Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

fl.gil 01/04/2020

MISSA DO GALO
Uma narrativa breve, passada em um só espaço, apenas com duas personagens relevantes.
Narrado na primeira pessoa, Nogueira recorda o seu breve encontro com Conceição, que deixou uma lembrança mas também uma dúvida acerca do que houve entre ambos naquela noite.
Lalaia 01/04/2020minha estante
É romance?

Lalaia 01/04/2020minha estante
Ou conto?

fl.gil 01/04/2020minha estante
Conto! ?

Ruan.Lima 11/03/2018

n sei
O conto fala sobre uma traição explícita do escrivão, sobre sua mulher Conceição, isso tornar o livro mais interessante, pois você quer saber o final, e o que vai acontecer. Gostei
Tairone 2°b 12/03/2018minha estante
continue assim que vc passa de ano

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição.

Improta 06/03/2018

Tradição e Fé.
O conto se passa numa noite de natal, que tem como protagonista o estudante chamado Nogueira de 17 anos. Ele morava no interior e veio morar no Rio de Janeiro com o escrivão, também seu parente Menezes, para estudar na Universidade, e haviam três moças que moravam com ele, a esposa de Menezes, chamada Conceição e duas escravas. No objetivo de assistir a missa do galo, Nogueira prolonga sua vinda ao Rio.
Na noite de Natal Nogueira decide não dormir cedo, por introspecção para assistir a missa do galo, para passar as horas ele lê um livro ''Os três mosqueteiros'', e é surpreendido por Conceição. Que pela ''inocência'' e ''falta de experiência'' não nota a tentativa dela seduzi-lo, com pensamentos de tentação, mas isso dura pouco tempo e é interrompido pelo vizinho que chega para chama-lo para a missa. Passou essa noite de natal e Conceição volta a sua postura como antes, formosa, natural, simpática, etc...
Bom, lendo isso, refleti que a ''magia do natal'' tenha caído sobre essa moça, que por uma noite ela tomou atitudes que nunca fez, e se deixou agir espontaneamente. Realmente a pessoas são umas caixinhas de surpresas.
Grace 13/03/2018minha estante

Grace 13/03/2018minha estante
Cantiga de esponsais?

Larissa.Cruz 09/03/2018

O conto a Missa do Galo relata uma noite que aconteceria a Missa do galo , Nogueira um rapaz de 17 anos queria muito ir então começou a ler para que as horas passassem mais rápido , só que chegou uma Mulher mais velha que o rapaz que se chamava Conceição , ela que era traída pelo seu marido , começou a conversa com o rapaz por horas e horas , ele percebeu que ela não dava tempo para que ele fosse pra Missa e sim que ficasse com ela conversando , ele não sabia muito por que ela queria ficar tanto tempo conversando , o mesmo tinha duvida se ela queria algo a mais , mas ele não tinha certeza . O livro e excelente indico a todos a ler .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Biansasantos 09/03/2018

Missa do galo Machado de Assis
O conto a missa do galo foi publicado em 1893, narrado na primeira pessoa por Nogueira recordando seu encontro com Conceição que deixou lembranças Nogueira era um jovem estudioso, tímido de poucas palavras relação decidido entre medo e angústias dos acontecimentos chegando a não saber as intenções das mulheres.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Olá, Bianca
Realmente, para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina. Por isso, que Machado é cultuado, afinal, uma leitura desatenta e superficial não dará conta de responder as minúcias do conto. Abraços

Elias 05/03/2018

Traição pura
O conto relata uma vida de um jovem de 17 anos e a mulher que ele tem uma relação fraca, é ele se faz de Santa fingindo que não sabia de nada, e ela não podia fazer nada do marido logo ele tem uma amante que é visitada uma vez por semana,dizendo ele que vai ao teatro até que um dia ele morreu de apoplexia.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
Escreva o seu resumo aqui. O conto Missa do Galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. è um conto retrospectivo, pois o sr,. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.
Grace 27/03/2018minha estante

Rodrigo.Cruz 06/03/2018

Missa do galo Série -2J
Missa do Galo traz a história de um rapaz chamado Nogueira, de 17 anos de idade, que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses, cujas esposa Conceição e duas escravas viviam também com ele. A fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.

O escrivão, ainda que casado com Conceição, tinha um caso extraconjugal com outra mulher, com quem se encontrava uma vez por semana; a noite de natal foi uma dessa ocasiões. Todos na casa sabiam da amante, inclusive Conceição.

Nogueira marcara com o seu vizinho de ir à Missa do Galo com o seu vizinho. Decidiu esperar pela hora acordado, enquanto os outros na casa dormiam. Desse modo, na noite de natal, um encontro, aparentemente premeditado por Conceição, ocorre enquanto Nogueira lia Os três mosqueteiros à espera do início da missa. A inexperiência não permitiu ao jovem ser capaz de notar as intenções ambíguas da senhora, durante a conversa que se desenrolava entre os dois, que por suas atitudes parecia disposta a seduzi-lo. O encontro chega ao fim quando o vizinho bate na janela, chamando Nogueira para ir à Missa do Galo.

No dia seguinte a mulher voltou a sua forma habitual; natural, simpática, sem nada que lembrasse a postura que assumira na noite anterior. Desse dia em diante, nenhuma outra conversa entre o jovem e a senhora foi registrada. Somente no outro ano o rapaz obteve notícias de Conceição que tinha se casado após a morte do marido.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Sabryna 07/03/2018

Missa do Galo - resenha
Missa do Galo, obra do escritor Machado de Assis, é um conto curto e que se passa na noite de Natal. O protagonista da história é Nogueira, o mesmo narra a vivência, na verdade é um acontecimento que ele vivenciou durante a sua ida ao Rio de Janeiro, em busca de estudo. O estudante relata uma conversa que teve com uma moça mais velha, chamada Conceição. Nogueira ficou hospedado na casa de Meneses, que já foi casado com uma prima dele e recentemente tinha se tornado esposo de uma outra moça, a Conceição. Todas as semanas Meneses ia para o teatro e todos sabiam que lá ele traía a esposa, até mesmo sua mulher. Nogueira estava de férias mas mesmo assim preferiu ficar na cidade para assistir a Missa do Galo na noite de Natal. Sendo assim, ele combinou com um vizinho que na hora de ir à igreja ele iria acordá-lo, durante isso ficou na sala lendo e esperando chegar a hora para ir fazer o combinando. Nessa noite, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição estava sozinha em casa, apenas com sua mãe e as escravas. Até que, Nogueira escuta passos vindo a ficar mais próximos e pouco tempo depois já se depara com a esposa de quem lhe tinha oferecido moradia e não demorou muito para ficar uma conversa interessante e envolvente, assim, o autor deixa subentendido se houve algo além da conversa. Fica bem claro que o jovem se sente atentado e atraído pela mulher, por outro lado é bem notável a sua falta de experiência e o receio de avançar com o que estava acontecendo, além de que não sabia as verdadeiras intenções da mulher. Conceição era conhecida por ser imparcial e apática, sem demonstrar sentimentos até mesmo consciente da traição do marido ela não apresentava nenhuma posição, tendo em vista que naquela noite foi algo totalmente adverso. No dia seguinte tudo voltou ao normal, como se nada tivesse acontecido. Em suma, o conto é um verdadeiro mistério e como o mesmo diz no início da narrativa, nem ele mesmo entendeu o que aconteceu.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Thay 07/03/2018

O conto relata a história de um homem chamado senhor nogueira, que morava na casa de um escrivão para estudar e nas férias decidiu ficar para assistir a missa do galo. Enquanto ele esperava a missa começar, conceição a esposa do escrivão tenta seduzi-lo, mas não acontece nenhum envolvimento entre eles.

Não gostei do conto, um pouco chato e não me despertou interesse.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Conceição com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. Abraços

Gleice Santos 08/03/2018

Missa do Galo
O conto mostra uma análise psicológica e ambiguidade de comportamento dos personagens, uma história curta, com unidades dramática. Missa do Galo o personagem Nogueira um jovem que vai para o Rio de janeiro, ele e hospedado na casa do escrivão Menezes. Menezes e casado com Conceição, e tinha uma amante que se encontravam na ida ao teatro. No natal Menezes foi se encontra com a sua amante enquanto Nogueira queria assistir a missa do galo com o seu vizinho, empolgado para assistir a missa Nogueira ficou acordado lendo para não perder o horário. Conceição foi na sala onde Nogueira estava lendo e começou a conversa, o tempo foi passando e Nogueira acabou esquecendo da missa foi quando o vizinho chegou e lembrou do compromisso.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Samuel.Victor 08/03/2018

O texto é narrado em primeira pessoa. Tem características no comportamento de personagens, o tema "adultério", principais características do autor.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.