Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Guilh_ 30/12/2023

Um mergulho na mente de cada personagem
Apesar de causar um certo estranhamento no início, a narrativa de Virginia Woolf é muito destacada entre as demais obras da época, pois possui um estilo não-linear. A história se passa circulando entre os pensamentos de cada personagem, e traz toda a imensidão e complexidade da mente humana, ainda que a narrativa se passe em um dia cotidiano de Londres.
Conforme o decorrer do dia, as histórias de cada personagem começam a se interligar e fica mais fácil compreender o que está acontecendo, porém no início é um desafio, especialmente para leitores não habituados com o estilo de escrita

Marcella 29/12/2023

Foram longos meses lendo esse livro, demorei exatos 5 meses para terminar por inúmeras circunstancias e concluo com: QUE LIVRO

Apesar disso sinto que não estava pronta para ler esse livro, esse foi o meu primeiro contato com a autora e o meu primeiro contato com um livro que segue um fluxo de consciência. É um livro difícil, mas não impossível de compreender, porém demandava um concentração muito maior do que eu podia fornecer a minha leitura.

Foram tantos personagens e sentimentos todos amarrados em uma mesma corda que atribui um valor diferente ao livro é simplesmente muita coisa acontecendo o tempo todo exatamente como é a vida onde não existe somente a nossa realidade e a nossa vida, é entender que cada um tem a sua perspectiva e quando tudo é posto sobre a mesma lente é cheio de altos e baixos, espero um dia revisitar esse livro e ter uma nova experiência mais proveitosa.

Caroline 27/12/2023

"Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf é uma obra verdadeiramente envolvente que mescla a intensidade frenética da vida cotidiana com uma profundidade perturbadora de reflexão. A habilidade da autora em explorar o fluxo de consciência dos personagens cria uma experiência literária única. A narrativa, permeada por uma atmosfera frenética, proporciona uma imersão profunda nos pensamentos e emoções dos protagonistas.

A perturbação que permeia a obra não apenas reflete as complexidades da psique humana, mas também ressoa com as questões sociais e culturais da época.

Cada página é uma jornada emocional, e a habilidade da autora em provocar a reflexão sobre temas diversos eleva "Mrs. Dalloway" a uma obra-prima literária.

NathaliaEira 27/12/2023

é como se estivesse em um caleidoscópio e pudesse ver os pensamentos dos personagens sobre uma mesma cena; fluxo de consciência insano e muito bem orquestrado! não é à toa que é um clássico!

maria20276 23/12/2023

Meu primeiro livro da Virgínia Woolf
Diferente de qualquer coisa que já li, mas profundo. Cheio de detalhes e uma escrita intimista da Virgínia.
Achei muito bom e espero ler mais obras dela!! Por mais que as vezes tenha sido ruim de entender algumas coisas, me sentir perdida na história, eu acabava por encontrar novamente o caminho pra entender algo, talvez o principal, dali.
É, de fato, uma leitura intensa, mas traz consigo muitos pensamentos.
Fiz várias marcações de textos muito incríveis!

Rogher.Raphael 23/12/2023

Afogamento
É uma narrativa que te joga na mente de vários personagens durante um único dia de suas vidas, e a sensação é de se perder em todos os aspectos da humanidade, de ser forçado a enxergar um humano sendo dissecado e todas suas emoções jogadas no chão.
A obra também trata sobre o suicídio, o alívio da morte, mas o desejo de se manter firme e de apreciar os fatores da vida, e todas as mudanças que nossas relações sofrem e como todos nós somos atacados pelas dúvidas de quem somos.
É poesia, é cruel, é solitário, é belo e é real.

Duda949 22/12/2023

MARAVILHOSO OBRA PRIMA
Destaquei vários trechos desse livro e da incrível escrita da Virginia, mas infelizmente não lembro muito bem (fazem meses que eu li, esqueci de fazer a resenha kkk), só digo: LEIA!
Esse livro é uma obra prima, uma maravilha, incrível, maravilhoso e principalmente dificil de ler, o fluxo de consciência deixa ele mais incrível ainda. Eu sou suspeita pra falar porque adoro livros que retratam bem direitinho a ambientação da obra, o lugar, o clima, o movimento, os pontos turísticos, a visão do personagem, tudinho!! É maravilhoso e necessário, mostra bem como é a mente feminina plus diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, as vezes tu tá lendo e tem que largar um pouco e dar uma respirada, de tanta informação que tem nele.
Leia, é maravilhoso.

mulderfumante 21/12/2023

Ngm mais é o mesmo depois de ler esse e é só isso que eu tenho pra dizer
livro atemporal, quase vivo

taezices 20/12/2023

Uma confusão interessante...
Nunca havia lido algum livro dela então estava com uma grande expectativa. No início estava confusa, eram muitos pensamentos e informações sem que muitas das vezes, houvesse um fim para a linha de raciocínio.

Mas depois fui compreendendo e gostando da forma da escrita da Virginia, a forma como ela se aprofunda em cada personagem ? sendo eles "importantes" ou não na história ? é muito interessante! Gostei muito do livro, estou curiosa para ler outros livros dela

Gui 19/12/2023

Ela iria comprar suas próprias flores.
Se desbravar entre os livros clássicos é se deparar com os diferentes tipos de narrativas, escritas, histórias, autores, alguns que funcionam, outros, não. Mrs. Dolloway, para mim, foi uma história que não funcionou muito.

Por motivos extremamente pessoais, é preciso dizer. Porque, claro, a Virgínia Woolf escreve muito bem, sua história tem personagens muito sólidos e psicólogos multi-facetados. O problema para mim, sem dúvidas, é que não fui o maior fã do fluxo de consciência presente aqui. Talvez porque eu li no momento errado, e precisaria reler uma ou duas vezes para me apegar, ou quem sabe só não foi do meu agrado mesmo. Uma leitura que me foi custosa, precisei reler parágrafos inteiros mais de uma vez, para me situar, para tentar entender que a Virgínia já tinha passado dos pensamentos de um personagem para o outro. É comum, em fluxo de consciência, não ter grandes reviravoltas, enredos mirabolantes e histórias que te prendem: a magia está na narrativa, no desenrolar dos sentimentos dos sujeitos. Isso, Virgínia faz muito bem, não tem como negar.

Uma das minhas coisas preferidas, sem dúvidas, é o contexto que a história de insere. Pós Primeira Guerra Mundial, podemos ver como esse período histórico refletiu nos personagens, em especial um deles, que passou a ter tendências suicidas depois de servir no exército e perder seu melhor amigo. O trauma dele, como a depressão dele é lidada, é muito interessante.

Porém, tirando os pontos citados, nada mais me interessou. No mais, Mrs. Dolloway, para mim, é um livro que não faz o meu estilo, e que talvez eu precise reler para pegar um pouco mais de apreço.

ju.c 17/12/2023

É um clássico. Não gostei da fluidez do livro. Achei confuso. Mas, a história em si é interessante.

Beatriz 17/12/2023

Se Mrs. Dalloway em pessoa me desse um conselho
Esse conselho seria: arranje um tempo pra ler esse livro. Não é um livro pra ler ?de pouquinho em pouquinho?, antes de dormir, por exemplo. É um livro pra ser lido, vivido e sentido com toda a intensidade. É uma leitura dedicada, as vezes ?parada? para nós da geração Z que perdemos a capacidade de foco, mas que vale cada segundo. Incrivelmente doloroso pensar na dualidade entre a festa e o desespero, literalmente, expostos de maneira crua por Virgínia Wolf. Precisamos pensar nisso, cada vez mais.

Amanda3913 17/12/2023

Mrs. Dalloway, uma história atemporal
Mrs. Dalloway não é qualquer livro; é uma experiência. Já adianto que não é uma leitura fácil, a Virginia escreve como se estivesse tecendo um fio; construindo a história e passando pela mente de cada um dos personagens. É inegável, é uma obra-prima.

O livro ocorre em um dia, no qual podemos conhecer Clarissa Dalloway, uma mulher poética, impessoal, e até mesmo um pouco melancólica. Durante esse dia acompanhamos a personagem e outras pessoas que, de alguma forma, estão ligadas a Clarissa. Os personagens são todos muito singulares, interessantes e complexos, cada um com sua história, todos ligados por um acontecimento, lugar (Londres, que torna-se praticamente um personagem no livro, que é um fator importante em diversos trechos) ou uma pessoa (a própria Clarissa). É um livro atemporal que mostra os efeitos das guerras e revoluções dos anos 20, abordando, também, diversas questões sociais, como desigualdade social, preconceito, o papel da mulher na sociedade, transtornos mentais e até mesmo sexualidade, embora este último seja mencionado de forma muito sútil.

Gostei muito do livro, no entanto, foi um pouco difícil e demorado pra ler. Acho que é um desses livros que você precisa ler mais de uma vez para entender o real significado e se conectar com a história, mas, ainda sim, é magnífico!!! Recomendo muito esse livro, apesar de tudo!!