Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Ana Lu 30/05/2024

Não gostei
É mesmo um livro muito bem escrito e com uma história muito interessante. Mas uma parte que fez com que eu não gostasse desse livro: muitos termos, personagens e coisas acontecendo, não conseguia acompanhar direito. mto chatinho, nao me envolveu

Cassiana.paula 30/05/2024

Genial
Comecei e não conseguia parar mais de ler.
É um universo muito bem construído e muito bom de se conhecer, é tudo tão interessante, tudo tão bem explicado.
A história então, é incrível.
Eu comecei a ler depois de ver os filmes, mas a leitura é muito mais interessante, claro.
Mas os filmes também não ficam para trás, mesmo com muitas mudanças, os filmes captaram muito bem o universo construído no livro.
Acho que vai ser difícil achar uma coisa que eu goste de ler igual eu gostei de ler esse livro.
Mas vale falar que são muitas expressões e muitos detalhes, é um livro pra ler e degustar. Eu admito que gostaria de ter lido de forma mais suave, pra captar tudo que foi informado.

Jadinha 30/05/2024

Diferente
Passei um tempo tentando ler alta fantasia, mas não faz minha cabeça. São tantos termos diferentes que me confundem demais. Achei legal, mas não vou dar continuidade assistindo filmes ou consumindo algo desse universo.

Andréa Almendros 30/05/2024

Interessante
Um livro de ficção científica, com sua história baseada no futuro, onde nos leva a refletir sobre o risco de escassez da água e todas as guerras que poderão existir a partir daí.
Interessante

nini.souza 29/05/2024

? : Duna
Simplesmente um livro incrível, não posso dizer que é um dos melhores da sua categoria porém é muito bem escrito. Tem uma ótima atmosfera que consegue fazer o leitor imaginar cada cena, uma história até que simples porém complexa que mexe muito com assunto de fé e política. O protagonista por vez não me comoveu muito igual os personagens secundários, o Paul parece muito um personagem de anime que só liga para seu objetivo (na reta final do livro), porém os personagens secundários são incríveis, tal como Gurney, Kynes e Alia que ganharam meu coração, simples personagens porém com forte personalidade e únicos. Em resumo, o livro tem uma história fechada e rápida na medida certa, sem necessidade de focar muito para entender a história, pode parecer um pouco genérico ou bem parecido com star wars, porém vale a pena.

Biafort.Meireles 29/05/2024

Envolvente e ação atrás de ação
Paul é um rapaz de 15 anos, filho de Jéssica e do duque. Está saindo de seu planeta, e vai para Arrakis, um planeta onde falta água, há os inimigos Harkonnen, vermes de areia, pessoas com olhos todos azuis, onde tudo pode ser armadilha. A sua vida e de sua família está em risco.

No início eram muitos preparativos, mas pouca ação, nenhuma batalha. Adorei a atitude do duque com relação ao ataque à máquina de extração da especiaria e o jantar, quanta informação. As coisas estavam ficando tensas, isso me animou para o que viria.

Fiquei com uma dúvida: como o filme pode retratar fielmente todos os pensamentos e emoções de Paul diante de tudo que passou? Fiquei bem curiosa e animada para a segunda parte do livro: ação atrás de ação, amei.

Gostei de Chani, achei que ela teria um papel importante na história. Paul e sua mãe tem passado por muitos testes, são heróis nesse mundo perigoso. A linhagem deles me preocupava.

Torci por mais um desafio e fiquei feliz com o resultado e com o final. Soube que o livro tem diferenças com o filme, vou assistir para conferir, e seguirei a leitura da série.

cris 27/05/2024

Incrível
Falando a verdade, esse livro é um dos livros mais bem construídos que eu já li, eu descobri tenta coisa, fiquei tão chocada com a inteligência do autor.
Paul Atreides é um personagem incrível, os costumes, os planetas, toda a ecologia, as linguagens é tudo tão bem feito que chega ser chocante.
Porém, tirei uma estrela pelo fato de toda essa complexidade ser apresentada de uma vez, capítulo encima de capítulo, em todo diálogo e isso acabava me deixando muito confusa ao ponto de voltar várias vezes no mesmo parágrafo, acho que poderia ter sido um pouco melhor distribuido, até em mais de um livro.

clara santos 27/05/2024

Frank Herbert gênio atemporal
Leitura superou minhas expectativas, Duna nos traz umas mistura de ecologia, religião, conflitos políticos e uma leve pitada de romance (bem leve mesmo). O livro tem três partes, a primeira nos introduzindo na família Artreides e suas peculiaridades, desconfianças e pressões políticas no novo posto do Leto, em arrakis, a segunda parte sendo nossa introdução no mundo arrakis e a mudança do Paul no mundo fremmen, a terceira e mais caótico que muda toda a visão que você cria no protagonista e seus princípios. No terceiro tendo um personagem que me chamou muito a atendo e que eu espero ver muito no segundo livro ? ALIA ?

Sofia.Ornellas 26/05/2024

O mundo apresentado pelo autor é muito bem construído, mas não me deu vontade de ler o próximo da sequência ( apesar de falarem que o segundo é muito bom)

Poliana.Albuquerque 26/05/2024

Pra mim, o livro só começou a ficar bom dois capítulos antes do "fim". Achei a leitura arrastada, os caps são longos. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que muitas vezes me vi confusa.

Lici 25/05/2024

Espetacular! Não a toa uns dos grandes clássico das ficção científica. Uma trama muito bem articulada, extremamente bem construída e uma descrição de ambientes indescritíveis.
Com muitas intrigas politicas, traição e ação, a historia vai te deixando obcecado.

Giovanna580 25/05/2024

Melhor ficção científica que já li e provavelmente insuperável, não sou uma grande fã do gênero na literatura (apesar de curtir no cinema) mas esse livro conseguiu me fazer mergulhar de cabeça sem qualquer receio

nakahara 24/05/2024

Magnífico
O segundo filme adaptado para o cinema me deixou com uma inquietação que só foi cessada quando decidi começar essa saga e, indubitavelmente, não me arrependo de tal decisão.
O primeiro livro nos apresenta um universo que não se detém somente a fantasia, o autor explora desde o fanatismo religioso e a filosofia a um sistema político extremamente complexo e sagaz. O autor foi extremamente perspicaz ao adicionar elementos como os excertos e os apêndices ao final do livros que nos proporcionam uma imersão no universo de Duna, como se aquilo não fosse puramente ficção. Ademais, a complexidade dos personagens, a atmosfera tensa e inquietante fazem desse livro uma leitura rápida e instigante, foram dias desejando largar todos meus deveres e noites de sono para dedicar mais tempo a leitura, estou com altas expectativas para sua sequência, espero que seja tão espetacular quanto o primeiro!

Stefani.Panza 24/05/2024

O Grande Desafio
Acabei de ler o livro e confesso que ainda estou tentando digerí-lo
Quis ler este livro após assistir o primeiro filme de Duna (como provavelmente muitas pessoas). Porém talvez me distancio de grande parte delas no motivo. Achei o primeiro filme bem parado e não consegui compreendê-lo muito bem. Assim, acreditei que ao ler o livro as coisas se tornariam mais claras e eu teria a mesma empolgação com o filme que vi nos olhos de diversas pessoas.
E então comecei a ler. E ao mesmo tempo, fui vendo as resenhas do skoob. E novamente me vi divergindo da grande parte das opiniões.
Não irei dizer que odiei o livro, mas também não amei. Na verdade, fiquei apenas com o sentimento de alívio por ter terminado um livro que se alongou por tempo demais. Não consegui me identificar com os personagens e, ainda pior, criei um certo ranço pela presunção do personagem principal.
Para mim, a leitura se tornou extremamente arrastada, com poucos momentos em que eu realmente me via envolvida na leitura.
No momento, não me vejo continuando a ler os demais livros da série, então não saberei identificar se é apenas uma leitura ?introdutória?.
Ana 24/05/2024minha estante
Ainda não terminei, mas aconteceu o mesmo comigo rs e achei a leitura difícil

Stefani.Panza 25/05/2024minha estante
Sim, concordo totalmente! Achei meio difícil e arrastado. Vi vários comentários dizendo que a leitura era bem fluida, mas não achei isso, não

Will 23/05/2024

Sem precedentes
Revisitando agora com ainda mais amor a essa obra que não cansa de me fascinar com seu universo único e incrível. Duna é uma experiência que não se compara a nenhuma outra, seus personagens e sua história são tão ricas e passíveis a discussões em diferentes âmbitos que é difícil faltar assunto para falar sobre. Seja o lado da ficção científica, da fantasia, da religião, da política, da ecologia, tudo é extremamente profundo e incontestavelmente especial.

Frank Herbert consegue traduzir em suas páginas a complexidade de uma história que trata de um messias que não é herói, de um salvador que condena, de um embate entre o mau e o pior, não existe lado certo ou bonzinho, existe um complexo ecossistema em que a política e o poder, regados por vingança, definem o destino de civilizações, ou melhor, de planetas inteiros.

Posso ter uma visão muito enviesada por ser absolutamente fã do livro, mas é difícil demais apontar qualquer defeito nessa obra, poucas coisas me despertam um interesse tão grande em conhecer a fundo cada detalhe sobre um mundo completamente diferente do normal, mas que reflete muito da vida em que nós mesmos vivemos. Duna sempre será um marco na literatura de ficção científica e não é atoa, merece todo o reconhecimento como uma obra, para mim, impecável.