O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Pheriannath 18/05/2022

Excelente!
Eu demorei muito pra completar essa leitura. Por ser um texto mais técnico eu acabei que não conseguia desenrolar na velocidade que eu gostaria. Mas a dinâmica do autor, a forma como foi bem exemplificado tudo, as descrições histórias e pontuadas pelo autor. Uma excelente obra antropológica da história do nosso país

Bruno.Defaveri 09/05/2022

Retrato do povo brasileiro
Traça a história desde 1500 até os dias atuais, da formação de nosso povo, das características de cada tipo de classe que formou nossa população.

Guilherme 01/05/2022

O Povo Brasileiro
Seminal, importantíssimo para a compreensão de país, apesar de, claro, ser fruto do seu tempo e do pensamento de quem o escreveu.

Joao 14/04/2022

Nem lá, Nem cá
Um livro que conheci através das minhas aulas de sociologia, que logo de cara me chamou atenção.
Ele é realmente a história do povo brasileiro contada do início ao fim, sem poupar nenhum detalhe. Em contrapartida, achei as informações e a forma com que foram escritas bem confusas, o que ia deixando a leitura cansativa.

Helly 02/04/2022

Li para a escola e como um livro que não tem só pesquisas, mas também opiniões do autor, nem tudo são flores. Acho que foi uma leitura necessária e enriquecedora, estou feliz com os novos conhecimentos sobre a minha identidade que adquiri.

Rubens 16/01/2022

Para qual Brasileiro?
Há explicações muito boas sobre a criação do novo gênero humano chamado Brasileiro, e se apresenta como uma leitura necessária para nos entendermos como povo, porém a leitura é muita densa e por vezes muito rebuscada-científica, então a pergunta que fica é, para quais brasileiros o livre é destinado? A "massa" que deve ser a maior consumidora desse tipo de conteúdo, acabado sendo colocada de lado, e a exploração que muitas vezes é abordada no livro acaba se perpetuando.

Rafaela 23/12/2021

"Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado indelevelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possosa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos." (P. 91)

"A mais terrível de nossa herança é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. [...] ela, porém, provocando crescente indignação, nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma sociedade solitária." (P. 91)

"O que nos falta hoje é maior indignação generalizada em face de tanto desemprego, tanta fome e tanta violência desnecessárias, porque perfeitamente sanáveis com alterações estratégicas na ordem econômica." (P.154)

"Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosas, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da terra." (P. 332)

Iraneide 20/11/2021

Brasil para brasileiros
Ouvi este audiolivro pelo podcast VLC disponível no Spotify durante uma viagem de ônibus.
Vim motivada por um pouco mais da história do Brasil nestes tempos que é desafiador dizer-se brasileiro.

Vim também com um desejo de resgatar uma brasilidade ferida em significado por causa dos constantes atentados aos nosso símbolos mais preciosos, como as cores de nossa bandeira, a democracia e a Constituição de 88, nos últimos dois anos.

Encontrei muito mais que isso. Encontrei raízes profundas e desconhecidas para mim. Me encontrei como parte do povo original desta terra, que eu aprendi na escola que eram diferentes de mim, exóticos, silvícolas. Grave erro, que esta obra corrigiu.

Aprendi como a maior parte de nossa cultura na verdade não é original e que nossa verdadeira essência está nos donos da Terra que já estavam aqui quando os invasores vieram, saquearam e pilharam riquezas, vidas, identidades, liberdades.

Este livro deveria ser leitura primordial nas escolas, na formação do cidadão Brasileiro.

---
Nota especial para o cuidado e esforço do autor em resgatar a história pelo máximo de evidências e depoimentos dos nativos, quando a maioria das fontes e registros são dos invasores.

gio 02/11/2021

darcy ribeiro, nao tem como criticar
só nao dei 5 estrelas por conta do uso constante de expressões que hoje a gente já sabe que são racistas, sendo essas: mulato, índio, pessoa de cor, cabelo duro

entendo a época que o livro foi escrito e adorei a análise construída, mas eu nao podia deixar de pontuar esse aspecto da obra

Beatrizen 09/10/2021

Leitura densa, porém necessária.
O livro explica sobre nossas origens e problemas ou questões crônicas no Brasil como o racismo, distribuição de terras e divisão e classes. Vale a leitura

Marcelo.Alencar 28/09/2021

Como se formou o povo brasileiro
Espetacular obra do gigante Darcy Ribeiro. Pessoas que formaram uma geração de grandes brasileiros, que pensavam no país, se importavam com o nosso povo.
Um estudo completo sobre a formação da nossa gente e a nossa sociedade.

Para entender o Brasil correto!

Marcelo Purificação 23/09/2021

Para todos os Brasileiros
Esse livro deveria ser lido por todos os Brasil, principalmente a Parte III e IV... Onde encontrasse a real identidade brasileira, com toda a nossa complexidade... E a única parte é extremamente reflexivo sobre nós... Que livro maravilhoso...

Kamyla.Maciel 07/09/2021

É esse o Brasil que queremos?
Não vou fazer um resumo do que o livro trata, dispensável ja que muito conhecido e o próprio título já nos diz que falará sobre a formação do povo brasileiro, questões econômicas, políticas , culturais e sociais. Mas prefiro falar o que senti.

Quando terminei esse livro, fiquei me questionando se um dia o Brasil daria certo. E , na data de hoje, essa pergunta ecoa na minha cabeça. Um país formado e construído na base da exploração, genocídio, estupros e desapropriações ainda pode chegar em algum lugar?! Questionamentos como esses são frutos da leitura desse livro fantástico.

Darcy desenhou a história da formação do povo brasileiro como nunca li, desde o início, suas contradições e surpresas. Tudo isso sem querer se fazer imparcial, essa nunca foi a proposta. Impossível sair ileso e sem indignação dessa leitura. Se a história nos fosse contada desse posto de vista nas escolas, com pensamento crítico, estaríamos onde estamos? Um povo sem consciência do seu passado tende a repeti-lo. E estamos diante disso.

É revoltante pensar que esse livro foi escrito há anos e trata de tempos ainda mais remotos e mesmo assim poderia servir como crítica a classe média e a elite atual.

A leitura em si não é muito fluída, mas entendo que esse é para ser um livro que se avança aos poucos.. indico muito muito mesmo!!

Trecho que se encaixa bem agora:

Não é impensável que a reordenação social se faça sem convulsão social, por via de um reformismo democrático. Mas ela é muitíssimo improvável neste país em que uns poucos milhares de grandes proprietários podem açambarcar a maior parte de seu território, compelindo milhões de trabalhadores a se urbanizarem para viver a vida famélica das favelas, por força da manutenção de umas velhas leis. Cada vez que um político nacionalista ou populista se encaminha para a revisão da institucionalidade, as classes dominantes apelam para a repressão e a força.