O Nome da Rosa

AnaMB 11/04/2020

Achei bem ok
Nada demais

Emilia 21/05/2023

No começo a leitura foi difícil, tem muitas citações em latim, sem tradução, mas depois que peguei o ritmo entrei na história.
Agora vou procurar o filme pra assistir.

Alessandra @euamolivrosnovos 11/06/2020

Em meados do século XIV, um mistério espantoso assombra um mosteiro franciscano na Itália. Adso e seu sapientíssimo mestre Guilherme precisam investigar uma morte que aparenta envolver muito mais do que um simples acaso.

Suspeita-se que muitos monges locais estejam cometendo heresias e desvirtuando os ensinamentos cristãos. Outro ponto é que o Abade, embora tenha solicitado ajuda, proíbe terminantemente o acesso à biblioteca, portadora de muitos segredos.

Um jogo de interesses perigoso polariza importantes nomes da Igreja e de fora do clero. Ambos têm encontro marcado na abadia para discutir seus pontos de vista em meio a tantas outras confusões.

Este era um livro que eu era louca para conhecer e não poderia ter tido uma experiência melhor. O autor escreve com maestria e é de fato um grande professor ao longo das páginas. O leitor é arrastado para inúmeras argumentações memoráveis, tanto relacionadas à teologia como à forma de governar e enxergar o mundo a seu redor.

Adso é um monge iniciante, ainda jovem, com muitas dúvidas e despreparado para o que encontra nos demais companheiros de hábito. Já Guilherme, figura importante, mesmo com tanta experiência como inquisidor ainda assim se surpreende com as barbaridades que se sucedem nos dias passados como hóspede do local.

Uma história repleta de passagens marcantes e belas que, com certeza, tem razão em ter conquistado seu posto de grande obra. Apesar da quantidade de páginas, não se deixe assustar, é uma leitura fluida e gostosa, em que se vence os capítulos com muita facilidade.

O único ponto negativo da edição que possuo é a quantidade de frases em latim sem tradução alguma que, embora não prejudiquem o entendimento da narrativa, com certeza mereciam notas de rodapé para complementar a experiência de leitura.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Suzana 31/07/2020

O livro começa com um inquisidor e seu pupilo que vão investigar a morte de um monge numa abadia. A partir daí, novos crimes vão acontecendo. A narrativa é feita por esse pupilo já idoso relembrando os fatos que vivenciou quando jovem. Se passa na Itália do século XIV e mostra como o conhecimento era mantido e controlado pela Igreja Católica

natiimartinello 22/10/2023

Tem que ler nas entrelinhas
Se você somente focar na história principal, você vai se decepcionar facilmente. Apesar de ser um livro sobre a investigação de assassinatos que ocorrem em uma abadia, ele na verdade é um livro sobre o quão perigoso é a fé desenfreada.
A linguagem é rebuscada (pra mim, passa até do ponto) e o autor consegue te transportar para a idade média e faz uma crítica severa à época. Porém, eu senti que é um pouco pretensioso demais. Tem partes que não precisariam existir, estão ali, na minha opinião, só pra Umberto Eco demonstrar como era culto ?.
No geral, é um livro muito bom, porém não precisaria ter quase 600 páginas.

Mari 05/11/2023

Gostei do livro, porém não foi um clássico que me motivou, achei o livro arrastado com muitas descrições desnecessárias e o uso excessivo de longos trechos em latim ( minha edição não possui a tradução desses trechos, prejudicando extremamente a experiência)

Emanuel Xampy Fontinhas 08/09/2020

...
Que maravilha poder reler, com a bagagem trazida pela maturidade, essa obra que li tão jovem e tão jovem me encantei pela obra e pelo autor. Não é um livro fácil, as frases em latim são um desafio e uma história que tenha uma abadia medieval como cenário pode ser um tanto hermética para quem não tem familiaridade com a época ou que não simpatiza com os temas religiosos. Mas mesmo assim é uma leitura fascinante, impossível não mergulhar no mundo da versão umbertiana de Sherlock e Watson e, principalmente, da principal personagem desse enredo: a biblioteca da abadia. Se tiver a oportunidade de ler, não titubeie!

Fran 30/09/2020

Que final, que final!
Assassinatos, mistério, intrigas políticas em um misto de romance policial e ficção histórica, esse é O Nome da Rosa de Umberto Eco.⁣

Foi uma jornada terminar a leitura desse livro. Comecei a ler em uma leitura coletiva, mas quando começou a quarentena não conseguia me concentrar. ⁣

E esse é um livro que pede tempo e concentração. Retomei a leitura depois de um tempo e valeu a pena.⁣

Confere aí minha vídeo/opinião no link abaixo no meu instagram @prosasealgomais

site: https://www.instagram.com/tv/CCZfLZSDCVF/?hl=pt-br
Vanessa Vieira 30/09/2020minha estante
Ansiosa para ler este livro!

Nath Mel 04/02/2023

Sherlock Holmes da Idade Media
Acompanhamos Guilherme, um inquisidor, investigando um assassinato numa abadia de franciscanos. O livro gira em torno do mistério dos assassinatos. Todas essas mortes tem relação com uma misteriosa biblioteca que guarda todos os livros considerados hereges e proibidos pela igreja católica.

Além desse suspense adorei as reflexões que Eco trás sobre a importância do livro, do conhecimento e da ciência. Penso que era um momento que se iniciava o pensamento renascentista, então Guilherme trás vários debates interessantes sobre a liberdade e justiça.

Leitura longa, precisa de um pouco de paciência , mas vale muito a leitura.

Adriana1161 03/02/2023

Homenagem aos livros
O livro foi escrito em 1980.
Para mim, foi uma releitura, li em 1986.
O livro é excelente, mas confesso que sem a parte do mistério perdeu um pouco a graça. Apesar de agora eu ter prestado mais atenção às questões filosóficas, que foram muito importantes. Além de tudo é uma história de livros!
Referências a Sherlock Holmes.
Personagens: Guilherme, Adso, Salvatore, Jorge, Berengário, Venâncio, Severino, Nicolau, Bêncio
Local: Mosteiro/Abadia na Itália - 1327, século 14, plena Idade Média
@driperini

Laura.Novelli 25/03/2020

Que clássico!
Ao ler a sinopse deste grande clássico, já quis adquirir! A edição capa dura exclusiva da Amazon está belíssima, uma riqueza de detalhes na ilustração de capa, lombada e uma linda folha de guarda.

O livro nos traz de tudo um pouco! Há um pano de fundo maravilhoso de fatos históricos, trazendo os conflitos religiosos sobre a riqueza e pobreza da igreja, discutidos na idade medieval. O que por si só já seria um baita enredo, traz ainda uma série de mortes misteriosas dentro de uma abadia, um monge incrivelmente inteligente e seu discípulo de jornada que é quem nos narra a história muitos anos depois dos fatos ocorridos. Sem mais palavras. Certamente um livro a ser relido em alguns anos!

Lilly 13/02/2021

Recomendo a leitura
É um livro de suspense em um loca vem inusitado, em uma Abadia, quem pode imaginar que um local santo pode acontecer crimes? Mortes que parecem está ligada ao Apocalipse da Bíblia o que torna o fato mais curioso ainda. A história se passa em 1327 na Itália quando a Igreja Católica era predominante. E podemos perceber o quanto a religião pode escravizar o homem, percebemos nesse livro que conhecimento é poder ainda mais naquela época em que o povo a maioria não sabia ler. Eram guiados pela religião e isso pode ser muito perigoso.

Haryadne.Moreto 29/02/2020

Bom mas cansativo
Sabe aquele livro que todos falam muito bem e você acabe lendo? Pois é, foi assim que peguei esse livro para ler. Ele é muito cansativo em muitos momentos, principalmente no começo, depois melhora. O livro trata sobre alguns crimes que começam a acontecer em uma abadia, com as investigações acontecem os relatos sobre as ordens eclesiásticas, o poder da igreja, da monarquia, o que deixa o livro cansativo, mas ao mesmo tempo bom.

Bruna 01/03/2020

Incrível
O livro realmente merece o título de clássico. Não é apenas uma trama de mistério e investigação feita por um frade e seu ajudante, como um Poirot e Hastings, vai além. Tem muitas dissertações sobre a igreja, a hipocrisia, inquisição e outras coisas da época em que se passa o livro.

Tiago.Carneiro 01/04/2020

É um bom livro, mas ...
Talvez eu não tenha sensibilidade necessária para apreciar os longos diálogos entre os monges sobre os mais diversos assuntos teológicos, dentre outras coisas, pois achei que o livro se arrastou demais, as coisas demoram muito para acontecer.

No mais, é um livro coerente com sua proposta, e honesto, visto que não tira soluções mágicas da cartola para trapacear o leitor. Recomendaria sim, para leitores pacientes.