Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

olAvia6 17/12/2023

?Era uma mulher que havia forjado seu caminho no mundo?

Primeiro livro que tive contato com a Virginia e eu posso dizer que eu devorei e me senti cativada pela escrita. Em alguns momentos o fluxo psicológico entre os personagens é tamanho que cheguei a me perder de quem seria o pensamento, inicialmente. Mas a leitura se mostrou saborosa e de grande deleite para mim. Que clássico interessante e pelo fato de eu estar assistindo a série The Crown, reconheci diversos lugares citados da sociedade londrina e essa coisa da realeza britânica. Que venha mais!
olAvia6 17/12/2023minha estante
Seu* cativada* realeza*

Isabelly 17/12/2023minha estante
Amg, tem como editar a resenha pra corrigir os erros, se quiser

Duda 17/12/2023

Decepcionante
Esperava mais desse livro, já que todo mundo gosta tanto, mas para mim são quase 300 páginas de absolutamente NADA? Pelo menos essa edição da Nano é linda e fica bonita na estante :)
Gerson 30/12/2023minha estante
Resumiu bem. 300 páginas de absolutamente nada.

Szaz 14/12/2023

Como o pulsar de um coração?
?A verdade é que os seres humanos não têm bondade, nem fé, nem caridade, senão o necessário para aumentar o prazer do momento. Caçam em matilhas. Suas matilhas percorrem o deserto e dispersam-se, ladrando, pelos ermos. Abandonam os que tombam. Estão caiados, disfarçados.?

leticia â 14/12/2023

?Ela se sentia muito jovem, ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo com uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, contemplando. Tinha uma sensação permanente, olhando os táxis, de estar longe, longe, bem longe no mar e sozinha; sempre era invadida por essa sensação de que era muito perigoso viver, ainda que por um dia."

Sofia124 12/12/2023

Esse é um livro que sei que vou reler mais de uma vez no futuro. e sei também que a cada vez vou entender melhor, tirar mais coisas da leitura, me surpreender como se fosse a primeira vez. achei uma leitura difícil - não me dou tão bem com fluxo de consciência, é puxado pra prender minha concentração, mas tem algo de hipnotizante na escrita de virginia woolf. é o primeiro dela que leio e confesso que tô um pouco obcecada. quanto mais críticas e resenhas eu leio, entendo um pouco mais a genialidade do romance. é impressionante o quanto woolf está a frente de seu tempo ao mesmo tempo que faz um retrato de uma época apenas através dos pensamentos de um grupo de personagens. sinto que não tenho capacidade ainda de escrever uma resenha justa. quem sabe na próxima releitura.

raâ¡ 10/12/2023

Que loucura
Nem sei o que falar sobre esse livro. Comecei a ler faz um tempo e não esperava que seria um livro tão marcante pra mim. Esse foi o primeiro livro da Virginia Woolf que tive contato e com toda a certeza é uma das escritas mais interessantes que já li. Parece que estive no cérebro de todos os personagens desse livro. É impactante. É meio perturbador.

Gabs. A 09/12/2023

Um livro sem capítulos.
Clarissa Dalloway saiu para comprar flores e nós vamos junto, a passear pelos pensamentos londrinos do início do século passado.

A história acontece em um único dia, em que a senhora Dalloway dará sua festa, enquanto reflete sobre as decisões tomadas durante sua juventude e tudo o mais.

O texto muda de narrador a todo momento - Variados personagens em constante fluxo de pensamentos, lamentos, recordações e contemplações.

A Londres da década de vinte é ricamente descrita, não fazendo apenas como cenário e sim quase como um outro ótimo personagem.

Um livro breve, mas que requer uma certa atenção para ser degustado corretamente.

8/10

Sandy 08/12/2023

Além da minha compreensão
A escrita da Virgínia Woolf nesse livro (foi o único que li dela) é surreal, é poética, e muito inteligente ?, tive muita dificuldade pra me adaptar, para entender o fluxo de pensamentos, a mudança de personagens, e pra superar a falta de capítulos; é muito fácil se perder na história, e demorei a mergulhar nesse livro, apenas em 70% que comecei a entender que tudo se passava em um único dia, e precisei de material de apoio. Preciso ler de novo pra conseguir vivenciar a experiência como ela merece, por isso dei 4?, mas a culpa é toda minha. Kkkk
Sandy 08/12/2023minha estante
Nota especial para essa edição com essas ilustrações que são uma obra a parte. ?????

Heloisa198 06/12/2023

Clarissa que mais parece Clarice
Como descrever Virgínia Woolf? Esse foi o meu primeiro contato com a autora e não imaginava o quão impactante era a forma como ela escrevia! Que livro bom, curtinho, mas com tantas reflexões e personagens bons!

O que mais me surpreendeu foi que se passaram exatamente cem anos desde quando a história se passa e nós temos os mesmos questionamentos, dores, reflexões, pensamentos sobre si, julgamentos do que essas pessoas. É impressionante como o homem é idêntico ao outro, a psique humana é atemporal.

Os traumas dessas pessoas em relação à guerra hoje para mim são totalmente compreensíveis porque há três anos atrás vimos o mundo perecer numa pandemia onde tirou o brilho de ser e viver, então compreendi cada temor, cada trauma, cada desesperança dos personagens em viver num mundo que a qualquer momento pode desfalecer de novo.

Não foi uma leitura fácil, muito menos fluida e ás vezes nem prazeirosa. Mas foi uma leitura importante e impactante, sinto que deveria ler essa obra para entender a genialidade da Virgínia.

lendo_milac 05/12/2023

Interessante, mas me confundiu
O livro traz o contexto de Clarissa Dalloway em um dia inteiro de preparação para sua festa até a realização. Nesse meio, temos a possibilidade de ler os pensamentos mais íntimos da personagem, como também de outros que aparecem no decorrer da história.

Achei interessante a forma que Virginia escreveu a narrativa com os pensamentos dos personagens em constante produção e questionamentos do cotidiano. O meu maior problema e que me deu diversas agonias foram as trocas repentinas de personagens. Em vários momentos da leitura, não encontrei aquela quebra explícita, o que me confundiu bastante. Demorei para terminar de ler este livro por causa disso e só consegui me acostumar com a narrativa após a metade da leitura.

Se esse não for um problema para você, acredito que irá gostar dessa escrita.
with Z 05/12/2023minha estante
Recomendaria mt uma releitura, caso fosse de interesse, se aprofundar nessa obra dela. Dps de já ter completado o mosaico e ter enxergado a narrativa como um todo; essa segunda leitura estará muito mais fluida e acessível, logo, fará mt mais sentido ;)

May @maynemet 05/12/2023

Um único dia, tantos acontecimentos. Histórias que se cruzam e o contraste tão visível entre vida e morte.
Gostei bastante. Me fez refletir bastante

Julcimari 03/12/2023

Mrs Dalloway disse que ela mesma ia comprar as flores
Um clássico da literatura inglesa e, se não me engano, o mais famoso da escritora Virgínia Woolf.

Confesso que foi difícil a leitura para mim, acredito que muito mais devido a tradução do que a obra em si. Depois que finalizei a leitura, busquei vídeos de resenhas na internet e vi que tem outras traduções mais fáceis de ler, em que a leitura flui melhor...

O livro narra um dia (12h aproximadamente) que gira em torno da personagem principal, Mrs Dalloway, mas que engloba vários outros personagens no decorrer da narrativa. Trata-se de uma escrita mais lírica/poética, com fluxo de consciência, o que a deixa fluida, porém confusa. Se o leitor não prestar bem atenção, acaba se perdendo nos pensamentos dos personagens e misturando-os com o narrador e entre eles mesmos.

Como é uma escrita na base dos pensamentos, ela é profunda e mistura presente com lembranças do passado.

O livro se passa num período pós primeira guerra mundial, então a guerra é mencionada muito, fala sobre a depressão nos soldados, sobre a própria modernização que está ocorrendo pós guerra (percebemos durante o passeio da Clarissa que ela vê mais carros nas ruas, lojas, o próprio avião no céu desenhando as marcas como propaganda...), também descreve como é o comportamento da burguesia, aborda questões de identidade/sexualidade de forma bem sutil, felicidade e a própria vida em si (questionamentos).

É um livro muito rico, mas não é simplesmente para ler como entretenimento, ele precisa ser estudado, caso contrário não serão notadas todas essas questões e sua essência passará batida!

Indico o canal Literature-se para assistir antes de iniciar a leitura (a Mel tem um vídeo explicando o início) e também tem vídeos de leitura conjunta desse livro.

Boa leitura!
Danielli4 03/12/2023minha estante
Amei sua análise! Ganhei esse livro há um ano e, por ser um clássico, estive sem coragem para começar. Estou animada para conhecer.

brielle 02/12/2023

Uma delicinha
Demorei horrores para terminar. A leitura começava cativante, mas ficava pesada, densa. Era muito para digerir, então, eu parava um pouco - ou muito, muitos dias. Mas sempre que voltava a leitura era doce, e boa, e verdadeira e cativante até ficar massante de novo. Com certeza vou reler, é bem escrito demais para não receber outra leitura e existe muito a ser discutido. Muitas idéias que com certeza causaram outras reflexões.
Bem perfeitinho, viu? Recomendo

Mirella 01/12/2023

Fofocas dos tempos antigos, percepções de cada um
O livro mostra ao fundo a vida dos aristocratas de antigamente, e a percepção visual de cada um dos personagens, Peter, amor impossível de Clarissa Dalloway, a própria, envolta em uma vida de riquezas junto da filha Elizabeth, que a meu ver "competia" muito com a própria mãe e as outras mulheres.
O personagem de Septimus foi o mais profundo que achei, e um dos mais poéticos.
O livro é bom, mas vc se perde muito nos personagens, porque são muitas histórias de cada um. Quando você vê, já está saindo de um para o outro rsrs. No mais é isso.

Denize.Biselli 01/12/2023

Uma leitura difícil, mas muito valiosa.
Foi meu primeiro contato com a escritora Virginia Woolf, que tem uma escrita um tanto quanto peculiar, totalmente diferente do que estou acostumada, Realmente sai da minha zona de conforto e foi uma grata surpresa.
A história se passa em apenas um dia. Clarissa Dalloway, uma mulher de 50 anos, uma dama da sociedade inglesa muito tradicional, é preocupara com sua posição da sociedade. Numa manhã, sai para comprar flores para o jantar que esta organizando, onde irá receber a sociedade inglesa. E é a partir daí que o livro começa, a cada passo de Clarissa dá, uma história é contada, seja um ex namorado, uma amiga, ou sua filha Elizabeth, seu esposo Richard, um ex soldado sobrevivente da guerra, que é julgado por todos estar louco (pois antigamente não tinha como ser diagnosticado uma depressão, crises de pânico, estresse pós-traumático).
No começo, fiquei um pouco perdida, até entender que Virginia Woolf praticamente “mergulha na cabeça das pessoas”. Descobri recentemente que a literatura de Virginia é considerada atômica, onde todos seus personagens são pequenas partículas de átomo, onde ninguém é mais importante que ninguém, porém cada um é um universo, uma vastidão que transcende a humanidade. Uma excelente comparação.
Foi um livro difícil, porém muito interessante. Vale e muito a leitura, o conhecimento, mesmo que você não goste do estio.