguns dos contos enfadonhos e por esse motivo a classificação de três estrelas. Mas também há contos excelentes, como é o caso de "O solitário", onde quiroga age com extrema habilidade criando uma tensão no conto que explode numa cena final surpreendente, e "O Travesseiro de Pluma" em que o autor trabalha através de um jogo de palavras que prenuncia um desfecho terrível. Fiquei boquiaberta neste último.

Gostei bastante de conhecer o autor e seus contos e com certeza, recomendo sua leitura!

Israel 15/07/2020

Um dos melhores autores do Uruguay.
Seus contos ultrapassam o tempo e continuam despertando o interesse das pessoas.
Li no original em español, acredito que tenha a mesma magia em nosso idioma.
O melhor de todos os contos é "O travesseiro de plumas" (em tradução livre) .
Saudades das terras uruguayas.

André 23/01/2021

Acredito que um nome mais apropriado para esse livro seria: "Contos de Desgraceira de Decepção e de Fatalidade". É impressionante como todos os contos terminam na merda, só tragédia e sofrência.

Claro que lendo a introdução do livro dá pra entender, a vida do autor foi uma bela desgraceira também, aí faz sentido isso estar refletido na sua escrita. Aliás, na sua habilidosa escrita, o que torna o sofrimento ainda pior, pois consegue te fazer se sentir na pele dos pobres atormentados que ele tanto fez sofrer nos contos.

Também é interessante ler um livro "pessimista", dá uma nova perspectiva de análise, justamente pela maioria dos contos trabalhar essas infelicidades no desenvolvimento da trama. Minha crítica é que em alguns contos a narrativa seguia um certo caminho e no final, na última página mesmo, ele despejava um sofrimento absurdo e aleatório, coisas totalmente desconectadas do resto da estória, parece que só pra ter mais tristeza.

Outro ponto negativo é que o autor reproduz em alguns momentos comentários machistas e elitistas. Não são comentários conscientemente odiosos, a la Monteiro Lobato, parece mais uma reprodução do pensamento médio da época. Nas, de qualquer jeito, eu não sou da época dele e me incomodei com essas passagens, que também não são muitas.

No geral, recomendo a leitura desse livro, apesar de certos incômodos. Mas é bom estar ciente de que é um livro extremamente pessimista.

Santhi 08/06/2021

Para quem gosta de histórias bizarras, marcadas por um horror pautado na realidade com consequências e ressonâncias psicológicas. Foi lindo de se ler. Recomendo pela narrativa certeira, surpreendente e marcada do Horácio Quiroga e pelo que fica quando se acaba de ler cada um dos contos, como o próprio autor diz, fermentando na alma do leitor. O último conto foi meu preferido e o jeito perfeito de encerrar.

Gabi.Marinho 25/08/2022

Sem muitas expectativas fui completamente supreendida pelas tenebrosidade descritas. De início foi difícil lidar com um enredo tão sombrio, mas aos poucos fui conquistada e cheguei a me deparar com a incrível capacidade do homem de amar e em mesma proporção também odiar, quão poderosa é a mente de um sonhador e quão longe a loucura pode levar. Horácio tinha razão, a vida real é suficiente para nos surpreender a cada dia.

Mama 17/09/2023

Primeira experiência com um autor uruguaio
Gostei bastante dos contos, apesar de algumas pontos problemáticos para os dias atuais, que eu entendo serem características da época na qual o escritor viveu e deu vida a suas histórias. Ler sobre a vida dele e sua obra no final do livro foi a cereja do bolo! Amo essas edições da Abril, são velhas, mas têm uma riqueza ímpar!

Sandra452 14/06/2021

Contos
Olá, amigos leitores!
Hoje quero compartilhar com vocês este livro de contos do autor uruguaio Horacio Quiroga.
Eu não conhecia o autor, mas ganhei este livro de presente de aniversário do meu amigo e grande leitor @virgiliomoreira2506 .
O livro, o primeiro de contos do autor, traz 18 contos pequenos, fáceis de serem lidos e entendidos. Em suas linhas, os contos trazem o encontro do amor, da loucura e da morte, temas característicos da obra de Quiroga. Sua primeira edição foi em 1917.
A obra apresenta também uma importante Introdução, que nos apresenta a vida e a obra do autor que, diga-se de passagem, foi marcada por muitas tragédias. Essas informações nos ajudam a compreender melhor a produção literária de Horacio Quiroga.
Eu gostei muito da leitura! Para quem gosta de ler contos e para quem gosta de conhecer autores estrangeiros, fica aí uma ótima sugestão.