O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Heitor.Mattos 31/08/2021

Excepcional!
Um livro denso sobre a história da evolução humana, como nossas células batalharam ferozmente para chegar aonde estão. Dawkins escreve de forma fácil, a medida do possível já que o assunto é complexo, e faz o leitor ter várias reflexões (eu tive pelo menos), um ótimo livro para quem se interessa por Biologia e até mesmo questões sociais.

Charles.Araujo 22/08/2021

Para quem busca novos paradigmas
Indico para quem é curioso e principalmente da área de ciências biológicas, tem umas partes do livro que o autor fica meio relapso, mas certamente foi uma leitura que agregou muito para meu desenvolvimento pessoal e profissional e o melhor de tudo é que tem curiosidades incríveis sobre o reino animal.

haru 12/08/2021

Sensacional
Um livro pra leigos, estudantes e pesquisadores também.
Pode se tornar um pouco pesado em alguns momentos, mas sempre com uma linguagem acessível!
Recomendo muito para todos que tenham interesse em evolução e biologia!

Gustavo 12/07/2021

Curioso
O mais interessante é a forma matemática como o livro te faz pensar. Você segue com o autor de certa forma a evolução do Gene, até chegar no nosso dia a dia. É maravilhoso ver como a natureza se comporta, e as simulações causadas pelo autor. Uma pena só ele ter sido tão repensado conforme os anos passaram.

Dani Scheibler 03/07/2021

Muito interessante a teoria de que os genes influenciam nas atitudes dos seres vivos, na forma como os animais escolhem seus parceiros, na suas atitudes ditas 'altruistas" e etc. Muito interessante.
Daniele 03/07/2021minha estante
Quero muito ler esse!

Ju Vignon 14/05/2021

Prato cheio para evolucionistas
Gostei do livro, apesar de ter levado muito mais tempo do que gostaria e de saber que um dia terei que voltar a ler, para que alguns pontos fiquem mais claros. Mas no geral foi possível compreender a teoria do gene egoísta, e pros apaixonados por evolução como eu, têm aí um prato cheio. Muito interessante a forma de abordar a diferença da atuação dos genes no ser humano, em parte pelo desenvolvimento da nossa cultura, fazendo com que tivéssemos meios diferentes de transmitir conhecimento para as próximas gerações, e permitindo que o altruísmo pudesse ser aprendido. Muito bom!

Grabas 04/05/2021

Ciência pura
Grandes ideias para expandir o pensamento. O último livro que vejo desse modo foi o Sapiens.
Excelente!

Iago 31/03/2021

Arrojado.
Dawkins é mais controverso pela seu posicionamento quanto a religião e fé do que quanto as suas teorias sobre genética e evolução. Talvez isso se deva ao fato de que suas ideias são claras e inovadoras (principalmente à época de sua primeira edição) e não deixam margem para dúvidas. O estilo menos técnico do texto é excelente para aumentar a abrangência do livro e os exemplos usados para ilustrar conceitos biológicos complexos tornam a leitura, além de esclarecedora, prazerosa. É um livro que deve virar um meme e se imortalizar.

yuka 03/03/2021

Gostei bastante
O livro é ótimo e mudou em diversos aspectos o modo como vejo a vida. Dou 4 estrelas porque alguns capítulos são reduntantes e beiram o enfado.

Gabriel 09/02/2021

Não gosto do jeito que ele escreve, e como ela soa repetitivo. Essa é a única razão para não receber uma nota maior, eu acho. O conteúdo do livro é incrível, e faz você ficar pensando por dias (ou pra sempre?). Vale a leitura para qualquer um que goste de saber mais sobre o que é a vida e todo aquele papo, não somente para estudantes ou profissionais da biologia.

Anon 28/01/2021

De memes à máquinas
Dawkins trás a teoria do gene egoísta e faz ciência propriamente dita soar como ficção científica; floreando com diversos exemplos de circunstâncias aos quais atuam, com explicações bem detalhadas,chegando até ser um pouco prolixo... Entretanto faz com que os argumentos sejam articulados de maneira cuidadosa para que a leitura possa ser feita de leigos à profissionais.

Desmistifica diversos mal entendidos que já começam desde o título, faz uso de metáforas e associações, evita usar muita matemática para que a leitura não se torne cansativa e não conta com papas na língua ao debater sobre assuntos polêmicos!

Assim, este é um livro sobre evolução das espécies que inclusive constantemente relembra Darwin e seus conceitos que revolucionaram a biologia e a vida de nós, animais racionais, de linguagem simples e entendimento recompensador.

Tama 23/01/2021

Evolução sob a óptica do século XX
Muito bom.
Novo fôlego para a discussão científica sobre a evolução, à luz da ação da seleção natural sobre a vida, ou melhor, o que ela tem de mais precioso, ou seja, a sobrevivência do gene, e por consequência, a preservação de si própria (vida), transcendendo indivíduos, espécies e o próprio tempo.

Ramon 05/01/2021

Provavelmente, o melhor livro de divulgação científica sobre biologia. Dawkins escreve muitíssimo bem, cativa o leitor a todo momento. Ainda, consegue o essencial para um livro desse gênero - mostra-nos a beleza escondida na ciência, deixando-nos cada vez mais empolgados para conhecer mais e mais sobre o fascinante mundo dos genes. Uma obra essencial para quem gosta de Ciência.