Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa

Resenhas - Manuelzão e Miguilim

jade martins 01/02/2021

A primeira história, a de minguilim é linda demais até chorei, a segunda não gostei tanto, mas com certeza vale a pena

alexandra. 29/01/2021

eu amei miguilim tanto que até chorei... :(

Val | @livre_se_clube 14/01/2021

Belíssimo
Um dos mais belos registros literários que já li na vida. Grande destaque pra história de Miguilim. Perfeito para quem quer iniciar as leituras de Rosa.

Nanda 11/12/2020

Meu primeiro livro deste autor
Eu sempre protelei para ler algo de Guimarães Rosa, mas ao decorrer dos anos eu sempre soube que nosso primeiro encontro seria inevitavelmente incrível! Não pude estar mais certa quanto a isso.
Eu só desejo poder ler cada vez mais suas obras.

Pedro 25/11/2020

Guimarães com seu jeito peculiar de escrever
Adorei a primeira parte livro (campo geral), muito emotiva, empática e interessante. Mas a segunda parte não me interessou tanto, achei um pouco cansativa... talvez uma releitura ajude.

laisa vargas 03/11/2020

Bom, foi uma leitura um pouco arrastada. Também demorei para me adaptar com a escrita do autor, foi meu primeiro livro do Guimarães Rosa.
Mas a estória é muito marcante, gostei bastante de conhecer Miguilim e participar da festa de Manuelzão...rsrs
Pretendo ler os outros livros que fazem parte do corpo de baile, e também recomendo a leitura.

Giu 27/09/2020

Amei! Guimarães Rosa entrou na minha lista de autores preferidos.

Esse livro é cultura brasileira pura, sem influência de outras culturas. Guimarães Rosa é mestre em retratar as regionalidades e paisagens do nosso país.

É um livro que pede uma leitura lenta, atenta e dedicada, e/ou até mesmo uma releitura, porque é cheio de sentidos escondidos mas entrelinhas - mas vale a pena, porque é lindo!

TCN 25/09/2020

Manuelzão e Miguilim
Campo geral é um livro dividido em dois contos. Miguilim e Manuelzão.
O primeiro conto, Miguilim, retrata a vida de uma criança e sua família, que vivem no sertão de Minas Gerais. O Miguilim é o filho homem mais velho e é um menino muito doce que tem dificuldade em lidar com as questões que aparecem pela frente.
Já o Manuelzão é um homem já de idade que trabalha em uma fazenda de criação de gado.

Eu gostei do primeiro conto, mesmo tendo, por conta da linguagem do Rosa, certa dificuldade na leitura. É uma narrativa típica do João Guimarães Rosa, cheia de gírias locais.

Entregando o segundo conto não me agradou. Achei que foi do nada para lugar nenhum. Ao passo que o Miguilim me emocionou e cativou, Manuelzão não me causou nenhuma emoção.

Thay 20/08/2020

A história de Campo Geral, em si, é legal. A forma como Guimarães Rosa retratou os acontecimentos pela visão do Miguilim é bem interessante.

A leitura em si é bastante complicada, pois usa muitos termos regionalista e os diálogos não são separados como atualmente, o que me deixava meio perdida em alguns momentos.

Demorei bastante para conseguir engatar a leitura. Se não fosse obrigatório para a Fuvest, possivelmente teria desistido há tempos.

Let 12/07/2020

É um livro interessante mas requer um grande conhecimento das expressões mineiras. Foi uma boa leitura mas não sei se o leria novamente

Beatriz 04/07/2020

Incrível
Miguilim e Dito são um dos personagens mais sensíveis de Guimarães Rosa, a forma como o autor narra a história (com termos do vocabulário infantil) deixa o leitor envolvido ao completo com o contexto do livro e os personagens.

Ale245 17/06/2020

Emocionante
"Campo geral", a primeira história do livro, é incrível. Sua primeira metade não me agradou muito, a escrita de Guimarães Rosa exigiu um tempinho de adaptação. Mas depois fui totalmente conquistada. Acho que foi a ficção que mais me fez chorar na vida, e é muito bonita. A segunda história não me cativou muito, mas o livro já vale pelo Miguilim. Leia, mesmo se parecer chato no começo, vale muito a pena!

Rafa 31/05/2020

É um livro relativamente curto, mas com uma linguagem bastante complicada, demorei bastante para pegar o rítimo de leitura .

Whermeson 26/05/2020

Livro 05 – 2019 - Manuelzão e Miguilim - João Guimarães Rosa
"Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais; é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro!..."

site: http://www.aescotilha.com.br/literatura/ponto-virgula/guimaraes-rosa-manuelzao-e-miguilim/
Helder 13/09/2020minha estante
Linda frase. Saudades do otimismo de Dito

Larissa Tavares 17/03/2020

Um dos melhores livros que já li.
Guimarães consegue nos envolver do início ao fim com esse livro. Desde a forma de escrever até os sentimentos descritos, vivemos junto com os personagens. Foi uma das leituras mais lindas que pude vivenciar. Só podia ser obra do nosso mestre Guimarães.