Encarcerados

Encarcerados Alexander Gordon Smith

Resenhas - Encarcerados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@igormedeiroz 30/11/2013

Encarcerados é um livro tenebroso e assustador, mas nada impede ler esse livro de maneira tão feroz e ainda querer mais. No verso deste exemplar encontramos diversas palavras que repelem o leitor como: demônio, inferno, capeta! Nesse mistifório diabólico o medo em continuar a ler competia com a curiosidade que tive no começo da leitura. Encarcerados é um livro leve - levemente do mal - e divertido. Não gente, é verdade, é um livro que deixa o leitor com angústia pelos seus personagens e principalmente pelo protagonista. Brincadeiras a parte; A escrita de Alexander Gordon é entusiasmada pelo suspense e desventuras do maldoso Alex Sawyer.

Alex Sawyer - o primeiro protagonista perverso que encontrei em toda minha carreira literária como leitor - desde os doze anos de idade colocou seu gene ruim para funcionar; no início da adolescência já batia e roubava dinheiro de garotos mais novos, típico filmes americanos, na medida que foi crescendo seus atos rebeldes também aumentaram: os furtos passaram a ser agressivos e a prática de roubar casas tomou conta do jovem, sempre em companhia do amigo, Toby. Quando a dupla pensou que poderia se safar de todos os roubos facilmente, o destino se demonstrar em desfavor dos jovens: seres de terno-preto e máscaras entram em cena e liquidam o jovem Toby sem mais sem menos, na frente do amigo. Como se não bastasse ver o assassinato do amigo, Alex também é culpado por matar o amigo! Para piorar a situação foi fundada uma penitenciária somente para jovens, Penitenciária de Furnace, os jovens que entram nesta instituição nunca mais saem de lá.

O pior não é viver em pena vitalícia, mas sim viver dentro da Furnace, um lugar horripilante: não desejo nem para a pior pessoa do mundo passar uma semana lá dentro. Alex pode parecer machão fora da penitenciária, mas quando entra no buraco da Furnace, ele grita como mulherzinha e se frusta com tudo o que fez de ruim para os outros. Mas ele não devia estar lá dentro, não foi ele quem matou, por isso vai arrumar uma forma de sair do buraco do inferno - sim, Furnace é literalmente um buraco, está fincado nas estranhas metros abaixo no solo .

Se eu senti pavor? Se senti angústia? Se senti medinho? Sim, sim e sim! Por mais que eu tenha sentindo raiva do protagonista no começo, passei a ter pena dele ao ser julgado por algo que não fez e ainda mais por estar dentro da Furnace. Mas as três perguntas e o que pude sentir, garantiu êxito em me amarrar a trama. Alexander Smith escreve com maestria e não liga se o leitor vai se assustar ou abandonar o livro, está lá, pura maldade.

O final não poderia ser pior - melhor? - do que foi. Totalmente arrebatador, deixando o leitor com uma ânsia pelo próximo volume, necessitando de uma continuação. Por ser uma leitura rápida você consegue absorver os três livros já lançados pela Benvirá em menos de uma semana!

''Só muito mais tarde compreendi como a escola pode ser parecida com uma prisão.''

Fuga de Furnace é uma diversão garantida para aqueles que amam terror e não se importam com o sofrimento protagonista. Para quem não gosta do tema, arrisco deixar a dica, não por parecer pesadelo, mas pelo Alex que foi preso injustamente e fará de tudo para conseguir sua liberdade.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤResenha postada no
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤwww.setecoisas.com
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤPor favor, não copiar ©

Robson 20/11/2013

Uma obra pra lá de elogiada, repleta de comentários positivos internet a fora, este é “Fuga de Furnace”.
Tenho orgulho de dizer que grande parte das minhas expectativas para o primeiro livro de Furnace, “Encarcerados”, foram satisfeitas. Alexander Gordon Smith desenvolve sua narrativa com classe e uma dinâmica extremamente confortável para a leitura. Desde já posso dizer que a série entrou para as minhas favoritas e logo vocês irão entender o motivo de tal amor.

“Abri os olhos, e a prisão ainda estava ali. A Penitenciária de Furnace. O lugar aonde enviavam vocês para esquecer-se de si mesmo, para puni-lo por seus crimes, mesmo que não os tivesse cometido. Só uma entrada e nenhuma saída. Sim, este era o meu lar agora, e o seria até que eu morresse.”

“Encarcerados” inicia sua trama de uma maneira única e esplendorosa, nos afogando em ação e emoção, tudo isso vindo do ponto de vista de Alex (coincidência o nome do protagonista ser uma “abreviação” do nome do autor?), a pessoa que irá vivenciar todos os tipos de desafios e perigos dentro da “aconchegante” Furnace.

Alexander me passou uma segurança enorme enquanto narrava a história de Alex e sua batalha para sair de Furnace. Muito convicto do que estava contando, o autor não mede esforços para colocar ação nas páginas, extinguindo as possibilidades de largar o livro para fazer qualquer coisa. A narrativa em primeira pessoa torna o sofrimento e a esperança de Alex evidente, o que me fez sentir tudo o que ele estava sentindo e também torcer por ele durante a leitura. Além disso, “Encarcerados” nos trás uma dinâmica surpreendente onde nada é desperdiçado. Sem duvidas uma leitura emocionante e MUITO, mas muito rápida, a sensação que eu tive ao finalizar este primeiro livro foi única, era como se eu houvesse lido apenas quinze minutos e eu queria mais e mais.

Em todo o processo de leitura tive apenas uma decepção, no inicio não consegui achar muito sentindo na história e isso acabou deixando a leitura um pouco confusa. Alexander logo dá a volta por cima e concerta esse pequeno deslize, me fazendo mergulhar de cabeça no mundo misterioso da Penitenciária de Furnace. Todo aquele mistério por trás da prisão inabalável e a luta de Alex fizeram com que eu me sentisse dentro da história e isso foi aos poucos tapando aqueles buracos do inicio de maneira única e surpreendente.

“Obediência é a diferença entre a vida, a morte e outras variedades de existência ofertadas aqui em Furnace.”

Cheio de reviravoltas e acontecimentos inesperados, “Encarcerados” inicia a série com pé direito, fazendo com qualquer um tire o chapéu para Alexander Gordon Smith e o aplauda de pé por sua obra de arte.

O autor criou personagens fortes e criveis a ponto de fazer com que eu imaginasse cada um deles vivendo na nossa sociedade e até cogitar a possibilidade de uma Furnace escondida por aí. Cada qual tem sua personalidade única e bem definida, sem chatices manias desnecessárias, mas dentre todos eles, destaca-se Alex. Claro, Alex é o motivo de toda essa história, mas ele acaba se tornando muito mais do que só um protagonista durante o desenvolvimento da história e isso acende um holofote enorme em cima dele. É possível acompanhar todo o aprendizado de Alex sobre Furnace, todo o seu desenvolvimento para que ele consiga superar os obstáculos que surgem em seu caminho.

“Sob o céu fica o inferno, garotos, e, sob o inferno, Furnace. Espero que desfrutem da permanência aqui.”

Além de todas as qualidades citadas acima, o primeiro livro de “Fuga de Furnace” trás um leve toque distópico, criado pela ditadura imposta dentro da prisão por parte de alguns grupos e principalmente pela administração do local. Esse foi um dos inúmeros pontos do livro, dando uma nova visão ao gênero. Isso, mesclado à ação e ao romance inexistente, acabou por inovar essa parte dos jovem-adultos presentes no mercado editorial atual.

A finalização deste primeiro livro foi digna de aplausos, Alexander soube como finalizar os pontos vitais para o primeiro livro e deixou um cliffhanger capaz de fazer qualquer um subir pelas paredes. Posso dizer que esse foi um dos livros mais emocionantes que li até agora, durante a leitura tive a sensação de levar constantes injeções de adrenalina, meu coração com certeza foi à boca em vários momentos aterrorizantes do livro. A ponte deixada para o segundo livro sugere uma história ainda mais eletrizante e cheia de mistérios a serem desvendados e se vocês ainda não leram este livro, corram!

A editora Benvirá está de parabéns pelo trabalho, desde ao projeto gráfico, até a mínima revisão. A capa está maravilhosa e tem um significado enorme junto à trama apresentada.

E agora, Robs, devo ler?

Você ainda está se fazendo essa pergunta? Por favor, dá um jeito de ler, você não sabe o que está perdendo! Os fãs desde terror, até a típica distopia irão amar incondicionalmente este livro e vão ansiar por mais a cada página lida.

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/11/resenha-encarcerados.html

Marian 14/11/2013

Conheça o verdadeiro inferno!
Alex Saywer gosta de cometer "pequenos delitos", até o dia em que é condenado por um crime que não cometeu. Apesar de sua pouca idade, ele é sentenciado a passar o resto de sua vida no pior lugar que pode existir. "Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a penitenciária de Furnace". Obrigado a ficar longe de sua família, ele não imaginava o que estava prestes a enfrentar: Gigantes guardas sádicos, criaturas malignas e gangues terríveis de verdadeiros criminosos. Furnace é o verdadeiro inferno.
Encarcerados é um livro tenso, selvagem, cruel. Foge completamente dos livros atuais. Nada de sexo, romance, ou frases melosas. Aliás, só tem personagens homens.
É um ótimo livro pra quem gosta de adrenalina, ação e aventura. O livro não te dá sossego. Cada capítulo é surpreendente.
Adorei! Aconselho essa leitura. =)

Sarah 13/10/2013

Encarcerados é o primeiro livro da série Fuga de Furnace do autor inglês Alexander Gordon Smith, lançado neste ano pela editora Benvirá. Pela capa você já tem a ideia que o livro passa, prepare-se para agonia, medo e ação. Muita ação.
Com o blog eu aprendi a gostar de diversos temas que não me atraiam. Aprendi a gostar dos “Livros de meninos”, o que claro é um rótulo nada a ver. Quem diria que eu poderia gostar de um livro em que todos os personagens são garotos, se passa em uma prisão subterrânea e é puro sangue e injustiça? Pois é… e eu adorei esse livro!
Encarcerados é narrado em primeira pessoa por Alex, um garoto de 14 anos que é o típico valentão da escola e acabou se envolvendo com o crime. Assaltava casas para roubar dinheiro ou objetos em companhia do seu amigo Toby. Roubar coisas era normal para ele, porém… não foi isso que o mandou para a prisão. Ele foi acusado de matar seu próprio amigo. Acusado injustamente. Mas quem disse que Furnace é justa?
Furnace é uma prisão subterrânea que foi construída depois do Verão do Massacre, onde as gangues saíram por aí matando por diversão. Os jovens presos não foram deixados em penitenciárias comuns, foram enviados para a Penitenciária de Furnace. O lugar de onde ninguém saiu vivo.
Assim como Alex, em Furnace se encontram diversos garotos inocentes. Incriminados pelos homens de terno preto. Porém, ainda há diversos integrantes das antigas gangues do Verão do Massacre e outros jovens presos por matar em própria defesa. Todos são tratados como iguais, como lixo, como animais…
Durante a leitura eu me senti enclausurada como os personagens. Sabe aquela dificuldade de respirar que só pela narrativa conseguimos sentir? Pois é… Adorei a escrita de Alexander Gordon Smith, ele conseguiu descrever muito bem todas as cenas de ação que, aliás, são muitas. O livro tem poucos momentos de descanso. O tempo todo fui surpreendida por uma novidade da penitenciária.
Infelizmente o livro tem alguns erros de revisão. Encontrei uma frase totalmente confusa em que cada parte é traduzida em um tempo diferente, mas esqueci de marcar. A história é muito boa, sem dúvidas merecia mais cuidado.
Comentei no twitter que Encarcerados é uma mistura de Maze Runner e Guantanamo Boy. Um livro para quem tem estômago e quem não se importa com a falta de romance. Enfim, adorei o livro e preciso da continuação logo!
“Sob o céu fica o inferno, garotos, e, sob o inferno, Furnace. Espero que desfrutem da permanência aqui”.

Só Sobre Livros 04/10/2013

Absolutamente genial
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/10/absolutamente-genial-renata-lima.html

Lucas 26/08/2013

Empolgante!!!
Do começo ao fim não para de acontecer coisas para você ficar martelando.
Os personagens são bastante carismáticos (mesmo que sejam presidiários) e o autor teve um cuidado especial ao criar os "vilões" da história, o que foi o aspecto principal pra eu ter gostado tanto desse livro.
Tudo é bom, do momento em que Alex vai para a prisão, as amizades e inimizades que ele faz, as criaturas que ele fica cara a cara, o plano de fuga, os trabalhos, os guardas e o diretor com seus olhos impossíveis de encarar.
É o tipo de livro que a gente agradece por ser parte de uma série e não um "filho único" de um autor!

Nat. 09/07/2013

Fazia tempo que eu não lia um livro tão criativo e envolvente como Encarcerados. Superou as expectativas.
Anderson 21/09/2014minha estante
Anderson 21/09/2014minha estante
realmente é ótimo que pena que a editora não irá lançar o restante olha que a benvirá disse

quando sai o quarto livro fuga de furnace ????????????????????????????????
T1.GSTATIC.COM
CurtirCurtir · · Compartilhar
Anderson Matochek
Benvirá Anderson, não sabemos se iremos lançar os próximos volumes... os primeiros não foram muito bem os fãs podem ajudar recomendando os primeiros livros para os amigos!!
Curtir · Responder · 7 h.
excluir

Quatro Amigas 26/06/2013

Encarcerados - Alexander Gordon Smith
"Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace." E mesmo assim você fica tentado a voltar mais uma vez, a desvendar os mistérios que lá existem e ir cada vez mais fundo nessa história de tirar o fôlego.

Antes de começar a resenha, queria esclarecer que esta série britânica fez muito sucesso na terra da rainha e agora está sendo publicada no Brasil. Até o momento, li os dois primeiros livros de um total de cinco. Pretendo ir colocando as resenhas aqui no blog conforme eu for lendo e a opinião de vocês!

Pessoalmente, classifico a série “Fuga de Furnace” como uma mistura de ação, terror, suspense e com um pouco de drama. Pode parecer confuso agora, mas tudo faz sentido... Desde o primeiro livro, o autor sabe como prender o leitor na história com sua narração em primeira pessoa. Sua maneira ágil de contar os fatos faz com que você mergulhe em alta velocidade na história, mesmo assim não deixa os detalhes de lado. Pelo contrário, os detalhes é que fazem toda a diferença nessa trama! Peguei “Encarcerados” pra ler e só consegui largar depois que tinha terminado de ler, ou seja, oito horas depois...

Alex Sawyer é um garoto problemático que após um roubo mal sucedido, acaba sendo levado para a prisão de adolescentes de Furnace. O lugar vai contra todas as leis humanitárias possíveis, sendo construído totalmente no subterrâneo. A construção aconteceu após uma violenta onda de mortes causadas por gangues de rua, a sociedade britânica decidiu que a única solução seria mandá-los para uma prisão perpétua. Por ser totalmente subterrânea, Furnace está completamente isolada do resto do mundo, o Diretor toma as decisões que bem entende, não havendo interferência externa.

----------CITAÇÃO:
“-Este lugar não é correto (...). Você nunca está seguro aqui, porque um dia será sua vez de ser levado – talvez em uma semana, talvez em anos, talvez esta noite. Alguns ficam quietos, outros não. Adam, não. Ele continuou gritando, escavando a parede e lutando pela vida”.
---------------------------------------------------------------------

A trama gira não somente em torno da vontade e das tentativas de Alex e seus amigos de fugirem da prisão, mas também sobre como tentam sobreviver. Afinal são várias as ameaças, como as brigas entre gangues, e os monstros! Sim, no interior das paredes rochosas e avermelhadas de Furnace, existem criaturas horrendas, frutos de experiências cientificas realizadas pelo diretor da prisão. Na calada da noite, elas são soltas e levam alguns detentos para as profundezas da prisão e nunca mais são vistos, o que dá um clima de terror pra história de maneira única.

Além de todos esses problemas com os monstros e os planos para escapar de um lugar que parece o verdadeiro inferno e totalmente intransponível, ainda existe espaço para drama. Já que os livros são escritos em primeira pessoa, podemos ir acompanhando a evolução da personalidade impulsiva de Alex ao longo da trama. Suas falhas, medos, angústias, esperanças são bem trabalhados pelo autor, transformando-o em um personagem totalmente humano, com o qual o leito pode se identificar em alguns momentos. Uma boa trilha sonora para esse livro, que caiu como uma luva, foi Marilyn Manson. Sim, qualquer música dele se encaixa no contexto sombrio e sufocante de Furnace!

Leitura totalmente recomendada para quem gosta de um livro denso, cativante e empolgante, com boas doses de ação, terror e suspense! :D

Resenha publicada originalmente:

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/06/resenha-encarcerados-alexander-gordon.html#.UcuhqdLBNs0

Stephanie 05/04/2013

Estava conversando sobre esse livro ontem com uma amiga e resolvi resenhar, apesar de já ter lido faz um tempinho! É um livro que está fresco na minha cabeça, e que eu achei irresistível o suficiente para adquirir todos os outros em inglês.

A saga Fuga de Furnace se passa num futuro onde os adolescentes são vistos como perigosos. Depois de um incidente que terminou com vários mortos e feridos, não tem essa história de estatuto da criança e do adolescente, não. Menor que comete crime vai pra cadeia pra sempre, e vai pra pior cadeia nos Estados Unidos: Furnace, que fica embaixo da terra, e não tem nenhuma possibilidade de saída.

Apesar disso, Alex sempre foi um deliquente juvenil. Do bullying no colégio (que ele praticava, não era vítima não), foi arrombar casas vazias pra furtar. Você nem ficaria triste por ele ser preso e jogado em Furnace se não fosse por um singelo motivo: do crime que ele foi acusado, ele era inocente. Uns esquisitões de terno mataram o seu amigo e parceiro de pilantragem e jogaram a culpa nele, e agora ele vai responder por seus crimes por vida toda em Furnace... Se Furnace não fosse, eventualmente, letal para todos os rapazes que estão lá dentro. Com todas as gangues, cães de guarda demoníacos, e seguranças armados, sobreviver além dos 18 fica difícil. E o pior: Furnace ainda conta com um segredinho a mais. Mas esse, fica para quem ler a história.

Eu amei o livro. Ponto. Nas três horas que levou para eu acabar com ele, eu fiquei apaixonada pelo universo e pelos personagens, torci por eles, e fui surpreendida pelas revelações. Ainda assim, talvez porque eu não sou o público alvo do livro, tendo 22 anos e sendo mulher, eu não consegui deixar de imaginar que o livro poderia ter sido melhor se escrito por um autor diferente, ou tudo um interior mais... carnudo. O "passo" do livro é muito bom - nenhuma cena é corrida - mas onde um autor como o Stephen King escreve 300 páginas esse tinha umas 100 (comparando tamanho de fonte e espaçamento, tá?). Eu senti como se pudesse ter mais no livro - mas na psíque dos personagens, mais sustos, mais conversas e oportunidade de empatia com eles. Os personagens podiam ser um pouco melhor caracterizados.

Eu escrevi um pouco mais sobre os outros livros e sobre a voz do autor no meu blog: http://www.fantasticaficcao.com.br/encarcerados/

Karine 24/03/2013

envolvente
Realmente admito que a capa tem grande responsabilidade pela leitura do livro, mas quando li a sinopse me interessei mais ainda.

Muito bem escrito, prende a atenção do inicio ao fim, nada parecido com o que eu ja tenha lido.Uma prisão juvenil no subsolo que mistura delinquência com bizarrice/fantasia.Onde o protagonista Alex apesar de ser um tanto desvirtuado socialmente não é propriamente um assassino delinquente é mandado e tenta entender e sobreviver em um lugar fora da realidade onde vivencia coisas que mandariam qualquer ser normal para um manicômio,em determinada parte o livro se torna monótomo, mas logo recupera o ritmo terminando de forma que me deixa muito curiosa para saber o que acontece no próximo livro, que espero seja tao empolgante quanto este

Jairo 13/02/2013

Um bom livro
Encarcerados é de uma leitura fácil e que nos prende até terminar o livro. Todavia, por diversas vezes me perguntei se algumas passagens do livro seriam necessárias à estória.
Por algumas vezes questionei o intuito de o autor acrescentar detalhes sanguinários tão detalhados.
Fora essas pequenas observações, o livro é uma boa leitura e confesso que fiquei curioso para ler a sequência da trilogia.

Nah Lameu 09/02/2013

Incrivel!
"De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?"

A primeira vez que li o livro foi no vlog da Garota It, e me interessei de cara. A capa é maravilhosa e tem muito a ver com o livro.

Conforme procurei mais tive o pensamento "preciso desse livro"...

O livro é contado pelo ponto de vista do Alex, ele e o seu amigo Toby eram assaltantes "habilidosos", porém em um desses assaltos eles foram pegos por estranhos homens de terno preto que mataram Toby e colocaram a culpa em Alex. Que logo foi apanhado por policiais e condenado a passar o resto da vida em Furnace.

Furnace é uma prisão subterrânea onde são colocados os jovens condenados (porém não necessariamente culpados). Uma vez lá, você jamais sairá.

Em vários momentos o livro me lembrou o filme A Batalha de Riddick, pelo fato da prisão ser subterrânea, as paredes feitas de rocha, o clima quente e claustrofóbico e os cães mutantes.

Mas ainda sim, o livro tem suas particularidades que fazem ele não parecer com nada que já vi ou assisti.

Durante toda leitura você não se esqueça do fato de que os garotos estão presos no "inferno" mas ainda sim consegue sentir as "centelhas de esperança e alegria" que alguns momentos trazem.

Meus personagens favoritas sem duvida foram os Ofegantes que são criaturas que vem durante a noite buscar alguns prisioneiros, sabe se lá para que... Não só pela aparência deles que de longe parece ser mais assustadora, mas pelo mistério que envolve o que eles são, se são humanos ou coisa pior...

A forma como o livro foi escrito, na minha opinião combinou muito com o enredo, você de certa forma se vê transportado para dentro da prisão como um personagem observador capaz de contestar ou apoiar as decisões do Alex.

Sinceramente ainda estou pensando se continuo ou não a saga pelas resenhas que li dos próximos volumes, se paro por aqui, enquanto ainda está bom ou se me arrisco, mas o primeiro volume pelo menos eu recomendo muito para todos...

PS: não espere nenhum romance desse livro

Nat Bespaloff 09/02/2013

Indico \o/
Furnace é uma prisão construída no subterrâneo. Imagina que “sufoco”.
E pior, Furnace é uma prisão perpétua. É, daí sim F*** tudo!
Acrescente nisso: Trabalho escravo, prisioneiros que matam uns aos outros, criaturas “esquisitas” e a refeição... agrrr!
Alex é um garoto impulsivo, dá vontade de dar uns “petelecos” na orelha dele ^^
Aliás, achei os personagens superbem caracterizados. Gostei muito da amizade dele com o Donovan.
A pressão psicológica é intensa e... o final, ah o final, quero muito ler a continuação! Muito mesmo! =D
O livro é narrado em primeira pessoa e o autor tem uma narrativa muito boa, gostei bastante.
Ah, e quem espera encontrar romance aqui, ihhh... esquece!
Se eu indico este livro???? Lógico que indico \o/
(É até uma pena o livro não ser muito conhecido, pois é maravilhoso).
Nat.

Ale 28/12/2012

Blog Introducing you a Book
Olá, pessoal! Como estão?

Como podem perceber, hoje venho resenhar para vocês o livro "Encarcerados", primeiro volume da série Fuga de Furnace, do autor Alexander Gordon Smith.

Eu me considero uma pessoa que gosta um pouco de tudo, mas devo admitir que histórias mais macabras, recheadas de ação e suspense, sempre me atraíram. Não foi à toa que este livro me chamou, e muito, a atenção, com essa capa que te faz imaginar várias possibilidades para o enredo (o que são aquelas seringas enferrujadas no canto, gente? É ou não é pra te deixar morta de curiosidade?).

O livro nos conta a história de Alex Sawyer, um adolescente de 14 anos que praticava atos ilícitos com seu colega Toby. Essa vida fora da lei começou com o roubo de dinheiro dos garotos menores do colégio e, com o passar do tempo, passou à invasão de casas.

Foi em uma dessas invasões que a vida de Alex virou de ponta cabeça. Parecia que a casa estava perfeitamente vazia, sem grandes problemas para Alex e seu amigo Toby, já acostumados com o serviço de destrancar a casa e "fazer a limpa" sem serem notados. Mas tudo mudou ao caírem numa emboscada, e, como se não bastasse serem descobertos, Toby é assassinado friamente. E quem é acusado injustamente? Alex. Destino? Penitenciária Furnace. (Não, isso não é um spoiler).

"Compreendi que Toby jamais jogaria futebol novamente, e esse pensamento foi como um soco no estômago. Mas contive as lágrimas, tentei tirar da mente a imagem do meu amigo morto enquanto tomava um atalho pelo jardim exageradamente crescido e subi na velha cerca rumo ao campo escuro e deserto adiante dela." (pg. 32)

"(...) Se o que aquele homem tinha dito era verdade, eu estava sendo procurado por assassinato. E isso não significava apenas um par de socos ou um mês ou dois no reformatório - era uma vida na prisão, em Furnace, com seus poços, castigos e sofrimento." (pg.32)

Furnace é bem diferente das prisões "padrão" que conhecemos. Construída no subterrâneo, possui apenas uma entrada e segurança redobrada. Quem é mandado para lá, nunca mais sai com vida. A penitenciária fora construída depois do Verão do Massacre, evento marcado pelos assassinatos realizados por gangues para mero divertimento.

Leia mais: http://www.introducingyouabook.com/2012/11/encarcerados-de-alexander-gordon-smith.html

angel 10/11/2012

Não sou muito detalhista, ou podemos dizer quase nada… então, não foi pela capa de “Encarcerados”, que senti vontade de ler.

Através de uma conversa com uma amiga, ela me falando sobre o protagonista e outros personagens, assim como os sentimentos dela em relação à trama e a respeito do suspense do livro.

Fiquei interessada na temática, ainda mais por fugir do modismo, no que tange a romance e sobrenatural.

Ao iniciar a leitura, o livro já me surpreendeu, por ser de uma perspectiva masculina, e a forma com que o autor amarra a vida de Alex – um jovem de 14 anos – que inicia sua adolescência cometendo pequenos delitos, o que o faz se sentir poderoso, e a partir daí, ele passa a ter um comportamento arriscado para si e seus companheiros… Até que Alex e o melhor amigo são pegos e “policias” assassinam Toby, fazendo com que o protagonista leve a culpa e seja sentenciado a prisão perpetua.

Em “Encarcerados”, a prisão perpetua, tem um significado um pouco diferente do que estamos acostumados.

Houve uma época em que gangues se voltavam umas contra as outras, sendo um risco para a sociedade. Como forma de solucionar o conflito, criou-se Furnace, uma prisão ou “depósito”, com o objetivo de recolher esses jovens infratores das ruas, deixando-os encarcerados para o resto da vida, sendo que esse período pode durar de algumas horas ou se transformar em anos já que a taxa de mortalidade é bem alta em Furnace.

Alex, assim como outros jovens que cometiam pequenos delitos, passaram pela mesma situação, todos de alguma forma, foram encontrados pelos “homens de preto”, que assassinavam alguém, organizando um ambiente, no qual esses jovens sempre seriam responsabilizados pelo crime que não cometeram. Assim, quando ocorrem as audiências e são condenados, esses jovens são considerados tanto pela justiça quanto pela sociedade, como se estivessem mortos, pois ir para Furnace, é o mesmo que morrer.

“E sob o inferno existe Furnace”

Essa penitenciaria é o local mais temido do país, construída por quilômetros de rochas abaixo da superfície, e o mais importante, de onde só é possível sair morto.

A descrição de Alex sobre Furnace nos faz vivenciar essa experiência junto com ele. Um lugar construído dentro de um buraco, onde as paredes são vermelhas, o calor é insuportável, as pessoas que são consideradas um risco para a sociedade são depositadas ali, criaturas que você jamais pensou existir passam a fazer parte da sua vida, sem contar com o risco de morte que é uma experiência constante a cada minuto, até mesmo quando se está dormindo.

Agora imaginem você ler e se sentir dentro de toda essa trama, juntamente com Alex e seus novos amigos. E para compreender as normas de possível sobrevivência (sim, digo possível por que ninguém é passível de ser poupado), o protagonista vai narrando dia após dia de sua adaptação, fazendo com que o leitor vá aprendendo e entendendo o funcionamento deste lugar “horrendo”.

Adorei a forma que o autor descreve cada cena. É impossível não nos sentirmos no lugar do protagonista, suas angústias, as frustrações, desesperos, os medos… todos esses sentimentos vivenciados juntamente com ele.

Vendo a possibilidade de enlouquecer. Alex e seus amigos iniciam com um plano de fuga, e é impossível não sentir a expectativa que eles sentem.

Sei que o protagonista cometeu atos infracionais, sei que merecia ter um julgamento por tais atos, porém, não justificando o comportamento dele e dos amigos, mas acabo torcendo para que eles encontrem uma forma de burlar a lei e consigam fugir desse “inferno”, ops… desse sistema.

Conforme a leitura progride, outras variáveis vão fazendo parte do enredo, como por exemplo, a personalidade impulsiva do protagonista, que muitas vezes, por querer ajudar alguém que ele sente estar sendo injustiçado, acaba se envolvendo em situações de riscos.

Claro que houve momentos em que pensei: Cara… não faça isso! Em seguida ler e imaginar a cena, dele fazendo exatamente o que você gostaria que ele não fizesse, para depois sofrer com as consequências das suas escolhas.

Entretanto, fica explicado que tais comportamentos são essenciais para o desfecho da historia.

Enfim, é um excelente livro, com um fim cheio de possibilidades para a continuação da historia, porem, um término considerável, já que se o autor fosse terminar a cena, teria que escrever dois livros em um, ou terminar antes e deixar o leitor ansioso e frustrado, querendo saber o fim da cena.

Não sei nadinha sobre a vida do autor, mas posso dizer com propriedade que o cara é um NERD, no bom sentindo hehehehe… putz que cartada maravilhosa dele… nos beneficiar com uma historia tão enriquecedora como esta.

Adorei o livro, vivenciei cada momento, junto com o protagonista até o fim, mesmo não sendo um final, me deixou com um baita gosto de quero mais, e não frustrada por não ter tido um fechamento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6