Filho do Amanhã

Siegfried

Resenhas - Filho do Amanhã

Suhet 16/11/2012

Filho do Amanhã

Roberto Bombarde nos mostra em Filho do Amanhã, uma obra única, escrita com maestria e muita competência. Sua escrita vem para alavancar com tudo a literatura nacional.
Com uma história fantástica, o autor nos leva de voltar no tempo, direto para o século XIV, mais precisamente no ano de 1318 dC. É ali que viveremos aventuras que transcendem o entendimento humano.
Suas descrições de personagens e ambientes casam-se perfeitamente com a linguagem da época, mas ao mesmo tempo Roberto consegue deixar ela leve para o leitor. Não pensei que a leitura iria fluir tão rapidamente devido ao seu estilo de escrita, porém, Roberto se mostrou mestre nessa arte.

“O autor Roberto Bombarde, meste instigante romance, consegue prender a atenção do leitor, com o desenrolar de uma trama recheada de emoção, ação, suspense,
terror, amos e ódio, reunindo de forma surpreendente
as homéricas batalhas medievais.”

Joaquim José Marques Mattar – Escritor e jornalista especializado em crítica de cultura.

Muitas vezes, acontece de algumas partes da uma obra, o ritmo da leitura cair, ou chegar àquelas passagens maçantes, e você percebe facilmente que ela está ali apenas ocupando espaço e cansando o leitor. Na obra de Roberto Bombarde em nenhum momento achei informações desnecessárias, ou até mesmo a falta delas, o autor consegue dosar tudo na medida certa. Em algumas partes me senti lendo George Martin ou até mesmo Frank Herbert, comparando a excelência da narrativa.

Loan, nosso personagem principal é um guerreio formidável, e ao longo da história ele terá que decidir qual “lado da força” irá ficar. Imaginem uma batalha sem precedentes acontecendo. Uma dura batalha onde os exércitos dos guerreiros mais sangrentos se enfrentam. De um lado temos Deus, o Grande Pai de todos, O Grande Eu Sou, e do outro lado temos o querubim caído Sammael, muito conhecido como Lúcifer. Ambos querendo que Loan lute por suas causas.

O interessante a ressaltar aqui, é que o autor descreve tão bem os sentimentos do guerreiro, fazendo com que entremos de cabeça na narrativa, sentindo exatamente tudo aquilo que Loan passa.

Isso não se limita apenas ao guerreiro; em meio a um mundo sofrido, tanto pelas batalhas entre países, mas também pelo excesso de autoridade dos nobres e da Igreja católica, Roberto explora cada lado dos personagens, adentrando em seus sofrimentos mais profundos e angustiantes assim como seus amores e suas paixões e desejos mais intensos.

Ele relata uma verdadeira “era das trevas”, uma idade média mostrada nua e crua, como realmente foi. Ao mesmo tempo em que nos entretém Roberto nos leva pela história de um mundo antigo, percorrendo períodos que foram marcados pela história mundial.

Pontos de viradas muito bem colocados, juntamente com novos personagens sendo acrescentados na medida certa, ele mantêm um suspense, incitando cada vez mais o leitor a literalmente devorar cada página do livro até que não reste mais nada.

Além de batalhas épicas, há o romance tórrido vivido por Loan e Rúbia, uma linda mulher de cabelos claros que arrebatará o coração de nosso guerreiro.

Cenas cinematográficas, cenários aterrorizantes e perfeitos, em meio à presença de seres arcanos e hostes caídas trazidas do inferno para lutarem com nosso guerreiro e erradicar toda a raça humana da face da terra.

Roberto consegue elevar o êxtase da narrativa nas últimas cenas, onde revelações bombásticas acontecem, nos fazendo enxergar a grandeza de sua obra e deixando o leitor com um gigante “que saia logo o próximo livro”.

Critérios de avaliação:

a) Arte da capa:
Não gostei da arte da capa do livro. Ilustrada por Adriano de Souza ela repassa a essência da obra, mas não consegue representar sua grandeza.

b) Trama:
O enredo da obra é expetacular. Roberto Bombarde conseguiu amarra a trama de forma perfeita. Nenhum ponto de questionamento.

c) Caracterização de personagens:
É interessante como Roberto constrói seus personagens. Ele mantêm essa construção durante toda a história. Loan, principalmente, é um personagem que precisa ser caracterizado constantemente, pois sofre influências psicológicas e estruturais muito fortes. Há tantos outros personagens maravilhosos, desde uma jovial mulher campônia, até a forma encarnada do demônio, exuberante e excitante na forma de uma mulher com traços perfeitos. Todos, sem excessões, são personagens fortes, que colaboram diretamente om a trama.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc.):
Geralmente gosto muito dos livros da Novo Século. Ele é com folhas amareladas, mas não tão porosas como os da Leya. Assim reduz o tamanho, mas fica mais pesado. Vale ressaltar que o livro já em conforme o novo acordo ortográfico, e não encontrei nenhum erro ao longo de toda a leitura. O livro é forte e resistente, mas aquela película que cobre a capa não vem com a mesma qualidade,

e) Comparação com outras obras do gênero:
Roberto Bombarde está facilmente entre os melhores autores da atualidade. Geoge Martin. Frank Herbert e Tolkien são mestres da literatura mundial e Roberto consegue caminhar junto deles sem problemas. Uma verdadeira dádiva a nossa literatura nacional.
Janaina Beserra 14/01/2013minha estante
Olá! gostei da sua resenha...agora fiquei curiosa para ler o livro...

Maira Sorge 13/08/2014minha estante
Li o livro e gostei. Espero os próximos livros para a continuação...