Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis




Resenhas - Missa do Galo


157 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Eveny.Mendes 09/03/2018

Resenha (Missa do Galo)
Nogueira era um jovem de 17 anos na época, e estava hospedado na casa de um parente distante ( tinha sido casado com sua tia, já falecida), e de sua segunda esposa Conceição. Conceição era uma mulher quieta, observadora, de personalidade e feições moderadas, nada se sobressai nela, exceto sua bondade e o fato de ter aprendido a viver com os deslises do marido, que uma vez por semana dorme fora na casa de sua amante. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a puxar assunto, todos da casa já dormiam e ele solicitou por várias vezes que ele moderasse o tom da voz, para não desperta-los.O que parecia era que Conceição estava sem sono é queria fazer companhia ao jovem, já que este se encontrava acordado.Porém nada aconteceu, nenhum gesto que insinua-se nada além. Só o que nos faz pensar que Conceição o desejava, era a própria ideia do garoto, mas esse mesmo não sabia se estava certo ou não, nunca tendo chegado a uma conclusão.O fato é que meses depois o marido de Conceição falece, e essa casa-se novamente com o seu testamentário. Se já havia uma tendência a achar um novo amor ou não, isso não sei afirmar.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.




Raquel.Santana 09/03/2018

Missa do Galo - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
"Missa do Galo" é um conto narrado por Nogueira. Um jovem de 17 anos que para estudar no Rio de Janeiro, se hospedou na casa de um Escrivão chamado Menezes que vivia com duas escravas, além de sua esposa, Conceição.
Mesmo sendo casado, o escrivão matinha uma relação adúltera da qual todos, inclusive Conceição, sabiam com uma outra mulher, com quem se encontrava uma vez na semana.
Apesar do início das férias, Nogueira prolongou sua estadia no Rio de Janeiro, com o intuito de assistir a missa do galo.
Na noite anterior à missa do galo, enquanto todos dormiam, Nogueira preferiu esperar pela bora a acordado. Assim, enquanto lia um livro para passar o tempo, ele acaba encontrando com Conceição, que já havia planejado àquele momento visto que seu marido havia ido se encontrar com a amante.
Mesmo sendo mais jovem e inexperiente, Nogueira pôde perceber as segundas intenções da senhora, que durante a conversa, agia como se estivesse decidida a seduzi-lo.
O diálogo deles é interrompido quando o vizinho que havia combinado com Nogueira de assistirem a missa do galo bate na janela. No dia seguinte, a mulher voltou a sua personalidade habitual de como era conhecida: "a santa", e nada lembraria a postura por ela assumida na noite anterior.
No ano seguinte, o rapaz teve notícias de que Conceição havia se casado novamente, após a morte de Meneses.


Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J
Professora: Grace Cristiane
Grace 27/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




frances 09/03/2018

O natal e os seus acontecimentos peculiares
O acontecimento do conto se passa quando Nogueira, um jovem de dezessete anos, vai passar um tempo no Rio de Janeiro, especificamente na casa do escrivão Menezes, que fora viúvo de uma prima sua e agora casado com a dona de casa Conceição.

Menezes traia frequentemente a esposa, falando que ia ao teatro, porém todos da casa já sabiam do seu caso, Conceição, a mãe e Nogueira, que não demorou muito para entender o que se passava ali.

O ponto principal do conto, ocorre quando em uma noite de natal, esperando para assistir a missa do galo à meia noite com um vizinho, Nogueira percebe a chegada de alguém na sala, era Conceição, e apartir disso, os dois desenvolveram um diálogo, que muitos dissem ser envolto em sensualidade, mas na minha interpretação foi uma forma de libertação.

A mulher aprisionada em um relacionamento abusivo, casou-se tarde, em consideração a época do fato, e vivia com a mãe, ou seja, ambas dependiam do Menezes para sobreviver, assim, tendo que se submeter ao ridículo.

É o milagre de natal, a mulher cheia de frustações e sonhos guardados, deixa-se expor sua beleza verdadeira, ser muito mais do que uma simples dona de casa, era uma mulher com desejos e planos.

A conversa foi interrompida pelo vizinho, já que a missa estava quase começando, e no dia seguinte tudo voltou ao normal, Conceição era a mesma de antes.

Depois do tempo necessário que passou naquela cidade, Nogueira voltou para casa, mas depois de um tempo retornou ao Rio, acabando, tendo a notícia de que o casamento de Menezes tinha acabado e que sua ex-esposa se casou novamente, desta vez com o seu escrevente.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um jovem inexperiente e uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.




Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
Missa do galo relata a história de Nogueira, um jovem de 17 anos, que vai para a cidade do Rio de Janeiro para estudar e acaba se hospedando na residência de um escrivão. O conto mostra a ideia que para podermos seguir em frente, às vezes precisamos retomar para arranjar respostas, discutindo também a cultura e as idéias da época.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.




Bruna.Ferreira 09/03/2018

2º J
Conta a história de um jovem chamado Nogueira, de 17 anos, que foi de Mangaratiba para o Rio de Janeiro estudar, e se hospedou na casa de um escrivão Menezes, que foi casado com uma das primas de Nogueira. Sendo uma época de natal, Nogueira acertou com um vizinho de irem a uma Missa, à Missa do Galo, à meia noite. Com medo de perder a hora preferiu ficar lendo na sala. Aparecendo conceição, atual mulher de Menezes, vindosentar-se. Conveesando sonre diversas coisas. A conversa só acaba quando um vizinho bate na porta chamando Nogueira para a Missa. No ano novo, voltando para o Rio de Janeiro, ficou sabendo que o escrivão havia falecido, e que Conceição casou-se com outra pessoa, o escrevente juramentado do marido.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Bia 2°C 09/03/2018

Uma breve conversa
O conto trás a história de Nogueira, um garoto de 17 anos que vivia em Mangaratiba, passa a morar no Rio de janeiro para terminar os seus estudos preparatórios. Entre os anos de 1961 e 1962, ele resolve ficar mais alguns dias de suas férias para ir a missa do galo com um vizinho, e assim fica acordado e encaminhardo de acordar o seu vizinho. Nesse tempo a Conceição acorda, e eles ficam conversando sobre vários temas, até que Nogueira acaba perdendo a hora e seu vizinho bate na janela para chama-lo.
O conto trás uma visão sobre o adultério pela parte do marido de Conceição que a trai e a mesma tenta fingir que não sabe e além disso, trás o desejo de Nogueira por Conceição, desejo qual não sabe como expressar por sua pouca idade e por respeito a Meneses.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição.




Edu 09/03/2018

Livro interessante e sem muitas dificuldades para se ler,apesar de ser uma linguagem mais antiga e como característica dos contos de Machado esse mais uma vez um reflexão a ser pensada por nós leitores em suas entrelinhas.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.




Larissa Pimentel 09/03/2018

Missa do Galo 2 ano G
O livro conta a história de um homem chamado Nogueira, que foi estudar no Rio de Janeiro e morar na casa de um escrivão chamado Meneze. No natal Nogueira acertou com o vizinho para ir na Missa do Galo, com medo de perder a hora, decidiu não ir, e ficou na sala lendo. Ele voltou para sua cidade no ano novo e ao retornar ao Rio de Janeiro, ele recebeu a notícia que Menezes tinha falecido.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Beatriz.Teofilo 09/03/2018

Deixou a desejar...
De todos agora, o que menos gostei. Não é cansativo e a linguagem é clara e objetiva, mas, acredito que tudo que tem um propósito e não consegui compreender o que Machado quis passar com esse conto. Pude entender que conversar com pessoas mais velhas é uma decisão sábia, nós jovens, gostamos de tentar entender tudo de acordo com a contemporaneidade e de resolver como achamos melhor sobretudo, os mais velhos são pessoas sábias enviadas por Deus. Eles já passaram por tudo o que ainda iremos passar. Esse conto me fez refletir o quanto precisamos de pessoas na nossa vida, sejam elas jovens ou não. Nogueira, o personagem e narrador do livro teve que ir ao Rio de Janeiro estudar pois ele precisava almejar o sonho dele e para isso ele precisava de um suporte de pessoas, e D. Conceição foi isso pra ele.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Muito bem, Ana! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestões e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma.




spoiler visualizar
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Aizile 09/03/2018

Atividade- 2° ano J
O conto a "Missa do galo", de Machado de Assis, tem foco narrativo em primeira pessoa, no qual o narrador também é personagem. O protagonista Nogueira, começa a relatar como foi o período em que residia na casa do escrivão Meneses, e seu interesse em conhecer a missa do galo. Porém, enquanto ele espera as horas passarem, no decorrer dos fatos, dona Conceição (esposa de Meneses- tida como santa), com um suposto interesse no rapaz, começa a entreter o jovem que aos poucos se deslumbra em seus encantos.

A crítica machadiana, apresenta-se no conto, por uma tentativa de compreender os mistérios da alma humana, as ambiguidades e a ingenuidade do protagonista, que descreve sua ligação momentânea com Conceição, na seguinte frase: "nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos contava eu dezessete, ela trinta".
Grace 20/03/2018minha estante
OK




Cathy 09/03/2018

Resenha do livro " Missa do galo "
O livro " Missa do Galo " retrata Nogueira um jovem de 17 anos, que estava hospedado na casa de um parente distante. Conceição era uma mulher quieta, observadora, era muito bondosa. Conceição era casada, mas seu marido passava alguns dias fora, dormia na casa da amante. Era véspera de natal, Nogueira tinha deixado a cidade para ver a missa do galo, uma celebração de caráter católico, e iria até a igreja com sua vizinha, chegando la, sentou-se leu um livro a gosto ate chegar o horário. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a conversar, falaram de livros, de quadros e diversos outros assuntos. Conceição estava fazendo companhia ao jovem e estava sem sono mas Nogueira pensava que conceição queria prende-lo la e não deixa-lo sair, e por isso que ela falava vários assuntos de vez, o assunto logo se encerra, quando a vizinha bate na janela de sua casa chamando-o para ir na missa. No dia seguinte, Conceição estava normal como antes, sem lembrar se sua postura com Nogueira na noite anterior. Depois de dias sem se falar, Conceição casa novamente após a morte de seu marido.
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 13/03/2018minha estante
ok




157 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11