Filhos de Anansi

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Thananda 14/02/2017

Inusitado e divertidíssimo
Pensa num livro bom!!!

Se você gostou de ler Deuses Americanos, irá simplesmente adorar Os Filhos de Anansi.

Gaiman se superou nessa obra, escrevendo de forma sagaz e divertida, produzindo uma leitura leve, fluída e interessante.
Os filhos de Anansi vai do místico até o romance, comédia e aventura abordando o relacionamento sem sal do personagem principal Fat Charlie com a noiva, a família com um pai constrangedor e um irmão inconveniente, o emprego mais ou menos e como ele enfrenta seus medos e resolve seus problemas (criando outros maiores).

Impossível parar de ler e quando terminado deixa um gostinho de quero mais. Há tempos eu não pegava um livro tão bom para matar o tempo.

Super-recomendo :D

Sufonino 08/02/2017

COMO DESCREVER O QUE EU SENTI AO LER ESSE LIVRO?
O livro é maravilhoso. Eu adorei, a escrita do Gaiman me agrada muito e essa história me cativou de uma forma que... eu não conseguiria descrever tudo o que este livro me passou, mas vou tentar.

Os filhos de anansi vai contar a história do nosso personagem principal "chamado" Fat Charlie. Ai você me pergunta: "por que chamado entre aspas?" e eu te respondo que é porque esse não é o nome verdadeiro do nosso personagem, o pai do nosso personagem, o colocou este apelido na infância e ficou como sendo o seu nome. Algo faz com que o nosso personagem volte para sua cidade natal, e lá ele descobre que o pai dele era um Deus, partir daí se desencadeia uma série de momentos constrangedores, amedrontadores e fantásticos com Fat Charlie.

O livro é incrível, a fantasia presente no livro é fascinante. Então Neil Gaiman nos deixa boquiabertos com os mundos, personagens e tramas que ele aparenta criar uma facilidade assustadora.

site: https://youtu.be/y__MH2fqRME

Kenia 22/12/2016

"Coisas impossíveis acontecem. E quando acontecem, a maioria das pessoas apenas lida com elas. No dia de hoje, como em todos os dias, cerca de cinco mil pessoas na face da Terra vão experimentar coisas que acontecem uma vez em um milhão, e nenhuma delas vai recusar a acreditar nas provas que seus sentidos lhe oferecem. A maioria vai dizer, em sua própria língua, o equivalente a: Que mundo estranho, não é? E depois vai seguir em frente."

Charles Nancy é um americano tímido, desajeitado e sem muitos atrativos, que leva uma vida tranquila na Inglaterra. Ele é chamado de Fat Charlie por todo mundo, mesmo sem ser gordo. Trabalha na agência Grahame Coats, onde seus próprios colegas não sabem (ou não se importam) quem ele é, já que passa despercebido pelas pessoas no geral.

Em uma conversa com sua noiva, Rosie, sobre quem convidar para o casamento deles, eles começam a conversar sobre o Sr Nancy, seu pai, um homem brincalhão e agradável, que não perdia oportunidades para tirar sarro do filho. Rosie faz questão que o pai de Fat Charlie seja convidado, enquanto o coitado não consegue imaginar um momento tão importante de sua vida e seu pai lá, para ridicularizá-lo, como ele sempre fez.

Decidindo agradar sua noiva, ele resolve convidar seu pai para o casamento. Mas como falar com ele, se eles não se falam há 20 anos? O único jeito seria ligar para Sra Higgler, uma senhora viciada em café e muito amiga do Sr Nancy. Ao ligar, ele descobre que seu pai não poderia ir ao casamento, porque tinha falecido na noite anterior, em uma situação meio constrangedora.

"Eu sou o sujeito mais forte, o mais poderoso que já existiu ou que vai existir – anunciou Anansi. – Sou mais feroz que o Leão, mais rápido do que o Guepardo, mais forte que o Elefante, mais terrível que o Tigre. – Ele estufou o peito de orgulho com seu poder, sua força e sua ferocidade, e esqueceu que era apenas uma pequena aranha."

Fat Charlie viaja para a Flórida, para o enterro de seu pai e conversando com a Sra Higgler, ele descobre que seu pai era Anansi, o Deus-Aranha, dono de todas as histórias do mundo; e que tem um irmão semideus chamado Spider, de quem nunca ouviu falar, que herdou todos os poderes do pai.
A Sra. Higgler conta que, se Charlie quiser encontrar seu irmão, basta pedir a uma aranha. Por coincidência e muita curiosidade, Charlie vê uma aranha e, sem acreditar muito, pede que ela convide seu irmão para aparecer a qualquer hora. E não é que ele aparece?

"É difícil passar a vida inteira sem ver o irmão. É difícil ele ter passado tanto tempo sem nem saber que você existia. E é mais difícil ainda quando você finalmente o encontra e descobre que, na opinião dele, você não é melhor que um peixe morto."

Spider entra na vida de Charlie e faz um alvoroço já no primeiro dia. Ele finge ser o irmão no trabalho e descobre por acaso que muita coisa está errada por lá, já que o chefe de Charlie desvia dinheiro de seus clientes, coisa que Fat Charlie nunca prestara atenção. Ele meio que ameaça o chefe, com seu tom humorístico, colocando seu irmão em maus lençóis.
Além disso, ele conhece a Rosie e fica caidinho por ela, abalando o relacionamento de seu irmão, já que ela também está encantada, pensando em como nunca tinha se sentido daquela forma no início do relacionamento.
E pra piorar, ele decide morar com o irmão, no quartinho das bagunças, que é transformado em uma coisa inacreditável, com um sol tropical (em plena Londres cinza), uma cachoeira ao fundo e muito mais coisas relaxantes que, na lógica, não caberiam naquele cubículo.

"Spider sempre se divertia. Era o que fazia. Era uma coisa importante. Não saberia identificar a culpa nem se tivesse um guia ilustrado com todos os componentes claramente identificados. Não é que fosse irresponsável, era mais como se não tivesse comparecido no dia em que distribuíram a responsabilidade."

A vida de Fat Charlie é virada do avesso e ele decide procurar algum meio pra fazer Spider desaparecer de sua vida, já que pedindo educadamente não funcionara.
Ele liga para a Sra Higgler e descobre que precisa voar para a Flórida novamente, para conseguir uma forma mágica de se livrar de seu irmão. É aí que a história começa de verdade. As coisas não sairão bem como o planejado e um velho inimigo de Anansi irá se manifestar para tentar obter vingança.
Acompanhamos uma série de conflitos entre os irmãos, que são bem diferentes. Charlie é tímido, desajeitado, odeia escândalos (muito pelo trauma com seu pai) e leva uma vida sem graça e tranquila na Inglaterra. Já Spider, é o cara que todo mundo gostaria de ser, festivo, descolado, presunçoso, que usa seu charme para atrair atenção para si.

"Se alguém ficasse perto de Spider em um dia que ele estivesse feliz, a vida daquela pessoa pareceria um pouco mais alegre. Se ele cantarolava uma canção, outras pessoas ao redor começavam a cantarolar no mesmo tom, como se fosse um musical. Claro, se ele bocejasse, cem pessoas próximas bocejariam, e se ele estivesse infeliz, o sentimento se espalharia como névoa úmida sobe um rio, tornando o mundo ainda mais lúgubre para todos os afetados. Não era algo que ele fazia. Era algo que ele era."

Ler Os Filhos de Anansi foi tão incrível, que eu enrolei pra que a leitura não acabasse. Spider é o personagem que iremos simpatizar logo de cara enquanto Fat Charlie vai crescendo e se descobrindo no decorrer da trama. O bacana é que há momentos em que sentimos orgulho pelas decisões tomadas e pelo seu amadurecimento e outras hilárias, como a parte em que ele recebe um limão, é de rolar de rir.

Eu li a nova edição lançada pela Intrínseca que conta com uma cena cortada, além de respostas para duas questões que são sempre perguntadas ao autor de Sandman: como você ousa e de onde você tira suas ideias?
Eu não conheci Neil Gaiman lendo Os Filhos de Anansi, mas se eu tiver que recomendar algo para aqueles que querem se deixar aventurar no mundo incrível que Gaiman cria, esse livro é um dos mais interessantes para começar, já que mistura humor, romance e o sobrenatural, com uma escrita única.

"Estar morta provavelmente é como tudo mais na vida: você aprende um pouco no processo e depois inventa o resto."

Marcia 17/11/2016

LIVRO: Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman
Fat Charlie é um rapaz que leva uma vida normal e monótona em Londres: tem um emprego mais ou menos, está noivo de uma moça em um relacionamento sem grandes emoções, mas ele não pensa muito sobre isso. O que ele queria mesmo era morar bem longe de seu pai, que sempre o fez passar por momentos muito constrangedores e vivia pregando peças nele, ao ponto de deixá-lo meio traumatizado com isso. (...)
Continue lendo esta resenha no blog ESTANTE DO HORROR, link abaixo:

site: http://www.estantedohorror.com/2016/11/livro-os-filhos-de-anansi-neil-gaiman.html

lizzunic 31/08/2016

O livro conta a história de Fat Charlie, que vive uma vida bem comum e é apegado à normalidade proporcionada por ela, ele acha que tem o pai mais constrangedor do mundo e é graças ao pai que ele tem o apelido de Fat Charlie, mesmo não sendo gordo. A pedido da noiva, ele tenta entrar em contato com o pai, só para descobrir que ele morreu. No funeral ele não apenas descobre que o pai dele era um Deus, como que tem um irmão e ao tentar entrar em contato com esse irmão que é todo o semideus que o Charlie não é, é que a vida pacata dele começa a desmoronar. O livro é muito gostoso de ler, é uma leitura leve sobre histórias e sobre canções e como elas podem mudar o mundo.

vtoebe 26/08/2016

Gaiman!

Gnomot13 21/07/2016

Gaiman como Gaiman
Ótimo escritor, não é o melhor trabalho mas é honesto com o mundo já criado. A relação entre irmãos progride de forma natural e sincera, principalmente após entender suas origens. Neil Gaiman sabe apresentar uma mudança gradual e natural acima personagem como ninguém, sempre mantendo a história mundana como ninguém. Sempre uma boa leitura mas não seria o primeiro lovro dele a indicar.

hanny.saraiva 18/07/2016

Neil Gaiman sendo Neil Gaiman
A narrativa do Gaiman além de extraordinária, é tocante e suas palavras tem envolvem em uma teia mágica. Não tem como não amar Os filhos de Anansi.

neena 05/05/2016

O que achei os filhos de Anansi
Neil Gaiman é um autor britânico muito conhecido por seus romances e por SANDMAN que até então era a única obra ao qual eu havia acompanhado, apesar de saber dos seus diversos projetos e habilidade para escrever. Assim, despretensiosamente estava garimpando algumas indicações ( na famosa internet) e me deparo com Os Filhos de Anansi, fiquei intrigado, levantei meu cenho de forma desconfiada e fui atrás dessa obra.

O livro conta a históra de Fat Charlie, um tímido americano que escolheu ter uma vida pacata e sem-graça como contador numa empresa londrina. Ao ir ao funeral de seu pai, Sr. Nancy, Fat Charlie ouve uma velhinha, amiga do pai há anos, dizer que ele na verdade era o deus Anansi, uma divindade trapaceira e brincalhona da mitologia africana. A partir desse episódio, sua vida vira de cabeça para baixo.

Autores que são inteligentes e conseguem inserir culturas de forma que o leitor entenda são raros, poucos conseguem adaptar sem fazer um trabalho preguiçoso, e aqui nessa obra Neil Gaiman consegue colocar a cultura africana bem fluída pelas páginas. Você não precisa ser nenhum especialista para embarcar nas viagens que o livro te apresenta, no plano espiritual, rituais ou deuses apresentados, tudo é muito lúdico e te deixa curioso para buscar sobre as histórias de Anansi.

O legal na escrita de Gaiman é que ele consegue fazer você ter um interesse pelo protagonista, uma identificação, ele traz coisas simples que vivemos e aplica aos seus personagens. O fato de ele ser uma pessoa acomodada, as decisões que toma, os pensamentos perante a acontecimentos, tudo isso é algo que torna o personagem muito mais humano e faz a gente se conectar.

Bom, nem tudo é flores e o livro tem alguns problemas para mim. O maior problema é a desenvoltura na história, ela toma alguns rumos que para aceitarmos devemos abrir mão de algumas coisas e acreditar na coincidência, isso tira um pouco o leitor da imersão do livro. Outro ponto é a sequência final do livro, toda história é direcionada para algo mais radical e com um peso, porém nessa hora o autor enfraquece e da um tom Disney para o livro.

O livro é muito bom e vou agora tomar vergonha na cara e buscar mais sobre Neil Gaiman, ele tem uma boa apresentação da cultura, uma história de romance decente, mas peca em algumas execuções que não atrapalha em nada na qualidade da obra.

site: http://mundoviva.com.br/os-filhos-de-anansi-livro-o-que-achei/

Mariana.Machado 18/04/2016

Uma opinião talvez não muito popular...
Ganhei esse livro de presente de Amigo X. A pessoa que me tirou me presenteou nas melhores das intenções, pois assim como eu, já havia ouvido falar muito de Neil Gaiman, e que o mesmo é uma grande referência em literatura fantástica, que é justamente o tipo de livro que eu gosto. Entretanto é difícil achar palavras para a tamanha decepção que eu tive com esse livro. Achei tão chato que nem consegui ao menos terminar o livro. Fiquei pensando "isso que é Neil Gaiman que todo mundo adora?".

Quem sabe eu de outra chance ao livro em outro momento. Confesso que esperava uma história de fantasia mais ao estilo de Harry Potter por exemplo. Mas não foi isso que me fez parar de ler, pois eu leio livros de outros gêneros também. O que não me fez continuar a ler foram os personagens super chatos e irritantes! (Sei lá, o pai de Fat Charlie me lembrou o Tom Bombadil de Senhor dos Anéis, que para mim é simplesmente o personagem mais chato da face de todas as terras e mundos literários...).

Pelo o que estou vendo eu não compartilho com a opinião geral sobre o livro, que é positiva pela maioria das resenhas dessa página. Então talvez eu tenha sido uma exceção... Vai saber. Mas deixo uma dica: Se você esta procurando por um livro de aventura com mundos e submundos fantásticos esse não é o livro.
Neto Marcel 19/05/2016minha estante
eu deveria ter abandonado também quando comecei a me irritar com o livro. não fiz isso e agora é um dos piores livros que já li esse ano, me frustrou bastante. curioso que tb tinha bastante interesse no Gaiman, mas nunca tinha lido um livro dele (apenas a HQ Sandman). não foi uma boa primeira impressão.

Pâmela 11/08/2016minha estante
Então, também estou sofrendo horrores pra ler esse livro e eu AMO Neil Gaiman. Dê a ele uma segunda chance, juro que ele merece! Mas a literatura dele não tem a ver com Harry Potter, viu. Os mundos q ele cria são bem diferentes e imprevisíveis. Recomendo o oceano no fim do caminho e stardust se você quiser tentar de novo com ele. De verdade, é um autor maravilhoso, muito criativo e você nunca sabe onde as histórias dele vão chegar, esse livro que não é legal.

Mariana.Machado 22/08/2016minha estante
Muito obrigada pelas dicas Pâmela! Acho que vou dar uma nova chance e dar uma olhada em O Ocenano no Fim do Caminho ou em Stardust. Acho que me faltava justamente isso, alguma recomendação por onde começar.

Pâmela 23/08/2016minha estante
Ah, que bom! Fico feliz em ter ajudado. Depois me conte se gostou de algum ou se Neil Gaiman realmente não te apetece. Hahaha!

Renata (@renatac.arruda) 12/03/2016

Comédia e horror
Uma última observação é sobre dois detalhes que dão um sabor especial ao livro: as críticas pontuais de Gaiman, bem colocadas e nunca panfletárias, ao sexismo e à misoginia principalmente dentro da força policial -- e é uma delícia que todas as personagens femininas do livro sejam mulheres tridimensionais, que desempenham papéis tão importantes quanto os personagens masculinos; e ainda o fato de que, por se tratar de uma obra sobre descendentes africanos, Gaiman não sente a menor necessidade de descrever os personagens como negros, antes, são as pessoas brancas que acabam sendo destacadas como tal. Em um mundo em que qualquer obra de ficção que não especifique a raça de seus personagens leva à presunção de que são todos brancos, esse é um tipo de detalhe menor que pode até passar despercebido, mas que faz toda a diferença.

Leia a resenha completa no Prosa Espontânea:
Ana 25/09/2016minha estante
undefined

Neto Marcel 28/02/2016minha estante
marquei como spoiler mas eu aviso quando eles aparecem, pra caso alguém queira ler os pontos que achei positivo, apesar de tudo XD.

Bya 01/03/2016minha estante
pulei a parte dos spoilers, mas o melhor da review é que riu até no bus :) DSHDHSUHSAUSHA um ponto positivo que aliado a mitologia, devem ser o que rendeu as duas estrelas! nota mental: emprestar Oceano no fim do caminho, acho que vc vai curtir bem mais!

Neto Marcel 01/03/2016minha estante
sim, talvez rendessem até mais estrelas, mas minha frustração foi além :V. eu sou a favor de qualquer tipo de sentimento que uma história te faça sentir, acho que é sempre um ponto positivo do livro conseguir isso, mas quando é a intenção! quando o sentimento que vc tem é o oposto que o autor pretendia (no caso, odiei um personagem que é quase protagonista), assim dá ruim XD. quero sim! tb pensei nisso hj!

Lay 27/07/2017minha estante
Nossa, uma pena que justo esse livro foi teu primeiro contato com o Gaiman :c Tá longe de ser um dos melhores e só posso concordar com a frustração (embora eu tenha um ponto de vista ligeiramente diferente do teu sobre o final... ele realmente se safou? porque a impressão que eu tenho é que aconteceu com ele justamente o que ele menos queria... e o Fat Charlie, pra mim, saiu na melhor).
Reforço sobre o Oceano no Fim do Caminho, ótimo livro. Acho que está em segundo lugar, na minha lista de livros favoritos do Gaiman.

Horroshow 30/01/2016

Resenha por Renato Fonseca (Blog Horrorshow)
“Essa história começa, assim como a maioria das coisas, com uma música. Afinal de contas, no começo havia as palavras, e elas vinham acompanhadas de uma melodia. Foi assim que o mundo foi feito, que o vazio foi dividido e que a terra, as estrelas, os sonhos, os pequenos deuses e os animais vieram ao mundo. Eles foram cantados.”

Charlie Nancy é o personagem principal nessa obra de Neil Gaiman. No início do texto, ele é apresentado como um homem mais pacato do que o recomendável, extremamente rotineiro, previsível e que tem uma vida e um emprego que tendem à monotonia. Charlie está prestes a se casar e, à pedido de sua noiva, acaba concordando em convidar seu detestável pai para a cerimônia, em uma tentativa de reaproximação, desejada pela noiva.

O pai de Charlie vive na Flórida e, no momento em que fica decidido que ele será convidado para o casamento, o que acontecia era uma noite de karaokê, na qual o pai de Charlie canta, dança e cai morto em cima de três moças, turistas semi-bêbadas e extremamente atraentes. Assim termina a vida daquele que posteriormente será revelado como Anansi, o antigo deus pagão que é o dono e contador de todas as histórias. Charlie sempre tentou manter distância de seu pai e somente a morte e algumas conversas com as vizinhas do deus desconhecido o fazem se interessar pelo passado do pai e, sem querer, entrar numa trama de ódio e inveja entre deuses, de magia entre mortais e divindades e de castigos malsucedidos.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/01/os-filhos-de-anansi-neil-gaiman.html

-.-.-.-.-.- 25/01/2016

Neil Gaiman é sempre uma boa opção para quem gosta de Literatura Fantástica.
Monstros, espíritos, criaturas antropomórficas, magia, viagens a mundos paralelos... tem um pouco de tudo isso neste livro.
A história gira em torno de Charles Nancy, um homem normal que descobre ser filho de Anansi (o deus-aranha). Descobre, também, que possui um irmão (Spider Nancy), que herdou os poderes do pai. Esse irmão provocará uma reviravolta ao aparecer em sua vida.
Segundo li na internet, mitologia africana e referências a arquétipos também permeiam a história.