Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

frances 09/03/2018

O natal e os seus acontecimentos peculiares
O acontecimento do conto se passa quando Nogueira, um jovem de dezessete anos, vai passar um tempo no Rio de Janeiro, especificamente na casa do escrivão Menezes, que fora viúvo de uma prima sua e agora casado com a dona de casa Conceição.

Menezes traia frequentemente a esposa, falando que ia ao teatro, porém todos da casa já sabiam do seu caso, Conceição, a mãe e Nogueira, que não demorou muito para entender o que se passava ali.

O ponto principal do conto, ocorre quando em uma noite de natal, esperando para assistir a missa do galo à meia noite com um vizinho, Nogueira percebe a chegada de alguém na sala, era Conceição, e apartir disso, os dois desenvolveram um diálogo, que muitos dissem ser envolto em sensualidade, mas na minha interpretação foi uma forma de libertação.

A mulher aprisionada em um relacionamento abusivo, casou-se tarde, em consideração a época do fato, e vivia com a mãe, ou seja, ambas dependiam do Menezes para sobreviver, assim, tendo que se submeter ao ridículo.

É o milagre de natal, a mulher cheia de frustações e sonhos guardados, deixa-se expor sua beleza verdadeira, ser muito mais do que uma simples dona de casa, era uma mulher com desejos e planos.

A conversa foi interrompida pelo vizinho, já que a missa estava quase começando, e no dia seguinte tudo voltou ao normal, Conceição era a mesma de antes.

Depois do tempo necessário que passou naquela cidade, Nogueira voltou para casa, mas depois de um tempo retornou ao Rio, acabando, tendo a notícia de que o casamento de Menezes tinha acabado e que sua ex-esposa se casou novamente, desta vez com o seu escrevente.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um jovem inexperiente e uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Guilherme Lima Barbosa 23/03/2018

Missa do galo- Guilherme Lima 2ºM
A obra, Missa do Galo, de M. de Assis, trata-se de um diálogo entre um garoto e uma moça, chamada Conceição.
O menino fazia dezessete anos e passava o Natal na casa de um escrivão, chamado Meneses. Lá ele encontrou uma doce moça chamada Conceição, que passava por problemas em seu relacionamento, mas que sempre perdoava as bobagens cometidas pelo marido.
O garoto, em uma noite, combinou com seu vizinho de ir assistir à missa do galo às 00:00 horas, então resolveu não dormir para esperar à hora de ir. Logo chegou Conceição e começou a tratar de assuntos bastante estranhos e repetitivos.
Os dois cochichavam para não acordar à mãe do menino. Porém, Conceição estava estranha, mudava de lugar a todo momento e estava com uma feição triste e cansada.
Não demorou muito para o ponteiro do relógio tocar em 00:00 horas e o vizinho chamar o garoto para a missa, então eles se despediram e cada um foi para o seu lado.
Achei a obra um pouco confusa, pois no começo achei que ela seria uma vilã. Uma obra simples, um diálogo incomum, não achei grande coisa.
Grace 27/03/2018minha estante

Bruna.Ferreira 09/03/2018

2º J
Conta a história de um jovem chamado Nogueira, de 17 anos, que foi de Mangaratiba para o Rio de Janeiro estudar, e se hospedou na casa de um escrivão Menezes, que foi casado com uma das primas de Nogueira. Sendo uma época de natal, Nogueira acertou com um vizinho de irem a uma Missa, à Missa do Galo, à meia noite. Com medo de perder a hora preferiu ficar lendo na sala. Aparecendo conceição, atual mulher de Menezes, vindosentar-se. Conveesando sonre diversas coisas. A conversa só acaba quando um vizinho bate na porta chamando Nogueira para a Missa. No ano novo, voltando para o Rio de Janeiro, ficou sabendo que o escrivão havia falecido, e que Conceição casou-se com outra pessoa, o escrevente juramentado do marido.

Bia 2°C 09/03/2018

Uma breve conversa
O conto trás a história de Nogueira, um garoto de 17 anos que vivia em Mangaratiba, passa a morar no Rio de janeiro para terminar os seus estudos preparatórios. Entre os anos de 1961 e 1962, ele resolve ficar mais alguns dias de suas férias para ir a missa do galo com um vizinho, e assim fica acordado e encaminhardo de acordar o seu vizinho. Nesse tempo a Conceição acorda, e eles ficam conversando sobre vários temas, até que Nogueira acaba perdendo a hora e seu vizinho bate na janela para chama-lo.
O conto trás uma visão sobre o adultério pela parte do marido de Conceição que a trai e a mesma tenta fingir que não sabe e além disso, trás o desejo de Nogueira por Conceição, desejo qual não sabe como expressar por sua pouca idade e por respeito a Meneses.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição.

Edu 09/03/2018

Livro interessante e sem muitas dificuldades para se ler,apesar de ser uma linguagem mais antiga e como característica dos contos de Machado esse mais uma vez um reflexão a ser pensada por nós leitores em suas entrelinhas.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Larissa Pimentel 09/03/2018

Missa do Galo 2 ano G
O livro conta a história de um homem chamado Nogueira, que foi estudar no Rio de Janeiro e morar na casa de um escrivão chamado Meneze. No natal Nogueira acertou com o vizinho para ir na Missa do Galo, com medo de perder a hora, decidiu não ir, e ficou na sala lendo. Ele voltou para sua cidade no ano novo e ao retornar ao Rio de Janeiro, ele recebeu a notícia que Menezes tinha falecido.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante

Aizile 09/03/2018

Atividade- 2° ano J
O conto a "Missa do galo", de Machado de Assis, tem foco narrativo em primeira pessoa, no qual o narrador também é personagem. O protagonista Nogueira, começa a relatar como foi o período em que residia na casa do escrivão Meneses, e seu interesse em conhecer a missa do galo. Porém, enquanto ele espera as horas passarem, no decorrer dos fatos, dona Conceição (esposa de Meneses- tida como santa), com um suposto interesse no rapaz, começa a entreter o jovem que aos poucos se deslumbra em seus encantos.

A crítica machadiana, apresenta-se no conto, por uma tentativa de compreender os mistérios da alma humana, as ambiguidades e a ingenuidade do protagonista, que descreve sua ligação momentânea com Conceição, na seguinte frase: "nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos contava eu dezessete, ela trinta".

Cathy 09/03/2018

Resenha do livro " Missa do galo "
O livro " Missa do Galo " retrata Nogueira um jovem de 17 anos, que estava hospedado na casa de um parente distante. Conceição era uma mulher quieta, observadora, era muito bondosa. Conceição era casada, mas seu marido passava alguns dias fora, dormia na casa da amante. Era véspera de natal, Nogueira tinha deixado a cidade para ver a missa do galo, uma celebração de caráter católico, e iria até a igreja com sua vizinha, chegando la, sentou-se leu um livro a gosto ate chegar o horário. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a conversar, falaram de livros, de quadros e diversos outros assuntos. Conceição estava fazendo companhia ao jovem e estava sem sono mas Nogueira pensava que conceição queria prende-lo la e não deixa-lo sair, e por isso que ela falava vários assuntos de vez, o assunto logo se encerra, quando a vizinha bate na janela de sua casa chamando-o para ir na missa. No dia seguinte, Conceição estava normal como antes, sem lembrar se sua postura com Nogueira na noite anterior. Depois de dias sem se falar, Conceição casa novamente após a morte de seu marido.

Grace 13/03/2018minha estante

Lucca 19/03/2018

Traição
O livro descreve os dois lados de uma traição mas acaba não passando totalmente a mensagem nem desenvolvendo nem um pouco os personagens da trama
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Cecilia.Rego 09/03/2018

Missa do Galo 2°J
Missa do Galo
Escrita por Machado de Assis em 1893

Nogueira, um estudante que almejava ingressar na universidade, foi acomodado na casa do escrivão Meneses no Rio de Janeiro. O senhor Meneses possuía uma relação adúltera, mantendo a uma vez na semana, afirmando que ia ao teatro. Todos da casa sabiam do "caso", inclusive sua esposa, aparentando sempre "tranquilidade".
Na noite de Natal, Nogueira encontrava-se acordado, lendo um romance e aguardando a meia noite para realizar a tradição cristã, ir á Missa do Galo na Corte. Durante essa espera, ele é surpreendido por Dona Conceição, que conversa com o jovem rapaz sobre a Missa, livros, uma comunicação pacata e instigante, o hóspede percebe o rosto interrogativo daquela senhora. Quando é chamado pelo vizinho que o acompanharia naquela noite.
Após o acontecimento do diálogo, o hábito convencional retorna aquele lar.

Uma "imposição" era a condição que vivia Conceição. No século XIX, as mulheres deveriam manter o casamento como forma de reconhecimento social, submetendo se ao modo em que o marido mantinha essa vivência retratada no conto. Uma senhora cuja essência era escondida pela aparência e que "necessitava" de uma atenção para expor a pessoa que era, culta e bonita, observada na sutileza dos detalhes.

Escola SESI
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Aluna: Cecília Rêgo
Área do conhecimento: Linguagens

vi_duarte 09/03/2018

Um conto repleto de ambiguidades e ironias.
Ele se passa em uma noite de natal, onde é protagonizado por Nogueira um jovem do interior que vem para o Rio Janeiro para estudar e se instala na casa de um parente. A problemática do conto é sobre o seu familiar Meneses, onde traí a sua mulher que é uma moça "santa" e faz todos os privilégios do marido. O Nogueira, no dia da missa do galo percebe que a mulher do Meneses,a Conceição , é linda e adorável e não é valorizada, o garoto acaba se apaixonando pela moça e desvenda os segredos da misteriosa mulher.

Ellen Vitória - 2° ano J
Professora Grace