Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Beatriz.Teofilo 09/03/2018

Deixou a desejar...
De todos agora, o que menos gostei. Não é cansativo e a linguagem é clara e objetiva, mas, acredito que tudo que tem um propósito e não consegui compreender o que Machado quis passar com esse conto. Pude entender que conversar com pessoas mais velhas é uma decisão sábia, nós jovens, gostamos de tentar entender tudo de acordo com a contemporaneidade e de resolver como achamos melhor sobretudo, os mais velhos são pessoas sábias enviadas por Deus. Eles já passaram por tudo o que ainda iremos passar. Esse conto me fez refletir o quanto precisamos de pessoas na nossa vida, sejam elas jovens ou não. Nogueira, o personagem e narrador do livro teve que ir ao Rio de Janeiro estudar pois ele precisava almejar o sonho dele e para isso ele precisava de um suporte de pessoas, e D. Conceição foi isso pra ele.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Muito bem, Ana! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma.

Grace 20/03/2018minha estante

Raquel.Santana 09/03/2018

Missa do Galo - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
"Missa do Galo" é um conto narrado por Nogueira. Um jovem de 17 anos que para estudar no Rio de Janeiro, se hospedou na casa de um Escrivão chamado Menezes que vivia com duas escravas, além de sua esposa, Conceição.
Mesmo sendo casado, o escrivão matinha uma relação adúltera da qual todos, inclusive Conceição, sabiam com uma outra mulher, com quem se encontrava uma vez na semana.
Apesar do início das férias, Nogueira prolongou sua estadia no Rio de Janeiro, com o intuito de assistir a missa do galo.
Na noite anterior à missa do galo, enquanto todos dormiam, Nogueira preferiu esperar pela bora a acordado. Assim, enquanto lia um livro para passar o tempo, ele acaba encontrando com Conceição, que já havia planejado àquele momento visto que seu marido havia ido se encontrar com a amante.
Mesmo sendo mais jovem e inexperiente, Nogueira pôde perceber as segundas intenções da senhora, que durante a conversa, agia como se estivesse decidida a seduzi-lo.
O diálogo deles é interrompido quando o vizinho que havia combinado com Nogueira de assistirem a missa do galo bate na janela. No dia seguinte, a mulher voltou a sua personalidade habitual de como era conhecida: "a santa", e nada lembraria a postura por ela assumida na noite anterior.
No ano seguinte, o rapaz teve notícias de que Conceição havia se casado novamente, após a morte de Meneses.

Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J
Professora: Grace Cristiane
Grace 27/03/2018minha estante

Samuel.Victor 08/03/2018

Missa do Galo traz a história de um rapaz chamado Nogueira, de 17 anos de idade, que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses, cujas esposa Conceição e duas escravas viviam também com ele. A fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.
O escrivão, ainda que casado com Conceição, tinha um caso extraconjugal com outra mulher, com quem se encontrava uma vez por semana; a noite de natal foi uma dessa ocasiões. Todos na casa sabiam da amante, inclusive Conceição.
Nogueira marcara com o seu vizinho de ir à Missa do Galo com o seu vizinho. Decidiu esperar pela hora acordado, enquanto os outros na casa dormiam. Desse modo, na noite de natal, um encontro, aparentemente premeditado por Conceição, ocorre enquanto Nogueira lia Os três mosqueteiros à espera do início da missa. A inexperiência não permitiu ao jovem ser capaz de notar as intenções ambíguas da senhora, durante a conversa que se desenrolava entre os dois, que por suas atitudes parecia disposta a seduzi-lo. O encontro chega ao fim quando o vizinho bate na janela, chamando Nogueira para ir à Missa do Galo.
No dia seguinte a mulher voltou a sua forma habitual; natural, simpática, sem nada que lembrasse a postura que assumira na noite anterior. Desse dia em diante, nenhuma outra conversa entre o jovem e a senhora foi registrada. Somente no outro ano o rapaz obteve notícias de Conceição que tinha se casado após a morte do marido.
O texto é narrado em primeira pessoa. Tem características no comportamento de personagens, o tema "adultério", principais características do autor.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Gleice Santos 08/03/2018

Missa do Galo
O conto mostra uma análise psicológica e ambiguidade de comportamento dos personagens, uma história curta, com unidades dramática. Missa do Galo o personagem Nogueira um jovem que vai para o Rio de janeiro, ele e hospedado na casa do escrivão Menezes. Menezes e casado com Conceição, e tinha uma amante que se encontravam na ida ao teatro. No natal Menezes foi se encontra com a sua amante enquanto Nogueira queria assistir a missa do galo com o seu vizinho, empolgado para assistir a missa Nogueira ficou acordado lendo para não perder o horário. Conceição foi na sala onde Nogueira estava lendo e começou a conversa, o tempo foi passando e Nogueira acabou esquecendo da missa foi quando o vizinho chegou e lembrou do compromisso.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Thay 07/03/2018

O conto relata a história de um homem chamado senhor nogueira, que morava na casa de um escrivão para estudar e nas férias decidiu ficar para assistir a missa do galo. Enquanto ele esperava a missa começar, conceição a esposa do escrivão tenta seduzi-lo, mas não acontece nenhum envolvimento entre eles.

Não gostei do conto, um pouco chato e não me despertou interesse.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Conceição com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. Abraços

Sabryna 07/03/2018

Missa do Galo - resenha
Missa do Galo, obra do escritor Machado de Assis, é um conto curto e que se passa na noite de Natal. O protagonista da história é Nogueira, o mesmo narra a vivência, na verdade é um acontecimento que ele vivenciou durante a sua ida ao Rio de Janeiro, em busca de estudo. O estudante relata uma conversa que teve com uma moça mais velha, chamada Conceição. Nogueira ficou hospedado na casa de Meneses, que já foi casado com uma prima dele e recentemente tinha se tornado esposo de uma outra moça, a Conceição. Todas as semanas Meneses ia para o teatro e todos sabiam que lá ele traía a esposa, até mesmo sua mulher. Nogueira estava de férias mas mesmo assim preferiu ficar na cidade para assistir a Missa do Galo na noite de Natal. Sendo assim, ele combinou com um vizinho que na hora de ir à igreja ele iria acordá-lo, durante isso ficou na sala lendo e esperando chegar a hora para ir fazer o combinando. Nessa noite, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição estava sozinha em casa, apenas com sua mãe e as escravas. Até que, Nogueira escuta passos vindo a ficar mais próximos e pouco tempo depois já se depara com a esposa de quem lhe tinha oferecido moradia e não demorou muito para ficar uma conversa interessante e envolvente, assim, o autor deixa subentendido se houve algo além da conversa. Fica bem claro que o jovem se sente atentado e atraído pela mulher, por outro lado é bem notável a sua falta de experiência e o receio de avançar com o que estava acontecendo, além de que não sabia as verdadeiras intenções da mulher. Conceição era conhecida por ser imparcial e apática, sem demonstrar sentimentos até mesmo consciente da traição do marido ela não apresentava nenhuma posição, tendo em vista que naquela noite foi algo totalmente adverso. No dia seguinte tudo voltou ao normal, como se nada tivesse acontecido. Em suma, o conto é um verdadeiro mistério e como o mesmo diz no início da narrativa, nem ele mesmo entendeu o que aconteceu.

Grace 20/03/2018minha estante

Rodrigo.Cruz 06/03/2018

Missa do galo Série -2J

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
Escreva o seu resumo aqui. O conto Missa do Galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. è um conto retrospectivo, pois o sr,. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.
Grace 27/03/2018minha estante

Elias 05/03/2018

Traição pura
O conto relata uma vida de um jovem de 17 anos e a mulher que ele tem uma relação fraca, é ele se faz de Santa fingindo que não sabia de nada, e ela não podia fazer nada do marido logo ele tem uma amante que é visitada uma vez por semana,dizendo ele que vai ao teatro até que um dia ele morreu de apoplexia.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas

Bruna.Ferreira 09/03/2018

2º J
Conta a história de um jovem chamado Nogueira, de 17 anos, que foi de Mangaratiba para o Rio de Janeiro estudar, e se hospedou na casa de um escrivão Menezes, que foi casado com uma das primas de Nogueira. Sendo uma época de natal, Nogueira acertou com um vizinho de irem a uma Missa, à Missa do Galo, à meia noite. Com medo de perder a hora preferiu ficar lendo na sala. Aparecendo conceição, atual mulher de Menezes, vindosentar-se. Conveesando sonre diversas coisas. A conversa só acaba quando um vizinho bate na porta chamando Nogueira para a Missa. No ano novo, voltando para o Rio de Janeiro, ficou sabendo que o escrivão havia falecido, e que Conceição casou-se com outra pessoa, o escrevente juramentado do marido.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.