O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Matheus 17/10/2009

De biológo para biológo
Realmente um livro surpreendente, para quem já conhece um pouco da biologia ele traz teorias validas e com uma lógica compreensível.
Vários fatores do comportamento ficam fáceis de se entender. Considero que o ponto mais intrigante é sobre a teoria que ele lança com esse livro sobre os Memes (Cap. 11), algo como o DNA da cultura. e também a excelente descrição do dilema do prisioneiro, coisas que fazemos todos os dias nas mais diferentes decisões.

Aconselho a leitura, em momentos o leitor pode varia por momentos de leitura compulsiva e momentos de leitura entediante mas no final o resultado é positivo.

matheus araujo
FSA/BA

jmhal 17/02/2009

Ciência na sua maneira mais simples e direta
A complexidade da teoria defendida por esse livro contrasta com a simplicidade e leveza do texto. Afinal, trata-se de uma idéia capaz de explicar toda a evolução da vida como conhecemos. Só de pensar em um livro assim algumas pessoas teriam dor de cabeça. Mas Dawkins traz tudo para mais próximo do leitor, utilizando antropomorfismo sempre que possível, desviando com muito cuidado das armadilhas que esse recurso pode trazer. Um verdadeiro e elegante educador.

Só observo que algumas pessoas podem não aceitar as idéias do autor, considerando-as muito reducionistas, tirando a mágica da criação e de um deus bondoso. Porém, considero muito mais pelo o universo pela ótica do livro, onde nossa existência não parece fazer parte de um plano pré-definido e, por isso mesmo, por sermos fruto do acaso, temos que valorizar a nossa preciosidade. Mesmo assim, para os criacionistas, a qualidade da escrita faz valer a pena a leitura. Leia sem preconceitos e mude seus conceitos.
diegopds 01/02/2011minha estante
Valeu!
Já li Deus, Um Delírio. Porém, tinha receio de ler outros livros dele, pensando que ia cair muito profundamente na Biologia com linguagem muito pesada, mas pelas resenhas, vi que é uma linguagem mais acessível. Com certeza vou ler!

Shaftiel 20/01/2009

O Gene Egoísta é um dos melhores livros de Richard Dawkins e um dos quais ele mais se aproveita para escrever algumas das seqüências. Suas explicações, no entanto, não são voltadas para a genética como o nome faz parecer. Apesar de falar sobre genes e alguns de seus aspectos na hereditariedade como efeito carona, sua principalmente discussão está no comportamento animal como nos exemplos de que não existe comportamento verdadeiramente altruísta.

Dawkins explica muito bem sua teoria de que fomos criados para nos reproduzirmos e transmitirmos nossos genes e quais as estratégias usadas para se ser bem sucedido nisso. Acaba o livro com uma explicação e defesa de que sua tese não se fecha no fato de sermos somente uma máquina produtora de genes, como alguns críticos de seus escritos costumam alardear para diminuir o valor desse pesquisador.

Recomendo para leigos ou para qualquer um que queira começar a compreender a Teoria da Evolução.