No sufoco Chuck Palahniuk

Resenhas - No Sufoco

Giulendo 11/03/2021

No Sufoco
Senti saudades de Chuck Palahniuk. Era isso que faltava na minha vida. Essa narrativa maravilhosa, jeito de escrever único que ninguém se iguala pra mim! O Chuck não tem medo de chocar. Você lê, fica chocado, para um pouco, lê de novo... Enfim, o ciclo! E é por isso que é tão difícil de largar.
Essa história é uma das mais loucas que já li, junto com outras do Chuck Palahniuk. É o talento dele, o que posso fazer? Foi muito interessante ver outros jeitos de ver o mundo, críticas sociais muito bem colocadas e escritas, várias frases dignas para pôster (se seu conteúdo não fosse tão desgostoso) e personagens extremamente profundos. O protagonista é um babaca, a gente sabe disso, mas ainda é o protagonista! Você torce pra melhora dele, fica triste quando ele se frustra e tem vontade de socar quando faz merda. Mas não dá pra dizer que não parece real, apesar do caos. Eu sinto como se conhecesse esse merdinha do Victor.
A história toda é maravilhosa, boa leitura!

Wellington Carneiro 09/03/2021

"Um dia eu quero ter uma vida que seja baseada em fazer o bem, em vez de simplesmente não fazer o mal."

Helena 13/02/2021

Uma leitura rápida e fluída. Não gostei muito do final, mas para quem gosta do autor é satisfatório.

mais um luis no mundo 03/02/2021

Achei que seria melhor...
Neste livro eu tive dificuldade em ler. Não sei se foi só a história que não me prendeu ou umas partes chatas. O fato é que a história não foi boa de se ler. Achei que teria uma grande revelação ao final da trama, contudo, faz muito drama e pouca ação.

Quero ler o clube da luta e pelo fato do escritor ser jornalista de profissão, quero muito ler os outros livros dele e tentar entender seu jeito de escrever, já que ele tem uma história pessoal muito chocante.

Enfim, é um livro que eu, sinceramente, não leria pela segunda vez, mas por causa do autor, leria seus outros livros.

André L. Pavesi 31/01/2021

No sufoco
Um autor para poucos, uma mistura de niilismo com fatalismo temperada com uma grande dose de desesperança na humanidade.

Fernanda.Queiroz 24/01/2021

Que tipo de leitor é você?
Na primeira página o autor já avisa, esse livro não é pra qualquer um, ele quer te instigar a NÃO ler o livro, quer ser lido por quem rompe esta barreira. Você será capaz?
Se você conseguir será confrontado várias vezes por momentos de reflexão, você não vai entender a intenção do autor durante todo o livro e sempre ficará pensando, onde isso vai ler?
Se você não for capaz de romper a barreira e querer se obrigar a superar as primeiras 20 páginas porque, quem para de ler um livro tão rápido, não é? Vai por mim, aceita e parei de ler, não force. Você não vai entender.. Existem vários tipos de leitores e isso não quer dizer que você seja do tipo ruim, esse livro só não é pra você.
Gaste seu tempo com algo melhor.
Se o livro for pra você, aproveite e tente absorver tudo durante a leitura, tudo irá se juntar num momento de epifania ao final.
Entrou pra minha lista de favoritos e merece 5 estrelas.
Boa leitura.

Michelle França 10/01/2021

"O macaco e as castanhas" leia o livro e vai fazer sentido.
Esse livro é totalmente fora da casinha, quer sair totalmente do marasmo leia então esse livro, Se prepare você vai se chocar!!!!
Caramba mais uma vez Chuck me deixa desconfortável é impressionante como a escrita desse cara me surpreende, as ideias que ele tira para fazer um livro são muito incômodos não tem como você ler um livro, qualquer livro do Chucky e não ficar desconfortável você não interromper a leitura e falar mas que p**** é essa que eu tô lendo????
A história é muito bizarra, fala de um cara que se torna um golpista para pagar o tratamento da mãe dele só que os meios que ele usa sem falar que a pessoa dele, é um lixo o cara ele faz coisas abomináveis assim coisas surreais.
Esse livro me incomodou muito porque ele é muito pesado tem cenas muito fortes aqui sexuais, isso me fez parar de ler, além do fato de que eu cheguei numa parte do livro que tem muito diálogo dele com um amigo dele sobre pedras, sério, a parte mais chata do livro.
Mas confesso que eu fiquei curiosa em saber como ele iria conseguir terminar essa história, que fim esse protagonista levaria e as pessoas com quem se envolve, a mãe a médica e eu tive uma grata surpresa por quê, quando eu retornei a leitura o livro ficou sensacional!!! Acontece muitas coisas engraçadíssimas situações que você consegue imaginar sério tem imaginação muito fértil aqui engraçadíssimo, sem falar que eu comecei a simpatizar com o melhor amigo dele e a história das Pedras fez sentido finalmente.
O final é muito bom, eu gostei me surpreendeu eu tive uma surpresa que eu fique assim, é se tá nessa loucura toda né que quer mais um pouquinho de loucura né, mas tá bom eu gostei.
É uma leitura para quem realmente está querendo ler algo totalmente, absurdamente fora da casinha.
Eu não vou explicar a frase do macaco e das castanhas eu ri muito nessa parte, leia o livro!!!

Vittor 18/12/2020

Um livro arrastado
Demorei um pouco para terminar de ler, o livro é bastante arrastado... Inúmeras vezes eu dei uma pausa na leitura pq ela não me conquistou como os outros livros do Chuck.

gabrielrjf 24/11/2020

Desagradável
Terminei de reler este livro é nem entendi o porquê da primeira vez eu ter dado 3,5 estrelas.

Livro super desagradável, arrastado, sem uma boa história. O enredo praticamente fica em segundo plano, apenas servindo de base para as críticas do Chuck, que não fluiu pra mim.

Me colocou numa ressaca que custei a sair... demorei aproximadamente três semanas ou mais para conseguir concluir.

Cássia 12/11/2020

No sufoco
É aquele tipo de história em que você pensa é tão absurdo que vou abandonar, mas lê até o fim por que a curiosidade de saber o que vai acontecer com esse mocinho/vilão.
O autor capta a verdade nua e crua das relações entre as pessoas e as descreve com fidelidade. Ao final você vai pensar que loucura foi essa!

Carolina 31/10/2020

3,5
Acabei quase seguindo o conselho da primeira linha do livro, me custou um ano pra engrenar na leitura. Realmente se deve abstrair muito o conteúdo, pois, se você considerar a história crua, de uma forma literal, vai soar quase insano, beirando o nonsense.
O protagonista é um cara muito peculiar, e como tudo é narrado sob o seu ponto de vista, me deixei levar pela sua excentricidade, alguma vezes.
Inclusive, seria muito interessante discutir sobre essa obra. O plot do final, confesso que me pegou, não esperava mesmo!
Acredito que não seja uma leitura para qualquer público, mesmo aqueles que gostaram de "Clube da Luta" do autor.

Natasha Viana 16/10/2020

Eu vi esse livro na promoção e n pensei duas vezes. Já sabia um pouco sobre a sinopse e já tinha lido O clube da luta.
Esse autor é sensacional!
O começo do livro já é maravilhoso!
No primeiro capítulo ele começa a pedir p vc não ler o livro. N ter o trabalho de ler. O que faz vc querer continuar, obviamente.
A história aborda tantos temas. A relação familiar, o vício, o amadurecimento como pessoa, as escolhas, a sanidade, o escape para problemas.
É cru! É pesado! É muito bom!

Janaine.Mioduski 02/10/2020

"Escatológico não é a palavra, mas é a primeira que me ocorre".
Talvez o meu maior problema com este livro foi como ele foi anunciado e o que ele realmente é. No Sufoco não é um livro sobre um cara que resolveu ganhar a vida dando golpes fingindo que está morrendo. Isso é uma pequena parte (que poderia ter sido muito melhor explorada na minha opinião). O livro é sobre um sexólatra que em determinado momento desenvolve delírios de grandeza (com o perdão do trocadilho). É um livro sobre vícios, sobre a arte, sobre problemas com a mãe (Freud teria curtido) e acima de tudo, sobre a (in)sanidade.

Em resumo é uma viagem muito louca com meia dúzia de frases de efeito, à la Clube da Luta. Mas apenas isso.

"Tudo o que você puder adquirir - ela fala - é só mais uma coisa que você vai perder".

"Imagine alguém tão burro que não sabe que esperança é uma fase que passa".

"Porque nada é tão bom quanto o que se imagina".

"A não ser que tudo fique pior, nada vai ficar melhor".

"Num mundo onde todo mundo espera um desastre aleatório ou uma doença repentina, o viciado tem o conforto de saber o que provavelmente o aguarda lá no fim da estrada. Ele assumiu algum controle sobre sua sina, e seu vício faz a causa da sua morte deixar de ser surpresa total".

Angelo.Miguel 23/06/2020

Um pouco decepcionado
Esperava mais desse livro. Pensei que seria tão bom quanto ao clube da luta , porém não é. Contudo foi divertido lê-lo