Pulmão de aço

Resenhas - Pulmão de aço

Dressa Oficial 30/04/2014

Resenha Pulmão de Aço
Olá, tudo bem com você?

Já estava com vontade de ler esse livro a muito tempo, desde que vi uma entrevista com a protagonista da história Eliana Zagui no programa do Jô Soares.

O livro sempre estava muito caro, então quando vi na biblioteca não exitei em pegar para ler e começar no mesmo dia.

O livro é uma biografia de leitura rápida, li em apenas 2 dias e conta a história de Eliana que chegou ao hospital por volta dos dois anos de idade já com paralisia infantil do pescoço para baixo e passa sua vida até hoje dentro do hospital das Clinicas aqui em São Paulo.

Como não ir as lágrimas, parar para pensar na vida, e dar valor aos minimos gestos que fazemos diariamente e por ser rotineiro não damos o devido valor?

Amo livros que relatam histórias de superação e por isso só tenho elogios a esse livro, Eliana conta toda sua vida dentro do hospital e infelizmente uma dura realidade que até então eu desconhecia, muitas crianças ao passar a morar no hospital devido aos cuidados necessários para com sua saúde são abandonadas pelos pais, passando a viver sozinha no hospital.

As situações que ela passa mesmo que seja com sua condição limitada e dentro de um hospital se assemelha muito aos problemas de quem vive normalmente, ela é roubada, ludibriada e principalmente sempre acaba sendo abandonada.

Impossível ela não sentir vontade de viver como uma pessoa normal e sair do hospital, passar por momentos de tristeza é o mais comum nesses casos.

Página 76
Queria fazer as coisas sem depender de ninguém. Tenho vontade de andar. De cuidar de mim mesmo. Não queria viver aqui, neste leito de hospital.

Mas o diferencial é não se entregar a tristeza por mais dificil que o momento esteja vivendo sempre seguir em frente e tentar ajudar ao próximo.

Logo no começo da narrativa do livro, ela mostra que o único contato que ela tinha com as pessoas dentro do hospital era através de um espelho pois as máquinas chamadas de pulmão de aço era como uma espécie de cubadora onde eles ficam dentro dela o tempo todo para conseguir respirar.

Os momentos de solidão, falta de um abraço ou palavras carinhosas fizeram a diferença na vida de Eliana.

Página 85
Ele entrou no quarto e perguntou o que estava acontecendo. Eu não sabia explicar solidão, tristeza, falta de carinho, dor. Tudo junto.
Tentou me consolar, mas eu chorava cada vez mais. Adalberto então enfiou um dos braços por trás das minhas costas, me ergueu um pouquinho e me enlaçou com força. Foi uma sensação maravilhosa.
Jamais havia ganhado um abraço. Até hoje, nem mesmo meus pais jamais me abraçaram.

O livro para alguns pode parecer triste, mas para mim trouxe muitos ensinamentos e da mesma forma que sofremos com um problema em nossas vidas ela trambém sofreu e ai bate aquele pensamento se o nosso problema é de fato tão ruim assim ou estamos sendo um pouco egoístas.

Página 151
Mais devastadora do que todas as sequelas fisicas de uma vida condenada a imobilidade são as consequências psicológicas.
É dificil alguém passar por uma situação dessas sem enfrentar fases de depressão, tristeza e revolta.

Leitura mais que recomendada e com certeza traz muitos ensinamentos.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/04/resenha-pulmao-de-aco.html

Eli Coelho 29/10/2013

Humaniza a doença e escrito com o coração.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".Carl Jung

Parafraseando Jung, digo que é esse o mérito principal do livro: humanizar e dizer "é possível". Com sensibilidade Eliana Zagui narra sua história e humaniza a poliomielite trazendo a doença para um plano palpável, além das teorias.

Recomendo aos profissionais de saúde, mostra-nos o quanto um abraço, um carinho e a atenção podem ser tão significativas para a melhoria do paciente quando os medicamentos.

Zagui tece suas memórias sem pudor, fala da depressão, do desespero, das perdas, mas principalmente da esperança. Emociona em algumas partes. Serve de motivação para agir e contribuir com o próximo e também para agradecermos por nossas bençãos invisíveis.

fernandohp 27/02/2013

Um livro imperdível
Um livro fácil e rápido de ler.
Ele nos faz refletir muito sobre a nossa vida.

Kelly 10/02/2013

Resenha de Pulmão de aço
Esse livro é muito emocionante. Eliane conta a história de vida dela mesma. A vida toda na cama do HC. A vida de um angulo diferente do nosso. Suas angústias, alegrias e questionamentos contados por ela mesma... Uma pessoa lúcida acima de tudo uma vitoriosa.
Recomendo muito o livro. Bom demais ++++++

Aline 03/01/2013

Obviamente, não é o livro mais feliz do mundo. Muitas vezes, dependendo da passagem que a autora ia contando, bem, não tem como não ficar emocionado. Mas não é um relato depressivo. É um retrato de alguém que decidiu lutar, mesmo com o pouco que tinha. Achei bacana, inspirador. E muito fácil de ler. Recomendo, pois é um chacoalhão na gente, que as vezes reclama tanto, por tanta bobagem....