No sufoco

No sufoco Chuck Palahniuk

Resenhas - No Sufoco

Bella :) 24/11/2023

Livro inusitado!
Fui extremamente surpreendida pelo rumo desse livro, um enredo totalmente diferente [e sem limites].

acompanhando nosso protagonista nos sentimos enojados ao notar como funciona a mente de um homem viciado em sexo, com uma vida conturbada na infância e agora na fase adulta, onde precisa bancar uma clinica pra sua mãe

nada está no óbvio, tudo foge do tradicional, começando simplesmente pelo trabalho da personagem: um museu que remonta a época de meados de 1700
o que faz o livro reiterar sua imponência: seu plot.

- leia "no sufoco"

Victor108 09/11/2023

To biruta, dodoi da cabeca, maluquinho, doido, bilu teteia, abububu, completamente bilula, to coringando real

Victor 09/11/2023

Eu to maluco, birutinha, doido, fora da casinha, pirado na batatinha, retardado, bilu tetéia, bilula, coringando mesmo

airamlaceratti 18/10/2023

?Visceral? não é o termo correto?
Mas é o primeiro que me ocorre.
Victor é um jovem que encontra no vício carnal e luxurioso um escape pra vida que ele considera nefasta. A relação conturbada com sua mãe, a incerteza sobre sua concepção e seu pai, e a vida medíocre faz com que ele reflita sobre tudo, inclusive sua sanidade, humanidade e capacidade de ser bom.
Um livro que me arrancou inúmeras risadas, gemidos de surpresa, e reflexões profundas. Mas já adianto, não é pra qualquer pessoa!

LuMaia 01/10/2023

Enfrentei uma verdadeira batalha para chegar ao final do livro, pois a trama parecia um constante turbilhão de eventos cada vez mais surreais. O plot twist é ruim, resultando em uma sensação de anticlímax. Definitivamente, é um exemplar que deixa a desejar.

PITUCALELE 29/09/2023

No sufoco
Achei esse livro melhor do que Clube da luta, talvez precise ler este novamente, porque há tantos elogios que não faço ideia porque. Tudo bem.
No sufoco eu li rapidamente, personagens densos , doidos e com humor ácido, característica da escrita do autor.
No final, a lição que se tira do livro é que vc pode reconstruir sua vida, por pior que esteja, pedra por pedra.

mel 26/08/2023

Ruim ou apenas sínteses dos EUA? osdois ?
A primeira página do livro vai tentar te aconselhar a não ler ele, e vai avisar que tu vai odiar se você continuar, que vai querer largar...
siga o conselho.

Pri Garcia de Lima 11/08/2023

Não indico
Livro sem pé nem cabeça.
Sem muito o que falar.
Não gostei mesmo e não indico.
Uma coisa que não gosto de fazer,mas até joguei fora.

giolovesbooks 09/07/2023

Cringe
?Neste lugar aqui, onde a gente está, nas ruínas, no escuro, o que a gente for construir pode ser qualquer coisa.?

até o momento li apenas 2 livros do chuck e esse não me trouxe sentimentos tao bons assim

obviamente a narrativa é feita pra chocar e pra você se ver imersa em uma cabeça e em uma história muito próxima mas ao mesmo tempo muito distante

esse livro foi como se todos meus pensamentos intrusivos que tenho vergonha até de PENSAR fossem colocados em uma página e impressos

Stella.Castilhos 22/06/2023

?(?) não é a palavra certa, mas é a primeira que me ocorre?
Genialidade. Complexidade. Surpresa. Excitação. Plot twist. Lição. Loucura. Essas são palavras certas e que me ocorrem.

Primeiramente, gostaria de comentar sobre o autor do livro e sua escrita. Palahniuk escreveu um de meus livros preferidos (que deu origem a um dos meus filmes preferidos), o famoso ?Clube da Luta?. Quem já leu o livro ou viu o filme com certeza percebeu o quão criativo e crítico é o autor. O mesmo acontece em ?No Sufoco? (?Choke? é o nome original do livro e isso faz muito sentido).

Eu diria que a leitura desse livro não agradaria qualquer pessoa. Na verdade, acho que muitas pessoas leriam as primeiras páginas e achariam aquilo tudo uma grande baixaria. Mas acho que é nisso que o Palahniuk acerta: construindo o personagem central e a narrativa de suas histórias, consegue acertar uma flecha bem no centro do nosso cérebro e definitivamente nos faz refletir sobre diversos dilemas que são vividos pelo ser humano.
O livro é completamente cheio de lições que vão se complementando e questionamentos incrivelmente pertinentes e necessários - sobre o ser, o outro e a civilização como sociedade.

Sobre a história, fica até difícil redigir. Como foi possível colocar tanta coisa importante e interessante e completamente fora da caixinha em 272 páginas?

Enfim, o livro é narrado pelo personagem principal, Victor Mancini. Victor é um ?sexólatra?, como se denomina. O livro nos traz a vida atual do Victor, bem como suas memórias de quando era criança. Conhecemos Ida, sua mãe; Denny, seu melhor amigo, também sexólatra - e caçador de pedras; Dra. Marshall; as diversas mulheres com quem satisfez seu vício e alguns outros personagens secundários.

Victor e Ida são, na minha percepção, os dois personagens que constroem a verdadeira narrativa do livro. São os dois - e é através dos dois - que alugam o tal triplex na nossa cabeça. São os dois que nos fazem ver o absurdo, o detestável e o deplorável (na visão da sociedade em geral) que o autor tanto quer que comecemos a refletir sobre.

Esse livro não é sobre sexo. Esse livro é sobre a complexidade do ser humano. É sobre quem somos e quem podemos ser. Sobre a hipocrisia e a loucura. Sobre o bom e o mau que carregamos em nós - contradição. Sobre quem aprendemos a pensar que somos e quem somos de verdade. Sobre o mundo que existe e o mundo que podemos criar para nós, se assim quisermos.

Eu não vou dar spoiler. Não posso. Você precisa ler esse livro, acredite em mim.

?A gente pode passar a vida deixando que o mundo diga quem a gente é. São ou insano. Santo ou sexólatra. Herói ou vítima. Pode deixar que a História diga se a gente é bom ou mau.
Deixar que o passado decida nosso futuro.
Ou a gente pode decidir pela gente.
E quem sabe seja nossa função inventar coisa melhor.?

CONSTRUIR UM MUNDO A PARTIR DE PEDRAS E CAOS.

Vide: Livro FODA. Genial.
Vide: Não vou superar.
Vide: Queria mais.
Vide: LEIA!
Bia 23/06/2023minha estante
Botei na minha lista prima kkkkk
Gostei da história, mas já vi nas resenhas q tem gnt q amou e gnt q odiou o livro! Mas como é curtinho, vou ler o ver

Stella.Castilhos 23/06/2023minha estante
Vale muito a pena!!!

Lia Earnshaw 23/06/2023minha estante
Eita, fiquei com vontade de ler!!!!

Vanessa.Castilhos 04/07/2023minha estante
Uau! Parabéns pela resenha! Tbm fiquei com vontade de ler!

Stella.Castilhos 04/07/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Vanessa! Leia sim!

Pedro 09/06/2023

?Diferente? não é a palavra correta, mas?
? é a primeira que me vem à mente.

No Sufoco foi o meu primeiro livro que me inseriu na escrita peculiar(?) de Palahniuk. Embora agora eu tenha vontade de ler seu sucesso (Clube da Luta), já sei +- o que esperar (eu acho).

A escrita é frenética, a história não se preocupa em te manter informado da lógica temporal do ato. Victor (personagem protagonista) lida com sexo, delírios, dilemas e uma versão de vida. Embora seu sofrimento não gere identificação ou empatia, ele está lá.

Leia sem expectativas de ser seu livro de cabeceira e se surpreenda. Foi interessante acompanhar os processos mentais de Victor, mas evitaria uma nova leitura.

?Nós vivemos e morremos. Qualquer outra coisa não passa de delírio. [?] Não existe alma. Não existe Deus. Só existem decisões, doença e morte?.

Ament 31/05/2023

Bob Marley é o autor desse livro
Caaaaara, o autor fumou demaaaaus antes de fazer isso aqui. O plot Twist do final é mto bom como já era esperado do escritor de Clube da Luta neh. Mas se vc vai começar a ler esse livro já deixo avisado: não se engane, eh um livro pequeno que eu demorei mais pra ler do que um livro de 600 páginas, o que n quer dizer que eh ruim,só eh arrastado