A Música Clássica da Índia

A Música Clássica da Índia Alberto Marsicano

Resenhas - A Música Clássica da Índia

caio.lobo. 11/05/2022

Boa obra para se ter noção da complexidade da música indiana
Tirando o teosofismo blavatskyano do autor (com aquelas viagens pseudo-esotéricas de aura, numerologia e tutti quanti) a obra traz informações valiosas e raras na nossa língua. A música indiana é sagrada, assim como tudo na vida deles, e variada, com a complexidade das enormes misturas que ocorreram no sub-continente indiano.

Há semelhanças com nosso sistema de notas musicais, mas o que é mais agradável e diferente ao ouvido ocidental são microtons, e o que é isso? São "notas" entre as notas musicais, ou seja, dividem a escala musical em muito mais notas do que nós. Se nossa oitava tem 12 notas (as 7 notas.+ 5 acidentes) a escala indiana pode ter até 28, dependendo do sistema musical, pois na Índia isso não é padronizado e depende muito da geograficidade. Essas notas "extras" em relação com o nosso sistema é o que dão a sensação de "desafinado" para o ouvido leigo, mas para quem tem certa experiência em ouvir esse tipi de música os microtons são para a música o que as especiarias são para o alimento.

Os instruumentos musicais são explicados, como os principais sitar (cítara) e vina. As imagens auxiliam muito no entendimento. Além disso, não é um livro duro, metódico e técnico, mas um livro de certa forma poético, com várias historinhas, contos e mitos de beleza ímpar, alguns da tradição védica e outros da tradição sufi.

Por fim, a obra vem com um cd que contém músicas compostas e tocadas pelo próprio autor, que era tocador de cítara e aprendeu com Ravi Shankar e Krishna Chakravarty. Destaque para o experimentalismo com a cítara das obras clássicas ocidentais de Debussy e Satie.