All You Need Is Kill

All You Need Is Kill Hiroshi Sakurazaka
Hiroshi Sakurazaka

Resenhas - All You Need Is Kill

Eder.Machado 30/01/2024

Muito melhor que o filme
Sou fã de ficção científica... Adoro adaptações para o cinema... Porém, esse é um daqueles casos em que a obra que inspirou é melhor que a adaptação. Mais rica em detalhes e em emoção.

janeway 24/08/2021

“Eu não tinha certeza sobre como era possível, mas eu tinha sido morto. Duas vezes.”
All you need is kill é uma light novel que foi adaptada para mangá e também originou o filme Edge of Tomorrow, que foi estrelado por ninguém menos que Tom Cruise ao lado de Emily Blunt. Logo na sinopse já é possível entender porque foi adaptado, pois trata-se de uma história que envolve vários elementos bem difíceis de não despertar atenção, como loop, guerra envolvendo aliens e robôs gigantes (mecha). Se só um elemento desses já é capaz de me convencer a ler qualquer obra, então a reunião deles me obrigou a dar atenção para essa história.

Mas antes, acho que é válido explicar o que é uma light novel para quem for ler essa resenha e nunca ouviu o termo. Light novel é um romance com escrita leve, sem muitas palavras difíceis e com algumas ilustrações no estilo de anime/mangá e que normalmente é publicado na internet pelo próprio autor. É quase um folhetim, digamos assim.

Como dito antes, a proposta de All You Need is Kill não tem muitas voltas: um recruta japonês precisa desvendar como sair do loop que o obriga a enfrentar todos os dias criaturas-aliens chamadas Mimics, o que culmina sempre ao fim do dia com sua morte. Através dessas inúmeras repetições, o protagonista vai amadurecendo a sua personalidade até tornar-se uma espécie de soldado ideal e disposto a acabar com todos os Mimics que encontrar.

A história é desenvolvida a partir da primeira pessoa, com uma linguagem simples e por isso sem grandes dificuldades de entender o que se passa. São descritas cenas de batalhas, tipos de lutas e exercícios, mas nada extremamente complexo. Tem alguns personagens secundários, porém só a Rita Vrataski, uma soldado acima da média e peça chave da trama, é trabalhada com mais profundidade. Eu particularmente gostei mais dela e de sua história de vida do que do Keiji Kiriya, apesar dele também ser um personagem interessante e eu ter gostado da sua narração. Inclusive, gostei tanto da sua narrativa que grifei diversas passagens das reflexões dele sobre a vida, a morte e a guerra.

No geral eu posso dizer que gostei da novel, mas achei o último capítulo o conteúdo do último capítulo muito apressado, ao mesmo tempo que achei extremamente arrastado algumas partes, o que me fez perder um pouco do interesse pela trama. Ah, não gostei nem um pouco do plot twist. O que me surpreendeu muito foi a origem dos Mimics, pois não esperava que existisse uma complexidade tão interessante por trás deles e acho que o autor perdeu a chance de fazer mais coisas envolvendo esse universo. Apesar disso, o final me agradou por combinar com a atmosfera do restante da história.

Por último, acredito que All You Need is Kill seja uma boa porta de entrada para quem nunca teve contato com o formato de light novel e que queira começar de algum lugar, visto que trata-se de uma história de somente 4 capítulos e que é até certo ponto bem envolvente e boa para passar o tempo.

Alessandro 28/06/2014

Mechs, aliens e viagem no tempo... Tem como ficar melhor?
All You Need is Kill é um romance japonês de ficção científica militar de Hiroshi Sakurazaka, que inspirou o filme No Limite do Amanhã, com Tom Cruise e Emily Blunt. Como não foi publicado em português, resolvi traduzi-lo sem fins comerciais (a venda é proibida!). Disponibilizo o link abaixo com a tradução, mas recomendo a compra do livro que pode ser encontrado na Amazon, assim você ajuda a prestigiar o trabalho do autor. Procurei respeitar ao máximo a versão inglesa do livro, e fiz algumas escolhas na tradução que explico melhor abaixo.
Em breve disponibilizarei o link para download da versão em epub e mobi.

All You Need Is Kill – Português

Introdução ao roteiro

A estória é contada sob a perspectiva de Keiji Kiriya, um recruta novato da UDF (Força de Defesa Unida) que alistou-se para lutar contra os misteriosos ‘Mimics’ que ameaçam a vida na Terra. Keiji morre logo no primeiro combate, mas através de um fenômeno aparentemente inexplicável ele acorda na manhã do dia anterior à batalha. Isso continua se repetindo e ele descobre que está preso a algum tipo de loop temporal, e passa a acreditar que a única forma de escapar desse loop é desenvolver suas habilidades de combate, e derrotar os Mimics.
Podemos dizer que o autor fez um encontro entre a famosa comédia de Bill Murray, O Feitiço do Tempo (Groundhog Day) com o videogame Halo. O resultado foi bem interessante, e apesar da linguagem muito juvenil, os personagens foram bem construídos, o background tecnológico é muito interessante, e a origem dos Mimics é bem trabalhada, mas, como toda ficção envolvendo viagens no tempo, apresenta alguns paradoxos que podem confundir o leitor.
Os soldados usam uma espécie de exoesqueleto (Jacket) que lembra bastante o descrito por Heinlein em Tropas Estelares (veja minha resenha). As similaridades com esse famoso livro de Heinlein não terminam por aí, pois assim como neste clássico da ficção científica, a estória é contada sob o ponto de vista de um recruta em meio a uma guerra brutal contra alienígenas.
Decidi traduzir o livro, o que não foi uma tarefa muito complexa devido a linguagem simples utilizada, mas foi um tanto trabalhoso pois o livro não é tão pequeno assim (são quase 60000 palavras)
O livro ganhou certa projeção internacional, pois inspirou o mais recente filme de Tom Cruise, Edge of Tomorrow (No Limite do Amanhã), que conta com a participação da excelente atriz Emily Blunt. O filme vem sendo muito bem avaliado (nota 8,1 no IMDB), mas não me arrependi de ter lido o livro primeiro, pois existem diferenças gigantescas entre os dois trabalhos.
O livro não é genial, a linguagem não é das melhores, mas é muito divertido e fácil de ler. Afinal, quem não gosta de uma estória que mistura aliens, mechs, guerra e viagem no tempo?
Recomendo a leitura!

Tradução para o Português

Em primeiro lugar, deixo claro que a tradução é amadora, não sou tradutor profissional, portanto peço desculpas por eventuais erros gramaticais.
Alguns termos, expressões militares e nomes não foram traduzidos, por considerar desnecessário ou até prejudicial ao resultado final, como por exemplo ‘Full Metal Bitch’, o apelido de Rita Vrataski: Pensei em Cadela Toda de Metal, ou Cadela Heavy Metal, ou coisas ainda piores… decidi manter o nome original, afinal trata-se do apelido de uma americana em território japonês, para quê mudar o nome para português?
A linguagem do livro é intencionalmente juvenil e cheia de palavrões, adequada à idade dos personagens e ao ambiente em que vivem, portanto não tentei suavizar as palavras e traduzir para termos em português equivalentes.
Peço desculpas por erros gramaticais! Levem em consideração que além de amador sou um engenheiro, meu forte é exatas e não letras!
Críticas são bem vindas, se você encontrar um erro avise nos comentários que farei a correção.

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2014/06/28/all-you-need-is-kill-hiroshi-sakurazaka/
José 24/10/2015minha estante
Acabei de ler a sua tradução...Parabéns pelo maravilhoso trabalho...!! Só fiquei com raiva de ver como Hollywood deturpou o trabalho original do autor...!!!!

RodrigoGrld 22/05/2017minha estante
Parabéns pela tradução. Li o livro com essa sua ajuda :) Abraço!

Kelli ( kell_msa) 17/04/2019minha estante
Muito obrigada pela Tradução maravilhosa e por traduzir esse livro, meu caro. obrigada mesmo

Anderson 15/01/2014

All You Need Is Kill, de Hiroshi Sakurazaka, é para você gostou de Old Man's War, de John Scalzi; Guerra Sem Fim, de Joe Haldeman; e Tropas Estelares, de Robert Heinlein. Ficção científica da melhor qualidade!