A Lista Negra

A Lista Negra Jennifer Brown




Resenhas - A Lista Negra


1113 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Márcia 15/02/2024

A Lista Negra - Jennifer Brown
O livro foi escrito em 2009 e publicado no Brasil em 2012.
O livro conta a história da Val. Valerie é uma estudante do ensino médio que tem uma família complicada, os pais brigam muito, a casa não é um ambiente harmonioso. Ela sofre bullying na escola, também não gosta do ambiente escolar.
Para descarregar as frustações, Val começa a fazer uma lista com pessoas que ela não gosta e que gostaria que sumisse de sua vida. Ela junto com o namorado, Nick , que também não tem um ambiente harmonioso nem em casa e nem na escola, só aumentam a quantidade de nomes na lista.
Para NIck, a lista é séria tanto que um dia ele entra no colégio, se dirige ao refeitório carregando uma arma e atira nas pessoas que estão na lista ferindo e matando muitos alunos e professores.
Valeria vendo aquela tragédia, ela se joga na frente de uma das meninas prestes a ser morta. Val é baleada no lugar da menina e com isso ela acaba parando a matança. Em seguida, Nick se mata na frente dela.
O livro é narrado em três formas: relatos de jornais, uma matéria escrita por uma jornalista a partir da tragédia; relatos do passado pela ótica da protagonista, Val; e o presente.
O livro descreve a Val após o tiroteio, sua recuperação no hospital, a terapia após sua saída do hospital, em que ela encontra o Dr.Hieler, que acredita muito no potencial dela, a volta dela para o colégio onde tudo aconteceu.
Na volta para o colégio, Val sente o peso das cobranças pois muitos dos alunos e professoras acreditam que Val tenha sua parcela de culpa na tragédia , mesmo ela não sendo a autora dos disparos.
O livro vai mostrando como cada personagem teve sua parcela de culpa na tragédia, muitos são culpados por meio do bullying; outros, devido ao descaso.
Val também recebe apoio de muitas pessoas no decorrer da história, e algumas delas inusitadas , como a sua inimiga e a quem Val salvou do tiroteio.
Esse romance possui uma temática bastante delicada e impactante e faz com que os leitores reflitam quanto a intolerância pode ser destruidora e como existem traumas que podem não ser nunca esquecidos, mas sim superados. Uma análise sobre as consequências do bullying no ambiente escolar, um debate sobre o comportamento humano em geral e como evitar situações descontroladas.
comentários(0)comente



Kay 13/02/2024

Livros muito necessário
Bom é uma leitura bem rápida apesar de ser um tema bem pesado, várias vezes me emocionei muito lendo pelo que ela tava passando, é uma leitura bastante necessária mas sinto que falto mais.
Óbvio que a gente ver uma enorme evolução na persongem mas esperava um pouquinho mais no final, pelo menos uma reconciliação melhor com a família e amigos ou final mais explicativo do destino dela.
comentários(0)comente



Isabella2417 08/02/2024

Meu Deus. Que livro. Acabei de ler agora e eu estou completamente emocionada, uma linda história de superação, muitos gatilhos, porém uma jornada incrível de superação.
comentários(0)comente



licexyz 04/02/2024

Comovente.
Eu não tenho costume de dar 5 estrelinhas pros livros que eu leio, todavia, o jeito que esse livro me fez pensar em trilhões de coisas e refletir é fantástico. O jeito que Jennifer Brown especifica os sentimentos de Valerie Leftman e os transforma em palavras (muitas vezes me fazendo entender o que eu mesma senti em vários momentos em que usei esse livro como refúgio pra fugir dos meus problemas) é único e especial. Amei muito.
comentários(0)comente



paula.raffe 31/01/2024

Que livro necessário
Ao mesmo tempo que é bastante pesado, te faz refletir no quanto as nossas atitudes podem influenciar na vida de alguém. O fato da história trazer uma dose da realidade de muitos adolescentes, me deixou com o coração apertado, ainda mais como uma pessoa que viveu e presenciou o bullying.
Acho que todos deveriam ler um dia!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jana 23/01/2024

Esperava pouco recebi muito
Esse livro me fez CHORAR!!! Só por isso, dá pra saber que foi muito, mas muito bom.
Foi bom a ponto de me ajudar em assuntos que eu mesma estou trabalhando em terapia (não, não passei pelo mesmo que a personagem principal, mas não quer dizer que não posso tirar algum aprendizado haha).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabes_Ricci 17/01/2024

Uma leitura difícil
O livro aborda temas sensíveis e pesados, e por esse motivo é difícil diversas vezes de continuar, mas a escrita por si só é boa e fluída.

Acredito que a autora soube lidar muito bem se tratando de temas nada fáceis - bullying, tiroteio escolar, etc - achei o final bastante apropriado não exatamente feliz, mas esperançoso para algo melhor no futuro!? Todavia senti falta de um encaminhamento para o tema do bullying que é, afinal, o que iniciou todo o problema.

Gostei de sua visão da protagonista, a confusão, a dúvida, a negação, amar alguém cujo o amor é proibido por diversos motivos, seu "egoísmo" adolescente, foi um ponto de vista muito gostoso e emocionante de acompanhar.

Gatilhos/avisos:
° Massacre escolar;
° Bullying;
° Violência armada;
° Morte;
° Suicídio;
° Idealizações suicidas;
° Tentativa de suicídio;
° Divórcio;
° Adultério;
° Uso de drogas;
° Álcool.
comentários(0)comente



Romaneli 12/01/2024

Um livro com um bom tema mas pouco explorado.
Livro com uma temática curiosa, que começou com uma abordagem lenta explicando o massacre com flashbacks daoras da mídia sobre o caso e a visão da Val o que me irritou e me fez ter preguiça de continuar foi um drama absurdo da protagonista no meio do livro e uma culpa excessiva sobre o tema, o final é fofo e emocionante até o último capítulo QUE É EXTRAMEMENTE FRUSTANTE sem fim ou entendimento do que acontece. Pareceu que no fim foi escrito de forma corrida mas em um geral é um livro bomzinho e com viés adolescente ja que a protagonista é uma jovem adulta e romantiza o mundo.
comentários(0)comente



Rafaella.Silva 09/01/2024

é um livro interessante
A garota brincando faz uma lista com o namorado, de pessoas que eles matariam na escola, só que o garoto leva a lista a sério e um dia sai matando todo mundo.
Ela meio que acaba sendo responsabilizada, pois ajudou ele a criar a lista
O livro é ela voltando pra escola depois disso e lidando com as pessoas a volta dela (família, colegas, professores, polícia...)
Nos ensina a pensar nas nossas atitudes, e como isso afeta os outros
Em como somos responsáveis e vítimas das situações
comentários(0)comente



Lari.Rios 03/01/2024

5 ?????????? SEM DUVIDAS!
SOCORRO 5 ESTRELAS
Comecei a ler em um fim de tarde na casa da minha tia e acabei em 1 semana ( o que é muito pra mim )
Que Livro meus amigos! QUE LIVRO
comentários(0)comente



Lmjbissex 31/12/2023

Eh..
Dando 3 estrelas pela narração incrível, mas a história deixa a desejar.

Certo que fala sobre um assunto delicado, mas poxa, quase 400 paginas só rodeando basicamente o mesmo assunto? Chato pra cacete!

Fiquei esperando por algum plot twist até o último segundo, mas esse não veio.

Poderiam ter explorado diversas outras histórias, mas tudo o que a autora fez foi deixar pontas soltas.

Odiei todos os adultos dessa história, sério, nenhum com um pingo de sensibilidade, empatia, compaixão e compreensão. achei, inclusive, todos muito fúteis, com excessão do terapeuta.

Enfim, acho que esse livro é tempo perdido, não recomendo.
comentários(0)comente



@danisz92 19/12/2023

Faz um tempo que eu li A lista do ódio, mas, me recordo que não foi um livro que eu gostei muito, talvez, por eu não fazer parte diretamente do público alvo para qual o mesmo foi escrito. Achei também que não a estória não foi devidamente construída como deveria, principalmente por não termos acesso ao lado do Nick. Mas, é um livro com uma temática importante e o meu tempo foi bem aproveitado.
comentários(0)comente



1113 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |