Meninos em Guerra

Meninos em Guerra Jerry Piasecki

Resenhas - Meninos em Guerra

Tarsila10 09/08/2023

Um livro pesado e real sobre a situação de crianças e adolescente africanos no meio da guerra. É um livro que, para mim, valeu muito a pena. Mas não esperem por uma história feliz.

Soninha 28/02/2023

Meninos em Guerra, ainda que seja uma ficção, é baseado na triste realidade de muitos lugares da África, principalmente em Uganda, onde segundo relatos de agências internacionais, é onde a situação mais se assemelha a trama de Thomas e Deng, onde a brutalidade no rapto de crianças para linhas de batalha tornou-se uma espécie de "marca registrada" de alguns grupos rebeldes locais.
Thomas e Deng, sequestrados por milicianos de uma república africana em conflito(Frente de Resistência Democrática), são obrigados a guerrilhar. Tortura, ataques armados e mortes passam a fazer parte de seu cotidiano. Agora, eles precisam esquecer que são adolescentes e lutar por sua sobrevivência.
Uma triste realidade que precisa abrir os olhos do mundo na busca por mudanças.

Santos Endlich 27/02/2023

Meninos em guerra é um livro que trata sobre um assunto muito sério, quando eu o li eu tinha uns 12 anos e foi chocante pois os personagens tinham a minha idade e era tão maltratados, acho que foi um dos livros que me deu gosto por ler, é uma história "pesada" e chocante, mas vale a pena ler

Nicole 24/02/2023

Muito importante o conteúdo desse livro, um choque de realidade. Foi uma leitura bem rápida, mas bem forte e chocante. Recomendo demais pra quem quer entender sobre os contextos de guerra na África (e no mundo) e como elas afetam as crianças e os adolescentes.

anacarolisfc 07/06/2022

realidade da África
esse livro é super necessário e me fez sair da bolha social que eu vivo, também me fez pensar q isso realmente acontece nos dias de hoje, que muita gente inocente é capturada e morta, eu acho que esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para as pessoas saírem das bolhas delas e verem que o mundo não é só a vida boa que a gente tem.

Roberta.Chamberlain 28/03/2022

Esse livro foi bem especial por ter me acompanhado durante essas primeiras semanas andando de ônibus, o que para mim era algo muito raro de acontecer. Confesso que é um livro forte e que em algumas partes ameacei chorar. Ver as atrocidades da guerra pelos olhos de crianças é algo que sempre me pega e me deixa bem desconfortável, mas ao mesmo tempo é a forma mais fácil de entender a guerra pois as crianças ?simplificam? e ao mesmo tempo contam nos mínimos detalhes, assim como Anne fez em seu diário.

É uma ótima leitura para quem quer ler algo sobre guerra mas diferente das Grandes Guerras. Aliás, o livro foi escrito por um consultor da ONU para assuntos humanitários.

Ninoca 06/10/2021

Meninos em Guerra
O livro traz algumas visões, mas é estrelado por Thomas e Deng. Ambos nasceram no continente africano e estão vivendo em uma guerra. Incrível como suas vidas mudaram completamente do dia para a noite.
A história é extremamente necessária, pois além de ser completamente constituída por personagens negros, trazem uma versão de como se vive em um país em guerra.
O início achei meio parado, mas depois que pega o ritmo, é uma emoção atrás da outra. Emocionante, apenas!

Gabi 14/03/2021

Meninos em guerra
A escola propôs esse livro, no começo nem fiquei com vontade, depois, fiquei super entretida com a trama, rapidinho de ler e trás um grande significado.

Vic 15/12/2020

Adorei esse livro por ele contar muito sobre a diversidade e tals, recomendo super!!

Letícia 27/03/2020

Infância roubada
A história começa com a vida normal de 2 meninos durante uma guerra. Inicio mostra o cotidiano desses adolescentes, amigos, escola, familia, etc. A guerra é algo que eles sabem que existe mas não sabem onde exatamente esta nem tampouco compreeendem o por quê. Mas um dia a guerra chega ate eles. A partir dai a história se apresenta muito triste e dramática. Crianças envolvidas em situações das quais elas não pediram para fazer parte. Baseado em fatos reais.

Rose 15/01/2017

Qualquer guerra é sempre devastadora e a população civil é a maior vítima delas. Não são de hoje os conflitos existentes na África, e infelizmente eles estão longe de acabarem. A história poderia ter como pano de fundo qualquer continente: europeu, americano... não importa, o problema central seria o mesmo, assim como o poder de destruição.
Apesar de ser uma história fictícia, ela é facilmente transportada para a realidade, bastando procurar por notícias na internet, seremos capazes de encontrar exemplos similares. Eles podem está acontecendo neste exato momento...
O livro conta a história de Thomas e Deng, duas crianças que nunca tinha se visto mas que tiveram seus destinos cruzados por conta de uma triste e dura fatalidade.
Deng é o caçula de três irmãos. Filho de um agricultor, é extremamente esperto e carismático. Sua vida começa a mudar quando ele e a família são obrigados a deixarem o sítio em que moravam para que os soldados do exército morassem. Não puderam levar praticamente nada, nem mesmo comida.
Sem alternativas foram para Apoki, cidade devastada pela guerra, mas onde o pai tinha um parente que poderia dar abrigo.
Enquanto isso, Thomas, irmão caçula de Marguerite e filho de um diretor de escola e uma professora, descobre junto com seus amigos, que uma escola próximo a fronteira foi invadida pelos rebeldes da Frente de Resistência Democrática (FRD) e que sequestrou várias crianças.
Mesmo com medo Thomas é obrigado pelo pai a ir para escola, pois segundo ele, o exército estaria protegendo a região e nada de ruim aconteceria.
Ao mesmo tempo em que a FRD ataca a escola de Thomas e obriga algumas crianças a seguirem com eles, Deng é sequestrado em plena luz do dia, no meio da rua. os dois agora fazem parte da FRD, queiram ou não. Eles serão treinados para lutar e matar, não importa em que eles acreditem ou se tem ou não famílias.
A partir do instante que alguém cai nas mãos destes rebeldes, suas vidas e famílias passam a não existir, estão mortas. A FRD passa a ser não só a razão de vida deles, como também suas famílias. Qualquer falha, fuga, medo, rebeldia é duramente punida, muitas vezes com a morte.
É neste inferno na Terra que estas duas crianças se conhecem e fazem amizade. Um tenta sempre ajudar o outro, e ambos sabem que qualquer deslise... morrem.
Eles e todas as crianças que tiveram a infelicidade de cruzarem os caminhos da FRD veem e são obrigados a fazerem coisas que ninguém, nem mesmo adulto deveria ver, passar ou fazer.
Uma pequena brecha se abre, e os dois sabem que de um jeito ou de outro estarão mortos. Por isso, eles decidem arriscar tudo na esperança de se verem livres.
Será que eles serão os poucos afortunados que conseguem fugir e voltar para casa? Eles conseguirão reencontrar suas famílias? Depois de tudo pelo que passaram, conseguirão ter uma vida normal?
Uma história forte, que soca a alma do leitor, mas mesmo assim, o autor consegue inserir uma certa dose de humor, principalmente em Deng. Vocês podem achar isso estranho, mas não é, por conta da personalidade dele.
Deng e Thomas são apenas duas crianças que estão dando vida e voz a um problema que como disse, pode está acontecendo agora. Duas crianças que são obrigadas a crescerem da forma mais cruel possível, e que tem suas vidas marcadas para sempre.
O livro é ótimo e bem rápido de ser lido. Tem duas cenas que eu quero destacar, sendo uma quando Deng reza pedindo para que do outro lado do confronto não esteja seu irmão que fugiu para servir ao exército. A outra é a cena final, que mesmo incompleta é totalmente sabido onde terminará a ação, e sem dúvida impactante como todo o livro.
Mais do que recomendado.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Nicolle 03/03/2017minha estante
É incrível o jeito como você escreve *-*

Ana 07/03/2014

Isso tem que parar!
A mensagem é clara quando a história (não) termina:
Isso ainda acontece e ainda acontecerá muitas e muitas vezes, todos os dias, a cada instante, pessoas reais vivem o inferno que Deng, Thomas e Agnes sofreram na história deste livro.
Crianças e adolescentes são forçadas a abandonarem suas vidas e tudo o que tinham e sonhavam para segurar uma arma, matar pessoas ou ser usada como escrava. Na África, na Ásia, no mundo isto acontece!
E parece que ninguém faz nada para que mude, NADA!
Muhammad Ali foi um grande promotor da paz, e lembrei-me, lendo este livro, de William Booth. Um evangelista e revolucionário que prometeu lutar por estas causas até o fim, lutar com todas as forças, lutar com toda a alma, até o fim. O lema de um salvacionista,que é um membro da instituição fundada por William Booth é este: "Eu lutarei até o fim." Então, por que não estão lutando? por que não lutamos? por que somos cegos à tal ponto de viver nossa vida em nosso país e nossa casa aconchegante sem se importar com o que pessoas sofrem todos os dias? Elas não vivem, elas SOBREVIVEM! Ignorância. Hipocrisia. Egoísmo.
Está na hora de acordar!
Nine 04/04/2014minha estante
Seu comentário burilou meu coração e me inquietou. Parabéns.

Cam 21/11/2014minha estante
O Livro traduz um tanto da realidade mostrada no filme Hotel da Rwanda. Li uma matéria interessante sobre a verdadeira história de um hotel que serviu de base para a história http://www.compartilho.com.vc/conheca-o-refugio-das-mil-colinas-o-hotel-que-inspirou-o-filme-hotel-rwanda/ encantador o livro