O Último Teorema de Fermat :

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Moises55 28/04/2024

Teorema de Fermat
Esse livro desperta o interesse naqueles que já tem uma quedinha pela matemática.

Simon Singh tem uma escrita muito fluida, ele tornou esse livro texto de matemática totalmente compreensível a todos que queiram entender um dos teoremas mais curiosos de todos os tempos.

O mais interessante do livro é que toda a história que ele conta até chegar no teorema é dos períodos mais remotos da matemática, quando você chega de fato no teorema, sente-se um matemático.

Link 20/07/2020

A história do enigma mais longo da Matemática
O título do livro pode induzir a um texto técnico, de difícil entendimento mas ocorre justamente o contrário. O autor utiliza uma linguagem acessível, fórmulas matemáticas em poucos momentos oportunos, analogias e exemplos nas explicações de conceitos matemáticos, convidando assim a todos, não restringindo seu público, que se interessem em aprender ou tenham curiosidades pela Matemática.
Por breves momentos, o problema que dá título ao livro, o Último Teorema de Fermat, é colocado em segundo plano, e curiosidades sobre outros problemas, conceitos e histórias de vidas de matemáticos famosos que possuem ligações com o Último Teorema são devidamente apresentados.
Toda a trajetória de Andrew Wiles em demonstrar seu sonho de infância e obsessão na vida adulta é perfeitamente descrita, incluindo os bastidores da vida de Andrew, seu trabalho em segredo de seus colegas e todas as dificuldades e reviravoltas.
Se você gosta de histórias com muitos personagens, suspense, mistérios e Matemática, junte-se a essa viagem sobre o problema que durou mais de três séculos a ser demonstrado, oito anos de estudos por Andrew Wiles, o mais difícil até hoje e que movimentou a comunidade matemática como nenhum outro.

JoãoMSouza 19/05/2023

Uma leitura prazerosa
Interessante e muito bem escrito, o autor escreve e explica muito bem, mesmo com muitas equações quem é leigo não fica perdido. Tem alguns problemas de ritmo no meio do livro mas é a melhor leitura do ano até agora.

Lucia101 03/04/2020

Um passeio maravilhoso sobre séculos de matemática.
Que livro maravilhoso, bem escrito. Nada é por acaso ou desnecessário, às vezes parece que o pedaço da história da matemática contada ali é puro floreio, mas não, mais tarde, a gente entende o porquê. Mostra séculos de matemática e seus bastidores de uma forma leve que qualquer leigo pode entender, desde os gregos antigos até a mais moderna, para chegar na demonstração mais celebrada do século passado.

Papai Smurf 30/01/2024

Um Náufrago em uma ilha
É assim que eu me sinto, este livro me jogou em um universo rico e contagiante em que o conhecimento movia as relações e aventuras dos indivíduos, ao longo de diferentes eras em que a presença de desafios, guerras e matemática eram frequentemente a alma da História

Letícia 17/10/2015

Ótimo
O livro parece bem completo e a história foi bem conduzida, de modo a ficar bastante interessante. A leitura proporciona um conhecimento bastante amplo sobre a história matemática, já que o autor se preocupa em contextualizar a história do teorema.
Como o autor é um leigo no mundo científico, é claro que houve alguns escorregões, como alguns termos mal-empregados (que não sei se devo atribuir ao autor ou ao tradutor) e o desprezo em alguns trechos por certas áreas da ciência, como a física, o que não me agradou muito. Mesmo assim, o tema proposto pelo livro foi muito bem desenvolvido, portanto, é justo dar a nota máxima a ele.

ricardotda 04/12/2014

Livro que te prende
Livro excelente, que prende o leitor. Fala de história e matemática em linguagem simples, mas muito bem trabalhada. Tem um ótimo enredo dramático também.

Leo 14/04/2012

Bom até para quem...
não gosta de Matemática. Muito interessante a descrição da saga dos que tentaram demonstrar, sem sucesso, o Último Teorema de Fermat. Embora não tenha entendido bem algumas passagens do livro ( vou lê-lo novamente com todo o prazer) deu para perceber bem o que significava a demonstração do Teorema para os que vivem o mundo da Matemática. De qualquer forma consegui entender bem a demonstração do Teorema de Pitágoras, e agora "só" falta entender o resto.

Moitta 24/05/2011

X^n + Y^n = Z^n para x maior que 2
A história da Matemática é o pano de fundo que permeia o livro inteiro.
Pequenas biografias de muitos dos maiores matemáticos que existiram, a evolução da matemática, como a cultura e política acaba interferindo, como ocorrem várias coincidências e sincronismos e como cada matemático impõe seu estilo nos teoremas e demosntrações.

Wiles se deparou com o Teorema ainda criança, e dedicou praticamente toda sua carreira a demosntrá-lo, sendo 7 anos em segredo, uma diciplina de continuar pesquisando e uma capacidade de manter o foco e se manter obsecado absurdas.
Os usos diretos e indiretos da matemática, essa ciência com tantas fronteiras a ser explorada. O pesquisador deve ser ousado e criativo, características que não são normalmente atribuídas aos matemáticos.
Fermat, Gauss, Germais, Galois, Euler, Chaucy.. são tantos e tão facinantes essas personagens que parecem vir de uma ficção.

Maurício Gomyde 19/03/2011

Muito bom!!
A história do Teorema de Fermat era algo que me fascinava desde minhas aulas de Cálculo. Um teorema que demorou quase 400 anos pra ser solucionado, tendo tido a participação, em sua solução, de alguns dos grandes matemáticos da história.
Mesmo pra quem não é muito fã de matemática, é uma saga muito boa de ler. Ainda mais por se tratar de uma história real.

Robson Souza 11/05/2011

Soberbo!
O livro narra a história do Último Teorema de Fermat, o maior enigma da Matemática dos últimos séculos. Iniciando em Pitágoras, que criou o teorema com seu nome, e com ele deu origem à fórmula que Fermat teorizou. Indo até a demonstração do Teorema de Fermat por Andrew Wiles em 1995.
Todos os grandes matemáticos envolvidos de alguma forma com o Teorema são personagens dessa odisséia espantosa e envolvente.
Ao contrário do que possa parecer, o livro não é técnico e é de fácil compreensão. O autor conseguiu alinhavar as biografias dos matemáticos e suas descobertas, com a busca pela demonstração do Teorema ao longo de 350 anos, com destaque para Wiles, sua obsessão e empenho extraordinário.
Uma lição de determinação, auto-disciplina e perseverança.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Cristopher 25/02/2011

Fascinante!
Não estava com uma expectativa muito alta e o livro me surpreendeu muito. Extremamente bem escrito, é uma aula de história, e apesar da demonstração final do teorema envolver tópicos avançadíssimos da Matemática, o autor soube passar o básico dos conceitos de forma esclarecedora o suficiente a ponto de ser compreensível mesmo para quem só tem o conhecimento matemático do Ensino Médio. Recomendo a todos, mesmo àqueles que não gostam de matemática, pois o livro é acima de tudo uma belíssima história real de perseverança e superação frente a um desafio quase impossível. Leiam!!

Henderson 19/07/2009

Muito bom !
Excelente livro, não somente para os amantes da nobre ciência da Matemática, mas para todos. Muito bem escrito, explica de forma fácil as áridas teorias matemáticas e trás fatos interessantes sobre os matemáticos que se envolveram na tentativa de demonstrar o Teorema de Fermat. Altamente recomendável.

Humberto.Sampaio 25/09/2017

Fantastico
Este livro é fantástico, muito bem estruturado, é escrito de forma a atingir qualquer leitor. Com uma trama que se confunde com a vida de Fermat o autor explica de forma empolgante como um teorema aparentemente decifrado por ele, se mostrou tão complexo a ponto de só ser revelado décadas depois.

1 | 2 | 3 | 4 | 5