The Song of Achilles

The Song of Achilles Madeline Miller




Resenhas - The Song of Achilles


187 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


fabianacandido 27/05/2024

Apenas uma história tóxica de amor
É uma grande ousadia tentar reescrever os episódios de Ilíada. Me arrisco dizer que seja até uma presunção. É preciso ser um escritor excelente, um pesquisador e conhecedor da antiguidade grega, das obras de Homero e de toda a mitologia do período. Quando descobri que Madeline Miller, am "The Song of Achilles", havia se aventurado nessa dificílima, porém não impossível, empreitada de realizar uma releitura de Ilíada para um romance, fiquei muito empolgada. Finalmente, alguém corajoso o bastante para tentar essa façanha. Bela decepção... Homero deve estar se revirando no túmulo.

Eu tive tantas críticas e problemas durante a leitura, que poderia ficar o dia todo aqui escrevendo. Mas isso é contra-produtivo e, também, gera spoiler para aqueles que não são familiarizados com a história em Ilíada. Então, decidi pontuar apenas as maiores questões que me geraram incômodo.

1) A releitura da autora sobre o personagem Patroclus foi vergonhosa. Ela, basicamente, criou um outro personagem completamente diferente e lhe deu o nome de Patroclus: um personagem sem sal, covarde, que não sabe lutar e que odeia violência. Me revoltei tanto lendo, que quase larguei a obra inúmeras vezes. Patroclus era um grande guerreiro, e Madeline Miller simplesmente fez ele ficar brincando de casinha no acampamento, enquanto gregos e troianos se matavam.

2) O romance doentio entre Achilles e Patroclus. Esse foi outro ponto que, quando soube que era tratado na obra de Miller, fiquei super emocionada. Sempre fui chegada na tese de que os dois seriam amantes, mesmo sem isso nunca ter sido confirmado por Homero em suas histórias. Contudo, o romance descrito pela autora NÃO é fofinho. Não é bonito! É um romance tóxico, de profunda dependência emocional. Retrata uma submissão tão grande de Patroclus com Achilles, que o primeiro quase some na sua própria narrativa dos eventos. O que me leva a outra questão problemática:

3) A adoção do POV de Patroclus como narrativa. Isso limitou tanto a exploração da história, ainda mais tendo em vista a personalidade não-violenta criada pela autora em relação ao personagem. Em alguns momentos, é super interessante essa escolha de Miller. Mas, na maior parte do tempo, isso limita a ambientação. Como vamos saber o que acontece com Achilles quando Patroclus não está por perto? Muitas vezes, o pesonagem de Patroclus parecia estar na cena apenas para que a autora conseguisse narrar acontecimentos com outros personagens. E ele só ficava ali, parado, existindo e observando. Para isso, seria melhor tomar uma narrativa em 3ª pessoa então!

4) Finalmente, a última questão: é importante que o leitor saiba que este não é um livre que retrata a guerra entre gregos e troianos. É um romance sobre a relação entre Achilles e Patroclus. Apenas. Não inicie a leitura sem saber que a ambientação da guerra é muito pouco explorada, pouquíssimas deidades aparecem e a mitologia não é abordada em profusão de detalhes. Não é uma releitura sobre os eventos narrados em Ilíada, mas sim uma história de amor trágica entre dois guerreiros. Somente isso, sem mais nem menos.

Recomendaria? Não. Mesmo se fôssemos desconsiderar toda a parte da história original que a autora massacrou, o próprio romance me deu arrepios de desconforto. Enfim, resto aqui muito decepcionada, mas aliviada de poder avisar demais leitores apreciadores de Homero quanto ao que podem encontrar em "The Song of Achilles".
comentários(0)comente



tortorelli0 13/05/2024

?Name one hero who was happy.?
Romance lindamente escrito, a história é contada de forma fluida e envolvente, o romance entre Patroclus e Achilles é retratado de forma tão sensível e única, você sente a intensidade desse amor sem uma sequer cena vulgar, os detalhes das narrações são suficientes para você entender o quão verdadeiro é esse amor.
Que coisa linda de ler, releitura perfeita da Ilíada?
Final totalmente angustiante e triste, mas que mesmo assim te deixa com um quentinho no coração e a certeza de que no amor pode-se tudo. Até desafiar profecias e deuses. ??
comentários(0)comente



azeulkulp 04/05/2024

O ritmo do começo é meio lento, o que não deixa muito agradável o livro. eu nunca fui super fã de ler histórias em primeira pessoa mas essa foi uma das experiências que se fosse escrito de outra forma não seria a mesma coisa.

ver o mundo pelos olhos do Pátroclo é interessante, ele sempre tenta imaginar como as pessoas em volta dele estão pensando, prestando atenção no tom delas, o jeito que ele descreve o Aquiles ao decorrer do livro, etc. foi muito bom.

o tiktok, com certeza 'hypou' muito esse livro; fui de cabeça achando que ia ser algo super épico extremamente comovente e que com certeza iria chorar no final, mas não, o fim dele é super triste claro mas não ao ponto você desabar em lágrimas como todo mundo falava. ou isso aconteceu só comigo??? ai fica o mistério mesmo
comentários(0)comente



mariana 24/04/2024

The song of Achilles
Que livro lindo!!! No começo a leitura e escrita são meio lentas, mas com o decorrer do livro comecei a apreciar isso e achei a escrita muito linda e poética. O livro em si é muito bem construído e a autora foi bem certeira em adicionar alguns pontos de Ilíada que realmente enriquecem a narrativa e não são só pra encher linguiça, realmente são relevantes. Confesso que eu não esperava por esse final e chorei muito nas últimas páginas, peguei um apego muito grande pelo Patroclus e Achilles (mesmo que esse último me causou um nervoso no final do livro), a autora soube construir muito bem os personagens e o decorrer da história, gostei muito!
comentários(0)comente



Pedro 14/04/2024

Vale a pena ler de novo
Sem palavras, esse livro consegue ser perfeito até quando vc já sabe o desenrolar da história, os personagens são profundos e tem sentimentos tão complexos e bem explorados. A ambiguidade entre a humanidade e a divindade de Aquiles, ainda dividido por seu tremendo amor por Patroclo, recomendo muito
comentários(0)comente



Lorena Almeida 06/04/2024

Eu não sei exatamente o que sentir depois de ler essa história, sinceramente eu esperava muito mais. Eu não consegui me conectar com a história de jeito nenhum, talvez por ler um audiobook em inglês, mas simplesmente os acontecimentos não me atingiram de nenhum jeito. Parecia que eu estava lendo uma fanfic, eu estava,mas eu queria mais do conto. Eu ouvi por muito tempo que o livro iria ser triste e mesmo já tendo lido a Ilíada e me emocionado com a história de Achilles e Patroclus nesse formato não funcionou pra mim.
comentários(0)comente



Manuela222 06/04/2024

Criei essa bosta por causa disso
Nunca chorei tanto, estou em prantos, revoltada e aliviada por ter acabado td o sofrimento, mas amanhã eu tenho jogo tenho que dormir nao chorar
???
comentários(0)comente



BiaW 31/03/2024

Ok
Chorei mto, adorei o livro e sou obcecada pela escrita dela, mas Circe é só mto melhor.
O fim é incrível, mas não achei mto necessário prolongar tanto
comentários(0)comente



biab0 29/03/2024

Que livro fantástico. "a canção de aquiles" foi o primeiro livro em inglês que eu li então foi meio difícil de engatar, mas não deixou de ser uma experiência incrível. o decorrer do livro é, às vezes, entediante, mas o final é emocionante e impactante.
comentários(0)comente



Viviane 20/03/2024

The Song of Achilles
História da mitologia grega, contado a vida do semideus Aquiles. Uma história de conquistas, descobertas, sacrifícios e, principalmente, amor.
Apesar de algumas vezes em que Aquiles tinha atitudes de menino mimado, gostei do conjunto da obra. E um final que realmente me tocou.
comentários(0)comente



neli.nuts 20/02/2024

The most lovely song.
The tragedy of love.
In't it certainly the most beautiful?

Pride can sink even the most chaste of men and this book proves it. I already miss my boys, couldn't Achilles sing one more song using Patroclus' mother's lyre? So pure they?re - were - corrupted by war, molded to fit the convenient plans of the gods, forced to give their lives to fate, to get hurt? and yet there was no mortal or immortal, king or common, man or woman, god or goddess that could successfully separated them (damn how they try) and now they are together, hands have met, souls bonded and light spills in a flood like a hundred golden urns pouring out of the sun. I cling and keep it to me, safely.

Lemme go back to that time before the war, before Troy, where the concerns were not knowing how to juggle, where Achilles would say ?Pa-tro-clus? in all letters, without slurring it as people often did, where they were twelve, too young to brood. Where they had nightmares about death rather than dream about it, when they didn't look at the possibility of taking a life and thought it was so easy. Where things were something other than death. ?Is this how they would be remembered? Let the stories of them be something more?, as Patroclus said himself.

?Bury us, and mark our names above. Let us be free.?
And now they are.
comentários(0)comente



Bia 31/12/2023

Um da série “livros ridiculamente populares que eu demorei anos para ler”, Song of Achilles foi mais um romance do que eu achei que fosse ser. Claro, eu esperava um foco no casal principal, mas Patroclus basicamente respira por Achilles e, como ele é o nosso narrador, nós fazemos o mesmo. Isso gerou muitos momentos fofos e eu gosto dos dois como um casal, mas várias horas eu só tava “Meu filho, olha a dependência…”

Queria que o livro tivesse aproveitado mais a questão da ficção histórica, da mitologia, da ambientação e sociedade grega, do cenário da guerra de Troia… Como ex-criança apaixonada por mitologia, eu achei que a história ia tocar essa parte do meu coração, mas isso não aconteceu. Então se o seu maior interesse é a parte mitológica dessa leitura, vale passar. Mas assim, se você está procurando um romance e não se importa muito com o resto, pode ler esse.
Matilde 31/12/2023minha estante
Exatamente. Toda a gente falava super bem, fui ler e demorei décadas a acabar. E nem na questão do romance me tocou, e eu sou uma leitora de romances. Para piorar depois desse, fiquei com uma ressaca literária horrível.




Jamilla.Lobo 19/12/2023

Se um dia existiu aquiles e patroclo, toda a história da humanidade faz um pouco mais de sentido. Eu me envolvi muito, demorei pra terminar esse livro, mas fico com essa sensação de dever cumprido de ter sentido tudo que senti na construção dos relacionamento deles, da cumplicidade, do afeto....

meus símbolos gay, espero que tenham sido muito felizes no submundo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



187 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR