O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins




Resenhas - O Gene Egoísta


108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


DANNE 31/12/2020

Fascinante
Esse livro me surpreendeu, ele me fez gostar mais de biologia, uma das matérias que eu menos gostava no colégio seguida de química.
Os replicadores e como tudo que é falado no livro faz MUITO sentido, o nome do livro é ao mesmo tempo que ?certo? ao mesmo tempo que ?errado?. É o paradoxo do egoísmo em ajudar alguém porque sabe que ajudando alguém você será ajudado com isso também. Assim como o paradoxo do nosso nascimento e da nossa reprodução que são ambos gerados por uma única célula. Achei fascinante pensar dessa forma, isso converge com o que eu ando lendo ultimamente sobre o que está escrito no Bhagava Gita, somos o início, o fim e o meio.
comentários(0)comente



Samuel M de Paula 30/12/2020

A origem do Meme
Minha intenção de leitura para com essa obra surgiu da necessidade de entender o que conceituava Richard Dawkins quando criou o termo MEME

O livro tenta condensar o conhecimento teórico já produzido sobre como espécies surgem e se diversificam, com uma diferença para os demais escritos sobre o tema que foi o fato de utilizar uma linguagem informal e metafórica. Com isso, O Gene Egoísta apresenta a biologia evolutiva de forma acessível.

Em seu último capítulo, Dawkins explica como a cultura possui seus próprio genes com a capacidade para replicar e perpetuar-se, os "MEMES" - Unidade Mínima de Transmissão Cultural. Os memes se reproduzem de forma similar a um vírus: "infectam" a mente de seu hospedeiro por meio da imitação e se replicam em outros hospedeiros para se perpetuar. Sendo concebidos como uma forma de analisar a cultura a partir de um marco teórico evolutivo.

"Talvez pudéssemos considerar uma igreja organizada, com sua arquitetura, rituais, leis, músicas, arte e tradição escrita como um conjunto coadaptado estável de memes que se auxiliam mutuamente."
comentários(0)comente



Laryssa 10/12/2020

Muito interessante
O livro em si é muito interessante e a perspectiva que biólogo Richard Dawkins traz sobre os genes e o fato de todos os seres vivos serem "máquinas de sobrevivência" (nome dado pelo o próprio autor) dos próprios genes é realmente fascinante. Ele argumenta muito bem sobre essa teoria, apesar de alguns momentos eu achar a leitura um pouco densa e até mesmo confusa. Mas por outro lado, tem partes que ele traz ideias interessantíssimas que mexem com a imaginação. Para quem gosta de Ciências, principalmente ciências biológicas, vai gostar do livro.
comentários(0)comente



leo 08/12/2020

Dawkins apresenta uma série de argumentos, todos muito bem estruturados e com bons exemplos que ocorrem na natureza. Alguns capítulos podem ser cansativos devido a explicação dos modelos matemáticos que serviram de sustento para alguns de seus argumentos.

O livro é cheio de referência a outros autores e suas obras, o que facilita a busca de outros pontos de vista sobre o assunto.
comentários(0)comente



Luan.Cordeiro 31/10/2020

Pílula Vermelha
Em Matrix é ofertado a pílula azul, a qual você continua sua vida normal como se nada tivesse acontecido, e a pílula vermelha, que ao ingerir lhe é dado uma nova visão sobre a sociedade, o mundo e tudo a nossa volta.

O Gene Egoísta é uma extensão (talvez até evolução) da clássica Teoria da Seleção Natural de Darwin, mas agora adicionando os conhecimentos genéticos (obscuros à época de Charles) e novos conceitos filosóficos, matemáticos e sociais. Afinal, qual o objetivo da vida? Como ela surgiu e quais são os mecanismos que a aprimoram? Mais do que isso, quais são as forças que moldam o comportamento de cada célula? - desde uma bactéria que "sabe" como se disseminar mais facilmente numa população, à macacos que aprenderam a se organizar e cooperar em sociedades, até o comportamento humano mais intrínseco e a divisão sexual e social.

O ponto negativo do livro fica por conta de seu excesso de tecnicalidade. Não é um livro fácil de se ler, existem muitos detalhes, muitas notas de rodapé, cálculos, termos de genética e biologia, além de ser necessário ter uma boa base de biologia evolutiva e de alguns outros temas.. além disso as vezes a leitura acaba um pouco monótona por insistência de argumentação (a academia de ciências parece pegar bastante no pé do autor e ele não quis deixar nenhuma brecha). Ainda assim, as ideias que se obtém de uma leitura dedicada farão sua mente explodir e nunca mais conseguir enxergar o mundo da mesma forma! Revolucionário!
comentários(0)comente



Bernardo.Lameira 17/10/2020

Essencial
O livro é uma tentativa bem sucedida de demonstrar como os replicadores (aka: genes), mesmo sendo entidades inconscientes, usam do ambiente para a dispersão e disseminação de si mesmos, de forma egoísta.

Sendo um livro revisitado pelo autor pelo menos 2 vezes, há ressalvas e complementos para prover uma versão atualizada dos fatos e descobertas científicas.

Apesar de ser particularmente interessante para pessoas que se interessam na área técnica, o livro não é de difícil compreensão para o público leigo, dado que o autor deliberadamente modificou a obra com essa finalidade.

Apesar de parecer um livro totalmente objetivo e científico, a obra trás profundas implicações filosóficas ao indivíduo subjetivo e sua forma de ver o mundo que o cerca.

Discorrendo desde os princípios da vida na terra, com replicadores à deriva, até o mundo atual, Dawkins demonstra sua tese de forma brilhante e implacável.
comentários(0)comente



MaurAcio.Garrido 26/09/2020

Um pouco de biologia faz bem...
Demorei pra pegar esse livro pra ler.
.
.
Li e reli capitulos porque pra mim teve pontos um pouco complexos, mas esse sou eu neh? Meio devagar mesmo.
.
.
Eu sugiro a leitura ate o capitulo 11, pelo menos. Tem a origem de uma "expressao" q utilizamos hoje em dia, e as vezes a gente nem sabe o motivo de a utilizarmos.
.
.
E pra quem nao conhece Richard Dawkings, seria interessante conhecer um pouco mais... Boa leitura!
comentários(0)comente



Giulipédia 08/09/2020

Completamente brilhante!!
O que posso dizer de Dawkins é o seguinte, ou você o ama ou o odeia completamente pela visão que ele trás do mundo através desse livro, acho bem difícil existir um meio termo para ele, pela forma de escrita, Dawkins é um cara brilhante, inteligentíssimo, não só pelo conteúdo do livro, mas pela forma como ele foi colocado, ele usa o máximo de exemplos didáticos possíveis para o melhor entendimento do leitor, mas também é arrogante, e justamente por isso algumas pessoas acabam tendo opiniões equivocadas a seu respeito, da minha parte posso dizer que só existe admiração e encantamento transbordando aqui, o que não é uma novidade, mas também posso notar porque as pessoas tem uma opinião tão polêmica sobre ele.

O gene egoísta nada mais é do que a própria teoria da seleção natural de Darwin, porém dirigido não a um indivíduo ou a uma espécie, mas sim a menor unidade da vida, o próprio gene. O autor nos trás uma visão onde nós e todas as formas de vida somos "máquinas de sobrevivência" dos nossos genes e nossos propósitos inconscientes são para perpetrar os nossos genes no pool gênico, os sobreviventes.
Dawkins utiliza uma série de eventos no mundo animal como exemplos de que sua teoria do gene egoísta se comprova correta. Aqui ele nos trás exemplos de comportamentos animais dentro da natureza sobre a defesa do próprio território, a busca por parceiros sexuais, o mutualismo, parasitismo entre espécies, a procura por alimento, relação entre predador e presa entre outros assuntos de igual importância. Dawkins também trás várias teorias de diferentes autores que ele usa para ajudar a explicar o gene egoísta, dentre elas a EEE, estratégia evolutivamente estável, que é um fator decisivo no comportamento dos animais para a própria sobrevivência e consequentemente a sobrevivência dos próprios genes nos seus descendentes.

Ele afirma também que longe de acharmos que somos de fato manipulados pelos nossos genes, a nossa espécie, em detrimento de outras, mostra-se desobediente nesse quesito, o gene pode ter deixado um conjunto de instruções a serem seguidas, mas nós humanos, como espécie consciente nos rebelamos e na maioria dos casos não obedecemos a essas instruções ao pé da letra. Ele afirma que podemos nascer egoístas, mas por esse mesmo motivo é tão importante o ensino do altruísmo.

Perto do final do livro, Dawkins introduz a ideia de um novo replicador chamado por ele de meme. Em outras palavras poderia dizer sucintamente que é um replicador de ideias, sobrevive passando de cérebro para cérebro e a cada novo "hospedeiro" tem uma ligeira alteração, uma ideia se bem sucedida é passada adiante, assim como uma música, passos de uma dança, enfim, acho que já deu para entender o que seria visto como esse novo replicador, é uma análise interessante e me fez refletir bastante sobre tudo que aprendemos e passamos adiante, se olharmos do ponto de vista biológico, um meme evolutivamente estável, uma ideia estável, vai ganhar corpo e passar de geração em geração, mas claro que terá suas "mutações" pequenas alterações feitas muitas vezes inconscientemente pelos hospedeiros. Um exemplo legal introduzido no livro, seria a própria música, quem nunca cantou uma música errada e depois de um certo dia se deparou com o erro em questão ao analisar a música original? Pois esse é um exemplo de pequenas mutações que vão ampliando a medida que a "música" vai passando de geração em geração, na maioria das vezes não "concertada" como seria a sua cópia original, mas uma versão cada vez mais modificada dela. Da para pensar em vários exemplos de ideias diferentes pensando dessa forma né?

Eu usei esse exemplo ilustrado no livro porque é o menos polêmico, e esse livro olhando por vários pontos de vista é considerado polêmico, mas talvez ele só o seja, porque as pessoas não têm de fato conhecimento real do que é a teoria da evolução e como ela funciona, esse conhecimento é extremamente necessário para ler esse livro sem preconceito, Dawkins faz vários apelos e notas explicativas onde ele tenta reduzir o impacto que suas opiniões podem gerar em certas pessoas, mas infelizmente não se pode agradar a todos, então faço o mesmo apelo nessa resenha, você leitor que quiser encarar o gene egoísta e se encantar com as maravilhas da evolução, leia esse livro de mente aberta, pesquise sobre as teorias aqui mencionadas se você não tem conhecimento delas, procure antes conhecer sobre o tema proposto aqui antes de julgar, é um trabalho precioso e um grande pilar de conhecimento no ramo da biologia que vale a penar se saber, no mais eu tentei ser o mais sucinta possível, pois esse livro me daria facilmente umas dez resenhas ou mais, só para debater os assuntos que foram abordados, para aqueles que leram até aqui, faço um convite para conhecer Richard Dawkins e sua maravilhosa teoria do gene egoísta!!
Joel R. 08/09/2020minha estante
Uma resenha bem detalhada e completa. Parabéns !


Giulipédia 08/09/2020minha estante
Nossa q alívio em saber disso!! Q bom q vc gostou, mt obgada pelo feedback!! ????


Punyama 09/09/2020minha estante
E eu que pensava que só eu achava Dawkins arrogante. Mas realmente, ele é um escritor incrível. Consegue tratar de temas complexos de forma simples, didática e principalmente, muito divertida.


Adam 22/06/2022minha estante
Não só ?o gene egoísta ?....mas os escritos dele, são perfeitos....discordo de algumas coisas, mas no geral, Dawkins + James Watson.... lembra? DNA?.....eu adorei aquela escrita... E o relojoeiro cego....sem palavras à dawkins... fascinante!




Glaucia Maria 04/09/2020

Quem seleciona o que?
Um livro para se pensar e refletir em torno dos processos que contribuem para a seleção natural. Sem duvidas muitos ensinamentos em torno da teoria da evolução voltados ao protagonistas da vida os gene, fragmentos do famoso DNA. Chamá-los de egoístas é imprudente mas certamente é a mais pura realidade.
comentários(0)comente



Marco 11/08/2020

Naturalmente egoísta
Dawkins defende que o gene é egoísta e assim evoluiu por milhões e milhões de anos, o que afeta diretamente as relações entre os animais, mesmo relações entre pais e filhos são pautadas em egoísmo. No entanto, atestando o egoísmo natural ele não se alia a qualquer ideia de valorização desse egoísmo socialmente, pelo contrário, se opõe a essa visão, apontando a racionalidade como um meio para nós humanos superarmos nossa natureza e nos impormos como algo melhor e não determinado. Há ainda o nascimento do conceito de "meme" em que ele traz especulações, no minimo, interessantes.
comentários(0)comente



Jonas incrível 30/07/2020

"O indivíduo é passageiro"
A evolução é a base de uma discussão acalorada. O fato é que somos animais egoístas, movidos pelo impulso da sobrevivência, que nos faz, consciente ou inconscientemente, lutar para perpetuar nossa própria espécie, nossos próprios genes. Ou melhor somos controlados por nossos genes para que esses perpetuem sua existência por gerações. Cada impulso, valor, sentimento faz parte de um plano maior de sobrevivência.
comentários(0)comente



Thaís Berganton 10/07/2020

Máquinas de sobrevivência
O meu primeiro livro do dawkins e eu amei! O autor tem um jeito único de argumentar suas teorias! O livro é denso mas muito completo e finalmente entendi porque é considerado leitura obrigatória para biólogos! Essa leitura abriu a minha mente para enxergar o gene de forma diferente, na universidade é tudo muito teórico e rápido.. acabamos não tendo tempo de refletir sobre algumas coisas mas esse livro cumpre totalmente esse papel complementar! Me fez refletir muito sobre a evolução e a genética!

...um corpo é uma máquina programada cegamente pelos seus genes egoístas - o autor, p. 261

Duas observações importantes:
1. A edição de 2007 da Companhia das Letras é ruim, a capa é muito fina e maleável (amassa facilmente só de ler), a lombada do livro ficou completamente marcada quando cheguei ao final da leitura (precisaria ser maior para comportar todo o conteúdo)!
2.Preciso falar sobre o cap. 12: não gostei, foi o único que achei chato.
comentários(0)comente

Roberto Oliveira 22/07/2020minha estante
Adoro suas resenhas ???




Leonardo 25/05/2020

A Sobrevivência do mais Egoísta
O Gene Egoísta é o primeiro livro do biólogo Richard Dawkins, publicado em 1976, e no Brasil somente em 2007.

Nesse livro ele apresenta argumentos para tentar explicar a evolução das espécies, usando como base os genes, e não o organismo como um todo ou mesmo a espécie. O gene é uma pequena parte do DNA que é capaz de produzir algum efeito no organismo que seja hereditário, onde a seleção natural ´escolhe` as melhores, dessa forma se tornando mais comum nas gerações seguintes, até o momento que se torna dominante, podendo ser apontado como uma qualidade especifica de tal espécie.

Ele explica que o organismo é apenas uma ´máquina de sobrevivência`, e que o principal objetivo é a autorreplicação. Essa ´maquina` precisa levar em conta vários fatores, como o terreno, o clima e também a estratégia de luta. Dessa forma, quanto mais qualidades que ajudam de sobrevivência do organismo, mais chance tem de passar essas qualidades para as gerações posteriores

O título do livro faz uma analogia com o comportamento egoísta, já que o gene sempre trabalha para beneficiar a sim mesmo. Mas isso não quer dizer que essa ação seja consciente, pois existe diversos fatores que não estão sobre o controle direto dos genes, como o terreno ou o clima no qual o organismo está inserido. Nesse livro ele reformula o conceito de ´meme`, que seria basicamente uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais que as informações são armazenadas, como um livro. Resumindo, é a herança cultura.

Com uma escrita acessível e diversas analogias interessantes, é indicado principalmente para aqueles que querem entender um pouco mais sobre o mecanismo da evolução das espécies.
comentários(0)comente



Maria 12/04/2020

Ótimo até para quem não é da área
A primeira vez que li algo deste autor foi durante o periodo da escola para um trabalho de biologia. Desde entao me encantei por ele. Nunca me identifiquei com a área das biológicas, sou de exatas, mas a escrita do autor é fluida e bem explicativa para os leigos.
Se estiver com medo devido ao tamanho do livro, pelo menos tente, acredito que não vai se arrepender.
comentários(0)comente



Lety Tate 06/04/2020

Um pouco mais de biologia, por favor
Richard Dawkins, no "O Gene Egoísta", se esforçou para instruir um pouco mais as pessoas. De maneira sucinta, mas repleta de exemplos, o livro transmite inúmeras informações coletados de vários cientistas.
A função principal do livro é fazer as pessoas compreenderam de fato que "os replicadores vêm em primeiro lugar, não apenas na história como também em importância". Contudo, como no prefácio, o autor mesmo diz, é um livro escrito para pessoas da área, pessoas leigas e pessoas meio-termo e que é algo muito difícil de se fazer. Acredito ter sido esse o grande problema do livro. Ao mesmo tempo que utiliza termos científicos e explicações complexas que as pessoas da área biológica já está familiarizado, Richard tenta explicar os termos, facilitar as explicações e faz referências com insetos e animais, mas acaba por ter que explicar também os seus exemplos visto que segue a idéia de que o seu leitor pode não saber absolutamente nada daquilo que ele tenta falar. Isso faz com que a leitura fique maçante para quem entende pouco do assunto. Além de que, ao longo das explicações dos exemplos para enfim conseguir exemplificar o que estava explicando antes, parece que o autor perde a linha de raciocínio principal, o que ele estava tentando falar de início. Acredito que se tivesse definido apenas um público alvo, o livro teria se tornado mais fluido.
Para finalizar, acredito ser uma leitura muito boa para pessoas da área (profissionais e estudantes) já que aborda uma visão muito interessante de que apesar de um milhão de motivos para servos egoístas, algo preconizado pelos nossos genes cujo objetivo é se perpetuar, não precisamos ser assim já que a determinação genética não é absoluta, apenas estatística como o autor demonstra ao longo de suas páginas.
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR