Introdução à Linguística Cognitiva

Introdução à Linguística Cognitiva Lilian Ferrari

Resenhas - Introdução à Linguística Cognitiva

Cayo.Fellype 01/08/2022

Livro referência para meu TC, ótima teoria, explicação e exemplos. Me ajudou bastante a entender muita coisa.

Ana 02/01/2019

Por ter procurado o livro exatamente pelo que ele se propõe a dar (uma iniciação à Linguística Cognitiva), e conhecendo quase nada dos conceitos da área, não me atreveria a fazer uma avaliação da sua abordagem. O máximo que posso dizer sobre o texto é que, assim como a maior parte dos livros introdutórios, ele apresenta a vantagem de oferecer um panorama do arcabouço básico necessário à compreensão da disciplina, ao lado da desvantagem do tratamento breve de uma imensa variedade de tópicos (que, em si, já são bastante complexos). Estes, por isso, tornam-se difíceis de assimilar e guardar na memória após a leitura. A autora procura contornar o problema da assimilação com exercícios no fim de cada capítulo, o que realmente pode ajudar muito.
Um mérito do livro é preencher uma lacuna de publicações introdutórias à LC em língua portuguesa. O material é composto por oito capítulos (com vários subtópicos organizados didaticamente) que delimitam o campo de estudos e suas noções teóricas fundamentais, como domínios, protótipos, esquemas imagéticos, categorias, frames, processos metafóricos e metonímicos, espaços mentais, mesclagem conceitual etc. Talvez ele funcione bem mais como um livro de consulta do que uma leitura "corrida".
jpsilva0810 23/11/2020minha estante
Estou relendo, agora fazendo uma leitura "corrida", e acho que os conteúdos seriam mais bem assimilados e compreendidos se a autora expandisse um pouco mais o texto, tanto na apresentação dos tópicos quanto na apresentação de exemplos. Também é difícil entender porque em alguns pontos o termo em intro

jpsilva0810 23/11/2020minha estante
[cliquei em enviar sem querer] um termo técnico é introduzido sem que seja esclarecido naquele momento. A apresentação está cheia de coisas assim. Estou fazendo uma leitura-diagnostico e anotando na margem o que me parece que dificulta o entendimento dos tópicos. Gostaria muito que a Lilian lançasse uma nova edição, expandida. É realmente muito necessário ter uma obra assim em português.