O Ser Consciente

O Ser Consciente Divaldo Franco

Resenhas - O Ser Consciente

Yuririn 12/05/2022

esse livro foi chato. Estava esperando mais pq achei a capa interessante, mas honestamente, as coisas que são afirmadas parecem muito deterministas e generalistas, do tipo: se vc tiver isso aqui consequentemente acontecerá isso com vc. Além disso, as partes q achei mais "certas"/condizentes com o assunto são repetitivas e a linguagem é muito floreada, ao invés de falar de modo mais acessível e envolvente como nas obras de Chico Xavier, Kardec, Tanya Oliveira (Eugene) e Maura de Albanesi. Retive nada do livro, achei alguns pontos equivocados e perdi minha atenção várias vezes durante a leitura.

jumorgensten 04/11/2021

Ao todo, o livro possui 10 capítulos com alguns subtópicos dentro de cada. Inicia falando sobre a Quarta Força, sua definição e conceito e depois passa para o homem psicológico maduro, modelos e paradigmas e a nova estrutura do ser humano.

Já o segundo capítulo aborda o Ser e Pessoa e discorre sobre a pessoa, os fatores de desequilíbrio e condições e progresso. Indo para a 3º parte, se tem os Problemas e Desafios, onde é comentado sobre os êxitos e fracassos, dificuldades do ego e neurose.

No quarto capítulo é falado sobre os Fatores de Desintegração da Personalidade e também a autocompaixão, queixas e comportamentos exóticos. Passando para a quinta parte, temos o assunto Problemas Humanos, onde é falado sobre ressentimento, ciúmes e inveja, além da necessidade de valorização e padrões de comportamento.

O sexto capítulo comenta sobre o bem e o mal, paixão e libertação psicológica, enfermidade e cura e nos próximos capítulos são falados sobre A Conquista do Self com os mecanismos de fuga do ego, medo e morte, referenciais para a identificação do si e o Silêncio Interior com a desidentificação, libertação dos conteúdos negativos e o essencial.

Por fim, o novo e décimo capítulos falam, respectivamente, sobre A Felicidade com prazer e gozo, felicidade para si mesmo, condições e plenificação de e pela felicidade e a Conquista de Si Mesmo com o homem consciente, ter e ser e a conquista de si mesmo.

Ler uma obra do Divaldo e Joanna é um mergulho profundo no interior de si mesmo e, consequentemente, no outro também. É cada soquinho do estômago de querer se esconder embaixo da mesma. Desta vez me chamou muito a atenção todo o quarto capítulo, pois aborda muito o livre arbítrio e comportamento entre ter algum problema e passar dias e anos a fio reclamando da situação ou ter um problema e mesmo assim seguir a vida da melhor forma possível.

O texto é de médio entendimento, a leitura depende da sua intenção com o livro e não é para todo mundo. Mesmo não querendo, a obra pode gatilhar sutilmente em alguns assuntos, principalmente quando se fala de ego, paixão, padrões de comportamento e a necessidade de valorização. Já para quem gosta de estudar sobre o comportamento humano a luz da psicologia espírita é uma ótima dica.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/11/04/o-ser-consciente-divaldo-pereira-franco

Mila 15/01/2012

Auto descobrimento como cura
Livro psicografado por Divaldo Pereira Franco e ditado pelo espírito Joanna de Ângelis.
Faz parte de uma coletânea chamada de 'série psicológica'.
É um livro espírita, a princípio, por ter sido psicografado. No entanto, nada tem de exclusivista no que diz respeito ao objetivo e às idéias.
Divaldo / Joanna, mais uma vez discorrem grandiosamente sobre a psicologia do ser humano, passando por assuntos como fatores de desintegração da personalidade, condicionamentos, a conquista do Self, silêncio interior, etc...

A leitura será de difícil entendimento para aqueles que desprezam o auto-conhecimento, tema central desta obra fantástica. Mas, por outro lado, será um excelente exercício mental para aqueles que procuram o 'algo mais'.

Sem se ater à religião como definidora do livro, e buscando na ciência psicológica a fundamentação das avaliações e explicações proporcionadas, Joanna nos apresenta a Psicologia Transpessoal, que visa estudar / auxiliar o homem total, o homem completo, e não somente um pedaço dele. O ser transpessoal, todos nós, acumulamos memórias e percepções pregressas desta e de outras experiências de vida, outras vidas. Bem como, não nos bastará o hoje, ou a vida atual. Fomos, somos e seremos sempre.

Este não é o primeiro livro da 'dupla' que tive a oportunidade de ler, e certamente não será o último.

Rico em sentido, O Ser Consciente é a finalidade de todos nós.

Com admirável respeito por mestres como Freud, Jung, Gurdieff e outros, Joanna se une aos pensamentos sustentados pela busca da realidade do ser, passando os olhos pelas filosofias orientais, pelo ideal de Jesus e culminando na Psicologia Transpessoal, nos presenteando com esta obra respeitável. Rico em conceito universalista, esse livro fortalece a união de todos pelo Todo, proporcionando ao leitor uma oportunidade de auto-análise simples, mas esclarecedora.

Divaldo Franco tem todo o meu respeito e admiração, não somente pela energia que o torna um palestrante explêndido, mas especialmente pelo glorioso trabalho que há anos desenvolve na sua 'Mansão do Caminho', lar de tantas crianças, jovens e adultos carentes.

Mas, preciso advertir-lhe de que talvez o incomode um pouco... ou muito! Vislumbrar quem realmente somos, muitas vezes fere, decepciona e em muitos casos afugenta.

Esteja pronto para enfrentar-se. Sempre é hora para inciar o processo de auto-descobrimento.