Curiaú: a resistência de um povo

Curiaú: a resistência de um povo Sebastião Menezes da Silva

Resenhas - Curiaú: a resistência de um povo

><'',º> 30/12/2015

" A singeleza da narrativa e o uso da linguagem típica dos negros do Curiaú, é uma prova inconteste do dom natural para contar 'histórias' que o Sebastião Menezes herdou dos seus ancestrais, dos nossos ancestrais, que trouxeram da mãe África inquebrantável índole da resistência e do persistir.
Em sua forma clara de narrativa, o autor consegue fazer com que qualquer 'paiente', do doutor ao pouco letrado, consulte apenas o dicionário da experi~encia e da observação, para entender seu grito de chamada de atenção para a capacidade de resistir de um povo, o povo do Curiaú."

Edvaldo de Azevedo (Trecho do Prefácio)

z..... 14/08/2014

A obra é um registro histórico-cultural sobre o Curiaú, precisamente, a segunda publicação de Sebastião Menezes - natural da localidade, educador e artista popular - grande incentivador e estudioso sobre aquela região quilombola. É mais elaborada que a primeira e, através de relatos vividos ou colhidos, o autor mostra aspectos como: principais festividades, lendas, causos engraçados, rotina, dificuldades enfrentadas com o transporte, os perigos da rodovia, a necessidade de melhoramentos na educação, as culturas de subsistência, etc. Até receitas tradicionais tem! (Fiquei atiçado com um tal peixe de barriga cheia!).
A vivência quilombola, principalmente a memória de outros tempos, é isso que vemos na obra. Registros com um apego e valorização grande da região; com a busca da preservação e melhorias (destaque para a história dos primeiros alunos da localidade que buscaram aperfeiçoamento fora do Estado) e atentos às transformações dos novos tempos.