Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Ester 2º C 12/03/2018

Missa do galo
Um conto curto, pouco envolvente mais com um tema bastante ?polêmico? assim se dizendo. O adultério, que na época em que o conto foi escrito era uma coisa bem abominada pelo sociedade, foi o principal assunto abordado. ?romance? de Nogueira e Conceição. Opinião: não gostei do conto porque me pareceu que faltou algo quando eu acabei de ler. Pelo fato de ser bem curto acaba dando a impressão de que falta coisas história. Além disso achei um pouco confuso, não é um conto que posso dizer que entendi 100% porém é um conto humorístico o que trás pontos positivos a leitura.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Edu 09/03/2018

Livro interessante e sem muitas dificuldades para se ler,apesar de ser uma linguagem mais antiga e como característica dos contos de Machado esse mais uma vez um reflexão a ser pensada por nós leitores em suas entrelinhas.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante

Grace 06/04/2018minha estante

Biansasantos 09/03/2018

Missa do galo Machado de Assis
O conto a missa do galo foi publicado em 1893, narrado na primeira pessoa por Nogueira recordando seu encontro com Conceição que deixou lembranças Nogueira era um jovem estudioso, tímido de poucas palavras relação decidido entre medo e angústias dos acontecimentos chegando a não saber as intenções das mulheres.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Olá, Bianca
Realmente, para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina. Por isso, que Machado é cultuado, afinal, uma leitura desatenta e superficial não dará conta de responder as minúcias do conto. Abraços

Leticia.Sena 09/03/2018

Missa do galo
Missa do galo é um conto que retrata uma noite relembrada por Nogueira, um jovem de 17 anos ( também o narrador) que na noite da missa do galo ficou conversando com uma mulher mais velha, Conceição, que era traída pelo marido, enfim eles conversaram sobre tudo, porém nessa conversa ela tinha outro objetivo com Nogueira, mas ao final da noite, apesar de reparar um comportamento estranho de Conceição, porem n aconteceu nada. O conto trata do adultério, mas também do desejo das pessoas umas com as outras, mesmo sem poder.

Larissa.Cruz 09/03/2018

O conto a Missa do Galo relata uma noite que aconteceria a Missa do galo , Nogueira um rapaz de 17 anos queria muito ir então começou a ler para que as horas passassem mais rápido , só que chegou uma Mulher mais velha que o rapaz que se chamava Conceição , ela que era traída pelo seu marido , começou a conversa com o rapaz por horas e horas , ele percebeu que ela não dava tempo para que ele fosse pra Missa e sim que ficasse com ela conversando , ele não sabia muito por que ela queria ficar tanto tempo conversando , o mesmo tinha duvida se ela queria algo a mais , mas ele não tinha certeza . O livro e excelente indico a todos a ler .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante

vi_duarte 09/03/2018

Um conto repleto de ambiguidades e ironias.
Ele se passa em uma noite de natal, onde é protagonizado por Nogueira um jovem do interior que vem para o Rio Janeiro para estudar e se instala na casa de um parente. A problemática do conto é sobre o seu familiar Meneses, onde traí a sua mulher que é uma moça "santa" e faz todos os privilégios do marido. O Nogueira, no dia da missa do galo percebe que a mulher do Meneses,a Conceição , é linda e adorável e não é valorizada, o garoto acaba se apaixonando pela moça e desvenda os segredos da misteriosa mulher.

Ellen Vitória - 2° ano J
Professora Grace

Cecilia.Rego 09/03/2018

Missa do Galo 2°J
Missa do Galo
Escrita por Machado de Assis em 1893

Nogueira, um estudante que almejava ingressar na universidade, foi acomodado na casa do escrivão Meneses no Rio de Janeiro. O senhor Meneses possuía uma relação adúltera, mantendo a uma vez na semana, afirmando que ia ao teatro. Todos da casa sabiam do "caso", inclusive sua esposa, aparentando sempre "tranquilidade".
Na noite de Natal, Nogueira encontrava-se acordado, lendo um romance e aguardando a meia noite para realizar a tradição cristã, ir á Missa do Galo na Corte. Durante essa espera, ele é surpreendido por Dona Conceição, que conversa com o jovem rapaz sobre a Missa, livros, uma comunicação pacata e instigante, o hóspede percebe o rosto interrogativo daquela senhora. Quando é chamado pelo vizinho que o acompanharia naquela noite.
Após o acontecimento do diálogo, o hábito convencional retorna aquele lar.

Uma "imposição" era a condição que vivia Conceição. No século XIX, as mulheres deveriam manter o casamento como forma de reconhecimento social, submetendo se ao modo em que o marido mantinha essa vivência retratada no conto. Uma senhora cuja essência era escondida pela aparência e que "necessitava" de uma atenção para expor a pessoa que era, culta e bonita, observada na sutileza dos detalhes.

Escola SESI
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Aluna: Cecília Rêgo
Área do conhecimento: Linguagens

Eryca.Gonzaga 11/03/2018

MISSA DO GALO
Na minha opinião achei um conto muito simples , o enredo da história é um pouco simples.
a história que Nogueira contou se passou em dois períodos e de fato achei uma história comum.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Grace 13/03/2018minha estante

Cathy 09/03/2018

Resenha do livro " Missa do galo "
O livro " Missa do Galo " retrata Nogueira um jovem de 17 anos, que estava hospedado na casa de um parente distante. Conceição era uma mulher quieta, observadora, era muito bondosa. Conceição era casada, mas seu marido passava alguns dias fora, dormia na casa da amante. Era véspera de natal, Nogueira tinha deixado a cidade para ver a missa do galo, uma celebração de caráter católico, e iria até a igreja com sua vizinha, chegando la, sentou-se leu um livro a gosto ate chegar o horário. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a conversar, falaram de livros, de quadros e diversos outros assuntos. Conceição estava fazendo companhia ao jovem e estava sem sono mas Nogueira pensava que conceição queria prende-lo la e não deixa-lo sair, e por isso que ela falava vários assuntos de vez, o assunto logo se encerra, quando a vizinha bate na janela de sua casa chamando-o para ir na missa. No dia seguinte, Conceição estava normal como antes, sem lembrar se sua postura com Nogueira na noite anterior. Depois de dias sem se falar, Conceição casa novamente após a morte de seu marido.

Aizile 09/03/2018

Atividade- 2° ano J
O conto a "Missa do galo", de Machado de Assis, tem foco narrativo em primeira pessoa, no qual o narrador também é personagem. O protagonista Nogueira, começa a relatar como foi o período em que residia na casa do escrivão Meneses, e seu interesse em conhecer a missa do galo. Porém, enquanto ele espera as horas passarem, no decorrer dos fatos, dona Conceição (esposa de Meneses- tida como santa), com um suposto interesse no rapaz, começa a entreter o jovem que aos poucos se deslumbra em seus encantos.

A crítica machadiana, apresenta-se no conto, por uma tentativa de compreender os mistérios da alma humana, as ambiguidades e a ingenuidade do protagonista, que descreve sua ligação momentânea com Conceição, na seguinte frase: "nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos contava eu dezessete, ela trinta".

Beatriz.Teofilo 09/03/2018

Deixou a desejar...
De todos agora, o que menos gostei. Não é cansativo e a linguagem é clara e objetiva, mas, acredito que tudo que tem um propósito e não consegui compreender o que Machado quis passar com esse conto. Pude entender que conversar com pessoas mais velhas é uma decisão sábia, nós jovens, gostamos de tentar entender tudo de acordo com a contemporaneidade e de resolver como achamos melhor sobretudo, os mais velhos são pessoas sábias enviadas por Deus. Eles já passaram por tudo o que ainda iremos passar. Esse conto me fez refletir o quanto precisamos de pessoas na nossa vida, sejam elas jovens ou não. Nogueira, o personagem e narrador do livro teve que ir ao Rio de Janeiro estudar pois ele precisava almejar o sonho dele e para isso ele precisava de um suporte de pessoas, e D. Conceição foi isso pra ele.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Muito bem, Ana! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma.