Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Manu 25/03/2018

Resenha Critica- Manuela Costa 2M
Missa do Galo é um conto produzido por Machado de Assis e conta a história de Nogueira um jovem de 17 anos, que foi a estudos pro Rio de Janeiro e ficou hospedado na casa de Menezes, um homem que foi casaco com uma das suas primas. Sua esposa Conceição, sua sogra e duas escravas viviam com ele.
O escrivão mesmo que casado com Conceição, tinha outro relacionamento fora do casamento e a encontrava uma vez por semana, todos sabiam dessa vida dupla, inclusive Conceição.
Nogueira chamou um vizinho para ir com ele a missa do galo, para distrair- se ficou a ler o romance "Os três mosqueteiros", enquanto a hora não chegava. Foi pressuposto intenções ambíguas da senhora Conceição conforme a conversa que tiveram.
Depois de um tempo quando Nogueira voltou ao Rio, descobriu que o escrivão tinha morrido e Conceição havia casado novamente. O conto ressalta o adultério, interpretações de traição e fidelidade.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Viih.Andrade 25/03/2018

Missa do Galo
Confesso que senti bastante dificuldade em entender esse conto! Achei ele bastante diferente das outras obras Machado de Assis,gostei e não gostei achei a visão de Nogueira bastante interessante porém não achei que a história fosse cativante como as demais.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Vitória
Faça uma releitura para compreender as entrelinhas, as nuances, a sutilidade desse encontro entre um imaturo jovem de 17 anos e Dona Conceição.

eline 26/03/2018

Resenha Crítica 2M ("O tempo de adultério")
O conto pode ser classificado como um suspense onde Nogueira conta o seu ponto de vista ao ocorrido - o que é claro que não pretende estabelecer nenhuma verdade absoluta - . Ainda sim que naquele tempo o adultério era classificado como um "tabu", o autor aborda expressões do nosso cotidiano . Mas o que para nós é uma traição, o autor não revela nenhuma afirmação de como ele classificaria isso, havendo sempre uma complexidade entre Fidelidade X Traição.
Grace 04/04/2018minha estante
ok

AkS 30/03/2018

Neste conto o narrador, Nogueira, conta-nos um episódio que tivera lugar alguns anos antes, quando ele tinha 17 anos de idade. Encontrava-se então hospedado em casa do escrivão Meneses, que era casado com uma senhora muito bondosa, uma santa, que se chamava Conceição e que era traída pelo marido. na noite de Natal, Nogueira decidiu que queria ir assistir à Missa do Galo na Corte. Todos se deitaram cedo e Nogueira ficou na sala esperando que chegasse a meia-noite. Entretinha-se a ler os Três Mosqueteiros quando Conceição, entrou na sala vestindo um roupão branco. Ficaram então os dois a conversar sobre leituras e missas do galo na roça, mas enquanto conversam sente-se, entre os dois, um ambíguo jogo de sedução. O narrador conta a história de forma a que seja o próprio leitor a tirar as suas próprias conclusões.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Isso mesmo, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. Abraços

Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
Missa do galo relata a história de Nogueira, um jovem de 17 anos, que vai para a cidade do Rio de Janeiro para estudar e acaba se hospedando na residência de um escrivão. O conto mostra a ideia que para podermos seguir em frente, às vezes precisamos retomar para arranjar respostas, discutindo também a cultura e as idéias da época.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Barcelos 29/03/2018

O livro relata um problema no qual Romão não conseguia se expressar da forma que queria apesar de cantar ele que descrever no papel sua música o seus sentimentos mas não conseguia , todos os dias ele cantava para o cravo ,depois ele começou a fazer um canto depois de três dias de casado , depois de tudo sua mulher faleceu !
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Reveja sua resenha e reavalie o conto. A personagem Romão Pires, sessenta anos, nascido em Valongo, cidade portuguesa, é o personagem principal do conto Cantiga de Esponsais.

Mayara_bulcao 29/03/2018

Missa do galo
Conta a história de Nogueira que foi morar com Conceição e seu marido para terminar os estudos , o marido de Conceição traía ela ,isso todo mundo já sabia , nesse tempo ele e Conceição se relacionaram. O conto relata ambos adultérios!
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Levi.Capitão 29/03/2018

Missa do galo
i. O conto Missa do Galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. è um conto retrospectivo, pois o sr,. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Alice Vitória 2 F 29/03/2018

Missa do Galo
O conto missa do galo é narrado em primeira pessoa ,começa quando Nogueira relembra quando ele se hospedou no Rio de Janeiro na casa de Meneses que era casado com Conceição a muitos anos atrás , com quem ele teve uma conversa e ficaram bem íntimos em uma das noites . É uma ótima história ,cheia de mistérios não resolvidos e que aborda temas como o adultério .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Livia.Oliveira 29/03/2018

Intenções ambíguas
Tentei extrair o máximo de significados desse conto. Como é narrado na primeira pessoa, o leitor se submete aos pensamentos e pontos de vista do narrador. Ele convence, ele mostra aquilo como se fosse uma verdade absoluta, como se não fosse a sua perspectiva, e sim o real. Após a leitura do conto, peguei-me confusa com o enredo e não pude entender muito essa obra. O que foi-me uma prova de que tudo deve ser interpretado e analisado. As intenções de D. Conceição fora bastante implícitas, pois até eu pensei que estivesse sendo enganada pela minha própria mente a cogitar tais coisas. Um conto bastante interessante, tão bem narrado que até o próprio leitor deixa de perceber as brechas deixadas em cada parágrafo e em cada fala da D. Conceição. Machado nunca deixa de surpreender.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante

Título perfeito! A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. "Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas".

Gessy Lima 30/03/2018

Traição
Este conto é narrado em primeira pessoa, ?Missa do galo? conta a história de Nogueira, um jovem de 17 anos, que vai para a cidade do Rio de Janeiro e acaba morando na casa de escrivão.

Ao longo da história vemos traição e tentativas de adultério e a interpretação de fidelidade e traição.

Renan.Passos 30/03/2018

Missa do galo
O livro " Missa do Galo " retrata a história de um rapaz muito jovem , de dezessete anos de idade, chamado Nogueira. Estava morando em uma outra cidade e chegou ao Rio de Janeiro para ter seus estudos preparatórios. A parte que eu amei foi quando Nogueira ficou na sala esperando chegar a meia-noite, quando Conceição entrou na sala com um roupão branco e ficavam conversando entre si sobre a missa do galo, mas enquanto conversavam tinha uma sedução.
Em geral o livro é um pouco melancólico, mas o contexto geral dessa história é muito legal ,recomendo o livro .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Laysbooks 01/05/2024

Machado de Assis ??
É um livro curtinho, muito interessante, e sendo em HQ o torna leve , aprendi várias palavras novas então ele ótimo para vocabulário, demorei a ler por causa da escola, mas ainda assim foi rápido.
Classificação (L)

Carol Petrillo 02/12/2013

Ótima Leitura
Machado de Assis nunca decepciona ler uma obra desse autor e sempre um deleite... O conto O Espelho é fantástico com seu toque sombroso, destaque para o conto realista Pai contra Mãe que merece mais do que cinco estrelas. O filme brasileiro Quanto vale ou é por quilo? Usou esse conto como inspiração para construir parte da história do filme.

Grace 20/03/2018minha estante
ok