O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Sara277 23/04/2021

O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro
Uma leitura necessária, que privilégio. Que legado o Darcy Ribeiro nos deixou! Recomendo muitíssimo, não deixem de fazer essa leitura.

"Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino." (Pág. 331)

Samuel920 04/07/2023

POVO BRASILEIRO: A formação e o sentido do Brasil ( Darcy Ribeiro).

Uma nação feita de sangue,alicerçada a ferro e fogo,construída por minorias. Um passado que, muitas vezes, parece estar ,apenas, nos livros de história. Nas palavras de Darcy Ribeiro: " o que sempre faltou ao povo brasileiro foi uma indignação geral ".

Josue.Costa 08/11/2020

Excelente livro
A obra trata do surgimento sócio cultural do país ...demonstra em detalhes que os livros didáticos não mostram e muito menos a escola.

Caio 29/05/2020

Essencial para entender a construção da identidade étnico-nacional brasileira
"[...] Isso significa que, apesar de tudo, somos uma província da civilização ocidental. Uma nova Roma, uma matriz ativa da civilização neolatina. Melhor que outras, porque lavada em sangue negro e sangue índio, cujo papel, doravante, menos que absorver europeidades, será ensinar o mundo a viver mais alegre e mais feliz."

Nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo. A linguagem clara, elegante e poética do Prof. Darcy Ribeiro é, nesse sentido, indispensável para nos lembrar a nossa singularidade e expor esperança e orgulho de um povo tão alegre porque tão sofrido.

Viva Darcy Ribeiro. Viva a UnB. Viva o povo brasileiro.
Camila.Kato 29/05/2020minha estante
Viva a insana!!!

Rodrigo.Bittencourt 16/06/2022

Ótimo para entender as particularidades de nosso povo
O livro faz um rebuscado histórico primoroso na construção da identidade dos diferentes povos do Brasil, que vieram a culminar na nação brasileira tão homogeneamente unificada. A visão da história apresenta as raízes de nossos vícios e do desamparo de nosso povo frente a uma elite inoperante.

Gab Maniezo 23/07/2021

DARCY FEZ TUDO
TUDO, esse livro é absolutamente TUDO Darcy foi lá viu tudo e falou VOU ESCREVER SOBRE TUDO. Dos livros que tratam da colonização que já li (A economia latino-americana, do Celso Furtado; América Latina: As cidades e as Ideias, do José Luis Romero; e As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano) esse é de longe o melhor. Por uma razão simples: é o único desses que mencionei que trata dos processos de colonialidade que a América foi submetida com um interesse genuíno em dimensionar a percepção dos povos originários. Como eu disse: TUDO.

Davi 29/06/2020

Retrato de um povo múltiplo
O que Darcy Ribeiro faz aqui é um trabalho hercúleo: explicar como nosso povo e nossa identidade foram forjados, desde o princípio. Para ele, tivemos, além do ponto de partida inicial, a construção de vários Brasis, mas todos formadores de uma futura singularidade.

Do movimento econômico e seu extrativismo, o surgimento do protobrasileiro e suas futuras gerações. O preto, o indene, o ibérico, todos povos múltiplos, aqui amalgamados. A visão qualitativa de Darcy é única e o domínio sobre o tema, inegável. Ele retrata o sofrimento do preto deafricanizado, do índio tornado genérico. A escravidão dos dois. O movimento absurdo da escravidão e seus castigos desumanos, o mulato, o caboclo a formação minifundiária e latifundiária, as disputas, as fronteiras, os hábitos.

Embora haja referências muito bem contextualizadas, a obra possui longos trechos sem referência, o que não minimiza seu valor, mas pode criar desconfiança ideológica em alguns, o que pode ser sanada com ainda mais leituras. A narrativa vertebral é linear, mas logo nos acostumamos com os muitos momentos não-lineares do estilo de Darcy.

Leitura obrigatória para entender como chegamos aonde estamos, embora não encerre o assunto: o próprio Darcy o reconhece. Embora não fosse o viés, a obra, claro, possui um caráter historiográfico e a apresentação mais detalhada das datas ao máximo possível poderia enriquecer o texto ainda mais. Vale ler e ter na estante. A história da gente. Única e ainda em formação.

Daniel Teles 19/06/2020

Você precisa de tempo para essa leitura.
Assim como diz na capa, este livro nos conta a história da formação do Brasil e de seu povo. O autor conta a nossa história com uma ênfase nas etnias brasileiras. Como se encontraram, como conviviam, quem escravisou e foi escravizado, onde houve mais e menos miscigenação, onde cada grupo foi colocado na pirâmide social brasileira, os conflitos, as milhares de mortes, entre muitos outros aspectos.
As informações históricas também estão aqui, mas de forma mais resumida , pois podemos perceber na leitura, que a situação do povo brasileiro em meio ao que acontecia através de lugares e épocas, e como fomos nos entendendo, não como estrangeiros e indígenas , mas como uma só nação, foi se formando.
Não considerei uma leitura difícil, mas sim demorada. Pra mim, foi necessáro muita atenção e um dicionário do lado pra entender muitas palavras utilizadas aqui, que não são usadas no nosso dia-a-dia.
Ótimo livro, com certeza irei fazer uma reeleitura o ano que vem.

Juliani8 14/10/2022

Um retrato das raízes do povo brasileiro
Há muito tempo queria ler este livro por um intenso desejo de conhecer mais sobre a nossa gente. É um livro bom, mas é um livro difícil. É difícil porque é complexo, é denso, traz muito de história e de antropologia, mas é ainda mais difícil por nos mostrar de uma forma crua o quanto o Brasil é constituído de um povo sofrido. O sofrimento está intrincado na nossa população desde o índio até o trabalhador urbano de hoje em dia e Darcy Ribeiro esmiúça de ponto a ponto todos os aspectos deste povo desde a sua formação. Esse livro incomoda pelo fato de que muitas das coisas relatadas ali, ainda acontecem hoje em dia e as pessoas parecem se importar cada vez menos.
Para finalizar, deixo o trecho que melhor resume este livro:
"Não há, nunca houve, aqui um povo livre, regendo seu destino na busca de sua própria prosperidade. O que houve e o que há é uma massa de trabalhadores explorada, humilhada e ofendida por uma minoria dominante, espantosamente eficaz na formulação e manutenção de seu próprio projeto de prosperidade, sempre pronta a esmagar qualquer ameaça de reforma da ordem social vigente."

Maíra Marques | @literamai 28/05/2022

? ?Somos povos novos ainda na luta para nos fazermos a nós mesmos como um gênero humano novo que nunca existiu antes.?
?? "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro é uma obra atemporal e uma leitura que deveria ser obrigatória para todos os brasileiros, isso porque o autor trata de assuntos extremamente importantes como a miscigenação do nosso país, o processo sociocultural e o crescimento populacional.
Mesmo sendo uma leitura mais teórica, não é cansativo- ao contrário- a escrita de Darcy Ribeiro é muito fluida e envolvente! Seus textos nos fazem viajar no tempo. E confesso: É revoltante. A história do nosso país é no mínimo vergonhosa, e sejamos sinceros... Está longe de melhorar.
Esse livro é uma verdadeira aula de história- e das boas! E essa edição comemorativa de 100 anos da @globaleditora está belíssima e ainda mais completa com as fotografias e documentos que inseriram do autor. Estou apaixonada!

Jessé 25/07/2023

Obra importante
O livro é um estudo bem completo sobre as origens do Brasil. Algo de destaque é que cada região do país foi explicada de forma separada e assim dá pra ver que "nem sempre um povo é o mesmo povo."

Mas não vou mentir, é uma leitura longa e bem densa com muitas informações. Mas pra quem quer saber de onde veio, super recomendo.

Bibi 12/09/2022

Li por obrigação do professor, mas acabei gostando. Oq mais me marcou foi quando ele explica que nós somos a perda das culturas, das identidades.

Felipe.Colen 06/01/2023

Por um lado fico feliz por ter tido a paciência que nunca tive para ler obras com um conteúdo mais metódico. Darcy utiliza de uma linguagem simples e de fácil entendimento, demonstrando sua compreensão e visão sobre a formação do ser Brasileiro. É um livro interessante, onde o autor denomina algumas situações com seu próprio olhar, por isso eu vejo a necessidade de iniciar a obra com olhar crítico acerca da nossa história.

Biondo 21/07/2021

Incrível
O livro conta de forma brilhante a epopeia que o povo brasileiro viveu e continuará a viver na luta pela sua própria constituição. Todos os capítulos são riquíssimos e bem articulados entre si na composição da narrativa que Darcy nos quer passar, o que culmina num verdadeiro raio-x do ser-brasileiro.
Mr. Matos 21/07/2021minha estante
Maior antropólogo que o Brasil já teve

Ana Flávia 04/10/2022

Esse livro devia ser obrigatório na escola
Amo esse livro, apesar de ser um tema complexo é uma leitura muito fluida. Acho que devia ser aplicado nas escolas, recomendo demais