Aquela água toda

Aquela água toda João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Aquela Água Toda

Jéca 08/08/2023

Delicadeza
Li esse livro para acompanhar o projeto literário da escola na qual trabalho como professora auxiliar e me surpreendi com a delicadeza em que João Carrascoza narra os onze contos. São narrativas envolventes e delicadas sobre o cotidiano e a experiência humana. É bonito e complexo em sua simplicidade. Amei

romulorocha 05/11/2020

Aquela água toda, de João Anzanello Carrascoza - Nota 10/10
Hoje é o dia nacional do livro e eu não poderia brindar a data de uma forma melhor. A cada livro que leio de João Carrascoza, fico extremamente encantado com a complexidade e, ao mesmo tempo, doçura da sua poesia. Este é o segundo livro que leio do autor e já me sinto inclinado a dizer que suas obras se tratam daquelas que precisam ser degustadas ao invés de lidas.
Aquela água toda é uma pequena coletânea contos, narrados tanto em primeira quanto em terceira pessoa. A maior parte das narrativas explora peculiaridades pessoais e familiares, de forma simples e surpreendente. São temas comuns ao nosso dia-a-dia como a morte, solidão, sonhos e frustrações, mas que da forma que são narrados, despertam reflexões profundas.
Como disse antes, este é um livro para degustar. Cada página. Cada frase. Cada palavra. É como se fossem gotas d?água que juntas, algumas vezes, nos inundam de lágrimas.
?Aí ela disse que o mundo era como o alfabeto, feito de vogais e consoantes. As vogais eram sons que nasciam quando o ar saía livremente pela nossa boca. As consoantes não: os lábios, os dentes, a língua e o palato criavam obstáculos à passagem do arquando a gente as pronunciava?.

?O tempo, a gente não percebe o tempo indo, senão quando ele já se foi, quando se misturou às águas de outro tempo que vem vindo, esse também deslizando no seu seguinte, líquido que semilparte, e, depois, se junta, como uma gota de mercúrio, a gente misturando o que fomos ao que seremos?.

#resenhasdoromulo #literaturanacional #dianacionaldolivro #aquelaaguatoda #joaocarrascoza
@andeessazap

Super recomendo este autor

romulorocha 03/12/2021minha estante
Recomendo também a trilogia do adeus.

Nat 30/12/2020

São 11 contos leves que narram a vida e os dramas do cotidiano, como morte e desemprego.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

underlou 14/01/2021

Carrascoza tem uma escrita muito minuciosa. Nesse volume, o apuro pormenorizado se faz presente nos instantes do cotidiano, seja na comunhão silente entre mãe e filho ("Chave"), seja no afeto tácito e acanhado de um pai ("Herança").

Também há certa unidade entre as temáticas dos contos, o que geralmente custa caro a uma recolha do gênero. Há ainda o elemento água do título, assumindo diferentes sentidos, como fio condutor de boa parte das narrativas.
Qlucas 18/09/2021minha estante
a resenha cirúrgica e não-pedante!

Manu 08/10/2020

É um livro que tem umas crônicas muito boas além de trazer reflecções e conversas super importantes! Muito bom para ser lido com crianças e pré - adolecentes.

@freitas.fff 09/06/2021

Essa água toda nos inunda
Quinto livro que leio do autor e a cada nova página que vou descobrindo, mais vou me envolvendo e sendo envolvido pela prosa poética de Carrascoza.

É um livro curto, com contos pequenos, de histórias gigantes em seus detalhes e imensas em seus significados, a cada entrelinha.

Recebemos "Aquela água Toda" de João em doses pequenas e voláteis, cada volume de água a juntar-se até
formar uma enxurrada, que muitas vezes, transborda dos nossos olhos, ou nos embriaga no embalo.

São contos de inocência, de perda, descobertas. Alguns sobre medos infantis, outros mais ansiosos pelo correr do tempo junto as suas personagens apressadas pelas novas descobertas.

Absolutamente nostálgico tem um pouco da nossa história em cada memória e momento de seus contos. Tem neles um pouco de nós quando pequenos, um tiquinho de nossos avós, das descobertas e surpresas de nossas mentes quando o mundo se alargava pra nós. Tem minha mãe aí, minha prima, uma tia, um tio, meu amigo que há muito não via. Apesar do tamanho singelo do livro, é impossível lê-lo apressado. Você vai querer mastigar bem cada parágrafo antes de se satisfazer com o autor.

João Anzanello Carroscoza é sem dúvidas a descoberta do ano pra mim! Se você não o conhece ainda, pule as metas de leitura e vá logo ler enquanto pode. Esse escritor é um presente da literatura contemporânea, de altíssimo nível, para você.
Dayana.Trajano 10/06/2021minha estante
Você se supera em suas resenhas. Amando! Antes de escolher algum livro venho aqui ver sua opinião.

@freitas.fff 10/06/2021minha estante
Obrigado mesmo grude! Como não tou escrevendo muito, as resenhas tem sido um exercício pra não ficar totalmente parado.

Kirla 11/05/2022

Cada conto uma preciosidade. Comecei a ler achando que seria só um livro de contos sobre infância e memórias afetivas, mas terminei chorando em mais de um conto. Todos muito simples e diretos mas de uma maestria impar.

Mariana 18/06/2022

Impressionada com o quanto eu gostei
Eu não sabia o quanto estava necessitava de ler um livro com apenas contos.

Peguei esse livro simplesmente porque a escola obrigou, terei uma prova sobre ele ainda este mês, mas estou impressionada com o quanto gostei

Nunca tinha lido apenas contos, mas esses são muito bons. Não é algo para se ler em uma única respiração, devem ser avaliados individualmente, com cuidado para se sentir todas as emoções e foi simplesmente maravilhoso.

Chorei em praticamente todos os contos (obviamente há algumas exceções) e me diverti muito durante a leitura

Aquela água toda ????
Vogal??????
Chave ????
Herança ???

Val 10/05/2022

Aquela Água Toda, são lágrimas?
Aquela Água Toda é um livro de contos que engloba variedades do cotidiano familiar, na visão de adolescentes e principalmente na visão, simplicidade e pureza das crianças.

É um livro que traz reflexão e lembranças da infância, coisa que vamos perdendo de forma natural com o passar do tempo.

Eu me vi no conto "A Chave", o menino caçula que amava a mãe, que a venerava. Via em sua mãe a grandeza do que era.

Gostei do conto onde a sobrinha tinha como ídolo a tia e sua grande sabedoria.
A tia Alda que falou sobre sermos vogais ou consoantes. "Aí ela disse que o mundo era como o alfabeto, feito de vogais e consoantes..." A tia tinha como arma as palavras e as usava muito bem. Que triste fim teve a tia Alda.

É livro calmo, se posso assim dizer. Vale a pena a leitura e o perder-se em seus contos.

Julia4607 04/11/2021

A vida
A simplicidade e a beleza do cotidiano estão presentes nas narrativas e de forma poética nos envolve em cada conto.

alice 23/06/2022

não é um livro ruim e também não é maravilhoso, mas foi bem rapidinho de ler, acho que só não foi muito meu estilo mesmo

tatielly 03/04/2018

Breve esboço sobre um passeio de recolhimento, paz, que finda com aquela água toda nos olhos.
Este foi o meu primeiro contato com a narrativa do escritor e::: que grata surpresa! Os contos despertam um maravilhamento sem igual, e a poesia, que aparece frequentemente, navega com leveza nos escritos de Carrascoza.

Destaco dois contos que me saltaram à vista: "Aquela água toda", conto que abre o livro e que serviu como uma bela porta de entrada para o narrar de Carrascoza, e "Vogal", que transcende a noção das palavras e da amabilidade.

Com certeza, o livro é um incentivo para seguir lendo a obra deste João que é alguém, que é luz-beleza-poesia-afetividade.. que sabe ser.
Odagapa 04/04/2018minha estante
Quero ler ? me empresta?!

tatielly 04/04/2018minha estante
Hahaha empresto sim, amigo!

Lara 04/09/2022

Queria: rir. Consegui: chorar
Depois de ler O Peso do Pássaro Morto, da Aline Bei, pensei: ?e se eu lesse o livro infanto-juvenil do Carrascoza que queria ler há um tempão? Ele não vai me destruir como a leitura da Bei?.

Tadinha da pobre Lara.

Logo no primeiro conto, Aquela Água Toda, quem se desmanchava em pura água salgada de lágrimas era eu (de novo). Mas foi um choro diferente? um choro acumulado dentro de mim, que aflorava com as lembranças da minha infância, com carinho e com coragem de ler aquilo tudo que o Carrascoza divide com a gente.

Que livro lindo? merecia todos os prêmios! Leiam!

Carol | @carolreads 11/07/2019

Aquela água toda
Carrascoza continua me surpreendendo.

“Os onze contos deste livro são escritos com uma delicada profundidade. O leitor ficará comovido com os relatos de um passeio à praia ou do primeiro beijo. Carrascoza tem o dom de transformar o cotidiano em reflexão sobre a vida. As histórias de Aquela água toda se passam boa parte em família, entre pessoas que se amam. Faltam narrativas assim na literatura brasileira de hoje. Mesmo quando a tristeza, a ansiedade e o medo atravessam alguns contos, há sempre a esperança da superação e a consciência de que é possível ser melhor no dia seguinte.”

Sempre que leio alguma coisa sobre o Carrascoza fazem questão de falar que ele é um autor de detalhes e, realmente, esse é o melhor jeito de descrevê-lo. Ele pega um detalhe do cotidiano - uma ida à praia, uma frase dita a muito tempo ou até mesmo um dia comum no seu trabalho - e, em pouquíssimas páginas, o transforma em uma história que nos faz refletir bastante.

Os contos que me chamaram mais a atenção foram: grandes feitos, que retrata o momento em que uma família acorda no sábado de manhã, recolhimento, em que acompanhamos um homem redescobrindo sua humanidade e vogal, onde uma tia conta a sua sobrinha que existem dois tipos de pessoas no mundo, e que nem sempre as coisas que acontecem são justas.

Ps. Visitem os sebos da sua cidade! Sério! Achei essa edição da falecida Cosac no sebo daqui e estava mais barata que a nova edição da alfaguara... um achado 💛

site: https://www.instagram.com/carolreads