Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Nany 31/05/2024

Mulherzinha possui um enredo que considero encantador e aconchegante, que me lembrou bastante do livro Éramos Seis. A simplicidade e a leveza que ambos trazem são cativantes. Gosto desses temas que abordam a família dentro do seu lar, em sua extrema simplicidade, seus dilemas pessoais, como cada um possui sua própria personalidade e vão seguindo seus sonhos, como lidam com as decepções e os sofrimentos.

O livro não aborda apenas um personagem principal, mas acompanhamos a vida de quatro irmãs. Meg March, a irmã mais velha, é a mais maternal, desejando uma vida doméstica tranquila. Jo March, a segunda filha, é impetuosa e determinada, com um espírito livre e aspirações literárias, ansiando ser escritora. Beth March, a terceira, é tímida, bondosa e talentosa na música. Amy, a mais nova, é a artista da família. Apesar de não ser da família, temos o jovem Sr. Laurence, melhor amigo de Jo, que traz um contexto maravilhoso ao livro.

O relacionamento é um tema importante do livro, pois vemos a relação entre as irmãs, os dilemas, e como vão lidando com os desafios que encontram pelo caminho. A família é pobre, mas não deixa de ajudar quem mais precisa. Mas o que mais me deixa apreensiva é o estado de saúde do pai, que está servindo como capelão na Guerra Civil Americana. A Sra. March sempre traz uma doçura e um aconchego ao lar, sabendo como lidar com as personalidades de suas filhas e acolhendo-as da melhor forma. A relação entre as meninas March e o Sr. Laurence é trabalhada de forma individual com cada uma, e vemos a transformação de ambos os personagens a cada virada de página.

A obra traz leveza, mas também aborda o luto e como lidam com a dor da perda, de uma forma que faz com que tudo seja um espetáculo. Em geral, é um enredo prazeroso de ler. O livro é bem desenvolvido, pois aborda os personagens com profundidade e delicadeza. Compreendi o motivo de ser um clássico.

Rafa 30/05/2024

Uma históriq que combina com chá quente e conversas da tarde
O título dessa resenha descreve bem a sensação de ler Mulherzinhas. É um daqueles livros que, durante a leitura, te leva pra um lugar leve e tranquilo.

Eu amei as meninas, como elas divergem entre si, as brigas na casa (e fora dela). É, em suma, um livro aconchegante.

No mais, creio que não seja uma leitura pra todos, porque a história se trata, bem resumidamente, a isso: o dia a dia de meninas que estão amadurecendo e se tornando.... bom, mulherzinhas.

É um livro parado do ponto de vista dinâmico, acredito que um mega fã de ação e aventura pode ser que ache chato, mas, pra quem gosta desse tipo de história, fica a recomendação!

Polyane Cardoso 30/05/2024

Extremamente doce e cansativo
Eu esperava tanto desse livro, ele é tão famoso e as pessoas sempre comentam tão bem sobre a Jo, mas que personagem irritante!

No começo o livro parecia bom, as meninas esperando o pai voltar da guerra, a mãe criando elas sozinha, o amor entre elas... Mas vai ficando cada vez mais cansativo. Teddy, o Avô e Beth são os únicos personagens "legalzinhos".

Meg é tão sem graça que depois de se casar é quase esquecida. As cartas de Emy são taaaao chatas e cansativas que em um certo momento eu fui obrigada pular umas partes. Jo sempre irritante e chata, com uns 'principios" idiotas de querer ser igual um homem e nunca se casar, recusou tanto o Teddy pra ter aquele final nada a ver com ela. E os gêmeos? O que foi aquele capítulo sobre eles? Totalmente desnecessário.

O livro trás uma ideia maravilhosa porém mal escrita e extremamente tedioso, tem muitas lições de valores importantíssimas que acabam passando despercebidas com tantos parágrafos chatos.

maria 30/05/2024

O livro é muito fofo, e apesar de ser muito grande a história é tão leve que vc nem percebe o quanto leu. pra mim essa história sempre vai ser um sinônimo de conforto, tanto no livro quanto no filme.

Kamilly.Stecinski 30/05/2024

É sobre amor!
Eu não sei explicar o tanto que é gostoso de ler esse livro, mesmo sendo uma leitura de época. Acho maravilhoso como o amor é retratado de tantas formas como família, amizades e um dos mais bonitos que existe o amor fraterno. É uma história tão singular, delicada e ainda cheia de lições.

De verdade, na minha vida esse foi um livro essencial. É uma aventura, ou melhor, quatro aventuras que despertam tantos sentimentos, sonhos e pensamentos. Sinto que vou sempre carregar um pouquinho de cada uma das meninas comigo.

Com certeza esse livro tem todo o meu carinho!
Juno.C 30/05/2024minha estante
Me deixou com vontade de ler! Não sou chegada em romances de época , mas sua resenha ficou adorável ?

Juð 30/05/2024minha estante
tá na minha estante, doida pra lerr

bia 30/05/2024

Mulherzinhas - ?????
Mulherzinhas conta a história das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy March que pela primeira vez, vão passar o natal sem seu querido pai, um soldado. Essa história rende até a vida adulta das garotas, apontando suas qualidades, defeitos, desafios e vivências.

o início é um espetáculo, facílimo de ler e de se apaixonar pelos personagens, pelas primeiras 70 páginas eu pensava que seria um dos meus livros favoritos, também meio iludida por Little Women (2019), da Greta Gerwig.

o que me fez cansar e desgastar com esse livro nem foi a quantidade de páginas, eu leria mil páginas de um livro com uma história bem desenvolvida, mas o que peca é como elas ficavam monótonas e de vez em quando, quando um clima era criado, em poucas linhas ele acabava e me fazia querer fechar o livro.

apesar de todos cansaços e reclamações a fazer, nenhuma é sobre o desenvolvimento dos personagens e como muitas vezes uns aos outros se descrevem, nos dando a visão individual de cada um.

por fim, acho sim que é um livro bem escrito e com uma história linda e aconchegante, só realmente não foi pra mim. com certeza em uma futura releitura, gostarei mais ?
mariana113 30/05/2024minha estante
que arraso biazinha

bia 30/05/2024minha estante
obrigada mariona ??????????

Marianað 29/05/2024

Não sei?
Eu li, mas não gostei muito?talvez temha sido por ser uma escrita mais antiga, mas eu não gostei de todo, o livro era muito monótono e não era muito interessante, mas, com certeza, marcou imensas gerações e é uma mais valia para os dias de hoje, marcando a importância da mulher na sociedade!
Embora tenha sido uma completa seca, foi interessante, mas não voltaria a ler..

Aline Pfeiffer 28/05/2024

Completamente frustrada com a leitura desse clássico. Só eu não gostei (???)
748 páginas de muita enrolação...

Milenaaaaa 28/05/2024

De menininhas para mulherzinhas
Sendo direta ao ponto, pensei que iria gostar mais da história. Não tô dizendo que é ruim, apenas que por conta que vi o filme antes do livro, no qual gostei muito, pensei que iria me apaixonar pela história e basicamente "viver" pelo livro, mas acabou que não foi tudo isso.

A história é interessante, gostei de acompanhar a vida das quatro irmãs, as diversas aventuras e momento delas juntas, e depois cada uma construindo a sua vida foi o que chamou a minha atenção, trazendo algo mais "íntimo" (não sei se essa é a melhor palavra). Me senti como parte da família que vi elas crescendo, amadurecendo, lidando com vários sentimentos e se tornando mulheres incríveis. A relação de 4 meninas de personalidades tão distintas é algo muito bonito de ver na história. Aqui no livro a gente ver diversos tipos de amor, como eles podem nos machucar, no reerguer e, obviamente, nos trazer felicidade, e foi essa ideia principal que eu tirei do livro, sobre as diversas facetas do amor.

Entretanto, acredito que por ser um clássico e ter uma escrita diferente, além de que a história é ambientada no dia a dia das garotas, da infância até a fase adulta, acaba que ele se torna cansativo e até monótono (principalmente na parte das cartas) e isso acabou que me desmotivando pra continuar e demorando ainda mais pra terminar. Então pra mim ele é um livro recomendável, mas não pra qualquer um.

Sandra99 28/05/2024

Mulherzinhas
Um dos melhores clássicos que já li , excelente experiência, mesmo não concordando com a escolha da autora em algumas questões , não posso deixar de dizer que foi lindo , muito bem executado.
Personagens adoráveis , criativas e aprendemos muito com essa história, vai ficar no coração.
Não é uma resenha, apenas minha opinião!!!! Leiam !!
Charlene.Roncolatt 28/05/2024minha estante
Olha ela engolindo o desaforo que fizeram com dois personagens kkkkk

Sandra99 28/05/2024minha estante
Kkkkk ainda não aceitei tá kkkk, tô fazendo as coisas aqui e remoendo

Charlene.Roncolatt 29/05/2024minha estante
Bom melhor não falarmos mais no assunto, assim não mudamos a nota ???

Aline 26/05/2024

Meg, Jo, Beth e Amy são irmãs e completamente diferentes uma das outras. Meg é a irmã responsável, Jo é a rebelde, Beth é tímida e Amy a mais vaidosa.
Possuem uma vida simples, mas cheia de felicidade mesmo nos períodos difíceis, e com alguns pessoas boas para ajudá-las. Na leitura vamos acompanhar da infância até a vida adulta das garotas, com várias reflexões e aprendizados.

?- Confesso que achei a leitura cansativa, não sei se é porque tenho dificuldade com clássicos, passei dois meses lendo. Bom, as personagens são bastantes cativantes, gostei do jeito de cada uma e me identifiquei com elas em alguns aspectos. Esse livro em alguns momentos é muito a frente do tempo, principalmente a Jo com suas ideias desconstruídas. O Sr. Laurence e Laurie são verdadeiros amigos da família March e isso ajudou muito a nossa pequena família.
Em algumas cenas, fiquei com raiva, confusa, ri bastante e me emocionei em alguns capítulos. Enfim, por mais que essa leitura tenha sido cansativa pra mim, o livro tem muitas reflexões que levarei pra vida. ?

"Até mesmo os melhores dentre nós têm um quê de perversidade, especialmente quando somos novos e estamos apaixonados."

"A riqueza é certamente uma coisa muito desejável, mas a pobreza tem seu lado ensolarado, e um dos usos doces da adversidade é a satisfação genuína que vem do trabalho dedicado da cabeça ou das mãos, e à inspiração da necessidade devemos metade das bênçãos sábias, belas e úteis do mundo."

"o amor dissipa o medo, e a gratidão pode sobrepujar o orgulho."

"Em cada vida, um pouco de chuva deve cair, Alguns dias devem ser escuros, tristes e sombrios."

Thais 26/05/2024

A história segue as vidas das quatro irmãs March ? Meg, Jo, Beth e Amy ? enquanto crescem durante a Guerra Civil Americana.
Cada irmã tem uma personalidade distinta: Meg é a responsável e maternal, Jo é a rebelde e aspirante a escritora, Beth é a tímida e musical, e Amy é a artista vaidosa. A narrativa aborda os desafios que as jovens enfrentam, desde questões financeiras até os dilemas amorosos e as aspirações pessoais. A família valoriza a moralidade, a bondade e o apoio mútuo, refletindo a educação rigorosa mas amorosa da mãe, Marmee.

Carine2009 23/05/2024

Ah que me dera ter irmãs assim!
No início é calmo, não se entende bem quem é quem, mas a medida em que a história se constrói, vai se tornando claro quem é a dona de tal característica e quem é o próximo personagem a se desenrolar.
Cumplicidade, briga, afeto, carinho e muito trabalho em grupo, é o que se encontra na casa dessas mulherzinhas. Muita luta e muita união não ficam de fora, deixando a história melhor ainda.
Eu diria que esse livro sem dúvida alguma, é o meu xodó! ?

Paula Juliana 22/05/2024

@overdoseliterariaoficial

Uma obra sobre mulheres, quatro mulheres fortes e como diz a adaptação, que acho perfeita ADORÁVEIS. Uma obra muito a frente do seu tempo, atual mesmo sendo um clássico escrito há tantos anos, com personagens carismáticas, lindas, doces, dona de personalidades totalmente distinguíveis e marcantes, doces, femininas e feministas.

Uma leitura clássica, que tem seu próprio ritmo, mas não deixa de ser riquíssima e sim, atemporal, conhecer a história de Meg, Jo, Beth e Amy foi uma experiencia gostosa, com gostinho de cotidiano, de dificuldades, mas também com muito bom humor e muita união familiar, muito amor, cumplicidade dentro de seus próprios problemas em um circulo de apoio forte e mútuo.

Mulherzinhas deixa o coração quentinho, deixa o leitor inspirado, com esperança, com emoção, com gana de vida, vontade de viver do seu jeito, recomendo a leitura do clássico e também assistir a adaptação que é simplesmente maravilhosa e super pega a essência da obra! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2024/05/resenha-mulherzinhas-edicao-completa-do.html