Fábulas Chinesas

Sérgio Capparelli

Resenhas - Fábulas Chinesas

J. Silva 16/02/2022

Fábulas chinesas
Cuida o livro de um pequeno apanhado de fábulas chinesas, de autoria de diferentes autores, e muitas datadas em período anterior a Era Cristã.

Em geral são textos curtos e com desfecho em aberto, de sorte que, cabe ao leitor interpretar o texto. Pode-se afirmar que a cada leitura hávera um novo entendimento, uma nova perspectiva; enfim, outra sensação diversa daquela experimentada na primeira leitura.

Talvez seja essa a magia da cultura oriental: estar sempre em reflexão.

Nara 04/03/2021

Fábula chinesa é sempre uma ótima pedida mesmo bem sempre concordando com a moral da história. Ótima coletânea.

Dan 10/07/2022

Para se ler em uma tarde
Livro agradável, 56 página para ser lido em uma tarde, boas fabulas, só não entendi uma, já no final do livro. Mas curti!

Ceucília 27/02/2022

Eu estava familiarizada com as fábulas de Esopo, que sempre apresentavam animais e morais da história ao fim. Mas ao me deparar com a primeira fábula chinesa, tomei um susto: o que foi que depreendi dessa fábula? Que moral posso extrair dela? É assim mesmo que acaba? E então reli com mais afinco e pude notar como os chineses se distinguem de Esopo & Fedro (no melhor dos sentidos). A fruição do oriente me foi tão boa e tão intensa que levei uma ou duas fábulas para as aulas que dei na extensão.

Dani.Alves 16/01/2021

Algumas fábulas não consegui entender, outras foram bem imersivas.
É uma boa leitura pra passar o tempo, vale a pena conhecer

Priscila Cybelle 09/03/2022

Parábolas e metaforas
A obra é um compilado de estórias chinesas que trazem consigo ensinamentos profundos e filosoficos, críticas políticas e valores sociais em suas entrelinhas. É um ótimo livro a ser analisado e citado em diversos âmbitos acadêmicos.

Ramon 21/01/2013

Histórias populares como base de pensamento
Leitura rápida e rica. Um passeio pela cultura popular chinesa e a descoberta de como contos populares simples constroem uma base peculiar de pensamento. Na sinopse há uma explicação de que as fábulas são histórias transmitidas oralmente pelo povo, as quais um escritor/filósofo/pensador decide - ou é escolhido para - transcrevê-las com seu toque pessoal e eternizá-las na cultura nacional. O livro não reúne somente fábulas; há também parábolas e apólogos. Cada texto tem uma mensagem moral a ser passada que, por vezes, pode ser diferente daquela a qual o autor quis passar. Não existe interpretação certa ou errada, existe a mensagem semiótica/semântica (de significados/sentidos)a qual o texto "fala" com o leitor. É um livro recomendado para todas as idades.

Kath 07/06/2022

Não foi o que eu esperava, mas vale a leitura
"O sábio deve se apoiar na sabedoria da natureza, e não na inteligência dos homens."

Um recorte da milenar sabedoria chinesa em contos simples, cotidianos e, alguns, com metáforas bem elaboradas sobre política. Essas trinta fábulas são um retrato da sociedade chinesa antiga, todos com cunho moral e filosófico, alguns, inclusive, que vi referências em novels como Ashes of Love e Mo Dao Zushi, o que demonstra que é um conhecimento que continua a ser passado pelas gerações.

Os que mais me chamaram a atenção foram:

O homem que queria mover as montanhas, ele demonstra a perserverança que contagia todos e perdura nas gerações futuras se bem ensinada. Não há nenhum problema que dure eternamente e não possa ser resolvido com resiliência.

Esperando um coelho eu lembrei de ter visto em MDZS, inclusive, comecei a rir assim que iniciei a leitura. Fala sobre a preguiça, um homem morre de inanição por contar com a sorte de um coelho morrer ao se chocar com uma árvore ao invés de trabalhar para conseguir seu sustento.

Há também o do homem que sonhou que era uma borboleta e, ao acordar, começou a indagar-se se ele havia sonhado ser uma borboleta ou se a borboleta havia sonhado que era ele. Essa é mais uma fábula filosófica e existencial, inclusive, o anime Kuroshitsuji faz alusão a esse conto em um de seus episódios.

O lobo de Zhongshan conta sobre um monge maoísta que salva um lobo de ser assassinado por um oficial, mas depois acaba sendo ameaçado pelo próprio lobo que salvou, fala sobre ingratidão.

A direção errada é outro muito interessante que conta sobre um homem desejando invadir o estado de Chu, armado com um poderoso exército e riquezas, ele estava indo pela direção errada e um homem lhe diz que não importa o que ele faça ou tenha, nunca atingiria seu propósito se seguisse pelo caminho errado. É autoexplicativo.

Gostei muito, é uma maneira bacana de conhecer um pouco da fascinante cultura chinesa, embora quando comprei esperasse algo mais, valeu a pena.

UauJP 20/05/2022

Muito complexo para mim
É uma leitura curiosa, mas as lições inseridas nos contos não são claras o suficiente para que eu possa entender.
Talvez seja a diferença cultural ou o tamanho do meu intelecto, mas não consegui usufruir de tal sabedoria intrínseca.

Karen 10/06/2021

Gostei da coletânea. Fábulas curtas, mas carregadas de significado.

Mateus 27/06/2021

Curioso e interessante
As narrativas são interessantes, algumas capazes de promover mais reflexões. Todavia, todas contém alguma sabedoria em suas palavras.

Gabriela1598 10/07/2021

Interessante
Li por mera curiosidade e até que foi bem interessante.

Dei três estrelas pois algumas coisas foram meio estranhas e sem sentido. Mas acho que isso é mais questão de cultura, querendo ou não a cultura chinesa é bem diferente da nossa.

Mas com certeza vale a leitura. ?

Joab Dantas 28/04/2013

Lições e reflexões de vida!
Livro de leitura agradável com história curtas. A leitura da obra ajuda a compreender um pouco do imaginário Chinês, bem como, as histórias narradas nos ajudam a refletir, a aplicar e a extrair lições de vida para nós.

Everton Furtado 21/11/2013

Esperava mais
Conheço bons contos e fábulas que possuem origem na china, mas poucas delas estavam presentes neste livro, sem contar que tinha umas fábulas sem noção, mas tem umas poucas interessantes, é um livro que vale a pena comprar, com são várias fábulas o que foi ruim para mim, pode não ser ruim para outro.

Ana 12/02/2020

Pensamento milenar chinês
A China é um país famoso por muitas coisas, nem todas boas, mas famoso principalmente por sua sabedoria.
Essa coletânea de fábulas chamou bastante a minha atenção pela simplicidade das mesmas, e ao mesmo tempo, pelo toque de erudição refinado que envolve filosofia antiga.
Uma das minhas favoritas desse volume é a primeira, intitulada O Velho louco que removeu as montanhas, que narra a determinação de um senhor de 90 anos que possuía a ideia fixa de remover as montanhas da frente de sua aldeia, realocando-as em outro lugar. Apesar da descrença de todos os seus conhecidos que o julgavam insano, o velhinho não desistiu do intento e dizia que mesmo depois de sua morte, haveria quem continuasse seu trabalho. Acredito que essa narrativa trata da determinação, de acreditarmos em nós mesmos apesar de todos ao nosso redor dizerem que nunca vamos conseguir. Há também nesse livro, contos divertidos sobre animais, humanizando-os, ou seja, atribuindo aos mesmos características de pessoas. A fábula é, se não me engano, uma das formas de narrativa mais antigas do mundo. Vale a pena conhecer.