O povo brasileiro

O povo brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Ana Luz 01/01/2024

é um dos livros que nos ensina um pouquinho sobre quem somos. Darcy Ribeiro logo no começo levanta a pergunta ?por que o Brasil ainda não deu certo?? e essa talvez seja uma das perguntas mais difíceis de responder, e, mesmo que eu não concorde com ela nem com alguns pontos de Darcy, ele responde com maestria uma outra pergunta: ?o que é ser brasileiro??
e no fim ser brasileiro é essa mestiçagem sem fim, é o sangue de negros e índios correndo por cada um de nós, marcado em cada esquina deste lugar.

Tayanne 21/12/2023

No início, para mim, a adaptação a leitura foi complicada, por ser uma linguagem mais culta. Porém, depois de algumas páginas ficou mais fácil de acompanhar.
O livro foi uma baita experiência. Através dele é possível entender que as mazelas do nosso presente são justificadas pelo nosso passado. E, acredito, que o caminho principal para resolver o problema, é entender sua origem.
Enfim, adorei e indico a todos!

Brenno.Soares 13/11/2023

Excelente livro, traz um retrato muito sóbrio da nossa sociedade atual, apontando os verdadeiros alicerces dos nossos costumes e características. Obra realmente de grande proveito para todos que tenham interesse em conhecer as origens, ou mesmo entender o "povo brasileiro".

Edras 02/11/2023

Compreensão da história brasileira
Ler esse livro se faz necessário a quem quer conhecer um pouco do Brasil e suas realidades. O livro de maneira clara demonstra quem somos e nos dá a base de quem seremos, contextualiza o passado e nos revela as bases do futuro

Vanessa.Coimbra 16/10/2023

Este é um livro de não ficção que busca trazer um pouco a história do povo brasileiro com os diferentes componentes que constitui a população nacional e como essa incorporação foi feita. Apesar de ser livro de narrativa lenta é de grande importância e muito importante para nossa história.

Bruno.Correia 14/10/2023

Leitura obrigatória
Do genial Darcy Ribeiro, a obra traz uma abordagem antropológica, social e história acerca da formação da sociedade brasileira. Começando pela colonização, passando pelo império e pontuando questões da República, o livro dita como as relações econômicas e decisões políticas afetaram na formação do que chamamos de Brasil, e em seu povo, os brasileiros, estes formados pela mistura de diferentes etnias: negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc. Livro obrigatório pra qualquer pessoa que cursa ciências humanas e que deveria ser abordado já no ensino médio.

Livia.marrache 14/10/2023

Uma leitura densa e que exige muita atenção. Gostei muito de conhecer esse autor e começar esse assunto

Jessica.valcaci 08/10/2023

Brasis e brasileiros
Enfim eu terminei ?O povo brasileiro? livro que enrolo desde março desse ano, não que ele seja difícil ou prolixo demais, mas que eu começava e recomeçava sempre buscando tirar o máximo de informação e conhecimento do livro. Não diria que seja um livro historiográfico, minto! Na verdade é sim, só que sinto que o intuito de Darcy é não só contar historicamente a formação do Brasil, dos brasileiros, da formação de cada Estado regional, a questão indígena, escravista e o processo de lutas e resistência frente a pequena elite que domina todo o aparato lucrativo e privilegiado do país; na verdade é também uma tentativa de se questionar o que é o brasileiro?, pois este se fez aqui nas terra tupiniquins, o escravizado vindo das colônias africanas não era brasileiro, tampouco o português e os colonos, muito menos os indígenas que aqui habitavam ( e que ainda habitam), o brasileiro e os estados de cada região vão se fazendo, através de miscigenações múltiplas, de luta, sangue de resistência, através dos processos de privilégios, mandos e desmandos das elites que vão se formando em cada época, em cada colônia, em cada novo ciclo econômico.
O livro inicia-se, com uma pergunta: por que o Brasil ainda não deu certo?!? Sinceramente eu não sei responder essa pergunta, mas creio que entender o processo de como se deu essa nação induz a uma pequena parcela de noção do porquê para alguns o Brasil é o ?eterno país do futuro?, de como essa nação é explorada já a quinhentos anos, frente a uma minúscula elite detentora de todo o poder, de todo o privilégio, de todo poder econômico dessa terra. Sim, eu ainda não sei responder essa pergunta, mas sei como chegamos até aqui e de como urge incessantemente a difusão desse processo histórico marcado por violência, mas também resistência, onde há opressão haverá resistência é um processo dialético, onde há elite há movimentos sócias organizados e onde há luta há resistência. Avante!!

Math 01/10/2023

O povo brasileiro
Talvez o livro que todo o mundo deveria ler, mas com certeza o livro que todo brasileiro deveria ler. A leitura é muito tranquila e aborda de forma prazerosa de ler, a história do nosso povo "Um povo em ser, impedido de sê-lo". Contra fatos históricos não existem argumentos, e se o Brasil está do jeito que está hoje, é por causa dessa elite nojenta que explora esse país desde o seu início.

Tamires 18/09/2023

Um clássico para quem nasceu ou se fez brasileiro
Obra fundamental para compreensão da formação da nação brasileira, síntese da multiplicidade de povos que aqui estavam, que chegaram e que foram trazidos por meio da força. A densidade do conteúdo para o leitor não acadêmico é suavizada pela redação aprazível do autor.

isaazm_ 02/09/2023

[..] Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino. [...]
Com essa leitura, todas as informações fragmentadas sobre a história do Brasil que eu ainda me lembrava da escola, ganharam sentido e contexto.
É um livro bem estruturado, que começa na descoberta do nosso território pelos portugueses e segue por todas as empreitadas econômicas que aqui foram implantadas e como cada uma delas afetou a sociedade em formação, demonstrando como região do Brasil se formou e se desenvolveu, mas vai muito além disso.
Darcy Ribeiro deixa claro que esse livro contém suas opiniões críticas e políticas, e concordo com isso, afinal, explicar a história do Brasil sem se posicionar, já é assumir o posicionamento da classe que sempre esteve no comando, controlando o destino do país.
Essa é uma leitura que deveria ser obrigatória, porque te possibilita expandir o horizonte sobre si mesmo e sobre o que é ser brasileiro. Também por ser diferente daquela velha história maquiada pelo ponto de vista eurocêntrico que nos é ensinada nas escolas.
Aqui o autor abordou nossas origens étnicas, explicou o racismo impregnado em nossa sociedade. Demonstrou toda a estrutura de classes e como estas se perpetuaram praticamente iguais desde a colonização até a república.
Além disso, Darcy também se adianta, nos mostrando o momento cultural em que estamos, onde a mídia nos expõe a padrões de consumo inatingíveis e também a uma padronização cultural e consequente perda dos nossos valores tradicionais.
E o que eu achei mais surpreendente foi a esperança do Darcy de que conseguiremos fazer uma reordenação social e de que o Brasil será um lugar melhor, eu sinceramente já perdi essa esperança faz tempo, mas é um alento ver que alguém acreditou nisso com tanto fervor.
Não é um livro fácil, é longo e por vezes maçante e demorei horrores pra ler, mas com certeza valeu a pena!

[...] A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação, nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária. [...]

Kevin 28/08/2023

Excelente!
Darcy Ribeiro foi um dos maiores pensadores que este país já produziu. Nesta obra ele traça toda uma trajetória da formação da sociedade brasileira, desde a chegada dos portugueses na costa, seu contato com os indígenas nativos, passando pelos séculos de comércio escravagista até chegar nos dias de hoje. A leitura que o autor faz é simplesmente fantástica, trazendo luz às qualidades e deficiências que compõem o caráter do povo brasileiro.

5/5!

CAMBARÃ 13/08/2023

Analisa a formação da sociedade brasileira, suas raízes históricas, culturais e étnicas.
O livro aborda a miscigenação e a diversidade étnica do povo brasileiro, com um panorâma que vai desde a pré-história até o período colonial e a formação das grandes culturas indígenas.

Darcy Ribeiro divide o povo brasileiro em cinco matrizes étnicas principais: o indígena, o branco, o negro, o mestiço e o caboclo.
Ele explora a contribuição de cada uma dessas matrizes na construção da identidade e cultura brasileira, destacando a resistência e adaptação desses grupos ao longo da história.

O autor destaca também os conflitos e as desigualdades sociais que marcam a história do Brasil, como a escravidão, a colonização e a exploração dos recursos naturais.
Ele argumenta que a miscigenação e a diversidade cultural são pontos fortes da sociedade brasileira, mas também aponta a persistência de preconceitos e desigualdades como desafios a serem superados.

De forma abrangente e detalhada, "O Povo Brasileiro" apresenta uma visão crítica e reflexiva sobre a formação da sociedade brasileira, mostrando como a diversidade étnica e cultural moldou a identidade nacional e influenciou os seus diferentes aspectos políticos, econômicos e sociais.

Jessé 25/07/2023

Obra importante
O livro é um estudo bem completo sobre as origens do Brasil. Algo de destaque é que cada região do país foi explicada de forma separada e assim dá pra ver que "nem sempre um povo é o mesmo povo."

Mas não vou mentir, é uma leitura longa e bem densa com muitas informações. Mas pra quem quer saber de onde veio, super recomendo.

Otávio - @vendavaldelivros 24/07/2023

"Os privilegiados simplesmente se isolam numa barreira de indiferença em relação à sina dos pobres, cuja miséria repugnante procuram ignorar ou ocultar numa espécie de miopia social, que perpetua a alteridade."

Como povos com tantas nuances e particularidades se tornam um? Como um país de extensão continental consegue se manter unificado mesmo com suas regiões tendo evoluído para culturas tão distintas e próprias? Conseguir enxergar a unidade do povo brasileiro em meio a todas as suas especificidades é um trabalho para poucos, e Darcy Ribeiro definitivamente era um desses.

Publicado em 1995, "O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil" é uma obra do antropólogo mineiro que parte em busca das bases que fundaram, deram e dão sustentação para a formação do que hoje entendemos como povo brasileiro. Analisando desde antes das viagens que trouxeram os primeiros colonizadores portugueses para o Brasil até a formação de nossos núcleos urbanos e nossas estruturas socioeconômicas, Darcy Ribeiro apresenta um diagnóstico profundo e rico sobre como chegamos até aqui.

É óbvio que uma obra dessa magnitude precisaria mergulhar em conceitos complexos, mas Darcy Ribeiro faz isso com a maestria de um romancista e com a sabedoria de um professor, conseguindo dar exemplos práticos e visíveis a qualquer um, facilitando a compreensão do leitor leigo em sociologia.

Como político de esquerda, o autor não nega desde o começo que sua visão terá esse viés, o que é importante para o leitor também perceber quais óculos foram utilizados para enxergar a formação do povo brasileiro. Não à toa, as críticas ao modelo de sociedade que temos no país têm foco nas elites econômicas.

Sou suspeito para falar sobre como esse livro impactou e ampliou minhas percepções sobre "quem são" o povo brasileiro. Tocante em muitos momentos, doloroso em tantos outros, o livro de Darcy Ribeiro se prova fundamental na compreensão de nossa identidade, dos caboclos, dos caipiras, dos sertanejos e de tudo que nos molda. A obra não saiu da minha cabeça e, cada vez mais, vou me encantando com esse trabalho. Fundamental para entendermos nosso povo e toda injustiça social que nos trouxe até esse ponto.