Emmanuel

Emmanuel Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Emmanuel

Jess 13/05/2024

Incrível mas de difícil leitura
O livro é ótimo, traz à tona diversos pontos atuais sobre guerras, europa, religiões, história? porém possui termos de difícil compreensão, e para audiobook acaba sendo mais difícil ainda. Então quem for ler, sugiro o físico mesmo.

Gabi Rosemberg 25/04/2024

Um livro de reflexão da atualidade
Nesse livro, Emmanuel faz uma reflexão sobre diversas questões da atualidade, desde a forma que a religião se perdeu, ate sobre os animais. Achei um pouco difícil, mas tiveram algumas partes muito esclarecedoras e por isso, valeu a leitura

viihast 17/04/2024

"Orai, trabalhai e esperai."
Nesse livro, que é o primeiro de Emmanuel com Francisco Cândido Xavier e que foi publicada em 1933, o autor espiritual, aborda temas importantes, e até pouco discutidos, disserta sobre o catolicismo e suas práticas, a lei mosaica, os missionários do Cristo, entre outros assuntos espirituais e conturbados.

É um livro com uma visão mais crítica, passando pelas diferentes fases do cristianismo.

A leitura é dividida entre capítulos e subitens, e traz breves edificantes reflexões de diferentes temas. Traz reflexões e indagações curiosas e interessantes.

Se tratando de Emmanuel, não é uma leitura simples, tem suas complexidades e é mais denso, mesmo assim, não é nada que estrague a leitura e seu entendimento.

Era uma leitura que estava bem ansiosa para começar nesse ano de 2024, é uma ótima leitura com belas reflexões.

"O essencial é meter mãos à obra, aperfeiçoando, cada qual, o seu próprio coração primeiramente, afinando-o com a lição de humildade e de amor do Evangelho, transformando em seguida os seus lares, as suas cidades e os seus países, a fim de que tudo na Terra respire a mesma felicidade e a mesma beleza dos orbes elevados, conforme as nossas narrativas do Infinito."

"(...) a luta é o veículo do seu progresso e da sua redenção."

"A crença deve ser a bússola, o farol nas obscuridades que o rodeiem na existência passageira, e a prece deve ser cultivada, não para que sejam revogadas as disposições da Lei Divina, mas a fim de que a coragem e a paciência inundem o coração de fortaleza nas lutas ásperas, porém necessárias."

"A alma, em se voltando para Deus, não deve ter em mente senão a humildade sincera na aceitação de sua vontade superior."

"Orai, trabalhai e esperai. Palmilhai todos os caminhos da prova com destemor e serenidade."

"Amai muito, embora com amargos sacrifícios, porque o amor é a única moeda que assegura a paz e a felicidade no Universo."

"Com o tesouro dos seus exemplos e das suas palavras, deixa o Mestre entre os homens a sua Boa-Nova. O Evangelho do Cristo é o transunto de todas as filosofias que procuram aprimorar o Espírito, norteando-lhe a vida e as aspirações."

"Jesus foi a manifestação do Amor de Deus, a personificação de sua Bondade Infinita."

"A Religião é o sentimento divino que prende o homem ao Criador. As religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios; dignas de todo o acatamento pelo sopro de inspiração superior que as faz surgir, são como gotas de orvalho celeste, misturadas com os elementos da terra em que caíram. Muitas delas, porém, estão desviadas do bom caminho pelo interesse criminoso e pela ambição lamentável dos seus expositores; mas a verdade um dia brilhará para todos, sem necessitar da cooperação de nenhum homem."

"O quadro material que existe na Terra não foi formado pela Vontade do Altíssimo; ele é o reflexo da mente humana, desvairada pela ambição e pelo egoísmo."

"Cada etapa alcançada é um ciclo de dores vencidas e de perfeições conquistadas."

"Cada encarnação é como se fora um atalho nas estradas da ascensão. Por esse motivo, o ser humano deve amar a sua existência de lutas e de amarguras temporárias, porquanto ela significa uma bênção divina, quase um perdão de Deus."

"Que o Mestre abençoe a cada um de vós, fortalecendo-vos a fé, para que possamos com Ele, com a sua Proteção e a sua Misericórdia, vencer na luta em que nos achamos empenhados."

"Tende o coração sempre puro. É com a fé, com a pureza de intenções, com o sentimento evangélico, que se podem vencer as arremetidas dos que se comprazem nas trevas persistentes."

"Permanecei na fé, na esperança e na caridade em Jesus Cristo, jamais olvidando que só pela exemplificação podereis vencer."

"A vida no Além é também atividade, trabalho, luta, movimento."

"(...) ouve-se a voz do Espírito da Verdade em todas as regiões da Terra."

"Trabalhemos sempre com o pensamento voltado para Jesus, reconhecendo que a preguiça, a suscetibilidade e a impaciência nunca foram atributos das almas desassombradas e valorosas."

"A carne é uma vestimenta temporária, organizada segundo a vibração espiritual, e essa mesma vibração esclarece todos os enigmas da matéria."

"A Doutrina dos Espíritos, pois, veio desvendar ao homem o panorama da sua evolução, e esclarecê-lo no problema das suas responsabilidades, porque a vida não é privilégio da Terra obscura, mas a manifestação do Criador em todos os recantos do Universo."

"Nós viveremos eternamente, através do Infinito, e o conhecimento da imortalidade expõe os nossos deveres de solidariedade para com todos os seres, em nosso caminho; por esta razão, a Doutrina Espírita é uma síntese gloriosa de fraternidade e de amor."

"Objetivamos, portanto, cultivar em vossos corações a certeza consoladora da crença pura, trabalhando para que a tolerância, a meditação e a caridade sejam as vossas companheiras assíduas."

"Caminhai, pois, nos pedregosos caminhos das provações. À medida que marchardes cheios de serenidade e de confiança, mais belas provas colhereis da luminosa manhã da imortalidade que vos espera, além do silêncio dos túmulos."

"Apenas a vida espiritual é verdadeira e eterna."

"Tais forças e progressos adquiridos, o Espírito jamais os perde; são parte integrante do seu patrimônio e, na vida material, podem emergir no exercício da mediunidade, nas hipnoses profundas, ou em outras circunstâncias que facilitam o desprendimento temporário dos elementos psíquicos."

"A luta é o meio para o êxito na conquista da vida. E a vida integral não é a existência terrena, repleta de vicissitudes sem conta; é a glorificação do amor, da atividade, da luz, de tudo quanto é nobre e belo no Universo; e a consciência é o laço que liga cada Espírito a esse nec plus ultra que denominamos ? a Eternidade."

Fabricio268 31/03/2024

Doutrina sempre consoladora.
Considero este um livro especialmente crítico, esclarecedor e talvez o mais incômodo que já li. Não usei a palavra incômodo em um sentido negativo ou de causar desconforto ao leitor. Mas ao contrário, incômodo no sentido de clareador da mente. O incômodo que sentimos quando temos a revelação de equívocos do passado e até mesmo do presente. E diante dessa revelação, fica impossível permanecermos nesses equívocos.
O livro estuda todas as fases do cristianismo, desde antes do seu nascimento até os dias atuais. Muitos dos equívocos estão nessa parte do livro. E todos os outros são somente nossos.
Ao longo do estudo o leitor é intensamente lembrado sobre as verdades evangélicas, que deve ser sua base. Sobre como o homem encarnado deve agir, tendo em mente a vida futura e infinita.
Certa vez numa palestra espírita aprendi algo que nenhuma outra escola cristã me ensinou: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos.
Os ensinamentos desse livro são basicamente sobre isso.

Vanessa.Castilhos 31/03/2024minha estante
Resenha maravilhosa, Fabrício!! Ainda não li esse, mas com a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler logo em seguida! ????

Adriana.Merces 07/02/2024

Emmanuel
Foi escrito num período bem conturbado da Terra que foi o pós guerra. Trazia a esperança pelo porvir. Fala de temas.espirituais muito importante e sempre atuais para o Ser.

Kelly 16/01/2024

Sobre Emmanuel
Emmanuel estava com raiva quando ditou esse livro ao Chico ? O texto explica sobre a Terra ser apenas um local de transição para evoluirmos. Sendo assim a ganância, os vícios, a idolatria não fazem parte do espírito. Nada aqui é tão importante quanto o amor e a caridade ??
#leitura #livros #livrosvidaelar #emmanuel #franciscocandidoxavier #chicoxavier #espiritualidade #espiritismo

Vitorugo 17/10/2023

A sabedoria de Emmanuel em letras.
Breves comentários e reflexões de um dos mais evoluídos espíritos que o Espiritismo nos oferta.

Temas científicos, sociais, políticos, econômicos, religiosos, tudo está sujeito a análise meticulosa dessa alma nobre e altamente intelectualizada.

Uma simples frase é capaz de render inúmeros e os mais diversos raciocínios, para que testemunhamos que, na imensidão do infinito, as grandes almas estão distantes, no ponto de vista moral e intelectual, mas próximos, sempre dispostas a nos instruir e auxiliar.

Comenta Livros 30/08/2023

Interessante
Um livro bem interessante que deve ser lido devagar para ser compreendido e recebido bem a mensagem. Mais uma vez gostei do livro de Chico sempre agradando e deixando uma lição.

site: https://comentalivros.com/emmanuel-francisco-candido-xavier/

Ângela Bittencourt Cardoso 06/01/2023

As escolhas das provações
Muito antes da encarnação, o Espírito faz o cômputo de suas possibilidades, estuda o
caminho que melhor se lhe afigura na luta da perfectibilidade e, de acordo com as suas
vocações e segundo o grau de evolução já alcançado, escolhe, em plena posse de sua
consciência, a estrada que se lhe desenha no porvir, fecunda de progressos espirituais.
Dentro do infinito do Universo e com as faculdades integrais do seu próprio “eu”,
reconhece a alma que somente a luta lhe oferta inúmeras possibilidades de evolução, em
todos os setores da atividade humana; e, dai, a preferência pelos ambientes de dor e
privação, abençoados corretivos que a Providência lhe oferece para a redenção do
passado ou para o desenvolvimento das suas forças latentes e imprecisas; cada Espírito,
voluntariamente, escolhe as suas sendas futuras, conforme o seu progresso e de acordo
com os desígnios superiores.

Fernanda 07/11/2022

Emmanuel
Por ser a primeira obra de Emmanuel com Chico Xavier acreditava que seria mais aprofundada acerca do trabalho do espírito individualmente e da relação de ambos, o que não é o caso.
Não é um livro de fácil entendimento, mas o interpretei como uma versão da aplicação do Evangelho Segundo o Espiritismo. Enquanto o Evangelho ensina a teoria, esse livro nos ensina colocá-los em prática.
Sem dúvida mais um livro valioso para o estudo do espiritismo, desde que não se coloque expectativa de fluidez na leitura.

Hanna 29/07/2022

Interessante
O livro é um apanhado de conhecimentos da doutrina espírita.
Como se fosse um resumo, eu diria.
Bom para estudo, a leitura não é muito fluida por ter conteúdo denso.

Lara 23/06/2022

Edificante, leitura com escrita simples, capítulos curtos que podem ser lidos diariamente para estudo.

Clau Melo 07/03/2022

Psicografia de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel, publicado em 1933.
Psicografia de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel, publicado em 1933.
Neste livro são tratados assuntos de máxima relevância para o conhecimento humano. Em suas páginas, um mundo repleto de sabedoria é revelado à luz do Espiritismo. Princípios científicos, dissertações sobre o livre-arbítrio, determinismo e pluralidade dos mundos habitados são analisados de maneira instigante e atual.

Drica 22/02/2022

Muitos ensinamentos
Emmanuel sempre firme e direto ,neste livro não poderia ser diferente.Traz varias informações e ensinamentos que deveríamos levar para nossos dias! Muito bom!

Lorena 03/01/2022

Escrito em 1933 por Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier em um período difícil para a humanidade. O meio do caminho entre a Primeira e Segunda Grande Guerra Mundial.

Emmanuel reflete e traz ensinamentos sobre a real necessidade do verdadeiro Cristianismo. Passeia sobre os assuntos científicos e os espirituais. Explica sobre os elementos vitais e a compreensão da alma e da mente. Questiona e expõe as falhas da Igreja Católica que, com o passar dos anos, se afasta da verdadeira essência cristã - simplicidade, a unidade e o Amor - para se aliar de forma política e monetária aos seus próprios interesses. Conversa com o leitor e exemplifica a importância e magnitude do culto no lar. Preservando assim, a mensagem de sabedoria do Salvador para que o indivíduo possa evoluir moral e espiritualmente e, numa escala natural, ajudar seu núcleo a progredir da mesma forma e, com isso, formar numa progressão mais ampla, a escalada universal em busca da evolução espiritual. Não deixa ele de dissertar sobre a responsabilidade e recursos da mediunidade e da vida nos dois mundos, colocando o leitor ciente que, cada um pode e deve contribuir com essa ascenção de acordo com sua própria capacidade.

Uma leitura que carece atenção daqueles que se propõem a discorrer os olhos sobre suas páginas. Não é truncada. Contudo, precisa ter boa vontade para sair das páginas e partir para a ação. O que é o principal ponto de Emmanuel com suas mensagens: contribuir com a humanidade em sua caminhada rumo aos paraísos celestiais.