Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Isa 27/11/2021

Gostei
Eu li ele por causa de um trabalho de escola, e gostei mais do q achei q fosse
A linguagem é bem formal, o q dificulta um pouco, mas os contos são interessantes.

fl.gil 01/04/2020

MISSA DO GALO
Uma narrativa breve, passada em um só espaço, apenas com duas personagens relevantes.
Narrado na primeira pessoa, Nogueira recorda o seu breve encontro com Conceição, que deixou uma lembrança mas também uma dúvida acerca do que houve entre ambos naquela noite.
Lalaia 01/04/2020minha estante
É romance?

Lalaia 01/04/2020minha estante
Ou conto?

fl.gil 01/04/2020minha estante
Conto! ?

Bela 27/12/2023

Nunca decepciona
A Cartomante li há alguns anos e, para mim, uma das obras primas. Revisitando esse clássico, descobri A missa do Galo, que tomou meu coração de assalto. Incrível. Passaria mais horas mortas do crepúsculo numa conversa infindável assim. Não entendo, inclusive, porque não está contido o compilado de histórias da meia-noite.

Camille Padilha 25/09/2023

Missa do Galo
Li por motivo acadêmico, mas me surpreendeu com a facilidade de compreensão da escrita de Machado de Assis. Primeira obra dele que leio, gostei bastante.

Ingrid 14/08/2020

A missa do galo é uma narrativa curta e em primeira pessoa, com um personagem que sabermos apenas que é um homem, e que está contando sua história de juventude, quando morou no Rio de Janeiro, na casa do escrivão Meneses e sua mulher, D. Conceição. Aos 17 anos, na sala da família Meneses, e em poucas horas, o personagem vive a história narrada, e que ele diz até hoje não entender. Sua maior vontade é assistir a missa do galo, para saber se há diferença entre a da cidade com a do interior. enquanto espera, pela primeira vez D. Conceição conversa abertamente com ele, e de forma diversa do que ela sempre foi: quieta, recatada e desinteressada. O menino não parece entender direito a conversa, a forma com que a mulher se comporta, e qual a intenção dela, que já contava com 30 anos de idade. Como o personagem, o leito também vai se pegar pensando quais as intenções de D. Conceição. Para mim, aparentemente, trata-se de uma mulher insatisfeita com seu casamento, que parecia buscar admiração e desejo masculino. Uma vez que sabe-se que logo após a morte do escrivão, ela casa-se novamente e com o escrevente juramentado do marido falecido, fica a dúvida: D. Conceição tinha uma personalidade secreta? E mais: Foi mesmo apenas uma conversa?

Ana Monique Souza 27/12/2023

Machado!
Essa indicação de leitura foi perfeita.

Acho que o conto do título é um dos melhores que já li.

Recomendo muito!

Victoria.Campos 14/06/2021

Missa do galo
Mais um conto de Machado de Assis. Gostei muuito da forma como a Conceição foi retratada, primeiro como uma pessoa com temperamento moderado e boa, já que aceitava as traições do marido e depois como uma mulher ousada e cheia de vontade. Entretanto, estava esperando que ocorressem maiores explicações sobre o que aconteceu depois da conversa deles na mesa, mas a história foi simplesmente resumida e acabada.

Lucca 19/03/2018

Traição
O livro descreve os dois lados de uma traição mas acaba não passando totalmente a mensagem nem desenvolvendo nem um pouco os personagens da trama
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Livia.Oliveira 29/03/2018

Intenções ambíguas
Tentei extrair o máximo de significados desse conto. Como é narrado na primeira pessoa, o leitor se submete aos pensamentos e pontos de vista do narrador. Ele convence, ele mostra aquilo como se fosse uma verdade absoluta, como se não fosse a sua perspectiva, e sim o real. Após a leitura do conto, peguei-me confusa com o enredo e não pude entender muito essa obra. O que foi-me uma prova de que tudo deve ser interpretado e analisado. As intenções de D. Conceição fora bastante implícitas, pois até eu pensei que estivesse sendo enganada pela minha própria mente a cogitar tais coisas. Um conto bastante interessante, tão bem narrado que até o próprio leitor deixa de perceber as brechas deixadas em cada parágrafo e em cada fala da D. Conceição. Machado nunca deixa de surpreender.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante

Título perfeito! A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. "Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas".

Carol Petrillo 02/12/2013

Ótima Leitura
Machado de Assis nunca decepciona ler uma obra desse autor e sempre um deleite... O conto O Espelho é fantástico com seu toque sombroso, destaque para o conto realista Pai contra Mãe que merece mais do que cinco estrelas. O filme brasileiro Quanto vale ou é por quilo? Usou esse conto como inspiração para construir parte da história do filme.

venus (taylors version) 21/09/2022

Li por causa de um trabalho da escola, então fui obrigada a fazer análises profundas, e por isso gostei bastante. Achei surreal como Machado pôde pensar em cada mísero detalhe. Contos têm de ser curtos e objetivos, por isso nenhum elemento foi inserido na história sem o objetivo de acrescentar alguma coisa. Toda vez que eu relia, encontrava algo a mais.

Ruan.Lima 11/03/2018

n sei
O conto fala sobre uma traição explícita do escrivão, sobre sua mulher Conceição, isso tornar o livro mais interessante, pois você quer saber o final, e o que vai acontecer. Gostei
Tairone 2°b 12/03/2018minha estante
continue assim que vc passa de ano

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição.

Ka 13/10/2022

Vale a pena ler
Não é um livro de fácil leitura, mas possui ótimos contos.
Por se tartar de um livro de Manchado de Assis vale a pena a leitura.

Biansasantos 09/03/2018

Missa do galo Machado de Assis
O conto a missa do galo foi publicado em 1893, narrado na primeira pessoa por Nogueira recordando seu encontro com Conceição que deixou lembranças Nogueira era um jovem estudioso, tímido de poucas palavras relação decidido entre medo e angústias dos acontecimentos chegando a não saber as intenções das mulheres.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Olá, Bianca
Realmente, para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina. Por isso, que Machado é cultuado, afinal, uma leitura desatenta e superficial não dará conta de responder as minúcias do conto. Abraços