Aquela água toda

Aquela água toda João Anzanello Carrascoza




Resenhas - Aquela Água Toda


47 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


romulorocha 05/11/2020

Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza - Nota 10/10
Hoje é o dia nacional do livro e eu não poderia brindar a data de uma forma melhor. A cada livro que leio de João Carrascoza, fico extremamente encantado com a complexidade e, ao mesmo tempo, doçura da sua poesia. Este é o segundo livro que leio do autor e já me sinto inclinado a dizer que suas obras se tratam daquelas que precisam ser degustadas ao invés de lidas.
.
Aquela água toda é uma pequena coletânea contos, narrados tanto em primeira quanto em terceira pessoa. A maior parte das narrativas explora peculiaridades pessoais e familiares, de forma simples e surpreendente. São temas comuns ao nosso dia-a-dia como a morte, solidão, sonhos e frustrações, mas que da forma que são narrados, despertam reflexões profundas.
.
Como disse antes, este é um livro para degustar. Cada página. Cada frase. Cada palavra. É como se fossem gotas d?água que juntas, algumas vezes, nos inundam de lágrimas.
.
?Aí ela disse que o mundo era como o alfabeto, feito de vogais e consoantes. As vogais eram sons que nasciam quando o ar saía livremente pela nossa boca. As consoantes não: os lábios, os dentes, a língua e o palato criavam obstáculos à passagem do arquando a gente as pronunciava?.

?O tempo, a gente não percebe o tempo indo, senão quando ele já se foi, quando se misturou às águas de outro tempo que vem vindo, esse também deslizando no seu seguinte, líquido que semilparte, e, depois, se junta, como uma gota de mercúrio, a gente misturando o que fomos ao que seremos?.

#resenhasdoromulo #literaturanacional #dianacionaldolivro #aquelaaguatoda #joaocarrascoza
romulorocha 03/12/2021minha estante
@andeessazap


romulorocha 03/12/2021minha estante
Super recomendo este autor


romulorocha 03/12/2021minha estante
Recomendo também a trilogia do adeus.




tatielly 03/04/2018

Breve esboço sobre um passeio de recolhimento, paz, que finda com aquela água toda nos olhos.
Este foi o meu primeiro contato com a narrativa do escritor e::: que grata surpresa! Os contos despertam um maravilhamento sem igual, e a poesia, que aparece frequentemente, navega com leveza nos escritos de Carrascoza.

Destaco dois contos que me saltaram à vista: "Aquela água toda", conto que abre o livro e que serviu como uma bela porta de entrada para o narrar de Carrascoza, e "Vogal", que transcende a noção das palavras e da amabilidade.

Com certeza, o livro é um incentivo para seguir lendo a obra deste João que é alguém, que é luz-beleza-poesia-afetividade.. que sabe ser.
Odagapa 04/04/2018minha estante
Quero ler ? me empresta?!


tatielly 04/04/2018minha estante
Hahaha empresto sim, amigo!




@freitas.fff 09/06/2021

Essa água toda nos inunda
Quinto livro que leio do autor e a cada nova página que vou descobrindo, mais vou me envolvendo e sendo envolvido pela prosa poética de Carrascoza.

É um livro curto, com contos pequenos, de histórias gigantes em seus detalhes e imensas em seus significados, a cada entrelinha.

Recebemos "Aquela água Toda" de João em doses pequenas e voláteis, cada volume de água a juntar-se até
formar uma enxurrada, que muitas vezes, transborda dos nossos olhos, ou nos embriaga no embalo.

São contos de inocência, de perda, descobertas. Alguns sobre medos infantis, outros mais ansiosos pelo correr do tempo junto as suas personagens apressadas pelas novas descobertas.

Absolutamente nostálgico tem um pouco da nossa história em cada memória e momento de seus contos. Tem neles um pouco de nós quando pequenos, um tiquinho de nossos avós, das descobertas e surpresas de nossas mentes quando o mundo se alargava pra nós. Tem minha mãe aí, minha prima, uma tia, um tio, meu amigo que há muito não via. Apesar do tamanho singelo do livro, é impossível lê-lo apressado. Você vai querer mastigar bem cada parágrafo antes de se satisfazer com o autor.

João Anzanello Carroscoza é sem dúvidas a descoberta do ano pra mim! Se você não o conhece ainda, pule as metas de leitura e vá logo ler enquanto pode. Esse escritor é um presente da literatura contemporânea, de altíssimo nível, para você.
Dayana.Trajano 10/06/2021minha estante
Você se supera em suas resenhas. Amando! Antes de escolher algum livro venho aqui ver sua opinião.


@freitas.fff 10/06/2021minha estante
Obrigado mesmo grude! Como não tou escrevendo muito, as resenhas tem sido um exercício pra não ficar totalmente parado.




underlou 14/01/2021

Carrascoza tem uma escrita muito minuciosa. Nesse volume, o apuro pormenorizado se faz presente nos instantes do cotidiano, seja na comunhão silente entre mãe e filho ("Chave"), seja no afeto tácito e acanhado de um pai ("Herança").

Também há certa unidade entre as temáticas dos contos, o que geralmente custa caro a uma recolha do gênero. Há ainda o elemento água do título, assumindo diferentes sentidos, como fio condutor de boa parte das narrativas.
Qlucas 18/09/2021minha estante
a resenha cirúrgica e não-pedante!




Paula 05/01/2014

Pequenos fragmentos de um cotidiano simples, que talvez passassem despercebidos por muitos, são capturados pelo olhar sensível de João Anzanello Carrascoza e ganham uma nova dimensão por sua prosa tão poética e delicada. Os onze contos reunidos em Aquela água toda narram experiências que são um misto de memória afetiva e nostalgia, e falam de um primeiro amor, de uma primeira decepção com um amigo na escola, do reencontro de um menino com o mar e de como ele se encanta por sua imensidão; de situações comuns em família ou apenas através do olhar de uma criança descobrindo o mundo. Um simples acordar em um dia de domingo em família se transforma em poesia e em reflexão.

Apesar de fazer parte do catálogo juvenil da Cosac Naify, acredito que este livro também pode agradar aos adultos, porque é bem gostoso de ler, os textos são curtos mas muito delicados, e relembrar um pouco dessa inocência inicial nunca fez mal a ninguém. Vale a pena mencionar também as ilustrações lindas de Leya Mira Brander, que dão vida à poesia do texto de Carrascoza e que me fizeram desejar a edição impressa do livro.

João Anzanello Carrascoza. Aquela água toda. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2014/01/aquela-agua-toda.html
comentários(0)comente



Laura 18/01/2015

MARAVILHOSO
Delicado, singelo, especial. Foi catalogado como um livro infantojuvenil, mas nem parece (talvez pelo autor endereçar os menores como idiotas...). O texto fala com os pequenos que ainda residem nos que não estão mais na infância, com uma enorme consciência do que é sentido quando se vive. Contos suaves, mas trasbordando de realidade. Em algumas passagem fiquei com olhos mareados.

Talvez o estranho para um leitor adulto seja as ilustrações, que juntamente com o projeto gráfico diferenciado, que aborda o livro como um todo, compõe um belíssima edição.
comentários(0)comente



RafaelLeão 17/05/2015

Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento
O lirísmo é forçado. Não convence.
Além disso é bem machista, bem reacionário.
comentários(0)comente



Carol 13/10/2016

Primeiras impressões
Realmente, ele escreve bem... Se desdobra nas metáforas, inúmeras comparações criativas e jeitos de dizer as coisas. Senti falta de uma continuidade, uma densidade. Uma narrativa mais longa pra ver como seria. Gostei. Mas deixou a pedir mais.
comentários(0)comente



Lara 18/11/2016

Aquela Água Toda
Contos sensiveis de cotidianos familiares.Emocionam!Recomendo para todas as idades.Li outros obras do autor e são igualmente belas.Lerei em breve os demais livros de contos.Recomendo Caderno de um ausente e Aos 7 e aos 40.Essas são apaixonantes.
comentários(0)comente



Lucas1429 18/06/2024

Aquela Água toda
Um livro de contos que todo mundo deveria ler, essa obra à cada um dos capítulos mostra o seu ar reflexivo, aconselho que todos deveriam ler esse título, e assim como eu, os deixe pensativos.
comentários(0)comente



Charlene.Ximenes 09/08/2018

Contos a desvelar a vida
Carrascoza é um dos autores brasileiros contemporâneos que mais se destaca como contista, sobretudo por falar das coisas simples, construindo certas epifanias ao narrar suas histórias.

O livro "Aquela Água toda" possui onze contos que fazem pequenos recortes de vidas tradicionais, trazendo uma visão da vida e seus momentos domésticos, bem como as relações e os problemas que causam certa tensão no núcleo familiar.

As percepções familiares, diante da normalidade e das questões cotidianas, buscando "inteireza" da vida, da família e do amor marcam a narrativa. Confesso que não me emocionei tanto com os contos, mas é uma leitura válida por conta do estilo de escrita do autor, pelas possíveis reflexões que nos ficam e pelo fato de Carrascoza desvelar o mundo real, nossas afetividades e nossas ausências.
comentários(0)comente



KarinC.Santos 12/08/2018

Minha primeira leitura de Carrascoza e foi uma grata surpresa com esse livro de contos do cotidiano numa linguagem sensível e poética.
Obra para ser lida em um dia!
comentários(0)comente



Carminha Pires 01/07/2019

Fascinante!
Carrascoza em seus 11 contos nos leva a refletir sobre o cotidiano de um núcleo familiar, formado por, pai/mãe/filhos, todos envolvidos em uma escrita suave... trazendo leveza para sua mente... cada conto que eu lia, fazia meu pensamento ir para uma outra dimensão. Sensação de ser transportada para cada sentimento que sentia seus personagens... "alegria, angústia, tristeza, preocupação, contentamento, desprendimento, recolhimento, amor ao próximo".

Agora quero ler mais livros de João Anzanello Carrascoza.
comentários(0)comente



Carol | @carolreads 11/07/2019

Aquela água toda
Carrascoza continua me surpreendendo.

“Os onze contos deste livro são escritos com uma delicada profundidade. O leitor ficará comovido com os relatos de um passeio à praia ou do primeiro beijo. Carrascoza tem o dom de transformar o cotidiano em reflexão sobre a vida. As histórias de Aquela água toda se passam boa parte em família, entre pessoas que se amam. Faltam narrativas assim na literatura brasileira de hoje. Mesmo quando a tristeza, a ansiedade e o medo atravessam alguns contos, há sempre a esperança da superação e a consciência de que é possível ser melhor no dia seguinte.”

Sempre que leio alguma coisa sobre o Carrascoza fazem questão de falar que ele é um autor de detalhes e, realmente, esse é o melhor jeito de descrevê-lo. Ele pega um detalhe do cotidiano - uma ida à praia, uma frase dita a muito tempo ou até mesmo um dia comum no seu trabalho - e, em pouquíssimas páginas, o transforma em uma história que nos faz refletir bastante.

Os contos que me chamaram mais a atenção foram: grandes feitos, que retrata o momento em que uma família acorda no sábado de manhã, recolhimento, em que acompanhamos um homem redescobrindo sua humanidade e vogal, onde uma tia conta a sua sobrinha que existem dois tipos de pessoas no mundo, e que nem sempre as coisas que acontecem são justas.

Ps. Visitem os sebos da sua cidade! Sério! Achei essa edição da falecida Cosac no sebo daqui e estava mais barata que a nova edição da alfaguara... um achado 💛

site: https://www.instagram.com/carolreads
comentários(0)comente



47 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR