Sempre haverá um amanhã

Sempre haverá um amanhã Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - Sempre haverá um amanhã

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 30/03/2021

Já são décadas que li esse livro e ainda me surpreendo com como ele continua atual.

Sempre haverá um amanhã conta a história de Daniel, que ao nascer Mahara (uma criança com algum tipo de deficiência mental) precisa mudar a vida de toda família.

A autora não romantiza a experiência, não há nada daquele lugar comum de filmes em que a criança muda e melhora a vida da família. Ao contrário, Giselda Laporta deixa bem claro todos os conflitos familiares, econômicos e educacionais que esse tipo de situação acarreta.

A própria Mahara é apresentada como qualquer outra menininha nas mesmas condições... ela é um doce em alguns momentos, mas extremamente problemática em outros.

O livro é introspectivo. Toda a história é contada do ponto de vista de Daniel, e há poucas menções de Samanta (a mãe) e dos irmãos. Isso é uma jogada óbvia de sensibilização já que a maioria dos abandonos de crianças com algum tipo de problema mental se dá pelo lado paterno.

Com toda essa temática pesada é surpreendente que seja um livro infanto-juvenil. Eu o daria para um adulto tranquilamente.
Humberto Junior 30/03/2021minha estante
Eu li esse livro na adolescência e sempre que retorno a ele me surpreende como te surpreendeu. Um dos meu livros preferidos!

Elza 06/01/2023minha estante
Eu li esse livro agora, com 13 anos, é muito profundo, acho q depende da pessoa e de sua mentalidade, não da idade.

Bianca Isolani 24/08/2010

Sempre haverá um Amanhã
- Este livro conta a história de um casal , Daniel e Samanta , que vão ter um terceiro filho , que será uma menina . Daniel fica super animado com a notícia , afinal , ele esperava tanto poder ter uma menininha ! Ele fez vários planos pra sua filha , pretendia dar a ela tudo de bom até que passado algum tempo do nascimento da filha , ele descobre que aquela menina linda de olhos azuis , não era uma criança ''normal'' , ela tinha retardo mental . O pai ( Daniel ) ficou perdido ao descobrir isto , e achou que não mais houvesse esperanças . Porém , ao longo do tempo com ajudas profissionais , muita luta e insistência , a menina consceguiu passar pelos obstáculos da vida , não como uma pessoa comum mais como uma menina feliz .

PS : este livro incentiva a persistência e o amor acima de tudo e de todos , mostra como é importante a nossa vida por mais que tenhamos algum problema . Muito bom este livro !

Lipe 11/03/2021

Belíssimo e necessário.
Naturalmente eu leria este livro em menos tempo. Porém, quando a ressaca literária bate, fica difícil hahahah. Coisa que não atrapalhou em nada minha imersão com a obra. E que obra! Necessária, forte. Este é um livro um tanto político, daqueles que dá para usar com força em uma redação do ENEM. Nos trás em evidência uma trama a que todos nós podemos passar, a vinda de um bebê com deficiência mental. Todos sabemos os problemas e obstáculos que a pessoa com deficiência (seja mental ou qualquer outra) sofre na nossa sociedade. E é nessa ferida aberta que este livro brilha. Conta os caminhos que Mahara percorre, tão doce e gentil, num mundo muitas vezes sombrio e cruel que apenas aceita os perfeitos e descarta os imperfeitos. Um livro marcante, linguagem simples e linear. Recomendo demais!
Elza 06/01/2023minha estante
Poderia ser facilmente usado numa redação sobre inclusão, é um tema bem atual e esse livro é muito profundo.

Lipe 03/04/2023minha estante
Concordo totalmente!

KirstieS 17/08/2021

Li á anos atras, indicado pela escola, chorei bastante lendo esse livro, me revoltei, fiquei indignada, curiosa, e terminei o livro com muito aprendizado. Me impactou muito no começo da adolescência e continua sendo um livro marcante para mim até hoje.

Yasmin 31/10/2021

O MELHOR LIVRO DA MINHA VIDA
Sempre Haverá um Amanhã é um livro que mexeu extremamente comigo! É um livro totalmente incrível e passa uma lição linda. O livro conta sobre Daniel e Samanta, um casal que é surpreendido por uma filha em uma época nada boa. Essa filha é uma menina deficiente mental! Ela tem dois irmãos, Tiago e André. Todos da família são surpreendidos com a sua deficiência, e todos têm que lidar com isso. O livro conta sobre todas as dificuldades disso (e não são poucas).
A minha experiência foi incrível, e principalmente porque me identifiquei com o Daniel. Ele é uma pessoa sensível, e que não consegue guardar os seus sentimentos. Ele sempre chora, e não tem vergonha disso. Ao contrário de Samanta, que guarda tudo que sente e paga de indestrutível. Samanta lida com sentimentos como se eles fossem sinônimo de fraqueza. Lembrou a minha mãe.

Pablito 17/03/2021

Uma boa leitura. Aborda um tema atual, mas que ainda era muito difícil de ser aceito na época em que se passa a história. Gostei.

kassya 12/05/2009

Escola
Asorei.. li na escola e meu o colegio do meu indicou o livro para este semestre!!

Nati 01/05/2022

sério q livro prft, ele passa uma mensagem incrível, narra sobre os preconceitos e também faz uma crítica a masculinidade tóxica.

Nubia.Leandro 20/08/2021

Pai de verdade
Parece livro de gente grande. Conta o cotidiano de uma família onde o pai desempenha seu papel como não se costuma ver.

l.readss 05/08/2023

Que livro incrível!
Li esse livro porque a escola pediu/obrigou por causa de uma prova que ia ter sobre ele e ainda bem que ela fez isso!
Esse livro é uma obra prima!!!!!
Ele é fofo e ao mesmo tempo triste porque aborda um assunto super doloroso e importante. Lendo esse livro consegui sentir como as pessoas com deficiência (qualquer deficiência) e as pessoas que convivem com elas se sentem. É tanta maldade e sofrimento que elas passam... Me emocionei demais com essa leitura.
Recomendo muito!

Nadson Cauã 25/03/2021

(15/01/2020) - (16/01/2020)

Marnylton 29/06/2020

A história de Mahara é com toda certeza umas das histórias mais tocantes que passou pela minha vida. Li e reli esse livro em momentos muito importantes, ele sempre me diz algo diferente.
É uma história forte, tocante, que faz você olhar as coisas simples de cotidiano com outros olhos, por outros ângulos.
Vê o crescimento de cada personagem é observar também o seu crescimento ao longo da história. É meu favorito da estante.

bela.abrahao 31/12/2021

Achei muito fofo
Gostei muito da história e li bem rapidamente. Achei super esclarecedor sobre a maternidade ( que é algo que não quero passar) e também sobre a filhos portadores de deficiências
Fofo ?

???? 4 estrelas

Daniele.Marques 06/09/2021

Sempre havera um amanha
Daniel e samantha tem 2 filhos e esperam uma filha . Daniel se emociona ao saber que terá uma filhinha, mas ao nascer e nos seus primeiros meses percebe que algo está errado mas o pediatra nao concorda...vão a outro profissional e esta como tem.experiência com crianças com deficiência pedi tudo que é de exames mas normal entao entende que ela pode ter uma deficiência mental com.atrasos de idade e.indica uma escola para estimular..seu pai a principio rejeita pois pensa que sua filha ficara melhor em.meio aos "normais" mas percebe que ela mesma se dar melhor na escola especial e ele percebe que as escolas normais nao estão preparadas para crianças como sua filha. Livro muito bom que nos faz pensar sobre o real sentido da vida, do amor em familia e de como enfrentar barreias na união familiar..

Helloisa.Sassella 14/07/2015

Sempre Haverá Um Amanhã
#Sinopse: “Ele sempre quisera aquela filha. Uma menina viria complementar a felicidade daquela casa, somando-se aos dois meninos. E nasceu Mahara! Menina dos olhos azuis! Esperada como o manhã! Mas, aos poucos, ele foi percebendo que ela tinha alguma coisa... Um jeito distante, um modo tranquilo, largado, de ficar no berço... É neste ponto que começa uma história cheia de ternura, de lágrimas, de amor, de esperança...” Uma história que tocará seu coração. #Considerações: A autora Giselda Laporta Nicolelis cria um livro emocionante. Contada por um homem, Daniel, um personagem que é muito sentimental, que muitas vezes se sente sozinho, tem uma esposa que não expressa seus sentimentos e muitas vezes acaba sendo grosseira. E há outros dois meninos. Daniel tinha um sonho de ter uma menina, uma menina doce e gentil, que precisasse dele, de sua ajuda, de seus carinhos, da sua proteção. Após a menina nascer, sua família percebe que ela é diferente. Então Daniel se sente muito decepcionado, triste, por não ter uma filha “perfeita”. Ele e sua família passam por momentos muitos difíceis, ter que colocar a menina em uma escola para deficientes, sofrendo preconceitos contra ela e seus irmãos por terem uma irmã “retardada” como diziam os personagens. Em fim após passarem por alguns momentos ruins, suas grandes preocupações eram de como seria o futuro de sua filha Mahara, pois ela era muito dependente e provavelmente seria por muitos e muitos anos ainda. Decidiram então juntar várias famílias com crianças deficientes e criar ações sociais através das quais seus filhos sejam tratados como cidadãos. O livro se trata de um amor de pai para sua filha com retardo mental. Ele passa a lição, pelo menos a mim mostrou que não devíamos julgar ninguém independente de seus defeitos, pois todos somos diferentes porém temos os mesmos direitos. O livro é realmente muito tocante, uma história que ao longo da leitura me deixou emocionada. É comovente ver como algumas pessoas são e agem, em alguns momentos da vontade de entrar neste livro nessa “vida” e abraçar Daniel por se sentir tão sozinho e dar carinho como ele pedia. Uma história lindíssima e recomendaria a todos, não se arrependerão pra quem gosta de um bom drama.

1 | 2 | 3 | 4