Amigos Inimigos

Amigos Inimigos Vanessa M L

Resenhas - Amigos Inimigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Iasmin 20/06/2012

Quando eu li o bilhete da Vanessa: Para ler com a cabeça de 12 ou 13 anos, suas palavras confirmaram tudo que eu já esperava do livro. Ele é pequeno, rápido de ler, engraçado. É aquele livro pra quem gosta pouco de ler ou ainda não tem hábito de leitura mas não quer dizer que alguém que gosta muito de ler não vai gostar. Gostei da leitura, me identifiquei bastante com os personagens e senti saudade da minha adolescência. Com toda certeza o livro tem uma simplicidade que encanta quem ler, pois por ter vários diálogos, você sente-se parte da história e vive cada experiência que aqueles adolescentes vivem, como um irmão mais novo, divórcio dos pais ou falta de atenção dos mesmos, entre outros 'problemas' rotineiros da época. Nas poucas páginas, você ri, se diverte, se surpreende, sente raiva, pena, alegria e tristeza em cada momento acontecido.

A história foca basicamente Maria, uma adolescente que não gosta do seu corpo, vive com a mãe e o irmão Américo do Sul (ainda bem que minha mãe não foi tão criativa como a dele) e Jack, um rapaz que vive de acordo sua idade, é engraçado e algumas vezes implicante, típico da idade. Eles são vizinhos e por suas mães serem amigas, cresceram juntos e foram amigos na infância. Porém, o tempo passou e eles se afastaram. Durante a adolescência sem um motivo aparente houveram muitas implicâncias um com o outro, que é uma situação normal dessa idade.

Não se pode esquecer, o grupo de amigas da Maria, que eu creio que todo mundo já teve uma amiga riquinha como a Morgana, nerd como a Camila e que vive no 'mundo da lua' como Patrícia. E os outros personagens adolescentes como a estranha e surpreende Gertrudes e os meninos também, Maurício e Pedro, com certeza você já teve um amigo ou colega como eles.

Eles formam um grupo, passam por grandes aventuras e como toda turma de escola, eles são unidos mesmo com as inúmeras diferenças, são amigos e um pode contar com o outro. Típico de grupos de escola, todo mundo já teve uma turma assim, talvez denominada de 'panelinha'.

Enfim, o livro foi muito bom de ler e o final foi bem legal. Talvez esperado pois sempre acontece isso, ou quase sempre. Mas eu indico livro para quem é novo ou para quem vai ler sem julgamento, com o coração adolescente. Pode ter toda certeza, que vai dá saudade dessa época e que você vai enxergar você e seus amigos na história.

Kéziah Raiol 28/07/2012

Bom, primeiramente quero dizer que o livro é Infanto-Juvenil, mas não o julgue por isso.
Uma ótima história para quem está começando no mundo mágico da literatura, mas calma isso não quer dizer que outras pessoas não podem o ler, pelo contrario, devem ler!
Um livro gostoso, que flui rapidamente, com uma história bem típica de adolescentes, mas com uma pitada de diferencial. É o típico romance que eu adoro, onde o casal briga mais no fundo se ama, bem ‘‘entre tapas e beijos’’.

É aquele livro que você senta e lê de uma vez, ele não é muito grosso, e é tão agradável que você nem percebe as horas passando. Adorei os detalhes de divisão dos capítulos, são bem fofos! E as páginas são grossas e com uma textura ótima.
Bom, basicamente o livro conta a história de Maria e Jack, que eram amigos quando crianças e sem nenhum motivo acabam se afastando. O têm umas partes bem engraçadas, como por exemplo, o irmão de Maria, o nome dele é Américo do Sul, ele odeia ser chamado assim, e quando Maria quer provoca-lo ela fica gritando “Américo! Américo! Américo!”. Maria explica que a mãe tem gosto por nomes exóticos! E agradece por ter sido privilegiada com um nome comum.
Acredite no livro também tem aventura, Maria e os amigos da escola passam por poucas e boas quando fazem uma viagem para um lugarzinho no meio do nada. Minha personagem principal é Morgana! Amiga de Maria, ela é aquela uma rica diferente das que conhecemos, ela não é patricinha e nem se acha, pelo contrário ela é uma rockeirinha maluca. Adorei.
Enfim, o livro é ótimo e tem um final bem fofo. Tem também partes emocionantes. É um mix de coisas boas, devo parabenizar a autora.
Vanessa contou-me que escreveu o livro pensando em sua filha, para que ela pudesse ter gosto pela leitura desde nova. Por isso é uma leitura suave e ao mesmo tempo apaixonante.

Como vocês viram a minha resenha não ficou tão grande, mas sem dúvida passa tudo que senti ao ler o livro.
Recomendo!

Moonlight Books 19/08/2012

Amigos Inimigos
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

O livro começa com uma discussão entre Maria e seu irmão caçula, um garotinho bem peralta, chamado Américo do Sul. Cena doméstica bem comum, que nos apresenta a família de Maria, e acaba com a intervenção da mãe dos jovens e Maria percebendo que está super atrasada para a escola.
A jovem corre para chegar em tempo na escola, e no caminho encontra Morgana que lhe dá uma carona.
Morgana, é a amiga rica e extravagante de Maria, dona de um humor apimentado, uma garota capaz de comprar uma cobra como animal de estimação, imaginem o que mais ela pode fazer.
Chegando na escola conhecemos o restante dos amigos de Maria e também Jack, que um dia foi seu melhor amigo, mas hoje é o pior inimigo. Os dois vivem em conflito, basta um olhar e a discussão começa.
Será com essa turma que iremos conviver neste livro, um grupo de adolescentes que garantem boas risadas com seus dilemas. Temos Maurício, o bonitão da turma, que arranca suspiros da mulherada, Pedro e Camila, que são os mais estudiosos e centrados, a avoada Patricia, a rebelde e excêntrica Morgana, a indecifrável Gertrudes, e Maria e Jack, nossos amigos inimigos.
Vamos ter tardes de jogos de tabuleiro e bolo, muitos trabalhos escolares e até uma viagem no final de semana no Expresso Pé na Cova, rumo ao Recanto do Esquilo Querido, enfim, vamos conhecer melhor cada um destes personagens e ver até onde as brigas de Jack e Maria podem chegar.

Vanessa Martinelli escreveu este livro para o público jovem, mas recomendo para todos.
Dei muitas risadas com esta história, há uma cena de uma apresentação de Gertrudes e dos outros, que fui obrigada a parar a leitura, pois estava em um local com outras pessoas, e se eu começasse a rir, não ficaria bem.
Uma leitura leve e rápida, o livro não tem nem 120 páginas, que vocês vão adorar nestas férias.
Gostei muito de Gertrudes e Morgana, que conseguem roubar a cena com sua maluquices e Maria e Jack são muito fofos, e não há como não torcer pelo entendimento deles.

Gostaria muito de encontrar estes personagens novamente.
A capa do livro conta com ilustrações feitas pela escritora.

Barbara Sa 13/07/2012

'Amigos Inimigos' é, definitivamente, um livro que tem o jovem como público alvo, mas se você está a fim de rir um pouquinho, super indico a leitura, independente da sua idade. Maria é uma jovem de 14 anos, super apaixonada pelo galã da escola e que tem um irmão pé no saco, o Américo, ou Rico, como gosta de ser chamado. Suas BFFs são Patrícia, Camila e Morgana, juntas elas tocam fogo na escola, com personalidades diferentes, comprovam que os opostos se atraem.

A história gira em torno de Maria e Jack, amigos de infância que se separam quando a pré-adolescência chegou, e desde então, ambos só vivem brigando um com o outro. Maria tem um amor platônico por Maurício, um mauricinho fútil que não quer nada mais do que dá uns beijinhos nela, mas quando eles ganham um passeio para um hotel no fim do mundo as coisas mudam, e ninguém volta de lá como foi, exceto Morgana, porque essa daí não muda nunca.

Eu já estava curiosa para essa leitura, quando o livro chegou em minha casa corri para terminar o que estava lendo e pegá-lo para ler, então ontem me surgiu a oportunidade, e sentada no banco de uma Universidade em Salvador, me deliciei com a história de Maria. Realmente, ri bastante das loucuras de Morgana, aprendi a ser um pouquinho mais responsável com a Maria, comi que nem louca com a Camila, e fiquei absolutamente aérea com a Patricia, ah, e logicamente me apaixonei pelo Jack.

Uma história leve e divertida, uma leitura rápida e saudável, e que nos deixa com uma vontade de quero mais... Ainda bem que 'Amigos Inimigos 2 - A Formatura' já está chegando!!

Para os papais, leiam para se divertir e incentivar seus filhos, público alvo do livro, a lerem também.

Super Recomendo!

Mila F. @delivroemlivro_ 11/07/2012

Entre tapas e beijos... (rsrsrs)
Amigos Inimigos, Vanessa Martinelli, Barueri, SP: Novo Século, 2012, 104 pág.

Amigos Inimigos, publicado através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, foi escrito por Vanessa Martinelli neste ano de 2012.

A história traz como personagens principais Maria e Jack, dois amigos de infância que ao crescerem se tornam ‘inimigos’, desse modo o livro mostra um pouco do cotidiano de Maria, suas discussões e desentendimentos com Jack, seus conflitos juvenis e preocupações escolares, enfim, o livro retrata bem o universo pré-adolescente.

A história apesar de ser curta (o que possibilita uma leitura rápida) apresenta alguns personagens engraçados e outros chatos. Destaque para as amigas de Maria: Camila (minha xará), Patricia, Morgana, Gertrudes. Um personagem que detestei foi Maurício, além de sem noção ele era mimado demais e falava mais bobagens do que qualquer outra pessoa que consigo lembrar. Entretanto ele foi escrito para ser exatamente assim.

Amigos Inimigos é um livro que não apresenta personagens que representem o mau, mas apresentam personagens que tem lados positivos e negativos. Até mesmo os principais: Jack e Maria chegavam a ser irritante às vezes.

Vanessa Martinelli escreveu um livro que considero para pré-adolescentes, com uma linguagem muito simples, uma história que foca apenas os conflitos juvenis.

Apesar de uma linguagem bem básica e ser um livro ingênuo (de uma forma boa) ele pode ser lido por todas as idades. Diversão na certa! Tem muitos momentos engraçados e descontraídos, tem um toque de humor, romance e várias descobertas juvenis. É impossível não se identificar, acredito que todos já tivemos um amigo(a) inimigo(a). Leiam e divirtam-se!

Camila Márcia

Samira Chasez 04/08/2012

Primeiro Amor
Quando eu recebi o livro veio com uma cartinha da Vanessa para eu ler o livro como se tivesse de 11 a 13 anos e foi o que eu fiz. Peguei-me revivendo o meu primeiro amor e lembrando as minhas amizades de quando tinha essa faixa etária.
Comecei a ler o livro e não queria me desgrudar dele, pois, o achei meigo e encantador. Em alguns momentos me identifiquei de verdade com a Maria como as brigas entre irmãos, pois, quando tinha a idade dela o meu irmão era um pentelho e que vivia bagunçando as coisas para eu arrumar. E como a minha mãe também trabalhava o dia todo ficamos nós dois assim como a Maria e o irmão dela.
O amor sempre anda junto com o ódio, pois, ela pensava que odiava o Jack que quando na verdade ela o amava e não se dava conta. E ainda por cima pensava estar apaixonada por Mauricio, mas era um amor platônico, pois, quando estava perto do Mauricio ela se pegava nos defeitos de como era fútil e entre outras coisas.
Esse livro devia tipo que ser obrigatório nas escolas, pois, ensina um pré-adolescente como lidar com os diversos problemas do dia de quem tem essa faixa etária como: Obesidade, separação dos pais, perda de entes queridos, amizades, amores e entre outros. Não quero dizer com isso que só essa faixa etária tenha que lidar com esses temas, mas com uma idade acima dessa temos já uma experiência de vida.
Eu gostei de todos os personagens do livro, mas tenho que confessar que ri muito com a Patrícia e com a Morgana. A Patrícia sempre no mundo da lua vivia perdida no que estava acontecendo com a galera era muito engraçado como viviam tirando sarro da cara dela. E gostei quando todos ficaram com medo de um lobo e a Patrícia fez amizade com o bichinho que era uma raça de cachorro. Todavia, a Morgana com todo o dinheiro que tem ela podia ser esnobe como o Mauricio, mas provou ser uma boa amiga. E achei muita graça quando as meninas arregaçaram as mãos para ajudar a Camila a colocar a casa dela em ordem e a Morgana queria ser livrar de ter que ajudar, mas a Maria a convenceu a ajudar. Gostei tanto do livro que fiquei imaginando o que terá acontecido com essa galera daqui alguns anos será que continuaram unidos e os romances será duraram?? Vanessa faz um favor para mim? Faz uma continuação, eu ia amar ler mais aventuras dessa galera.

Jaque 07/07/2012

A história é sobre adolescentes no colegial... É bem gostosa de ler e rápida.
Li em um dia. E quando lemos imediatamente somos remetidos a nossa adolescência.
E nos identificamos demais com os acontecimentos dos personagens. São personagens incríveis e divertidos como todo adolescente, claro. A que eu mais gostei foi a Morgana, sempre irônica, divertida, Maria parece ser aquela mais centrada da turma, um pouco líder, um pouco “mãezona” das amigas, amei isso também, Amei a “desligadinha” da Patrícia, enfim todos os personagens são uns amores, claro que tem sempre aquele “boboca” da turma, que nesse caso é um riquinho de nome Maurício.

- Psiu, Patrícia – sussurrou Maria, chamando a amiga.
Esta permaneceu alheia, conversando com um duende imaginário.
Maria intensificou o chamado:
- Ei, Patrícia!
Nada.
Quando Maria se preparava para chamá-la outra vez, uma voz brotou do fundo da sala:
- Patrícia, ô sua surda, todo mundo já sabe que a Maria quer falar com você!
Um rapaz alto e magro, com cabelos castanhos e uma cara debochada era o dono da voz.
“Jack”, pensou Maria, ao mesmo tempo que a professora virou e disse três palavras:
- Maria. Jack. Diretora.

A história é sobre esses dois amigos, Jack e Maria que se conhecem desde bem pequenos e praticamente são vizinhos. E que com o tempo e alguns outros motivos meio que criaram uma rixa entre si. Porém tudo acontece para que eles estejam sempre próximos, é aquele famoso “o universo conspira” e certas amigas também. Rsrs

- Olha lá a sortuda! – disse Morgana.
- Sortuda, até parece – resmungou Maria.
- Claro, você e aquele gatinho do Jack sozinhos na sala da diretora – cutucou Camila, que sabia da ojeriza da amiga.
- A Maria foi na sala da diretora hoje? Nem vi...
- Ai, ai, Patrícia, um dia eu te compro um satélite para melhorar sua conexão com o universo – disse Camila.

Eu achei uma delícia o livro, divertido de ler, com tudo de mais gostoso que temos nessa fase da adolescencia, deu até vontade de voltar no tmepo. rsrs Super Recomendo.

NoCanto da Esta 29/06/2012

Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli
nocantodaestante.blogspot.com

Sinopse:

Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se

O livro como eu já disse ai em cima ele é bem pequeno e bem divertido eu tava sozinha em casa lendo e começava a ri porque tem personagens bem alegres, engraçados como o próprio Jack e a amiga de Maria à Morgana sem contar muitos outros.

O livro é mais leve bem infanto-juvenil, mas mesmo assim eu gostei Maria e Jack são vizinhos e quando crianças brincavam juntos e eram bem amigos mais com o tempo eles foram se separando.

Também tem na histórias os amigos deles a Camila a mais inteligente que passa uns bocados com seus pais, Morgana como já tinha dito ai em cima brincalhona e rica, Patricia bonita mais meio avoada,Pedro nerd que nem a Camila, Mauricio o garoto popular e bonito da escola que Maria acha que gosta depois descobre que ele não é tão legal assim e mais menos importante Jack um garoto legal e brincalhão que para Maria é chato e metido !!!

Isabella 06/07/2012

Você já teve um amigo inimigo?
Típico livro infanto-juvenil que mesmo sabendo o final você quer terminar logo de ler.
O que me agradou muito na obra foi o fato de mesmo sendo destinada a jovens, não trata de assuntos como drogas, violência e sexo, como a maioria das obras para essa faixa etária, além de ser um livro ótimo para se entreter e descansar. O enredo narra a história de Maria, que mora com sua mãe e seu irmão Américo do Sul, e contém um amigo de infância, Jack, seu vizinho, que agora se tornara seu "inimigo", entretanto não enfoca apenas nos protagonistas, dando espaço para outros personagens. Maria e suas amigas Patrícia(avoada), Camila(nerd) e Morgana( rebelde e rica) estudam na escola de Jack e do seu "inimigo" Maurício, por quem Maria acredita estar apaixonada.
A leitura é rápida e de linguagem direta e clara, sendo a maioria dos personagens planos.

Mylloka 13/07/2012

Terminei de ler no mesmo dia em que recebi. O livro é super fininho, tão fino que até me surpreendi. Para você ter ideia ele tem apenas 101 páginas.

Maria e Jack eram melhores amigos na infância, mas com o tempo eles foram se afastando até que (sem motivos) se tornam "inimigos". Tudo o que Jack fazia a deixava irritada e a cada olhar dele ela sentia uma sensação de desconforto. Sim, você já deve ter sacado que ela gosta dele e vice-versa. Mas, apesar da história ser clichê, ela flui de uma forma que você não consegue se desprender. É gostoso e divertido de ler.
Eu acho que a autora poderia incrementar e adicionar novos elementos a história. Há muita coisa que poderia ser explorada e explicada, como por exemplo o fato deles se tornarem inimigos. Por que? Isso ficou vago :S
Em geral gostei da história e dos personagens. Maria tem um jeito durona e teimosa, enquanto Jack é calmo, engraçado e descontraído.
Indico Amigos Inimigos para aqueles que desejam ler algo divertido para descontrair. ^^

Obs: A Vanessa escreveu o livro pensando na filhinha dela.
Sabiam que foi a própria autora que desenhou os personagens da capa? Bem legal, né?

Duda Oliveira 14/10/2012

Simples e rápido
O livro conta a história de Maria e Jack, amigos de infância, daqueles muito grudados. Vizinhos, com mães amigas o tempo foi cruel e reparou os dois. Cada um tomou um rumo e a amizade deu espaço a raiva e constantes implicâncias. Mas o destino resolveu junta-los novamente...
Eu gostei muito do livro tem uma linguagem fácil e cômica. É rápido e fácil de ler. Com capítulos e letras bem grandes, gostaria que a autora tivesse curtido um pouco mais a história.
Alguns personagens não convenceram totalmente, a própria Maria era um tanto apagada. Mas em compensação, eu amei a amiga dela, Morgana! Genteeeeeeeeeee! Eu quero uma amiga assim! hahahahahah Uma doida, sincera, gótica, sem papas na língua (estas são as melhores)! Depois da minha pequena descrição da minha personagem predileta, seu pensamento: "Caraca! Que psicopata esta blogueira! Ela me parecia tão normal!". Não, não! Vocês não entendem... A Morgana é demais!
Eu gostei da simplicidade do livro. Deu um incrível charme na história. A capa também segue este padrão... Momento choque: a própria autora desenhou a imagem da capa! Quando eu descobri isso eu pensei "Eu preciso aprender a desenhar!", mas como eu só sei desenhar um bonequinho palito cabeçudo eu vou continuar lendo mesmo (como desenhista, sou uma ótima leitora)...
O livro é bem fofo e o público alvo são os pré-adolescentes (11, 12, 13 anos).

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem:

Twitter: @DDigitalDuda

Luana Rodrigues 23/07/2012

Você já teve um amigo inimigo?
Quando pequenos Maria e Jack eram inseparáveis, mas acontece que quando começaram a crescer se tornaram bastante separáveis e por muitas vezes não suportando olhar um para a cara do outro.

Quem nunca teve um amigo assim??

Quando recebi o livro fiquei mega feliz, e prometi pra mim mesma que iria pular ele na minha fila, afinal ele era pequeno e rápido de se ler.

O livro conta a história de Maria (que apesar do nome comum dá graças a Deus por ter ele, pois podia ser algo pior) que era super amiga de Jack, mas que hoje não suporta ele. Ela está sempre achando que ele é o menino mais tosco e bobo do mundo.

Jack por outro lado, apesar de ter nome americano (coisa de seu pai) é brasileiro, e por muitas vezes tenta se aproximar de Maria, mas parece que ele gosta mais de fazer piadas do que tentar fazer as passes.

Como havia dito antes o livro é de se ler bem rápido, no máximo (máximo mesmo) 2 horas, pois além de ser curto a escrita é super leve.

Gostei de Maria apesar de que muitas vezes ela me irritava, mas mesmo assim eu senti uma simpatia, e parecia que ela era uma amiga próxima. Jack por outro lado é irritante ao extremo, mas é a coisa mais fofa do mundo.

Como a autora havia me dito o livro é para incentivar a leitura, por isso o fato de ele ser curto e ter uma linguagem fácil, mas por incrível que pareça sem ter aquelas gírias desnecessária. Só achei que esse fato de ele ser curto eu não me senti incrivelmente perto dos personagens, e em várias cenas senti falta de descrição.

Outro fator que me incomodou foi assuntos que se esqueceram no meio da história, pois de uma hora pra outra parecia que não tinha mais importancia.

Mas uma coisa que eu gostei, foi o fato de por enquanto que eu lia eu via as cenas na minha frente, como se fosse um filme da Disney, enfim bem engraçadinho.

Ele é realmente bom e eu indico super, principalmente para aquelas pessoas que tem filhos adolescentes que dizem que ler é chato.

Veja a resenha aqui: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/07/amigos-inimigos-vanessa-martinelli.html

E você pode ver a promoção aqui: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/07/promocao-amigos-inimigos.html

Mari Scotti 05/09/2012

Amigos Inimigos - Resenha
Conheci a autora através da Nathalia do blog Estante Encantada que também pediu um exemplar para resenha, para minha surpresa a Vanessa fez questão de doar um livro ao Vitrine com uma ressalva: leia como se tivesse 13 anos.

Primeiramente, obrigada pelo exemplar Vanessa! Vou guarda-lo com muito carinho, junto com meus livros do Pedro Bandeira e Ganymedes José. Acredito que o estilo cabe direitinho entre estes.
Demorei um pouco a começar a leitura pois tinha muitas pendentes, mas hoje acordei e não queria ler nada do que tinha na minha estante, tirei o livro 2 de Jogos Vorazes da mochila e coloquei Amigos Inimigos no lugar e não me arrependo nenhum pouco.

A leitura é deliciosa e flui facilmente, tanto que terminei de ler em um dia e olha que eu trabalho e durante o expediente não posso ler!

O livro conta a história de Maria e Jack, dois amigos de infância que ao chegar a adolescência já não são tão amigos assim, na verdade se afastaram e até se estranham na escola. Não ficou explicado o motivo deles terem se afastado, mas acredito que não houve nada muito concreto para isso ocorrer, apenas a idade avançando.

Na escola Maria convive com suas amigas Patrícia, Morgana e Camila que são praticamente inseparáveis. O livro narra bem a particularidade de cada uma delas e como enfrentam problemas diferentes em suas casas, coisas muito comuns e que nos fazem envolver ainda mais com o enredo.

Jack é do time de futebol, não se dá muito bem com o colega de time Mauricio – ao que parece é por ciúmes de Maria – porém é o mais engraçado do grupo e um dos mais cobiçados da escola, depois de Mauricio.

A história é focada basicamente nesse grupo de pessoas e nos acontecimentos na escola, nos envolve com a descoberta de sentimentos, com a intriga entre Jack e Maria e muitas vezes sorrimos e temos vontade de chorar com varias situações.

A Nathalia quando me contou sobre este livro, compartilhou comigo que ele foi escrito pela Vanessa para seus filhos e achei essa informação super interessante, pois é um livro excelente para ser lido em escolas, por crianças e adolescentes, reafirma valores de amizade e compreensão que muitas vezes alguns adolescentes perdem no meio da trajetória entre ser criança e crescer.

Adorei de verdade! Merece ser lido independente da idade. Relembrei muito minha época de escola que eu escolhia os livros para ler na biblioteca, este seria um dos que eu leria mais de uma vez.

Nota: 10!

Flavinha 30/07/2012

Resenha: Amigos Inimigos - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Este livrinho fininho escrito pela autora brasileira Vanessa Martinelli, foi publicado pela Editora Novo Século e faz parte da Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira. Ele chegou às minhas mãos através de Book Tour organizado pela Babi, do blog Babi Lorentz..

Este livro, voltado para o público pré-adolescente, nos conta a história de um grupo de amigos que tem que lidar com as adversidades de uma fase complicada e cheia de descobertas chamada adolescência.

Os personagens são bem estereotipados. Temos o filhinho da mamãe, a nerd, a patinho feio, a rebelde, a avoada e os dois personagens centrais, Maria e Jack, que não sabem como lidar com o sentimento que está surgindo entre eles.

A história flui bem simples, participamos com essa turma de amigos de uma gincana, vemos eles terem de lidar com fatos como a separação de pais, pais ausentes e complexos em relação a sua aparência física. Entramos com eles na furada que é a viagem que foi oferecida pela escola como prêmio da gincana e participamos de um jogo de futebol decisivo.

A história é bonitinha, mas infelizmente não me prendeu. Fiquei o tempo todo tentando entender o porquê de Maria ter tratado Jack tão mal no decorrer da história. A impressão que deu, é que ele tinha feito alguma coisa muito ruim pra ela ter decidido acabar com a amizade e união que eles tinham desde crianças. Mas na verdade, ele não tinha feito nada. Ela apenas decidiu que não queria mais ser amiga dele e começou a evitá-lo, sem perceber que estava apaixonada por ele.

Não me apaixonei por nenhum personagem da história, mas acho interessante a leitura, pelo fato do livro conter experiências que a maioria das pessoas que vivem essa fase podem estar passando no momento.

A leitura é rápida e de linguagem simples, perfeita pra pré-adolescentes que estão começando a se aventurar no mundo dos livros.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6